atividades físicas – Blog do Tomo dos Pais https://otomodospais.com.br/blog Guias, artigos, dicas e posts para pais e mães Sun, 20 Apr 2025 18:55:42 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.3 https://eyc7xs8f99a.exactdn.com/blog/wp-content/uploads/cropped-blog_favicon.png?strip=all&lossy=1&resize=32%2C32&ssl=1 atividades físicas – Blog do Tomo dos Pais https://otomodospais.com.br/blog 32 32 Como coletar conchas e tesouros da praia de forma ecologicamente correta https://otomodospais.com.br/blog/coletar-conchas/ https://otomodospais.com.br/blog/coletar-conchas/#respond Thu, 27 Jun 2024 12:31:00 +0000 https://otomodospais.com.br/blog/?p=4324 Coletar conchas é uma das coisas mais comuns quando a gente vai à praia. Levar tatuís, pedrinhas e estrelas-do-mar também. E tudo isso é mesmo lindo, mas são uma parte importante do ecossistema das praias. Se levar pra casa, a natureza sente falta.

Hoje você descobrirá formas de curtir os tesouros do mar, e verá como colecionar memórias da praia sem desrespeitar o meio ambiente.

Por que não pode tirar conchas da praia?

Muita gente nem sabe disso, mas não é recomendável levar conchas para casa. Elas são parte fundamental da vida marinha. 

As conchas são feitas de carbonato de cálcio, e muitos animais dependem dessa substância para se desenvolver. As conchas também são importantes pois:

  • Protegem moluscos.
  • Oferecem abrigo ou viram a casa de algumas animais.
  • São base para o surgimento de algas.
  • Ajudam a transformar gás carbônico em oxigênio.
  • Aves usam as conchas para construir ninhos.

Quer ver um jeito muito legal de ensinar isso para as crianças? Mostre esse episódio do Bob Esponja, onde eles procuram a melhor concha para proteger o Gary. 💘

YouTube Video

Ou seja: sem as conchas, o mar respira pior, e os animais ficam desamparados. 

Infelizmente, muita gente ainda leva as conchas como lembrança. Ficam naquele pensamento de “poxa, é só uma, não vai fazer mal, tem tantas aí no mar…”.

Mas, imagine se todo mundo na praia levar a sua! Logo os bichinhos sentirão falta. 😭

Na verdade, em alguns lugares já estão sentindo. Em algumas praias dos Estados Unidos, França e Itália, coletar conchas virou crime ambiental e gera até multa.

várias conchinhas na praia

E outros tesouros do mar, pode levar?

Além de coletar conchas, muita gente também gosta de colecionar estrelas-do-mar, pedrinhas, tatuís, entre outros objetos. Mas cada um deles tem uma função no meio-ambiente.

Não pode levar nada para casa. A lógica é sempre essa: para você é só uma lembrancinha, mas para a praia, faz toda a diferença.

Provavelmente ninguém vai te impedir, ou te multar, nem nada do tipo. Mas a coisa certa a fazer é deixar lá. 

Quando você leva algo da natureza, ninguém traz de volta. 💡

E se o meu filho quiser brincar com as conchas?

Não tem problema coletar conchas e brincar com elas na areia, só não pode levar pra casa. 

Essa é uma excelente oportunidade de ensinar duas coisas muito importantes para o seu filho:

  1. Respeitar a natureza é deixá-la livre. 
  2. Você não pode pegar tudo o que acha bonito ou legal.

Se você parar pra pensar, a ideia de levar as conchas é criar memórias da viagem, e decorar a casa. Tem várias outras formas de fazer isso, sem tirar nada da praia. Por exemplo:

  • Caminhem pela praia. Observem a natureza, explorem as paisagens, e observem as diferentes espécies de animais que estão ali.
  • Brinquem com as conchas na areia. Peguem as conchas na mão, sintam as texturas, observem se tem algum animalzinho dentro ou perto dela.
  • Usem as conchas para decorar castelinhos na areia. É só não levar embora na hora de sair.
  • Tirem fotos e gravem vídeos mostrando os detalhes da concha. Depois pesquisem sobre elas, descubra quais são os tipos, curiosidades, e quais espécies moram ali.
  • Explique a importância das conchas às crianças. Diga que parecem pequenas comparadas ao tamanho do oceano, mas fazem toda a diferença para sustentar a vida na praia.
  • Se quiser mesmo levar uma lembrancinha, procure algum artesão. Assim você tem uma lembrança ecologicamente correta e ainda apoia a economia local. 😊
menina abaixada na beira-mar para coletar conchas

Se o seu filho ver alguém catando conchas para levar embora, explique que não pode e reforce a importância delas para o mar. Diga que algumas pessoas não sabem o que ele agora sabe, que o certo é não levar a concha para casa. Lembre-o que a natureza não é nossa propriedade.

Outra forma de ensinar sobre isso é alimentar pássaros. Pode dar comida, observá-los e ouvir o canto, mas nunca colocar na gaiola.

Como fazer uma caça ao tesouro com as crianças?

Não pode coletar conchas, mas ainda tem jeitos de caçar tesouros na praia! Você só precisa organizar outros tipos de caça ao tesouro com elas. O jeito mais simples de fazer é:

  1. Comprar algum brinquedo e leve à praia, sem a criança saber. 
  2. Enterrar o brinquedo na areia enquanto a criança está brincando. 
  3. Dar as pistas para seu filho encontrar! Você pode montar um pequeno mapa do tesouro, ou ir falando se está “quente” ou “frio” conforme for chegando perto.

Só precisa tomar cuidado se a praia estiver cheia, porque aí tem risco de outra pessoa achar o tesouro primeiro. 🤣 Se for o caso, veja se tem algum canto mais reservado, ou fique sempre de olho onde você enterrou o tesouro.

👇 Este vídeo mostra como funciona: 

E aí, você já sabia que não podia coletar conchas? Confesso que me surpreendi quando descobri. 😁 Mas tenho certeza que, depois de ler esse post, você nem sentirá falta de fazer coleção quando for à praia.

E, se quiser receber recomendações e guias como este toda semana, mas totalmente personalizadas para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter que facilita a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer dos filhos. Tem dicas específicas para sua família e em várias áreas: educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas, e muito mais!

]]>
https://otomodospais.com.br/blog/coletar-conchas/feed/ 0
As 48 melhores atividades para fazer com os filhos https://otomodospais.com.br/blog/atividades-para-fazer-com-os-filhos/ https://otomodospais.com.br/blog/atividades-para-fazer-com-os-filhos/#respond Mon, 25 Mar 2024 21:39:23 +0000 https://otomodospais.com.br/blog/?p=4497

Quer passar mais tempo com seus filhos, mas não sabe como? Então este texto é pra você! 

Hoje você aprenderá:

São atividades fáceis de fazer, para crianças e adolescentes de todas as idades. A maioria delas também é bem econômica. 

Recomendo deixar este post salvo nos favoritos para consultar sempre que der branco na hora de entreter uma criança ou adolescente!

Atividades para fazer com as crianças em casa

Brincadeiras e passatempos para aqueles dias de chuva, ou quando está muito calor para brincar na rua. Funciona com todas as idades, só precisa adaptar de acordo com a faixa etária dos seus filhos.

Sessão de leitura

É ler livros juntos, imaginar os personagens, desenhar as aventuras, e o que mais vocês quiserem. 

Se os seus filhos não têm hábito de ler, não se preocupe: ler junto é uma ótima forma de desenvolver!

👇 Estes posts têm várias dicas de leitura com as crianças:

Assistir desenhos ou animes

Uma das mais clássicas, mas nem sempre a gente sabe o que colocar na tela, né? Parece que não, mas uma hora o Baby Shark cansa. 😂

👇 Veja listas de indicações:

Fazer um dia de cinema

Ao invés de só colocar desenhos na tela, que tal fazer toda uma experiência de cinema? Apagar as luzes, fechar as cortinas, trazer a pipoca e o refri pra sala. 🍿

👇 Veja algumas dicas de filme para ver com as crianças:

Fazer esculturas de massinha

Vocês podem criar animais, personagens de filmes, fazer objetos como carros e muito mais! Às vezes faz bagunça, mas é tranquilo de limpar e vale a pena para trabalhar a criatividade.

YouTube Video

Construir uma cabana de cobertores

Atividade que a gente vê muito nos filmes e é super divertida de fazer em casa. Funciona assim:

  • Pegue um lençol grande.
  • Prenda por cima do sofá da sala. 
  • Coloque um tapete, almofadas, travesseiros no chão.
  • Leve brinquedos e guloseimas para passar a tarde na cabana.

YouTube Video

Desenhar ou pintar

O jeito clássico de fazer é dando papel, lápis de cor e giz de cera para a criança brincar.

O jeito mais legal é deixar ela pintar uma parede. 👀 Parece absurdo, mas fazer isso tem várias vantagens para o desenvolvimento da criança (além de renovar a decoração).

👇 Veja como fazer e leia histórias de pais e mães que deixam seus filhos desenhar nas paredes:

Criar histórias em quadrinhos

E, se além de fazer desenhos, vocês também inventassem histórias e aventuras para os personagens? 

Os passos são:

  • Pensar na história.
  • Criar o protagonista.
  • Criar um desafio para ele resolver.
  • Criar um obstáculo (ou vilão!)
  • Desenhar cada quadro e criar os balões com as falas.

YouTube Video

Fazer teatro com fantoches

De certa forma é parecido com os quadrinhos. Mas, ao invés de desenhar as histórias, criem os personagens para interpretá-las! Podem comprar os bonequinhos, fazer de papel, ou com meias mesmo.

YouTube Video

YouTube Video

Fazer uma entrevista em família

Chame a família inteira para fazer uma gravação, em estilo de programa de televisão ou de podcast gravado em mesa!

Funciona assim:

  1. Monte um roteiro com perguntas.
  2. Coloque o celular para gravar.
  3. Entreviste as outras pessoas da família.
  4. Guarde o vídeo para assistir daqui há algum tempo.

👇 O post abaixo mostra o passo a passo, incluindo ideias de perguntas:

Brincar com jogos de tabuleiro

Essa é clássica! Mas é sempre divertido, porque tem vários jogos de tabuleiros diferentes no mercado. Vocês podem jogar um a cada dia!

👇 Veja uma lista com os melhores:

Brincar com jogos de cartas

Os baralhos comuns, aqueles de 52 cartas, oferecem muuuuitas combinações diferentes de jogos! Sempre que enjoarem de um, podem tentar outro.

👇 A playlist abaixo tem várias opções divertidas para fazer com as crianças.

YouTube Video

Fazer meditação

Essa aqui não é para fazer o tempo todo, nem com todo tipo de criança, mas é legal mostrar como funciona. Meditar ajuda a acalmar e afastar sentimentos de insegurança. Muitas pessoas começam e fazem todos os dias, de tão bom que é.

YouTube Video

Jogar videogame

A ideia aqui é descobrir jogos novos, explorar outros gêneros, ou passar daquele desafio difícil em que vocês estão travados.

💡 A ideia é jogar só um pouquinho por dia. É fácil perder a hora jogando videogame, então tenha atenção ao tempo de tela

E, se você acha que jogar videogame não presta, veja o post abaixo para entender que os games também têm vários benefícios. 😉

Fazer mágica

Organize um show de mágica para a família inteira, ou ensine seu filho a fazer os truques para impressionar os amigos.

👇 Veja o passo a passo para fazer 11 truques simples em casa ou na escola:

Dançar

De preferência, dançar como se ninguém estivesse vendo, sem vergonha dos passos! 😁

O que fazer para se divertir com os filhos fora de casa?‌

Atividades físicas, ao ar livre, e esportes para fazer junto com as crianças e adolescentes. Ótimas ideias para tirar os filhos da frente do videogame ou da televisão.

Fazer yoga ou alongamento em família

Atividade física super relaxante, que trabalha concentração, foco, e condicionamento físico.

YouTube Video

Alimentar pássaros

Colocar tratadores no quintal e apreciar as aves. Ensina a cuidar da natureza, e que é possível amar os bichinhos à distância, sem tê-los como pets.

YouTube Video

Praticar esportes com bola

Tem várias formas de brincar:

  • Jogar futebol no campo.
  • Gol a gol (ou trave a trave)
  • Jogar bola com travinha de chinelos.
  • Jogar bobinho.
  • Bater pênaltis.
  • Jogar vôlei (ou futevôlei).
  • Jogar basquete.
  • Tentar fazer arremessos de 3 pontos.
  • Jogar queimada.

Andar de patins, patinete, e skate

Esportes radicais e super divertidos. Trabalham muitas habilidades nas crianças, como resiliência e coordenação motora. E ajuda os pais a se acostumarem com a ideia de deixar os filhos livres. 😉

YouTube Video

YouTube Video

YouTube Video

Fazer aula de natação

Uma das melhores atividades físicas para crianças. Trabalha muitos músculos diferentes, tem vários benefícios para a saúde, e é uma habilidade super valiosa.

👇 O post abaixo é um guia completo sobre natação infantil.

Fazer um piquenique no parque

Reunir várias comidinhas simples de preparar e passar um dia comendo, bebendo e se divertindo com a família. Tudo de bom, né? 😁

👇 Abaixo tem algumas ideias criativas de receitas para levar.

YouTube Video

Andar de bicicleta

Uma das atividades mais divertidas com as crianças e adolescentes. Podem passear pela cidade, andar no parque, ou até fazer trilhas.

👇 Leia o guia completo do Tomo dos Pais sobre bicicleta infantil:

Plantar uma árvore

Ensinar a criança a plantar, a ter paciência para colher os frutos, e a fazer o bem pela natureza.

O mais legal é plantar uma árvore frutífera grande. Mas se não der pode ser alguma planta menor, ou até uma hortinha em casa. O importante é ter contato com a terra!

YouTube Video

Observar as estrelas

Deite no quintal com as crianças e observem as estrelas, tentando identificar as constelações.

Se você mora em uma cidade grande, nem sempre dá pra ver, mesmo em dias de céu limpo. Isso acontece por causa das luzes da cidade.

Se for o caso, veja outras formas de aprender sobre o céu, como visitar um planetário, ou assistir a algum documentário sobre o assunto.

YouTube Video

Acampar com as crianças

Pode ser em uma mata ou morro, ou até no quintal de casa mesmo! Independente de onde for, tentem fazer a experiência completa: comprando barracas, fazendo uma fogueira, tostando marshmallows, etc.

YouTube Video

Sair para caminhar

Se for entre a natureza, melhor ainda! Pode ser em uma trilha, ou caminhar em um parque. Se não der, só andar pela cidade mesmo já é ótimo. É uma forma bem diferente de conhecer e interagir com a paisagem.

Soltar pipa

Façam ou comprem uma pipa, e coloquem bem alto no céu em um dia de vento! Atividade nostálgica, do tempo dos pais, mas que os jovens ainda amam.

👇 Veja nosso guia completo sobre como soltar pipa (com vídeos)

Atividades educativas para divertir os filhos

Todas as atividades dessa lista são educativas, mas estas têm mais ênfase em ensinar algumas habilidades e conhecimentos práticos.

Aprender um novo idioma

Pode ser ouvindo músicas, assistindo séries, jogando videogames, ou fazendo outras brincadeiras que trabalham o contato com uma nova língua.

YouTube Video

Criar uma coleção

Pode ser de selos, moedas, revistas, livros, mangás, entre outros. Essa atividade é educativa porque as coleções estimulam o interesse e a curiosidade por diversos tipos de assuntos diferentes.

Fazer aulas de música

Faça aulas de algum instrumento musical com seu filho, ou ensine o básico em casa. As opções mais comuns para começar são instrumentos de corda e teclado, que são mais fáceis e baratos de comprar para iniciar o hobby.

Se você levar a criança a um professor particular, é melhor ela ir sozinha para as primeiras aulas, para não ficar com vergonha.

Aprender a fazer pulseiras ou colares

São pulseiras e colares simples, feitos com fios e bolinhas coloridas. Precisa comprar os materiais e equipamentos para começar.

Um tipo que está super na moda são as pulseiras da amizade, que fizeram sucesso nos shows da Taylor Swift. São feitas de miçanga, e tem o nome de cada pessoa. Lindas, e as meninas adoram!

YouTube Video

Cozinhar com as crianças

Vejam uma receita legal no Instagram ou TikTok e tentem replicar! Cozinhar com os filhos cria laços, estimula a criatividade, e trabalha uma habilidade super útil.

👇 O post abaixo tem várias dicas de como ensinar seu filho a cozinhar: 

Fazer experiências científicas

Tem vários tipos, desde as clássicas que a gente vê em filmes, como fazer vulcões, até criar carrinhos caseiros. Elas trabalham conteúdos de física, química e biologia de um jeito super interessante. 

O canal Manual do Mundo, que você provavelmente já conhece, tem várias ideias super legais. A playlist abaixo tem várias experiências para fazer em casa:

YouTube Video

15 ideias de brincadeiras com os filhos

Brincadeiras tradicionais, simples e muito divertidas para fazer em casa ou na rua.

💡 Clique nas palavras sublinhadas para ler um guia completo sobre as brincadeiras.

  1. Caça ao tesouro: esconda objetos e dê pistas para a criança encontrar. Ótima atividade para fazer em casa ou na praia.
  2. Corrida de sacos: os participantes entram em sacos e pulam até a linha de chegada.
  3. Amarelinha: Desenhe quadrados no chão para pular com um pé só ou dois, seguindo a sequência numérica.
  4. Batata quente: Os jogadores sentam-se em círculo e passam um objeto rapidamente enquanto a música toca. Quando a música para, quem estiver com o objeto é eliminado. Continua até restar um vencedor.
  5. Estátua: coloque uma música para tocar. Quando ela parar, todos devem ficar imóveis. Quem se mexer sai da brincadeira.
  6. Cabo de guerra: duas equipes puxam lados opostos de uma corda, tentando trazer a outra equipe para seu lado.
  7. Pular corda: crie desafios de ritmo e velocidade para pular. 
  8. Esconde-esconde: Enquanto um conta, os outros se escondem. O objetivo é encontrar todos.
  9. Mímica: Jogue representando palavras ou frases com gestos para os outros adivinharem.
  10. Boliche caseiro: use garrafas de plástico como pinos e uma bola para derrubá-los.
  11. Brincadeiras com balão de água: fazer guerra de balões ou arremessar em um alvo.
  12. Pintura cega: coloque uma venda nos olhos da criança, e dê instruções para ela pintar ou desenhar. O objetivo é adivinhar o que está desenhando. 
  13. Faz de Conta: Encene histórias ou situações, com cada um assumindo um papel.
  14. Quebra-cabeças: pegue um quebra-cabeças grandes e monte em equipe com as crianças.
  15. Corrida de ovo na colher: os participantes colocam uma colher na boca, e equilibram um ovo nela. O objetivo é ir até a linha de chegada sem deixar cair. 

💡 Brincar é muito importante especialmente nos 2 primeiros anos de vida. Se você tem um filho nesta idade, veja 30 ideias de brincadeiras de berçário e entenda porque elas ajudam no desenvolvimento.

Se você gostou destas dicas, assine GRATUITAMENTE O Tomo dos Pais e receba recomendações 100% personalizadas todas as semanas. Receba recomendações de conteúdo direto no seu e-mail e nunca mais fique sem saber o que fazer para entreter uma criança ou adolescente 🧙‍♂️

]]>
https://otomodospais.com.br/blog/atividades-para-fazer-com-os-filhos/feed/ 0
Dance como se ninguém estivesse vendo https://otomodospais.com.br/blog/dancar-como-se-ninguem-estivesse-vendo/ https://otomodospais.com.br/blog/dancar-como-se-ninguem-estivesse-vendo/#respond Thu, 18 Jan 2024 13:21:00 +0000 https://otomodospais.com.br/blog/?p=4316

Empurre os móveis para o canto, coloque uma música bem animada, e balance o esqueleto sem medo de ser feliz!

Dançar como se ninguém estivesse vendo significa não ligar para as aparências, perder o medo de julgamentos, e deixar a vergonha de lado. 💃🕺

É um exercício incrível para o corpo e para a mente das crianças. Ensina sobre liberdade, desenvolve autoestima, e é uma das melhores formas de fazer atividade física!

👇 Veja como fazer!

Passo a passo para dançar como se ninguém estivesse vendo

A ideia dessa atividade é aprender a se soltar e se deixar levar pela música. Aqui vão algumas dicas:

  1. Escolha uma playlist com músicas bem animadas. (continue lendo para ver algumas sugestões)
  2. Escolha um lugar espaçoso e reservado da casa. Pode ser a sala, ou alguma parte do quintal que não dê vista para a rua.
  3. Coloque os móveis no canto para abrir mais espaço pra dançar.
  4. Tire os espelhos e superfícies que fazem reflexo, ou cobri-los com um pano. Isso ajuda a não se concentrar na aparência.
  5. Comece a se mexer! Coloque a música para tocar e dance da forma que parecer natural. E lembre-se que não tem ninguém olhando!
  6. Se preferir, feche os olhos enquanto dança, para se concentrar 100% na música, e não nos movimentos do corpo.

Pode ter dança maluca para quem é mais extrovertido, ou passos mais discretos para os tímidos. O importante é se divertir, não se distrair pensando no que os outros acham, e dançar sem medo de errar o passo.

Aqui tem uma menina fazendo isso em público. 😁 Mas para perder a vergonha é melhor começar em um local mais discreto mesmo, como a sala de casa.

O ideal é os pais dançarem com os filhos nas primeiras vezes, principalmente se eles forem mais tímidos. Quando as crianças veem que os pais dançam do jeito que querem, sem preocupações, também criarão coragem.

Músicas para dançar em casa com os filhos

Pode escolher qualquer estilo de música animada e que as crianças gostem, como k-pop, samba, ou sertanejo.

👇 Aqui tem algumas playlists com músicas de vários estilos:

YouTube Video

YouTube Video

YouTube Video

YouTube Video

O que significa dançar como se ninguém estivesse vendo?

Dançar como se ninguém estivesse vendo é uma metáfora. Significa viver com liberdade. Ser quem você é independente do que os outros pensam. Fazer o que você acha certo, e que te faz feliz.

Essa frase aparece em um poema do escritor William Watson Purkey. O trecho completo é assim:

Dance como se ninguém estivesse vendo; ame como se nunca tivesse se machucado; cante como se ninguém estivesse ouvindo; viva como se o paraíso fosse na Terra.

Com o passar do tempo as pessoas foram complementando com novas frases, como “trabalhe como se você não precisasse do dinheiro”, ou “ria como se ninguém se importasse”. 

A ideia de todas essas frases é a mesma: não se abale com as críticas. Respeite a opinião dos outros e saiba ouvir feedbacks, mas não se preocupe demais. Ouça e absorva, mas nunca mude a sua essência.

Difícil explicar tudo isso para uma criança, né? 🤣 Mas dançando fica fácil de entender. Mostre que o importante é se divertir e ser ela mesma.

Por que é importante fazer isso?

Aprender a ser você mesmo é a base para formar a própria identidade e criar autoestima. Dançar como se ninguém estivesse vendo ajuda de várias formas nesse processo:

  • Desenvolve autoconfiança: confiança na própria capacidade, em suas escolhas e movimentos, sem medo de errar.
  • Desenvolve autoestima: por se divertir sem ninguém opinar ou dar pitaco.
  • Promove autoaceitação: ensina que não tem jeito “certo” de dançar, e que várias formas de expressão são válidas.
  • Trabalha criatividade: a criança cria os passos do zero. Como não tem ninguém em volta, além de você, diminui as chances de só “copiar” alguém.  
  • Expressão emocional: dançar é uma forma de se comunicar, identificar e extravasar as emoções.
  • Estimula a comunicação: trabalha a ideia de que dança e movimentos do corpo também são formas de comunicação.

Os pais não precisam explicar tudo isso para as crianças enquanto elas dançam, mas é importante saber para conversar em outros momentos. 

pai e mãe segurando as mãos  dos filhos para dançar como se ninguém estivesse vendo

Fora isso, também tem os benefícios físicos relacionados à dança, como:

  • Coordenação motora. Aprimora habilidades motoras em geral, e coordenação entre mente e corpo.
  • Trabalha disciplina, para tentar, aprender, e aperfeiçoar novos movimentos.
  • Reduz o estresse, por ser uma forma divertida de gastar energia.
  • Desenvolve o corpo, trabalhando flexibilidade e postura.
  • Contato com a arte. Música, dança e teatro estão entre as melhores formas de apresentar arte às crianças.

É uma forma de fazer exercício sem perceber. Se criar o hábito cedo, ajuda a criança a ter uma vida menos sedentária e com menos tempo de tela.

Se você acha seu filho preguiçoso para se exercitar, dançar como se ninguém estivesse vendo é uma excelente ideia de atividade!

Gostou desta dica? Se quiser receber recomendações e guias como este toda semana, de forma totalmente personalizada para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter com objetivo de facilitar a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer das crianças. São dicas práticas para várias áreas, como educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas e muito mais. 

]]>
https://otomodospais.com.br/blog/dancar-como-se-ninguem-estivesse-vendo/feed/ 0
Tudo sobre bicicleta infantil [Guia completo] https://otomodospais.com.br/blog/bicicleta-infantil-guia-completo/ https://otomodospais.com.br/blog/bicicleta-infantil-guia-completo/#respond Wed, 04 Oct 2023 13:55:00 +0000 https://otomodospais.com.br/blog/?p=3221

Andar de bicicleta é tudo de bom! É divertido, uma ótima forma de passear, muito útil para ir e voltar da escola, além de ser um excelente exercício, e uma atividade para toda a família.

Aprender a andar de bicicleta tem vários benefícios físicos e emocionais como:

  • afasta o sedentarismo;
  • desenvolve a resistência do corpo;
  • dá sensação de liberdade e independência;
  • ajuda a desenvolver vínculos com a família.

Isso sem falar em todas as possibilidades de explorar a cidade e se conectar com a natureza! 🌿

As vantagens são para toda a vida, e são ainda mais importantes na infância. É a hora em que a maioria das pessoas aprende a pedalar e está com o corpo e mente se desenvolvendo.

Hoje você aprenderá tudo sobre as bicicletas infantis: quais são os melhores modelos, como escolher qual comprar, como ensinar a criança a andar, e muito mais. Bora pedalar! 🚴‍♂️🚴‍♀️

O que precisa saber para comprar uma bicicleta infantil?

Uma boa bicicleta faz toda a diferença. Para quem não sabe andar, dá até mais vontade de aprender a pedalar. E para quem já sabe, estimula a ir mais longe.

A dica principal é observar se a bicicleta tem tamanho adequado para a idade do seu filho, e se ela é estável e segura.

Normalmente a própria fabricante indica as faixas de idade, peso e alturas indicadas para cada modelo. Segundo a Decathlon, loja de materiais esportivos, a bicicleta do tamanho certo é assim:

  • A criança consegue subir nela com facilidade.
  • Os dois pés conseguem tocar o chão quando seu filho sobe na bike.
  • É fácil alcançar as alavancas de freio.

a foto mostra uma criança em uma bicicleta de equilíbrio, com os pés encostados no chão, o que significa que a bike tem o tamanho certo para ela

Além disso, a bicicleta precisa ser fácil de andar. Assim a criança sai tranquila, sem se preocupar com correia caindo, guidão empenando, ou pedal duro para pedalar.

Se você comprar em loja física, teste vários modelos antes de comprar. Se comprar pela internet, assim que terminar de montar, dê uma voltinha com o seu filho para entender se é fácil manter o equilíbrio na bike.

O que levar em conta na hora de comprar uma bicicleta?

Este é um checklist do que você precisa observar antes de fechar a compra:

  • Tamanho e estabilidade: É o mais importante. Veja se a criança fica confortável na bicicleta e se consegue pedalar tranquilamente.
  • Segurança: Observe especialmente rodas, pneus, alavancas de freio e manoplas do guidão. Veja se é fácil frear e se as manoplas do guidão são antiderrapantes.
  • Conforto: Teste a regulagem de altura e veja se o selim (o banco) é macio.
  • Avaliações dos pais: Veja comentários de outros clientes antes de fechar a compra. Vale para compras físicas e na internet. 
  • Habilidade do ciclista: Se o seu filho está aprendendo, compre uma bicicleta mais simples e básica. Se já é experiente e curte pedalar, pegue um modelo mais completo.
  • Objetivo da bike: É para passeios curtos? Para andar na cidade? Para ir no mato aos fins de semana? Existem modelos mais indicados para cada uso.
  • Local de compra: Procure lojas confiáveis e com boas recomendações.
  • Custo-benefício: Nem sempre a mais cara é a melhor, e a mais barata pode ter qualidade duvidosa.
  • Design e preferências da criança: Cores e adesivos de personagens influenciam na vontade de andar de bicicleta, especialmente para crianças menores. 

💡 Deixe esse post nos seus favoritos para consultar cada item da lista enquanto estiver escolhendo!

Recomendo você pesquisar vários modelos e fazer uma seleção das 3 que mais te agradarem. Depois, você as compara e escolhe qual levar. Se possível, envolva seu filho nessa escolha, para que ele já vá criando o vínculo com a atividade. 😉

Crianças de capacete sentadas na calçada, com duas bicicletas à frente delas

Como saber se a bicicleta infantil é boa?

Depois de escolher as possíveis candidatas à nova bike do seu filho, chegou a hora de fazer uma inspeção mais detalhada. Observe estas características para saber se a bicicleta infantil é boa mesmo:

  • Marca: Marcas confiáveis normalmente têm um histórico de alta qualidade. Também é fácil encontrar peças de reposição, e qualquer oficina sabe trabalhar com elas.
  • Resistência das peças: Além de observar o material em si, procure comentários que falem sobre o uso diário. Crianças participam de muitas aventuras, então pesquise a durabilidade de modelos específicos.
  • Acabamento: Observe as soldas e a atenção aos visuais, como pintura e adesivos. São detalhes simples, mas que indicam qualidade geral da bicicleta.
  • Certificações de segurança: O Inmetro tem uma série de padrões de qualidade em componentes de bicicletas infantis. Se for uma marca conhecida e de qualidade, ela certamente cumprirá. Se você quiser uma marca “alternativa” para economizar, certifique-se de que está tudo certo. 
  • Garantia: Procure por garantias de pelo menos 1 ano, especialmente se você comprar pela internet.

Essa avaliação completa te ajudará a ter certeza de que a bicicleta tem qualidade, mas é sempre importante lembrar que “bom” é relativo. 

Uma bicicleta mais simples pode ter menos recursos, mas compensar pelo custo-benefício. E uma bicicleta mais cara pode não compensar, se o seu filho ainda estiver aprendendo e ainda não sabe usar todo o potencial do equipamento.

Por isso, pesquise bastante antes da compra. E continue lendo o texto! Abaixo você encontrará uma lista de modelos recomendadas para meninos e meninas. 

Qual a bicicleta certa para cada idade?

Essa escolha está relacionada principalmente com o tamanho da criança. Varia muito de acordo com idade e peso, mas existem algumas recomendações gerais.

  • 2 a 4 anos: Nesta idade as crianças usam bicicletas sem pedais (como na foto abaixo), que desenvolvem equilíbrio e coordenação. 
  • 3 a 5 anos: As crianças começam a pedalar com as bicicletas de rodinha. São modelos leves, para aprender a se equilibrar e pedalar.
  • 4 a 6 anos: Normalmente as bicicletas para esta faixa de idade não têm mais rodinhas.
  • 6 a 9 anos: As bikes começam a ficar maiores e mais robustas. Têm mais estabilidade e oferecem mais controle.
  • A partir de 9 anos: As bicicletas são mais pesadas e têm modelos para diferentes necessidades e terrenos. 

Um ponto importante para entender o tamanho ideal para cada idade é o tamanho do aro. Normalmente, é um bom indicativo de que a bicicleta é indicada para cada idade.

Criança pequena praticando com bicicleta de equilíbrio

Qual o tamanho ideal do aro de bicicleta infantil?

O aro determina o diâmetro das rodas e influencia diretamente a estabilidade e o conforto.

O tamanho ideal varia de acordo com a idade da criança. Estas são algumas recomendações gerais sobre faixas de idade e altura: 

Tamanho do aro Idade aproximada Altura aproximada da criança
12 polegadas 2 a 4 anos 85 cm a 100 cm
14 polegadas 3 a 5 anos 95 cm a 110 cm
16 polegadas 4 a 6 anos 105 cm a 120 cm
18 polegadas 5 a 7 anos 115 cm a 130 cm
20 polegadas 6 a 9 anos 125 cm a 145 cm

Se o aro for muito grande, a criança não consegue alcançar os pés no chão, o que dificulta o equilíbrio e o controle da bicicleta. E se for muito pequeno, causa desconforto e fica difícil pedalar.

A tabela é uma orientação geral, mas cada criança cresce em um ritmo. O importante é testar a bicicleta quando possível.

Qual é a melhor marca de bicicleta infantil?

Essa é uma escolha muito individual, já que existem várias marcas de alta qualidade no mercado. 

O ideal é escolher marcas conhecidas e com boa reputação. Não é nem porque elas são famosas, mas porque normalmente suas bicicletas infantis são seguras e confiáveis. 

Estas são algumas das marcas mais conhecidas, que estão frequentemente nas listas de melhores para crianças:

  • Caloi: É uma das mais famosas do Brasil. Certamente você já viu uma rodando por aí, e talvez até tenha a sua.
  • Nathor: É a maior fabricante de bicicletas infantis da América Latina. Tem ótimas avaliações na Amazon.
  • Bandeirante: Marca de brinquedos com várias bicicletas para crianças menores, de até 6 anos.
  • Houston: A marca fabrica poucos modelos infantis, mas eles têm alta qualidade.
  • Monark: Talvez a marca mais famosa de bicicletas no Brasil! É conhecida pelas bikes de adultos, mas também tem modelos infantis.
  • BKL: É uma marca nacional com modelos de alta performance.
  • South Bike: Marca nacional com opções infantis para diferentes idades.
  • BTwin: É a linha de bicicletas da loja de artigos esportivos Decathlon. 
  • Trek Bikes: Marca norte-americana com várias opções de bicicletas infantis com designs diferenciados.
  • Verden Bikes: Marca que vai desde os modelos de equilíbrio até bicicletas de adultos. 
  • Styll Baby: Loja de brinquedos com algumas bicicletas para as idades de 4 a 6 anos.
  • Ultra Bike: Bicicletas resistentes, seguras e fáceis de montar. 

Agora que você já sabe quais são as melhores marcas, veja alguns dos melhores modelos de bicicletas infantis para 2024!

As melhores bicicletas infantis masculinas 

Estes são os 10 modelos com melhores avaliações de clientes na Amazon. Veja as principais características e avaliações dos pais.

Clique nos nomes e nas imagens para ver o preço, comprar ou ler mais comentários de pais ou mães. 

Bicicleta Infantil Balance Bike sem Pedal Masculina Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 2 anos de idade.

  • Desenvolve equilíbrio, coordenação bilateral e percepção de espaço.
  • Tem pneus antiderrapantes.
  • Regularem de altura.
  • Estimula autonomia da criança.
  • Fácil de montar.

Bicicleta Aro 16 Infantil Masculino Extreme Nathor 

Bicicleta infantil para crianças de 4 a 6 anos de idade.

  • Tem limitador de giro do guidão.
  • Dá pra regular a altura das rodinhas de apoio.
  • Fácil de montar.
  • Resistente.
  • Algumas crianças podem achar um pouco pesada.

Bicicleta Tech Boys Aro 16 Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 5 anos de idade.

  • Tem limitador de guidão.
  • Permite adaptar a altura das rodinhas laterais.
  • Segura e de excelente qualidade.
  • Bom custo-benefício.
  • Bicicleta pesada para a idade.

Bicicleta Infantil Aro 12 Fire Man com Rodinhas Nathor 

Bicicleta infantil para crianças de 3 anos de idade.

  • Tem regulagem de ângulo de guidão.
  • Também tem regulagem de altura do selim.
  • Painel frontal e suporte para garrafa de água não são resistentes.
  • Ótimo custo-benefício.
  • Bicicleta pequena, que não atende crianças mais velhas e maiores.

Bicicleta Infantil Balance Bike sem Pedal Spider Man Nathor

Bicicleta infantil para crianças com cerca de 2 anos de idade.

  • Desenvolve equilíbrio, coordenação bilateral e percepção de espaço.
  • Tem pneus antiderrapantes.
  • Tem regulagem de altura.
  • Não é muito resistente.
  • Montagem simples.

Bicicleta Infantil Aro 12 Mechanic com Rodinhas, Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 2 a 4 anos de idade.

  • Tem regularem de ângulo de guidão.
  • Também tem regulagem de altura do selim.
  • Fácil de montar.
  • Selim não é acolchoado.
  • Cartela de adesivos é frágil.

Bicicleta Infantil Verden Jack – Aro 12 com rodinhas

Bicicleta infantil para crianças de 3 a 5 anos.

  • Ideal para crianças que estão aprendendo a pedalar.
  • O pedal e a caixa de corrente podem ser pesados para algumas crianças.
  • Rodas antiderrapantes.
  • Em geral, material resistente.
  • Baixa qualidade em peças específicas, como suportes e painéis.

Bicicleta Caloi power Rex Aro 16 

Bicicleta infantil para crianças de 5 a 7 anos.

  • Recomenda montagem em bicicletaria especializada.
  • Design moderno e muito bonito.
  • Selim macio e confortável.
  • Materiais de alta qualidade.
  • Freio dianteiro não vem pré-ajustado de fábrica.

Bicicleta Aro 12 Arco Íris Track Bikes

Bicicleta infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade.

  • Pode ser difícil prender as rodinhas laterais.
  • Ideal para iniciantes.
  • Bom custo-benefício.
  • Quadro e assento têm boa qualidade.
  • Tem reclamação de pais sobre a resistência do guidão e do pneu traseiro.

Bicicleta Aro 14 Power Game, Bandeirante

Bicicleta infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade.

  • Tem pneus antiderrapantes.
  • Design que imita Minecraft, um dos jogos preferidos das crianças.
  • Fácil de montar.
  • Os adesivos vêm soltos na caixa, então eles podem chegar amassados ou rasgados.
  • Tem reclamações de pais sobre pedais e freios.

As melhores bicicletas infantis femininas

Estas bicicletas estão entre as 10 com melhores avaliações de clientes na Amazon. Clique nos nomes e nas imagens para ver o preço, comprar ou ler os comentários de pais ou mães. 

Bicicleta Top Girls Aro 16 Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade.

  • Tem limitador de giro do guidão.
  • Dá pra regular a altura das rodinhas de apoio e do selim.
  • Fácil de montar.
  • Bom custo-benefício.
  • Bicicleta resistente.

Bicicleta Flower com rodinhas Aro 12 Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 2 a 4 anos de idade.

  • Tem regulagem de ângulo de guidão.
  • Também tem regulagem de altura do selim.
  • Fácil de montar.
  • Selim não é acolchoado.
  • Ótimo modelo para aprender.

Bicicleta Caloi Ceci SR Aro 20

Bicicleta infantil para crianças de 7 a 9 anos de idade.

  • Excelente ergonomia.
  • Qualidade acima das concorrentes, segundo os pais.
  • Precisa ir a uma bicicletaria especializada para fazer a montagem.
  • Design bonito e moderno, com cores vivas.
  • Acompanha cestinha.

Bicicleta Infantil Aro 16 Pinky Branco e Lilás, Track Bikes 

Bicicleta infantil para crianças de 5 a 6 anos de idade.

  • Quadro e guidão e canote (é onde encaixa o selim) em aço.
  • Tem diversas regulagens de altura.
  • Difícil de montar sozinho em casa, ideal ir a uma bicicletaria.
  • Design bonito.
  • Algumas peças são mais frágeis, como cestinha e paralamas.

Bicicleta Aro 14 Sweet Game, Bandeirante, Rosa

Bicicleta infantil para crianças entre 3 e 5 anos de idade.

  • Tem pneus antiderrapantes.
  • Fácil de montar.
  • Os adesivos vêm soltos na caixa, então eles podem chegar amassados ou rasgados.
  • Tem reclamações de pais sobre pedais e freios.
  • Banco não é tão confortável.

Bicicleta Juvenil Verden Breeze Aro 20 com cestinha e bagageiro

Bicicleta infantil para crianças de 7 a 9 anos de idade.

  • Quadro e garfo (é o sistema que liga o guidão à roda da frente) de aço.
  • Boa qualidade geral do produto.
  • Não acompanha pé de descanso.
  • Detalhes de acabamento, como adesivos, podem chegar estragados por causa da entrega.
  • Acompanha cestinha e bagageiro.

Bicicleta Infantil Aro 12 Styll Baby Princesinha

Bicicleta infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade.

  • Tem pneus antiderrapantes.
  • Compacta e fácil de montar.
  • Bom custo-benefício.
  • Reclamações específicas de pais sobre freios e corrente.
  • Quadro e garfo em aço carbono.

Bicicleta Infantil, Verden, Paty – Aro 12 com cestinha e rodinhas

Bicicleta infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade.

  • Bom custo-benefício.
  • Bicicleta frágil.
  • Quadro e garfo em aço carbono.
  • Manoplas anatômicas.
  • Design bonito.

Bicicleta de Equilibrio – 4 Rodas, Buba, Rosa 

Bicicleta infantil para crianças de até 2 anos de idade.

  • Desenvolve equilíbrio, coordenação bilateral e percepção de espaço.
  • Tem 4 rodas.
  • Estrutura em metal.
  • Guidão móvel e macio.
  • Boa ergonomia.

Bicicleta Violet Aro 12 Nathor

Bicicleta infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade.

  • Quadro, garfo e guidão em aço carbono.
  • Design bonito e muito fofo.
  • Banco não é acolchoado.
  • Montagem fácil.
  • Boa durabilidade.

Qual bicicleta comprar para meu filho?

Priorize a segurança, conforto e o gosto pessoal da criança. Às vezes é difícil equilibrar essas questões com o orçamento disponível para a bicicleta, mas tem muitas opções no mercado. 😊

Vale lembrar que você precisará comprar algumas bicicletas durante a infância. Às vezes é porque as peças não dão conta do ritmo das crianças, mas também pode acontecer do seu filho crescer muito rápido e precisar de uma bicicleta maior.

Na dúvida, essa é uma indicação geral para a hora de fazer a escolha:

  • Se o seu filho está começando a pedalar agora, compre uma bicicleta mais simples.
  • Se ele já tiver mais experiência, compre um modelo específico para as necessidades dele.

Qual a importância de andar de bicicleta na educação infantil?

Andar de bicicleta tem vários benefícios físicos, emocionais e sociais que vão muito além da diversão da atividade física. Tudo isso é ainda mais importante durante a fase de educação infantil, quando o corpo e mente das crianças está em pleno desenvolvimento.

Estes são alguns dos benefícios de andar de bicicleta nessa fase da vida:

  • Promove desenvolvimento físico, melhora coordenação, fortalece musculatura e aumenta a resistência cardiovascular.
  • Estimula gosto por atividade física, que ajuda a construir a base para um estilo de vida saudável no futuro.
  • Melhora equilíbrio e coordenação, atividades essenciais para andar de bicicleta e que são usadas em diversas atividades do cotidiano também.
  • Trabalha desenvolvimento cognitivo, já que aprender a andar de bicicleta exige concentração, percepção espacial e tomada de decisões rápidas.
  • Aumenta independência e autonomia, por permitir que as crianças se movimentem e passeiem por conta própria. As crianças podem explorar novos lugares, ir ou voltar da escola e muito mais.
  • Estimula interação social, já que andar de bicicleta é uma boa atividade em grupo. Pedalar com os amigos é uma ótima forma de construir amizades e aprender a trabalhar em equipe.
  • Cria consciência ambiental porque proporciona uma forma diferente de explorar a cidade. A bicicleta é um transporte saudável e de baixo impacto para a natureza.
  • Proporciona desenvolvimento emocional através da sensação de conquista ao aprender a andar, ou pela satisfação de superar um novo desafio ou alcançar uma nova meta com os pedais. Tudo isso influencia diretamente na autoestima.

O que saber antes de começar a pedalar?

Andar de bicicleta é uma das habilidades mais democráticas. Você só precisa da bike e da rua! Por isso, é relativamente simples inserir a bicicleta na rotina da criança, e não precisa de muito convencimento para levá-la para praticar.

O ideal para começar a ensinar o seu filho ou filha a andar de bicicleta é:

  1. Procurar áreas seguras para praticar, como parques, praças ou estacionamentos vazios. 
  2. Levar capacete, joelheiras e cotoveleiras.
  3. Ajustar a bicicleta para a altura da criança.
  4. Acompanhar de perto no começo.
  5. Começar devagarinho, em lugares planos, e só depois ir para os terrenos inclinados ou irregulares.
  6. Se o seu filho tiver por volta de 2 anos, comprar uma bicicleta sem pedais para ele praticar o equilíbrio.

Aprender a andar de bicicleta é emocionante! É um marco e tanto para a criança, que se torna mais independente, e para os pais, que podem ver o quanto o filho é esforçado e talentoso.

📸 Quando sentir que o seu filho ou filha está quase aprendendo, leve uma câmera ou celular e registre o momento em vídeo. 

Pai orgulhoso da filha andando de bicicleta sozinha, acompanhando de perto

Como ensinar uma criança a andar de bicicleta?

Se você está dando as primeiras pedaladas junto com o seu filho, estas dicas te ajudarão a tornar o processo mais rápido:

  1. Ensine a andar em linha reta: Incentive a criança a olhar para a frente e manter as mãos no guidão. 
  2. Ensine a fazer curvas: Quando ela dominar a linha reta, mostre como funciona o movimento do guidão.
  3. Segure seu filho pelo selim (o banco): Especialmente se ele se sentir inseguro, caminhe ao lado dele e mostre que está o segurando.
  4. Celebre as conquistas: Comemore os pequenos sucessos junto com o seu filho, como conseguir fazer curvas, ou andar sem você precisar estar ao lado. 
  5. Pratique sempre: Tire alguns minutos para pedalar sempre que puder. Quanto mais prática, mais rápido o sucesso. 
  6. Divirtam-se: Não pressione seu filho, nem o desencoraje caso esteja demorando para aprender. Antes de mais nada, andar de bicicleta precisa ser divertido.

Os vídeos abaixo mostram o passo a passo de como ensinar crianças a pedalar. Tem várias técnicas diferentes, como deixar a criança mais livre para aprender, ou ensinar sem as rodinhas de apoio.

Assista aos vídeos e teste as abordagens para descobrir qual funciona com os seus filhos. 

YouTube Video

YouTube Video

YouTube Video

Quanto tempo demora para aprender a andar de bicicleta?

O tempo para aprender a andar de bicicleta varia bastante. Depende de fatores como idade, habilidades motoras, nível de confiança e quantas vezes pratica por semana.

Algumas crianças aprendem em semanas, outras podem levar meses. O importante é apoiar durante todo o processo e não desanimar! 💪

É normal cair quando está aprendendo, ou andar devagar no começo. Ensine ao seu filho que está tudo bem errar, e que isso faz parte do processo de ficar melhor.

Aprender a lidar com os erros é uma habilidade muito valiosa, que andar de bicicleta também ensina. 😉

Com quantos anos começa a andar de bicicleta?

A idade em que a criança está pronta para pedalar também varia. Normalmente é por volta de 3 a 6 anos de idade. Nessa faixa, acontecem os marcos de desenvolvimento relacionados com equilíbrio, força e coordenação motora.

Em alguns casos, pode ser antes ou depois dessa idade. Os sinais de desenvolvimento abaixo indicam que a criança está pronta, independente de quantos anos tem:

  • Capacidade de ficar em pé e caminhar com facilidade.
  • Habilidades motoras desenvolvidas, como correr, pular, ficar em um pé só, etc.
  • Interesse e curiosidade pela bicicleta.
  • Capacidade de seguir instruções simples.

criança em cima de bicicleta no meio do campo

Por volta dos 2 anos, as crianças podem usar as bicicletas de equilíbrio, ou balance bikes. Elas são bicicletas sem pedais e com rodas mais largas. 

Elas servem para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio e dão uma boa base para a hora de andar com as bicicletas com pedal. Dependendo da criança, esse tipo de prática pode até substituir as rodinhas de apoio.

Meu filho não consegue pedalar. E agora?

Se o seu filho está com dificuldades, o primeiro passo é entender os motivos.

Estas são as causas mais comuns para alguém não conseguir pedalar, e o que fazer para superar:

  • Falta de equilíbrio: Se o seu filho não consegue manter o equilíbrio, vale dar um passo atrás e dar uma balance bike pra ele, ou manter as rodinhas de apoio por mais tempo.
  • Medo ou falta de confiança: Algumas crianças têm medo de cair ou de não conseguir aprender. Crie um ambiente seguro, compre equipamentos de segurança, e siga seu filho bem de perto. Comece em um caminho plano, sem obstáculos, ajude segurando no banco, e elogie o progresso. 
  • Atrasos de desenvolvimento motor: Cada criança se desenvolve em um ritmo diferente. Se achar que o seu filho tem dificuldades em outras ações além de andar de bicicleta, procure orientação de um pediatra. 
  • Má coordenação: Talvez seu filho precise desenvolver mais coordenação motora. Pratique outras atividades físicas com ele, como jogar bola, dançar, ou equilibrar-se em uma perna só. Continue tentando a bicicleta em paralelo.
  • Falta de prática: Quando a gente aprende, nunca mais esquece, mas até lá tem que praticar bastante! Reserve um tempo específico para seu filho andar de bicicleta, se possível todos os dias. 

Possivelmente seu filho não conseguirá explicar com clareza os motivos, então você precisa se atentar ao comportamento dele quando estiver em cima da bicicleta. 

Também é importante manter a calma caso seu filho não consiga andar de bicicleta. Não o compare com os amiguinhos que já sabem andar, ou diga que desse jeito ele nunca vai aprender. 

Estimule seu filho a superar os desafios, e mostre que está ao lado dele para ajudar! 💪

Pai arrumando bebê na cadeirinha da bicicleta e menina andando de bike ao lado dele

Espero que tenha gostado do guia completo sobre bicicleta do Tomo dos Pais! 😊

Pedalar é um momento muito importante da infância. Compartilhe este post com outros pais e mães que estão no momento de comprar uma bicicleta, ou de ensinar as crianças a andar, e criem um grupinho para andarem juntos!

Se quiser ler mais guias como esse, e 100% personalizados para a sua família, assine o Tomo dos Pais! Toda semana você recebe as melhores dicas para tornar a vida do seu filho mais épica, direto no seu e-mail. Economize tempo planejando a rotina enquanto ajuda o seu filho ou filha a alcançar todo o seu potencial!

]]>
https://otomodospais.com.br/blog/bicicleta-infantil-guia-completo/feed/ 0