Começar um novo relacionamento é um passo muito importante depois de um término. Mas muitos ficam nervosos na hora de apresentar o novo parceiro aos filhos.
Tem hora certa para apresentar o novo parceiro? Com quanto tempo de namoro eu conto? Ele vai sentir ciúmes? Vai comparar o novo namorado com o pai? Isso vai afetar meu relacionamento com meu filho? 🤔
São muitas perguntas – e neste texto você encontrará a resposta de todas. Veja dicas para tornar o encontro tranquilo, e histórias reais de mães que apresentaram o novo namorado aos filhos com sucesso.
Índice do post
Como apresentar o namorado aos filhos?
O passo mais importante é criar um ambiente favorável e confortável para todas as partes.
Os principais pontos são:
- Tenha certeza que seu filho não tem nenhum trauma relacionado à separação dos pais.
- Apresente o namorado aos filhos quando tiver certeza que o relacionamento vai durar.
- Não compare o pai do seu filho com o seu novo namorado.
- Crie memórias positivas com base nos interesses do seu filho.
- Seja casual no começo, até a criança se acostumar com a ideia de um namorado novo para a mãe.
Para colocar tudo em prática, atente-se ao seguinte:
- Converse antecipadamente. Diga que um amigo bem especial convidou para um passeio. Pergunte se a criança quer ir e observe a reação. Pergunta o que ela acha, se gosta desse tipo de passeio, se quer ir em outro lugar, etc.
- Comece devagar. Planeje uma atividade fora de casa, ou inclua o novo namorado em algum plano que já existe entre vocês, pra ele não parecer “invasivo”.
- Atividades em grupo são ótimas porque tiram a pressão da interação direta entre os dois, o tempo inteiro.
- Não revele de cara se achar que o seu filho pode reagir mal. Muitas histórias começam com a mãe apresentando o namorado aos filhos como se ele fosse um amigo. E só depois conta o que aconteceu. Só não pode demorar demais para revelar, senão o filho sente que foi passado pra trás.
- Planeje um passeio legal. Pode ser uma noite de filmes em casa, ir à praia, fazer trilha, etc.
- Escolha atividades que permitam criar conexão, como jogar bola ou brincar no parque. Por exemplo, ir ao cinema talvez não seja tão legal para o primeiro passeio, porque fica cada um na sua.
- Conte ao seu namorado o que o seu filho gosta. Brincadeiras preferidas, herói favorito, estilo de música que mais ouve, coisas que ele não curte, etc.
- Aproveite os gostos comuns. Se o namorado e o seu filho torcem pelo mesmo time de futebol, que tal ir ao estádio?
- Tire as dúvidas do seu filho depois que ele conhecer o namorado. Pergunte se gostou (da experiência, não da pessoa). Quando revelar que vocês estão saindo, lembre o seu filho que ele ainda é a prioridade nº 1.
Estas são as orientações gerais. Mais abaixo tem dicas específicas para crianças e adolescentes.

Mas, antes disso, que tal ler algumas histórias reais de casais que passaram por essa fase com sucesso? São várias histórias do Reddit que aplicam as estratégias acima.
O meu marido conheceu as crianças em uma festa de fim de ano em casa. Tinha clima de churrasco, primos e tias, então uma pessoa a mais não era o centro das atenções. Não agimos como namorados, só como amigos. Ele conversou naturalmente com meus filhos. No fim da festa, contei que estávamos saindo, e perguntei se eles queriam conhecer ele melhor. Elas concordaram e saímos para jantar. Depois de um tempo ele começou a vir em casa, brincamos todos juntos lá fora, cozinhamos juntos, fizemos noites de jogos. Respeitamos o tempo de todo mundo e estamos juntos há 6 anos!
Mantivemos tudo casual, no começo a gente se comportava como amigo. Se ele tiver filhos ou sobrinhos, todo mundo pode brincar junto no parque. Foi assim que eu fiz. No meu caso, o namoro não deu certo, mas até hoje a gente sai pra brincar junto. Só se comporte como casal na frente das crianças se vocês estiverem realmente certos que vai durar.
Vocês podem brincar no parque. Tira um pouco da pressão de ser um passeio a três. Se preferir, esse primeiro contato pode ser mais breve. Depois você pergunta se o filho gostou, e sugere saírem de novo no futuro, com mais tempo.
Meus filhos tinham 4 e 8 anos quando conheceram meu marido. Ele conheceu minha filha em um café da manhã na nossa cafeteria preferida. Depois, ele foi pra minha casa para ensaiar (nós dois somos músicos) e ficou para o jantar. Só depois de alguns encontros desse é que mostramos carinho na frente das crianças.
Tem hora certa para apresentar o namorado aos filhos?
Tem mais a ver com a estabilidade do relacionamento do que com a idade da criança ou os meses de namoro.
Pergunte-se o seguinte:
- Seu namorado sabe lidar com crianças ou adolescentes?
- Você quer viver uma vida familiar com ele?
- O namoro está sólido mesmo?
- Seu namorado está preparado para esse nível de comprometimento?
- Seu namorado sabe qual papel vai assumir? Ele quer ser o “novo pai” do seu filho, ou quer ser parceiro dele?
- Seu namorado é um exemplo positivo para o seu filho?
Com base nessas respostas você saberá quando é o momento. 😉
Como apresentar o namorado aos filhos pequenos?
- Mencione o namorado casualmente antes da apresentação oficial.
- Não se comportem como namorados na frente da criança logo de cara. Deixem ela ficar confortável com a pessoa primeiro.
- Escolha um ambiente confortável, como parque, passeio que a criança goste, ou até em casa mesmo (com cuidado e sem a pessoa dormir lá).
- Use objetos de transição, como presentes ou lembrancinhas que geram boas memórias.
- Depois desse contato inicial explique a situação do casal de forma simples e que a criança entenda.
- Tenha paciência e respeite o ritmo da criança. Talvez precise de alguns passeios até você poder contar que estão namorando.
- Quando contar, explique o que significa: que agora tem mais uma pessoa na vida de vocês, que essa pessoa é muito bacana, mais alguém para brincar, e assim por diante.
- Reforce que o filho é a prioridade nº 1 e que isso nunca vai mudar.
- Não pressione ninguém a interagir. Deixe os laços se formarem naturalmente.
🎁 Um detalhe importante sobre os presentes: vá com calma. A ideia é criar lembranças positivas, não comprar o amor da criança.
Não é pro seu namorado chegar em casa com um urso gigante pra sua filha, ou com um videogame novo. É mais pro caso de vocês irem ao parque, o namorado se oferecer pra comprar um sorvete. O ideal é você falar antes qual o sabor de sorvete preferido dela. 😉
Se o namorado tiver a iniciativa, for junto com ela escolher, ajudar a montar a casquinha e entregar na mão dela, cria um vínculo positivo.

Como apresentar o namorado aos filhos adolescentes?
Você pode aplicar todas as dicas acima, só precisa adaptar o contexto para um adolescente. Por exemplo, quando falar que gosta da pessoa, pode ser mais direta, porque adolescentes já entendem como funcionam as relações românticas.
Além dessas, recomendo as dicas abaixo. Elas são deste post aqui (em inglês). Quem escreveu foi um adolescente de 17 anos, sobre a experiência da mãe em apresentar o namorado para ele. Abaixo tem a tradução, e alguns complementos a partir de histórias postadas no Reddit.
- Fale que você está gostando de uma pessoa. Algo como: “Olha, pode ser meio esquisito, mas estou gostando de uma pessoa. Você não precisa se envolver se não quiser, mas é importante você saber”.
- Respeite a privacidade do adolescente. Pergunte se ele quer conhecer a pessoa, se está preparado para encontrá-la, quando e como quer fazer.
- Prefira passeios públicos do que receber o namorado em casa (a menos que o adolescente permita). Pode criar uma sensação de que tem alguém invadindo o espaço.
- Pergunte como o adolescente quer se envolver. Se quer sair mais vezes, se “aprova” o namoro, se está tranquilo, se quer conhecer mais, etc.
- Não espere que seu filho ame o seu namorado logo de cara. Dê tempo para a relação crescer.
- Deixe os presentes pra lá, pelo menos no começo. Adolescentes são espertos e vão entender como “putz, esse cara tá tentando me comprar”. Só dê presentes se for algo realmente natural, e com o passar do tempo.
- Seu namorado deve ser amigável, mas sem se esforçar demais para ser legal, sabe? Se não ele fica com essa cara aqui 👇 e seu filho pode achar um porre.

Estava pesquisando histórias de pais que apresentaram namorados para filhos adolescentes e achei uma ótima descrição do primeiro encontro:
Pai: Filhos, essa aqui é a Fulana, minha namorada.
Namorada: Oi, prazer em conhecer vocês!
Filhos: E aí, tudo bom? Viu, a gente tá indo jogar Fortnite.
(A porta se fecha e só dá pra ouvir barulho de tiro e a gurizada reclamando de hackers).
Mais fácil do que parece, né? 🤣 Pena que nem todo adolescente é tranquilo assim!
Espero que as dicas te ajudem a construir essa nova etapa do seu relacionamento. 🥰 Nem sempre é fácil, mas com paciência, tem como fazer!
O segredo para apresentar o novo namorado aos filhos é entender e respeitar o momento deles. Preste atenção em quanto tempo faz que você se separou do pai deles, se eles ficaram muito sentidos com a relação, se naturalmente aceitam melhor as mudanças de rotina, etc.
A partir daí, aplique as dicas, trace o melhor plano de ação, e aproveite muito essa nova fase da sua vida! Ah, e não se esqueça de comentar aqui embaixo como foi esse momento 👇



Comentar