Bebê sorrindo com dentes brancos aparecendo

Como escovar os dentes do bebê

Quando os primeiros dentinhos estão nascendo, chega a hora de aprender como escovar os dentes do bebê, não é?

Mas você sabia que na verdade a higiene bucal deve começar antes mesmo dos dentes aparecerem? Quanto mais cedo o hábito começar, melhor!

Antes dos dentes nascerem, você pode limpar a boca do bebê com gaze ou tecido macio umedecido.

Quando os primeiros dentes nascerem, a higiene bucal deve ser feita com escovas de dente e cremes dentais próprios para bebês

Neste post, vamos dar mais detalhes de como escovar os dentes do bebê, esclarecer as principais dúvidas e sugerir alguns produtos. 👶

Quando começar a higiene da boca do bebê?

A preocupação com o sorriso do bebê começa antes mesmo dos primeiros dentinhos aparecerem. Mas a limpeza é diferente da escovação dos adultos, porque eles ainda são muito sensíveis.

É bem simples: você vai precisar apenas de gaze/tecido macio e água filtrada ou fervida. Aí é só fazer a limpeza duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e uma pela noite.

Lembre-se de:

  • Usar apenas água, sem creme dental.
  • Não fazer essa limpeza muitas vezes ao dia, já que pode machucar as gengivas.
  • Fazer movimentos leves ao limpar a parte de dentro da boca. 
image 2

A escovação de fato começa quando nascem os primeiros dentes, por volta dos seis meses de idade. 

Sapinho em bebês

Sapinho é o nome popular da candidíase oral. São aquelas manchas brancas que aparecem na língua ou na parte interna das bochechas e lábios. 

A condição não está relacionada com a higiene bucal, mas como é uma dúvida comum dos pais, vamos incluir uma breve explicação sobre ela aqui! 😁

O sapinho é causado por uma infecção de fungo, normalmente o Candida Albicans. A causa mais frequente é o contato com o fungo na mamadeira ou chupeta. 

Ele também é bem comum em bebês com baixa imunidade.

O tratamento é feito com a ajuda do pediatra, que receitará medicamentos antifúngicos, que normalmente resolvem o problema em questão de dias ou semanas. 

Como fazer a higiene dos primeiros dentinhos do bebê?

Segundo a cirurgiã dentista Caroline Carlette, antes de aprender como escovar os dentes do bebê, é preciso saber escolher a escova de dentes certa.

Elas devem ter cabeça pequena e cerdas macias. Isso serve para não machucar a gengiva e para poder alcançar até o fundo da boca para limpar. 

Neste post, você pode conferir em mais detalhes as recomendações sobre escovas de dentes para bebês, incluindo algumas dicas de modelos bem avaliados por pais.

Antes do bebê completar 1 ano, não deve usar pasta de dente, já que ele ainda não consegue cuspir e não pode engolir flúor. 

Depois de 1 ano, a escovação é feita com cremes dentais especiais para bebês que contêm menos flúor. 

Outra dica da Dra. Caroline: usar o mínimo de pasta de dente possível, conforme a imagem:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1.png
Fonte: Manual de Orientação para saúde bucal nos primeiros anos de vida (UFES/UBS Maruípe)

Aliás, uma curiosidade: o “nunca” da imagem acima serve para adultos também. Encher a escova de pasta é um mito dos comerciais! 😦

Segundo a Dra. Caroline, é uma prática ruim: faz muita espuma, o que pode dar a impressão que limpa mais e fazer você inconscientemente escovar os dentes mais rápido do que deveria.

Como escovar os dentes do bebê na prática

Com movimentos lentos e suaves, já que a boca deles ainda é sensível. É importante se certificar de que os dentes estão limpos na frente e atrás. Assim, seus filhos terão um sorrisão lindo por muitos anos! 

Quando os dentes começarem a fazer contato uns com os outros, significa que chegou a hora de começar a usar o fio dental.

A hora da escovação deve ser um momento descontraído e divertido para o bebê. Assim, conforme ele for crescendo, não vai achar que escovar os dentes é só uma obrigação chata.

Quando ele tiver mais idade e conseguir segurar a escova sozinho, é ele quem deve fazer a escovação. Mas, claro, você precisa dar uma espiadinha para ver se os dentes ficaram limpos mesmo.

Uma dica para isso é escovarem os dentes juntos. Assim fica fácil monitorar a qualidade da escovação do seu filho e você ensina dando o exemplo. 😉

Assim, você estimula o cuidado dentário, diminui muito as chances da criança desenvolver medo de dentista, e também economiza uma grana com procedimentos caros.

Sobre a quantidade de vezes ao dia: escove os dentes do bebê após cada refeição. É especialmente importante escovar os dentes antes de dormir.

Powerpuff Girls Morning GIF

Como lidar com a dor do nascimento dos dentes?

Além de aprender como escovar os dentes do bebê, também é importante entender a dor do nascimento dos dentes. É uma situação normal, que pode ser identificada por esses sinais:

  • Aumento da salivação.
  • Irritabilidade.
  • Leve aumento de temperatura corporal.
  • Dor na boca. 

Para aliviar o desconforto, os pais podem fazer o seguinte: 

  • Dar objetos macios para o bebê morder.
  • Fazer massagem leve na gengiva.
  • Dar alimentos duros e frios.
  • Dar aconchego.

Como escolher escova e pasta de dentes para bebês?

Quanto às escovas, como já mencionado, procure pelas macias e com cabeça pequena. 

Se possível, faça a compra presencial em uma farmácia ou supermercado para ter certeza que ela tem essas características. Se não for possível, leia antes os comentários de pais que já usaram os produtos.

Algumas opções disponíveis são as marcas Curaprox, Kess e Colgate. Mas também existem outras marcas de confiança no mercado.

Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, quanto ao creme dental, o mais importante é estar atento para a quantidade de flúor. Use cremes dentais com concentração de flúor de 1.100 PPM (essa informação está no rótulo).

E lembre-se de colocar pouca pasta na escova, como exemplificado na imagem acima. Até porque a criança não pode engolir a pasta.

Quando levar o bebê pela primeira vez ao dentista?

A indicação é fazer a primeira consulta aos 6 meses, período em que os dentes estarão nascendo, apenas para avaliar se está tudo ok. 

Se os pais estiverem muito preocupados ou com dúvidas, podem levar no terceiro mês de vida, para que o odontopediatra dê orientações sobre aleitamento materno, hábitos de sucção do bebê e explique detalhadamente a higiene bucal de bebês.

E por hoje é isso! Espero que o conteúdo tenha tirado as suas dúvidas sobre como escovar os dentes do bebê. Se ainda ficou com alguma dúvida, escreva um comentário aqui embaixo!

Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para ler mais dicas sobre a saúde dos seus filhos!

Você também pode nos ajudar recomendando o blog para outros pais que possam aproveitar nossas dicas. 🤗