O Coleguium é uma rede de ensino com 37 anos de história, com escolas em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, e no Pará.
Todas as unidades seguem uma linha pedagógica semelhante, que conecta os conteúdos das aulas com a vivência dos estudantes. Algumas também focam no ensino de inglês, incluindo projeto bilíngue.
O método rendeu bons resultados no Enem em 2023: escolas da rede Coleguium estão entre as 10 melhores de Minas Gerais, e as 50 melhores do Brasil.
Descubra como é o ensino do Coleguium, qual é a estrutura das escolas, conheça a história, como é o processo seletivo para bolsa de estudos, e muito mais!
Índice do post
Visão geral do colégio
O Coleguium foi fundado em 1987, em Belo Horizonte. Ao longo dos anos se tornou uma rede, com escolas em diversas cidades.
Em 2013, o coleguium foi adquirido pelo Grupo Eleva, dono de várias escolas particulares de renome em todo o Brasil, como Eleva e Pensi, do RJ.
O Coleguium tem aulas do Ensino Infantil até o Ensino Médio. O estilo é tradicional, com foco na preparação para o Enem e vestibulares.
Este texto fala sobre a rede Coleguium como um todo, sem entrar em detalhes sobre cada unidade. Ao longo do post você verá links para conhecer cada uma de perto. 😉
Veja abaixo um raio X com as principais informações da rede Coleguium:
Séries | Educação Infantil ao Ensino Médio. |
Posição no Enem | 6º melhor do Enem em Minas Gerais em 2023, segundo levantamento do G1 e do Jornal Estado de Minas. |
Modelo de escola | Particular, de ensino tradicional, seguindo linha pedagógica de aprendizagem significativa. |
Estilo de ensino | Ensino focado em aprovação nos principais vestibulares, no contato com outros idiomas, e com oferta de atividades complementares. Algumas escolas do grupo são bilíngues, outras têm aulas em período integral até os primeiros anos do Ensino Fundamental. |
Valor da mensalidade | Não informado. |
Instalações | Varia em cada unidade. Em geral: área verde; banheiro infantil; biblioteca; parque; pátio coberto e descoberto; quadra coberta; sala de esportes; sala de leitura; laboratório de robótica/maker; refeitório; laboratório de ciências. |
Diferenciais | Projeto pedagógico; projeto bilíngue; programas complementares; história em BH. |
Ensino de idiomas | Inglês na grade curricular. Algumas unidades também têm currículo americano, ou projeto bilíngue. |
Atividades extracurriculares | Futsal; judô; ginástica rítmica; danças (ballet, jazz e danças urbanas); leitura e alfabetização; aulas de arte; música; teatro; esportes, dança; oficinas pedagógicas. |
Bolsa de estudos | Tem um programa de bolsas de até 70%, para todas as séries. |
Uniformes | De uso obrigatório, devem ser adquiridos pelos pais em lojas credenciadas. |
Contato | Telefone: (31) 3490 – 5000 WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=553134905000 Site: https://coleguium.com.br/contato/fale-conosco/ |
Quais são as unidades do coleguium?
O Coleguium tem 19 unidades. Quinze delas estão em Belo Horizonte:
- Alípio de Melo.
- Carlos Prates.
- Castelo.
- Castelo Manacás.
- Gutierrez (Fundamental e Médio)
- Gutierrez (Infantil)
- Internacional Belvedere.
- Internacional Buritis.
- Internacional Cidade Nova.
- Internacional Pampulha.
- Jaraguá.
- Nova Suíça.
- Ouro Preto.
- Ouro Preto Integral.
- Santa Amélia.
As demais ficam nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa, e Nova Lima. No Pará, o Coleguium fica em Parauapebas.
📍 Clique aqui para acessar o mapa com a localização de todas as unidades do Coleguium.
Quais são os diferenciais do Coleguium?
O principal atrativo do Coleguium é o projeto pedagógico completo, que inclui oferta de atividades complementares variadas.
Os diferenciais da escola são:
- Projeto pedagógico: foca em relacionar o conteúdo das aulas com as experiências de vida dos alunos. Inclui ensino integral em algumas unidades.
- Ensino de inglês: a rede tem diferentes projetos voltados ao idioma, que variam de acordo com cada unidade.
- Programas complementares: oferta de projetos acadêmicos de orientação profissional, preparação para vestibulares, esporte, e cultura.
- História em BH: 30 anos de história em BH, com recentes expansões para outras cidades.

Projeto pedagógico
Em todas as unidades, a linha pedagógica do Coleguium é chamada de modelo de aprendizagem significativa. Os professores contextualizam as matérias conforme as experiências de cada estudante.
O objetivo é facilitar o aprendizado através das conexões com o que as crianças vivem e veem todos os dias. Essa metodologia também incentiva a formação do pensamento crítico e cidadão.
As turmas são de Ensino Infantil, Fundamental, e Médio. Na maioria das escolas as aulas são em meio-período. As unidades abaixo oferecem opção de ensino integral:
- Coleguium Castelo.
- Coleguium Gutierrez.
- Coleguium Jardim Canadá.
- Coleguium Nova Suíça.
- Coleguium Internacional Belvedere.
- Coleguium Internacional Buritis.
- Coleguium Internacional Carajás.
- Coleguium Internacional Cidade Nova.
- Coleguium Internacional Pampulha.
- Coleguium Manacás.

Nas escolas integrais, os alunos têm um currículo de eletivas e atividades complementares no contraturno, incluindo oficinas, aulas de esporte e cultura, aulas de reforço, e outras atividades pedagógicas. O ensino integral está disponível para Ensino Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.
Outro detalhe bacana é que, em todas as unidades, cada nível de ensino têm projetos pedagógicos específicos.
Na Educação Infantil, a educação é lúdica, com foco nas brincadeiras e na aprendizagem prática. Os projetos pedagógicos estimulam desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A direção destaca projetos de leitura e contação de histórias.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos aprendem a conectar os conteúdos das aulas com suas experiências de vida, a fazer pesquisas, e a criar hábitos de estudo. Desenvolvem maior autonomia, e fazem projetos práticos em conjunto com professores e monitores.
A partir da 6ª série do Ensino Fundamental, os professores incentivam os alunos a refletirem sobre o conhecimento, e a buscarem mais informação sobre as matérias. Os projetos pedagógicos ajudam os alunos a questionar, se expressar, e colaborar em equipe.
O Ensino Médio é o momento de preparação para o vestibular. É um processo de sintetizar o conhecimento dos anos anteriores, e estudar temas mais complexos. Os projetos pedagógicos incluem preparação orientação profissional e preparação específica para o Enem.
Ensino de inglês
As aulas de inglês fazem parte do cotidiano de todos os alunos do Coleguium. Em algumas escolas como parte da grade curricular, em outras por meio de projetos mais detalhados e imersivos.
Algumas unidades do Coleguium são colégios bilíngues. Ou seja, os alunos têm contato com dois idiomas desde os primeiros anos de escola, e falam inglês em todo momento, não apenas nas aulas específicas do idioma.
Os detalhes do ensino bilíngue variam de acordo com a unidade.
Por exemplo, no Coleguium Internacional Buritis, as aulas são 50% do tempo em inglês, 50% em português, em todas as disciplinas.
Esta unidade também tem um um programa de High School, em que alunos aprendem as matérias do currículo dos EUA, em aulas ministradas totalmente em inglês, e com orientação de professores nativos.

Na Unidade Pampulha, que fica no bairro São Luiz, o projeto bilíngue funciona assim:
- Na Educação Infantil, metade do turno é em inglês.
- Quando chegam ao Ensino Fundamental, os alunos têm 10 horas-aulas de inglês por semana.
- A partir da 2ª série tem aulas de inglês todos os dias.
- A partir do 4º ano os alunos participam de provas internacionais de proficiência.
- As aulas de inglês não são “isoladas” das demais matérias, elas se relacionam com a grade curricular geral do colégio.
Para quem não estuda nestas unidades, o Coleguium adota um programa chamado English for Life. São aulas de inglês todos os dias da semana, em carga horária maior do que o comum, e com material didático especial.
Além de ensinar o idioma, o Coleguium também tem um programa bilíngue chamado Academic Experience, para quem quer estudar no exterior. São aulas eletivas com base nos interesses de cada aluno, conduzidas totalmente em inglês, 6 vezes por semana.
Atividades complementares
Além das aulas tradicionais e de projetos de Língua inglesa, o Coleguium tem outras atividades complementares ou extraclasses.
👇 A direção aponta estes como os principais diferenciais:
- Laboratório de Inteligência de Vida: são aulas para integrar família e escola e promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. O currículo é adaptado para cada idade.
- Tecnologias e Experiências Criativas: atividades multidisciplinares sobre tecnologia. Tem eixos de Biotecnologia, Cidadania, Identidade Digital, Eletrônica e Programação. Estimulam raciocínio lógico por meio de projetos práticos.
- Ecossistema de Aprendizagem Inovador: é um conjunto de disciplinas e atividades que favorecem autonomia, criatividade, habilidades socioemocionais, resolução de problemas, colaboração, autoconfiança e pensamento crítico.
- Disciplinas eletivas: aulas opcionais e remotas, para complementar o conteúdo padrão de cada série. Alguns exemplos são física moderna, aprofundamento da geometria, escrita para questões dissertativas, e métodos científicos.
- Aulas de música: Aulas semanais de música, do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

A rede de ensino Coleguium também tem um Centro de Extensão para atividades esportivas. As modalidades são futsal, judô, ginástica rítmica e dança (jazz, ballet, e danças contemporâneas).
Também tem alguns projetos exclusivos para o Ensino Infantil: ações de alfabetização e leitura, e um Programa de Educação Nutricional, com aulas de culinária infantil.

História
A história do Coleguium é muito rica, principalmente em Belo Horizonte. A escola nasceu como uma colônia de férias, em 1987. Com o passar dos anos, transformou-se em uma das principais redes de ensino do estado de MG.
Os principais pontos de destaque da história do Coleguium são:
- Em 1992 a escola mudou de nome para Coleguium, e inaugurou sua primeira turma de Ensino Fundamental. Dois anos depois, passou a ter turmas de Ensino Médio também.
- Em 2003 o Coleguium se tornou oficialmente uma rede de ensino em Minas Gerais.
- Em 2013 o colégio foi adquirido pelo Grupo Eleva.
- Em 2017 inaugurou seu primeiro colégio bilíngue, o Internacional Buritis.
- Em 2020 inaugurou a primeira escola fora de MG, em Parauapebas, no Pará.
Quem comprou o Coleguium?
O Grupo Eleva, que adquiriu a rede Coleguium, é um dos maiores grupos educacionais do Brasil. Eles são donos de várias escolas ao redor do Brasil, mas cada uma opera de forma independente.
Ou seja: as escolas fazem parte do mesmo grupo, mas não são iguais. Cada uma tem métodos, infraestrutura, e direções diferentes.
As primeiras escolas a fazerem parte do grupo foram o Elite e o Pensi, do Rio de Janeiro. Logo depois vieram o Coleguium, e o Alfa, do Paraná.
Como é a estrutura do Coleguium?
Os espaços físicos variam em cada unidade. Mas, em geral, as escolas da rede Coleguium têm:
- Área verde.
- Banheiro infantil.
- Biblioteca.
- Parque.
- Pátio coberto e descoberto.
- Quadra coberta.
- Sala de esportes.
- Sala de leitura.
- Laboratório de robótica/maker.
- Refeitório.
- Laboratório de ciências.
👇 A playlist abaixo tem o tour virtual de cada unidade.
Quanto custa a mensalidade do Coleguium?
Infelizmente o Coleguium não divulga valores atualizados de mensalidade. 😪 A direção passa o valor para os pais do início do processo de matrícula.
Os valores exatos dependem de série e unidade. Por exemplo, as escolas internacionais são mais caras.
Além da mensalidade, os pais também têm custos com material didático e uniformes.
👇 Se você tem informações atualizadas sobre as mensalidades, comente aqui embaixo! Essa informação ajuda demais pais e mães que estão procurando uma nova escola para seus filhos.
Como é o processo seletivo de bolsas de estudos do Coleguium?
Todos os anos o colégio tem um concurso de bolsas. É uma prova escrita, e o resultado define quem ganha bolsa e qual o valor.
Em resumo, o processo seletivo funciona assim:
- Cada aluno tem apenas uma tentativa.
- Alunos que já estão matriculados no Coleguium não podem participar.
- A partir do 2º ano do Fundamental, candidatos fazem uma prova de Português e Matemática.
- O resultado do processo é definido pela nota da prova, disponibilidade de bolsas, e vagas na turma pretendida.
- O valor máximo da bolsa é 70%.
- O processo seletivo garante bolsa apenas para o primeiro ano do aluno na escola. A manutenção da bolsa nos anos seguintes depende do rendimento escolar, e da disponibilidade de vagas.
- Bolsistas podem mudar de unidade ao longo da vida escolar. Basta solicitar à direção.
Se você quer participar do processo seletivo, clique aqui para ler o edital completo. Este documento tem todas as regras e condições, e a lista de conteúdos que caem na prova.
Quais são as avaliações do Coleguium?
Pais e ex-alunos costumam gostar do método de ensino. Mas, as percepções gerais variam de acordo com a unidade.
Por exemplo, há diversas avaliações detalhadas e positivas sobre o Coleguium Internacional Pampulha. Veja algumas:
Vim de SP à procura de um colégio acolhedor, que se preocupasse de verdade com o bem-estar e aprendizado do meu filho. Encontrei muito mais do que isso! Estou muito satisfeita.
Tanto meu filho quanto eu nos sentimos acolhidos por vocês. Muito obrigada!
Os professores e funcionários exercem um trabalho sensacional e maravilhoso com as crianças. Minha filha fica no berçário e é muito bem cuidada. Eles fazem trabalhos pedagógicos com os bebês. Hoje ela é super desenvolvida para a idade dela, graças ao trabalho das meninas.
Já na unidade Santa Amélia, a maioria das avaliações é negativa. As principais críticas são a infraestrutura física e os profissionais:
Escola com infraestrutura bem mediana levando em consideração o preço cobrado. Dizem que as salas são climatizadas, mas o ar condicionado funciona quando quer.
Profissionais frios e sem simpatia com a educação infantil! Infraestrutura péssima para as crianças.
Ótimo ensino, só está precisando de uma reforma no prédio, está com uma péssima aparência.
Também vale a pena observar os comentários de alunos no X (Twitter). O Coleguium tem uma comunidade engajada de alunos por lá. Infelizmente, não dá para ter muitos detalhes sobre as histórias, já que nem sempre tem informações sobre a unidade e série que a pessoa estuda.
Ainda assim, tem algumas discussões interessantes por lá. Uma das mais recentes foram as notas das redações dos alunos no Enem, em 2023.
O tweet se refere aos posts do Instagram do Coleguium, exaltando os resultados dos alunos. Normalmente são os pais que prestam atenção nessas coisas, mas dessa vez chamou até a atenção de quem estuda em outras escolas. 😁
De forma geral, as avaliações sobre o Coleguium são positivas, mas precisa avaliar cada unidade antes de fazer a matrícula.
🔎 Se quiser saber detalhes sobre uma unidade em específico, recomendamos fazer o seguinte:
- Acessar a lista de escolas e ver quais ficam perto de onde você mora.
- Procurar comentários específicos sobre elas no Google. Digite o nome da unidade(por exemplo, “Coleguium Internacional Belvedere”), que já aparece.
Se você pesquisar de forma mais geral, em Instagram ou Facebook, aparecem só informações sobre a rede como um todo.
Fazer isso ajuda a entender detalhes como qualidade dos profissionais, ou cuidado com espaços físicos. Também ajuda a descobrir situações específicas, como esta denúncia de 2023, envolvendo o Coleguium Nova Suíça.
Esperamos que tenham gostado do guia! Se ainda tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo. E, se já estuda no Coleguium, compartilhe a sua experiência com a gente!
Comentar