A Escola Móbile é uma das mais famosas de São Paulo. Ela tem um conceito bem diferente, inspirado nas artes. A sua visão de ensino é o equilíbrio entre conhecimento científico, artístico, e tecnológico.
Na prática, a escola adota vários métodos de aprendizagem ativa, projetos de formação integral, e cursos complementares no contraturno escolar.
Essa estrutura a levou a ser a melhor escola de SP no Enem em 2019, e a diversas aprovações em universidades internacionais. E também a coloca na lista de colégios mais caros do Brasil em 2024, segundo a revista Forbes.
Neste texto, você descobrirá os detalhes sobre o projeto acadêmico, quanto custa a mensalidade, verá as avaliações dos pais sobre o ensino, e muito mais. Boa leitura!
Índice do post
Visão geral do colégio
A Móbile é uma escola particular que fica em Moema, na Zona Sul de São Paulo. Oferece aulas em período integral e semi-integral, em instalações que ocupam um quarteirão inteiro no bairro. As turmas vão do Ensino Infantil ao Médio. Também tem projeto bilíngue para algumas séries.
A escola foi fundada em 1975, na Rua Escobar Ortiz, em São Paulo. Naquela época, tinha apenas 10 alunos no Ensino Infantil. Com o tempo, expandiu as atividades e se tornou referência no bairro. Atualmente os diretores-gerais são Maria Helena Bresser, Daniel Bresser e Wilton Ormundo.
Veja abaixo um raio X com as principais informações da escola:
Séries | Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. |
Posição no Enem | Melhor escola do estado de SP em 2019, segundo levantamento próprio. |
Modelo de escola | Particular, de ensino contemporâneo, com projeto bilíngue e ensino integral. |
Estilo de ensino | Moderno e inovador, com metodologias ativas e de formação integral dos alunos. |
Valor da mensalidade | Varia de R$ 5.100 para Ensino Infantil a R$ 6.450 para Ensino Médio, segundo levantamento da Revista Forbes. |
Instalações | Área verde; auditório; biblioteca; cantina; enfermaria; estacionamento; pátio coberto e descoberto; quadra coberta; refeitório; viveiro de animais; laboratório de ciências; laboratório de robótica/maker; sala de artes; sala de esportes; sala de leitura; sala de música. |
Diferenciais | Projeto pedagógico completo; ensino bilíngue e integral; atividades complementares; estudos internacionais. |
Ensino de idiomas | Inglês (em projeto bilíngue) e espanhol. |
Atividades extracurriculares | Artes marciais; ballet; basquete; circo; dança; futebol; ginástica; handebol; ioga; judô; patinação; skate; tênis; voleibol; culinária; educação financeira; empreendedorismo; horticultura; idiomas; cultura maker; orientação vocacional; preparação para vestibulares; artes; desenho; literatura; música; teatro. |
Bolsa de estudos | Não há informações sobre oferta de bolsas de estudo. |
Uniformes | Os uniformes são de uso obrigatório. Eles são adquiridos pelos pais. |
Contato | Telefone: 11 5536-4402 ou 11 4040-3088 (WhatsApp) Site: https://www.escolamobile.com.br/contato/ |
Como chegar?
A Escola Móbile fica na Rua Diogo Jácome, n. 818, em Moema. Tem prédios no n. 848, e na Rua Araguari, n. 167 também. Todos ficam no mesmo quarteirão.
A localização é excelente, e é bem tranquilo de chegar. O colégio fica a cerca de 15 minutos do portão 6 do Parque Ibirapuera.
A única reclamação é que tem bastante trânsito nos horários de entrada e saída da escola. Na verdade, esse é um problema da cidade em si, e não do colégio, mas tira a paciência de alguns pais.
📍 Clique aqui para ver a localização no Google Maps
Quais são os diferenciais da Escola Móbile?
O principal diferencial é o próprio conceito da escola, que mistura conhecimento científico, cultural, e tecnológico. A partir destas áreas de conhecimento, prepara crianças e adolescentes para os melhores vestibulares do país.
Um detalhe curioso é que esse modelo nasceu inspirado nas artes. O artista Alexander Calder criou os “móbiles”, esculturas com placas de metal equilibradas em fios de arame. As placas ficam suspensas no ar, em movimento, com infinitas variações.
A fundação do colégio foi marcada por essa abordagem “flexível” e inventiva, e segue assim até hoje.
Os principais diferenciais que compõem essa proposta são:
- Projeto pedagógico: Com foco na formação integral dos alunos, na formação de repertório cultural e aprovação em vestibulares.
- Projetos bilíngue e integral: Programa de ensino de inglês com base em conceitos modernos de educação.
- Atividades complementares: Feiras, projetos, eventos e atividades extracurriculares.
- Estudos internacionais: Preparação especial para quem quer fazer faculdade fora do país.
Projeto pedagógico
O projeto pedagógico enfatiza a ideia de “biblioteca cultural”, que significa dar referências para que os alunos componham a sua própria visão de mundo. Os professores expõem os alunos a diversos conceitos, métodos e temas, o que dá mais autonomia sobre o processo de aprender.
Essa abordagem se concentra em quatro pilares:
- Excelência acadêmica: Valorização do conhecimento científico, tecnológico, e artístico.
- Autonomia: Formação de pessoas com senso crítico.
- Olhar individualizado: Proximidade com os alunos.
- Qualificação: Professores com excelente formação.
O ensino também tem um forte aspecto social na Escola Móbile. Tem atividades antirracistas, ações solidárias e práticas pedagógicas que ensinam a respeitar as diferenças. A maioria das escolas trabalha essas virtudes, mas poucas fazem com projetos ou módulos específicos.
Em paralelo, a escola desenvolve preparações específicas para vestibulares ou provas concorridas, como o Enem.
Esse projeto pedagógico se desdobra através dos três níveis de ensino do colégio, Infantil, Fundamental e Médio. A abordagem é a mesma nas aulas em período parcial e integral. O que muda é a quantidade de horas do currículo.
A Educação Infantil está disponível em modelo regular ou bilíngue integral. Em ambas, o ensino acontece principalmente por atividades lúdicas e pelo contato com os colegas. Além de alfabetização, iniciam aqui as bases para desenvolvimento de senso crítico, letramento digital, e formação cultural.
O Ensino Fundamental está disponível em modelo regular e com projeto bilíngue integral. O aprendizado ocorre por meio de “situações-problema”, em que os professores apresentam um desafio e os alunos trabalham juntos na resposta. Este método desenvolve criatividade, pensamento crítico e raciocínio lógico, enquanto ensina o conteúdo das matérias.
O Ensino Médio está disponível em modelo regular, com aulas no contraturno em 2 dias da semana. O currículo é dividido em duas partes: uma obrigatória, com as matérias básicas, e outra de aulas opcionais, que os alunos escolhem com base nos seus interesses.
Algumas opções disponíveis são:
- Iniciação científica e artística.
- Produção de texto.
- Treinamentos esportivos.
- Cursos avançados de disciplinas obrigatórias.
Projetos bilíngue e integral
O ensino bilíngue começou na Escola Móbile em 2023, para turmas a partir de 4 anos de idade. É em tempo integral e adapta o projeto pedagógico padrão para o idioma inglês.
Um diferencial apontado pela direção nesse projeto é o pensamento computacional. Os alunos são apresentados a um desafio, e constroem junto com os professores os passos para solucionar. Tudo isso acontece paralelamente em inglês e português.
O projeto bilíngue também trabalha habilidades comportamentais, como liderança, inteligência emocional e comunicação.
A proposta é tornar as crianças fluentes nos dois idiomas já nos primeiros anos de escola. A alfabetização começa em português, seguindo uma metodologia própria, e aos poucos o inglês é inserido na rotina, até se tornar uma língua oficial do currículo.
No momento, tem ensino integral e bilíngue apenas no Ensino Infantil. A proposta é implementar para o Fundamental em 2024 e 2025.
O Ensino Médio é integral. Tem aulas em dois períodos em parte da semana, onde os alunos participam de aulas extras, preparação para vestibulares, cursos complementares ou projetos avançados. Essas atividades não têm custo extra.
Atividades complementares
As atividades complementares se dividem em projetos anuais que fazem parte do currículo, e cursos opcionais. São vários temas, mas sempre dentro dos eixos de tecnologia, ciências e cultura.
Os projetos da Escola Móbile são:
- Projeto antirracista: Série de atividades sobre relações étnico-raciais e respeito às diferenças. Inclui formações para professores, políticas afirmativas para contratação de profissionais, programas de inclusão, seleção diferenciada de materiais didáticos, entre outros.
- Cultura de mão em mão: Ações comunitárias com alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
- Ações comunitárias: Séries de ações voluntárias com alunos de diversos níveis de ensino.
- Conviver na web: Projeto sobre cultura e cidadania digital.
- Mostra de artes: Exibição das obras feitas nas aulas de artes por alunos de todas as séries.
- Orientação profissional: Oficinas sobre mercado de trabalho para alunos do Ensino Médio.
- Mostra de curtas: Exibição de filmes em inglês feitos por alunos do 8º ano do curso de Artes Cênicas do colégio.
- Iniciação científica: Desenvolvimento de projetos de pesquisa por alunos do Ensino Médio, sobre temas que eles mesmos escolhem.
- Fora da bolha: Criação de podcast sobre algum tema relacionado à diversidade.
- Mostra de pensamento computacional: Exibição de trabalhos relacionados à informática, produzidos por alunos do Ensino Fundamental.
- Equipes de ajuda: Formação de grupos de alunos para auxiliar os colegas nos desafios da vida escolar, sob orientações de funcionários do colégio.
- Montagens teatrais: Conjunto de atividades relacionadas à teatro e expressão corporal.
A Escola Móbile também tem cursos extracurriculares, com aulas durante todo o ano. As opções são:
- Artes marciais.
- Ballet.
- Basquete.
- Circo.
- Danças.
- Futebol.
- Ginástica.
- Handebol.
- Ioga.
- Judô.
- Patinação.
- Skate.
- Tênis.
- Voleibol.
- Culinária.
- Educação financeira.
- Empreendedorismo.
- Horticultura.
- Idiomas.
- Maker.
- Orientação vocacional.
- Preparação para vestibulares.
- Robótica.
- Artes.
- Desenho.
- Literatura.
- Música.
- Produção artística.
- Teatro.
Os cursos têm custo extra na mensalidade, exceto quando fazem parte de algum currículo, como é o caso do Ensino Médio, dependendo da atividade.
Estudos internacionais
A Escola Móbile tem um Departamento de Estudos Internacionais que prepara estudantes para estudar em universidades estrangeiras. Os estudos vão desde os primeiros contatos com idioma até envio de carta de recomendação dos alunos.
As atividades desenvolvidas pelo departamento são:
- Construção de biblioteca cultural. É o projeto pedagógico em si, que coloca os alunos em contato com diferentes idiomas e culturas, o que amplia sua visão de mundo e dá repertório para a vivência internacional.
- Palestras, feiras e eventos com representantes de universidades de vários países.
- Oficinas sobre cada etapa do processo de candidatura. Inclui montar uma lista de universidades, fazer redação, montar um currículo de atividades complementares, fazer provas de língua inglesa e acompanhar editais de bolsas de estudos.
- Curso preparatório para o SAT. Esse é um teste estudantil solicitado pelas universidades na hora do processo seletivo.
- Programas de férias para iniciar o contato com outras culturas e idiomas.
- Participação em eventos no exterior para estreitar relações do colégio com universidades.
- Plataforma de ensino com ferramentas para facilitar a busca e contato com universidades.
Como são as instalações da Escola Móbile?
As instalações são amplas e modernas. Tem prédios específicos para o ensino infantil, fundamental e médio, além de espaços de uso comum.
Entre os ambientes estão:
- Área verde.
- Auditório.
- Banheiro infantil.
- Biblioteca.
- Câmeras de segurança.
- Cantina.
- Enfermaria.
- Estacionamento.
- Pátio coberto.
- Pátio descoberto.
- Quadra coberta.
- Refeitório.
- Viveiro de animais.
- Laboratório de ciências.
- Laboratório de robótica/maker.
- Sala de artes.
- Salas climatizadas.
- Sala de esportes.
- Sala de leitura.
- Sala de música.
Veja alguns vídeos sobre o espaço interno do colégio:
Qual é o preço da mensalidade da Escola Móbile?
A Escola Móbile é uma das mais caras do Brasil. Veja os valores da mensalidade mais atualizados que tivemos acesso:
- Ensino Infantil: R$5.100.
- 1 a 5º ano do Fundamental: R$5.150.
- 6 a 9º ano do Fundamental: R$5.640.
- Ensino Médio: R$6.450.
Além do valor da mensalidade, também tem uma taxa de matrícula que fica na faixa de R$2.000 a R$3.000, dependendo do nível de ensino. Os dados são de um levantamento da Revista Forbes.
Como é a matrícula na Escola Móbile?
O processo de matrícula é relativamente simples, mas tem várias etapas antes do aluno ser aprovado para começar a estudar.
Os passos são:
- Fazer o cadastro no site da escola.
- Agendar uma reunião online para conhecer os detalhes do processo seletivo.
- Encontro presencial e visita guiada pela escola, para conhecer o projeto pedagógico e as instalações. Não é obrigatório, mas recomendável.
- Enviar a ficha de inscrição para seguir com a matrícula.
- Para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a matrícula segue uma “ordem de chegada” até ocupar todas as vagas.
- A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos passam por avaliações acadêmicas e socioemocionais.
- Depois que os resultados das avaliações são divulgados, quem passa é chamado para fazer a matrícula.
Como é estudar na Escola Móbile? Veja as avaliações
Praticamente todos os comentários elogiam a qualidade de ensino e o nível técnico dos professores. O consenso é que o projeto pedagógico funciona e dá pra notar o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes em pouco tempo.
👇 Veja alguns exemplos de comentários que ressaltam esses pontos:
A melhor parte é o método de ensino e as relações alunos-professores e alunos-coordenadores. O ensino apresenta desafios para os alunos, questiona o material, além de só fazer memorizar datas, nomes e equações.
A cada ano que passa fico mais feliz de ter escolhido a Móbile para os meus filhos em detrimento de outras escolas renomadas e internacionais.
Escola de ponta em SP. Sem medo de errar, posso dizer que é a melhor escola da nossa cidade. Tem ensino avançado, faz o aluno pensar, não só decorar. Professores dedicados, experiências muito interessantes. A taxa de aprovação no vestibular é muito boa também.
Um ponto curioso é que o Móbile tem uma fama de “colégio de elite”. Não é um comentário apenas sobre o valor da mensalidade, é mais um deboche contra uma elite supostamente alienada. Veja o sarcasmo no tweet abaixo:
Ele se refere a um episódio polêmico na escola, envolvendo o clássico Diário de Anne Frank. Durante uma aula de inglês, os alunos leram uma versão sem censura do livro. Alguns adolescentes ficaram desconfortáveis e os pais reclamaram.
A história resumida é a seguinte: o pai de Anne Frank censurou partes do diário da filha, que falavam sobre temas sexuais. Algumas edições mais recentes incluíram todos os registros. O colégio usou uma dessas versões com o texto completo na aula.
Virou uma confusão, com muita gente criticando o colégio por retirar o livro do currículo, usando o argumento de “sério que essa suposta elite quer censurar um livro clássico?”. Outras pessoas acharam que a versão era realmente muito pesada para aquela faixa etária.
Enfim, essa confusão não diminui os méritos da Escola Móbile. Além da didática ser muito boa e os alunos se sentirem respeitados, o colégio aborda temas “polêmicos”, como esse, ou então racismo e homofobia, sem medo de se posicionar.
👇 Nem todo mundo gosta, como mostra esse relato de uma profissional, mas é importante as famílias saberem na hora de fazer a matrícula.
Essas pautas às vezes viram questões políticas de “esquerda” e “direita” em alguns grupos. Então é bom entender os detalhes da discussão, para não afetar a sua visão sobre o colégio. 😉
E aí, gostou da Escola Móbile? 😁 Se você estiver na busca da escola ideal para o seu filho, recomendamos ler nossos guias completos dos colégios particulares de SP. Tem todas as informações que você precisa para fazer a melhor escolha. Estes são os mais recentes:
Comentar