Festa de aniversário de duas irmãs

Os melhores temas de festa infantil para irmãs em 2024

Se as meninas fazem aniversário juntas ou em datas próximas, fazer uma única festa infantil para irmãs é uma excelente opção!

Além de economizar, você também criará um momento marcante para as duas e com certeza vai ajudá-las a ficarem ainda mais unidas. ✨

Existem diversos temas de aniversário que são bons pra esse caso, sejam 2 temas na mesma festa ou um único tema, mesmo quando os gostos das meninas são bem diferentes ou quando a diferença de idade é muito grande.

Além de explicar as tendências e apresentar a lista com os melhores temas de 2024 de festa infantil para irmãs, no final tem dicas de como montar a festa pras duas.

Como fazer decoração de festa infantil para irmãs

Escolher o tema e decoração para uma festa para irmãs é relativamente simples. Na verdade, conforme você for avançando na leitura, perceberá que é bem parecido com fazer uma festa individual.

Por isso, a lista de temas de festa infantil feminina para 2024 do blog do Tomo dos Pais é uma leitura super recomendada. Lá você encontrará vários temas que podem ser adaptados ou combinados com os deste post. 😉

A exceção é que uma festa dupla geralmente têm dois painéis e duas mesas para tirar as fotos, acomodar os bolos, doces e afins. Na festa abaixo, foi com o tema “sereia” e “Masha e o Urso”:

dois painéis de festa com mesas de doces, na esquerda tema de sereias nas cores verde e lilás, na direita cor de rosa com foto de masha e o urso

Essa foto ilustra o principal desafio de organizar uma festa para duas irmãs: acomodar os gostos de ambas. Existem três possíveis opções na hora de planejar a festa:

  1. Festa com uma só decoração. Quando as meninas concordam com o mesmo tema. É mais raro de acontecer, mas é a situação mais simples.
  2. Desmembrar um tema único em dois. Para dar individualidade quando as duas escolherem o mesmo tema. Significa fazer uma festa de Frozen com um painel da Elsa e outro da Anna, por exemplo. Ou festa de princesas com decoração de Jasmine e Ariel.
  3. Fazer a festa com temas completamente diferentes. Por exemplo, um lado da festa será do Mario e o outro lado do Sonic. A solução perfeita para quando elas não concordam ou tem gostos muito diferentes.

Uma das melhores saídas é pensar em um tema “genérico” e ir desmembrando. Uma forma de fazer isso é escolher o tema princesas, e fazer um painel de Branca de Neve e outro da Cinderela.

Assim fica mais fácil criar cenários harmoniosos e comprar as decorações. Mas não é regra – o importante é escolher temas que agradem ambas e que caibam no orçamento!

Quais são os prós e contras de uma festa dupla?

Fazer uma festa para duas irmãs tem algumas vantagens importantes para os pais:

  • É mais barato do que fazer uma festa para cada criança, especialmente se você pretende alugar um salão de festas.
  • É uma chance de fazer uma festa mais elaborada, ao invés de fazer duas festas simples. 
  • É uma excelente oportunidade das crianças conhecerem pessoas novas, como as amiguinhas da sala ou da escola da irmã. 

As principais dificuldades e pontos negativos são:

  • Dependendo de como a festa for feita, pode criar a sensação de ter que “dividir” um momento especial com a irmã.
  • Dificuldade em combinar os gostos das duas. 
  • Necessidade de um espaço maior para acomodar a todos com conforto. 

Festa infantil com dois temas juntos simples

Agora chegou a hora de conhecer os principais temas! Dividi a lista em três grandes grupos:

  • Festas de princesas: as preferidas entre as meninas, com decorações fáceis de encontrar e que ficam super legais quando feitas para duas irmãs.
  • Festas de heróis: no passado era um tema muito relacionado com os meninos, mas com grandes sucessos como Vingadores e Homem-Aranha, certamente as meninas também têm bastante interesse.
  • Festas de natureza: estão super em alta depois de um momento de isolamento social e são fáceis de adaptar para duas aniversariantes.

Abaixo você encontrará explicações sobre cada tema, sugestões de decoração e de itens para a festa, a faixa etária que sugerimos para o tema, e como usar no caso de uma diferença grande de idade. 

As indicações já estão feitas em pares para facilitar a sua escolha, mas lembre-se: não há restrições! Fique à vontade para misturar os temas da forma que quiser.

Como sempre faço nos posts de listas de temas de festa infantil, pesquisei em vários sites para encontrar as tendências. Os links estão abaixo e podem te ajudar a buscar mais inspirações:

  • Elo7: tem várias decorações, como topos de bolo, saquinhos para doces ou painéis. 
  • Etsy: assim como o Elo7, também vende vários elementos da decoração.
  • Pinterest: tem várias fotos de festa para se inspirar. 
  • Instagram: pesquise pela hashtag #festadeirma para encontrar mais sugestões de temas e fotos de festa. 

Quer recomendações como esta, mas completamente personalizadas para a sua família? Conheça o serviço de assinatura do Tomo dos Pais! Nós ajudamos pais e mães a darem uma vida épica pra filhas! Você pode assinar de graça e usar gratuitamente por quanto tempo quiser.

Festa infantil feminina de princesas

Festas de princesas nunca saem de moda, especialmente as da Disney. Não importa o ano, elas sempre são ótimas escolhas porque nunca saem do imaginário das crianças, nem mesmo dos adultos.

E são ótimas como tema de festa para duas irmãs por algumas razões:

  • Existem quinze princesas, o que significa que você pode fazer as mais diversas combinações possíveis! 
  • As princesas são amigas e interagem em algumas séries e filmes, então as crianças não vão estranhar ver Cinderela e a Branca de Neve juntas.
  • Cada princesa representa um universo próprio. Então além da personagem, você também pode usar outros elementos dos seus filmes e séries. 
painel de festa infantil com tema de princesas, com destaque para castelos cor-de-rosa

Cada princesa é uma ideia de tema com muito potencial. Abaixo, estão todas as princesas Disney:

  • Branca de Neve.
  • Cinderela.
  • Aurora.
  • Ariel.
  • Bela.
  • Jasmine.
  • Pocahontas.
  • Mulan.
  • Tiana.
  • Rapunzel.
  • Merida.
  • Moana.

Além delas, também tem as “princesas honorárias”, digamos assim, como Elsa e Anna, de Frozen, ou a Sininho, de Peter Pan. Como na festa não ficará escrito ” apenas princesas oficiais da Disney”, sinta-se livre para também usar essas outras personagens tão amadas pelas meninas.

Cinderela e Branca de Neve

A primeira combinação de temas é com as personagens mais clássicas. Elas já tem quase um século de história, mas continuam recebendo atualizações da Disney por uma boa razão: são populares entre todas as gerações.

Logo, não são ideais caso você esteja buscando por originalidade. Para ter uma ideia, existem mais de 1 milhão de pessoas seguindo estes temas de festa no Pinterest! 🤯 

A parte da Cinderela vai ter o azul-bebê como cor principal. Normalmente o azul é “a cor das festas de menino”, mas é a cor do vestido da princesa, então ninguém vai estranhar.

A da Branca de Neve também tem o azul em destaque, mas em tom mais vivo, além do amarelo e vermelho. Por isso, embora as cores combinem bem, precisa planejar o ambiente com cuidado para um lado não ficar mais chamativo do que o outro. 

Uma boa dica para criar uma intersecção entre os temas é incluir balões amarelos na parte da Cinderela, como na decoração abaixo, e fazer o mesmo nos painéis da Branca de Neve. 

salão de festas da cinderela, com painel ao fundo e mesas com toalhas azul à frente

Como são temas super comuns, é possível encontrar painéis sobre ambos em qualquer loja de festas infantis. Sites como o Elo7 também têm muitos itens de Branca de Neve e Cinderela.

Na maioria delas, as princesas e os seus vestidos são os pontos de maior destaque. Elas estarão em painéis, topos de doces, saquinhos para lembrancinhas e mais. Outros elementos possíveis são os seus castelos, os príncipes, os sete anões e o sapatinho de cristal.

No Pinterest, você pode ver vários tipos de festas da Branca de Neve e da Cinderela. A maioria são festas para apenas uma criança, mas basta fazer em dose dupla para uma festa para duas irmãs.

É um bom tema para crianças de até 10 anos e não precisa alterar nada em caso de diferença de idades.

Elsa e Anna

Este é um dos melhores temas para festas de irmãs, sem contestação!

Além de Frozen ser um enorme sucesso entre as meninas, as duas personagens são muito carismáticas e a própria história do filme fala muito sobre a relação entre elas. Por isso, além de ser tendência, também é um tema que pode ter a ver com as próprias aniversariantes! 

Na prática, será uma festa infantil de Frozen e como a maioria dos painéis de festa tem as duas personagens, já que ambas são muito importantes para a história, fica bem fácil encontrar opções.

Você só precisará escolher entre ter só um painel com as duas princesas, ou fazer dois painéis – um para a Elsa, e um para a Anna.

painel de festa infantil da frozen, com as princesas elsa e anna em destaque, e estruturas e balões nas cores rosa, lilás e azul

Se fizer um painel só, como na festa acima, tente deixar muito caprichado, já que será para as duas aniversariantes.

Uma forma de fazer isso é com vários balões, imagens de personagens, topos de doces bem bonitos e inclusão de outros personagens, como o Príncipe Hans e o Olaf.

Outro detalhe: pode ser mais difícil encontrar painéis só com uma personagem, já que na maioria das artes de divulgação de Frozen elas estão juntas. 

Se estiver em dúvidas sobre como montar os painéis, peça a opinião de alguma empresa de decoração (caso você tenha o apoio de uma para a festa). Se estiver fazendo por sua conta, converse com as suas filhas para entender o que elas preferem.

Elsa e Anna são um ótimo tema de aniversário para meninas de todas as idades. Não precisa alterar nada se for uma festa para irmãs de idades diferentes.

Bela e Ariel

As princesas Bela, de A Bela e a Fera, e Ariel, de A Pequena Sereia, têm pouco em comum, mas combinam super bem em uma festa infantil para irmãs. Isso porque elas estão entre as mais populares depois de Branca de Neve e Cinderela.

Mas caso queira fazer essa combinação, precisará dividir bem os espaços, já que as cores e elementos de uma são bem diferentes da outra. 

O lado da Ariel terá cores mais brandas, como verde-água, lilás e rosa claro, que remetem ao fundo do mar e às cores da Ariel. Cavalos-marinhos, caranguejos, corais e águas-vivas também estarão presentes.

painel de festa para irmãs da pequena seereia, com imagens da princesa e balões roxos e cor-de-rosa

Já na parte da Bela, as cores dominantes são o amarelo e o azul. Os elementos principais são a rosa na redoma de vidro, o castelo e o vestido da Bela.

Praticamente todos os painéis terão a princesa e a Fera, enquanto Ariel estará sozinha ou com seus amiguinhos do fundo do mar.

tema de festa infantil para irmãs da bela e a fera, nas cores marrom e com imagens da princesa

Os temas são indicados para crianças de 3 a 9 anos e também não precisa adaptar nada para uma festa com irmãs de idades diferentes.

Mulan e Moana 

Esta é uma decoração de festa infantil para irmãs fortes e independentes! Empoderamento é um tema que está super em alta e muitos pais buscam expor as crianças a personagens fortes e independentes. Mulan e Moana são as escolhas perfeitas!

Mulan chegou até a se disfarçar de homem para fazer parte do exército chinês e ajudar a liberar seu povo, enquanto Moana embarcou em uma jornada com o mesmo objetivo.

Visualmente, os dois temas não têm nada a ver. Mulan tem inspirações orientais, como por exemplo os doces como o dragão chinês Mushu e enfeites para mesa referenciando flores de cerejeira (embora esse símbolo seja mais associado ao Japão). 

painel de festa infantil feminina da Mulan feita em casa

Já Moana tem um estilo super tropical, com várias referências a mar, praia e natureza. Alguns exemplos são os coqueiros que fazem parte de alguns enfeites, ou o barco que a personagem usa no filme. 

Além disso, a estética dos próprios personagens também é bem diferente. Os traços de Mulan são mais delicados e os personagens menores – não à toa ela consegue ficar disfarçada de homem por tanto tempo! 

Por fim, Moana é um filme com um estilo mais 3D, o que cria uma diferença muito significativa no visual da festa. Mas não tem problema! Muitas festas infantis para irmãs têm dois lados completamente distintos. Desde que reflita bem o gosto das meninas, está tudo bem!

mesa de doces de festa infantil moana, com painel com imagem de praia no fundo

Festa infantil feminina de super-heróis

Nas gerações passadas era um tema quase exclusivo para meninos, mas agora faz sucesso com todos os gêneros! 

Isso acontece por duas razões principais: 

  1. Porque os pais mais modernos ligam cada vez menos para as distinções entre “coisas de menino” e “coisas de menina”. 
  2. Pelo gigantesco sucesso dos filmes recentes da Marvel nos cinemas.

Filmes como Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa fazem com que o universo dos heróis esteja em alta entre as crianças, inclusive as meninas de todas as idades.

O que é uma excelente notícia para quem quer planejar uma festa para duas irmãs, já que cada herói tem um mundo próprio para ser explorado.

Eles vivem em cidades diferentes, com temas e personagens variados. Mas de vez em quando também se unem em grandes grupos, como Vingadores ou Liga da Justiça. Cada um tem seus momentos de protagonismo, então as crianças gostam de vários deles.

Tudo isso oferece grande variedade de cenários e decorações para a festa. E assim como nas princesas, basta perguntar às filhas quais são os heróis preferidos.

Alguns dos super-heróis mais populares entre as meninas são:

  • Mulher Maravilha.
  • Thor.
  • Viúva Negra.
  • Homem Aranha.
  • Homem de Ferro.
  • Capitã Marvel.
  • Batman e Batgirl.
  • Supergirl e Superman.
  • Flash.

É relativamente fácil encontrar painéis, topos de doces e lembrancinhas sobre eles para festas de todos os tamanhos.

Homem de ferro e Mulher Maravilha

Começando a lista com personagens que têm muita aceitação entre o público feminino infantil: o Homem de Ferro, símbolo da Marvel nos cinemas, e a Mulher Maravilha, a super-heroína mais famosa da DC Comics.

As histórias dos personagens são muito diferentes, mas não é tão complicado quanto parece organizar uma festa dupla, já que as cores combinam muito bem

Ambos usam vermelho em seus uniformes, e também é fácil equilibrar as suas outras cores: vermelho e azul. Resultando em ambientes diferentes mas harmoniosos.

Mas se a sua família for mais tradicional, o tema do Homem de Ferro pode gerar algum estranhamento, já que muitas pessoas ainda o consideram um “super-herói de menino”.

Em 2016, uma família viveu essa situação quando a sua filha de 4 anos escolheu o herói como tema da festa e acabou gerando polêmica. Você pode ler a história aqui.

menina usando vestido vermelho, luva e máscara do homem de ferro. ao fundo, mesa de doces decorada em vermelho e amarelo, cores do herói

Na minha opinião, você não deveria deixar de fazer uma festa com tema “de menino” se as suas filhas quiserem. Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e muitos outros ensinam importantes lições para todos os gêneros. 💪

Ainda assim, alguns pais preferem ir pelo tradicional. Se for o seu caso, a Mulher Maravilha é a heroína ideal: ela é forte, independente, bondosa, e naturalmente mais associada às meninas.

Inclusive, é fácil encontrar decorações fofas, em que a personagem aparece quase como uma boneca.

painel de festa infantil para irmãs com o tema da mulher-maravilha

Estes temas são bons para meninas a partir de 4 anos. Caso haja uma diferença muito grande de idade entre as irmãs, é importante dividir a festa em 2 lados. A parte da irmã mais nova deve ter decorações mais fofas, enquanto a mais velha pode usar visuais inspirados nos filmes.

Batman e Superman

E falando em personagens que são mais populares entre os meninos… 😅

Batman e Superman são os personagens mais clássicos da DC Comics, que as crianças se acostumaram a ver em quadrinhos, televisão e cinema desde muito jovens. Por isso, mesmo as meninas conhecem bem e adoram! 

E como gênero neutro estão em alta – ou seja, quebrar os estereótipos do que é “de menino” e “de menina” –, esses heróis devem fazer sucesso como tema de festa para irmãs em 2024.

Inclusive, mesmo sendo temas clássicos de festas de menino, já existem decorações específicas para meninas com os personagens.

Um jeito muito criativo de fazer isso é acrescentando a cor rosa aos heróis, por mais que não façam realmente parte do seu universo. A imagem abaixo, de uma festa cor-de-rosa do Batman para menina é um excelente exemplo! 

festa para irmãs do batman, com os prédios de gotham e detalhes cor-de-rosa

Uma alternativa para quem quer dar um toque ainda mais feminino às festas das irmãs é adaptar as festas para os temas Batgirl e Supergirl.

Elas nasceram como “versões femininas”, mas se desenvolveram em personagens únicas e cheias de personalidade com o passar do tempo.

Apesar de não serem tão famosas quanto os personagens originais, as meninas também gostam muito delas e é mais simples encontrar painéis e topos de doces com a aparência mais delicada e feminina que muitos pais procuram.

painel de tema de festa infantil da supergirl, com balões vermelhos e azuis

É um tema sugerido para meninas a partir de 4 anos, mas que requer adaptações conforme a idade aumenta.

Se forem mais jovens, é melhor ir para decorações mais delicadas, com versões em miniatura dos personagens. Para as meninas mais velhas, visuais mais próximos aos quadrinhos ou filmes são uma boa pedida.

Pela mesma razão, se a idade das meninas for muito diferente, o ideal será ter dois painéis diferentes, para deixar ambas confortáveis com o estilo da festa.

Festa infantil feminina com temas da natureza

Conceito para todos os gêneros e idades e que continua em alta em 2024, especialmente depois de anos de isolamento social.

Diferente categorias de temas da lista, nessa categoria você pode ter um tema só para as duas aniversariantes, sem necessidade de dividir a festa ou painéis. 

A maioria das crianças gosta de animais e de ambientes como florestas ou oceano, então é fácil chegar a um acordo entre as duas meninas para fazer uma festa dupla com um tema só.

Fundo do mar

Um tema super clássico, ideal tanto para as festas de menina individuais quanto em dupla. Apresenta um universo fantástico, pronto para ser explorado de diferentes formas na decoração.

Peixinhos, frutos do mar, animais marinhos, corais e muitos outros personagens das profundezas compõem os cenários da festa. E tem uma variedade imensa no mercado: animais fofinhos que parecem de pelúcia, adaptações de desenhos animados e até fotografias das espécies reais dão tons completamente diferentes a festa.

tema de festa infantil do fundo do mar, com cores azul, rosa e conchas

Outro ponto positivo é a possibilidade de trabalhar muitas cores. Pode incorporar os clássicos, como o azul bebê ou o verde clarinho das águas, assim como o cor de rosa, para um toque mais feminino, ou tons metálicos ou dourados para criar um ambiente bem moderno na festa.

Também é possível dar um toque fantástico para o tema ou misturar personagens do fundo do mar de diferentes desenhos e filmes.

E se ao invés de peixes genéricos, fossem o Nemo e os seus amigos? Podem ter alguns Pokémons aquáticos no painel, como Squirtle ou Starmie. E até Ariel, a Pequena Sereia, pode marcar presença!

Estas são algumas maneiras criativas de tornar a festa única, e de agradar a duas meninas com gostos diferentes sem investir em temas completamente distintos.

Floresta

Os cenários verdejantes e repletos de animais selvagens (e fofinhos!) seguem em alta para 2024, principalmente nas festas ao ar livre.

As cores predominantes são o verde, o marrom e o laranja, já que elas representam muito bem os cenários de mata. Também é possível combinar com outras cores, como amarelo e cor de rosa, mas apenas nos detalhes.

O principal ponto de customização da festa são os animais. Veja quais são os animais preferidos das duas aniversariantes e os inclua sempre que for possível – em topos de doces, no bolo, nas lembrancinhas e onde mais for possível.

Uma opção legal é criar duas réplicas de painel, com a mesma estrutura, mudando apenas os animais. Assim, fica bem fácil destacar os gostos das duas e ambas se sentirão protagonistas, mesmo dividindo a festa. 😉

decoração de festa de aniversário de floresta, com chão de grama, vários animaizinhos e painel de árvores, guaxinim e raposa

As opções mais fáceis de encontrar são leões, girafas, macacos, raposas, coelhos e ursos. Por isso, dependendo do seu orçamento, sugira estas opções e veja como as aniversariantes reagem.

Caso elas amem animais como araras ou ornitorrincos, a festa sairá mais cara, porque são mais difíceis de encontrar. 

E assim como no tema do fundo do mar, animais famosos podem habitar a festinha das meninas. Simba, Timão, e Pumba do Rei Leão, a turma do Ursinho Pooh, ou os animais de Madagascar, por exemplo.

Festa infantil feminina com tema de fazenda

Festas de fazenda são ótimas porque tem vários animais fofinhos. Então além das meninas gostarem bastante, tem várias opções para escolher e montar espaços diferenciados para cada uma.

Esse tipo de tema é ótimo porque pode aproveitar alguns elementos da decoração para as duas sem perder a inovação. Além de ter várias oportunidades para combinar com outros temas bem parecidos, como festa country.

Se as irmãs tiverem muita diferença de idade, um personagem ótimo para combinar é a Peppa Pig. Como você pode ver no vídeo abaixo, os dois temas combinam muito bem!

A diferença é que de um lado terá a cor rosa e os personagens do desenho. E do outro, elementos de fazenda como celeiros, flores, botas e os outros animais.

Veja abaixo alguns exemplos de variação da festa de fazenda.

Festa country infantil feminina

Uma das principais tendências para o ano são as festas com visual sertanejo ou interiorano. 

Para as pessoas que moram nas cidades pequenas, é uma extensão de um contato natural com a natureza que está em volta. E para quem mora nas cidades grandes, um jeito de ficar mais próximo de cenários que normalmente são bem distantes.

Festas country costumam ser bem coloridas, combinando cores como marrom, laranja e amarelo com tons de rosa e lilás para as meninas.

Além disso, o tema oferece uma infinidade de elementos para composição dos cenários e painéis: cavalos, rodas de carroça e blocos de feno, botas texanas, laços, violões, entre outros. Alguns deles remetem bastante ao country norte-americano, mas também se encaixam com perfeição em festas brasileiras.

detalhe de decoração de festa infantil feminina country

Este tema em particular também pede outros cuidados com o ambiente, como a escolha de uma boa playlist de música sertaneja e roupinhas de vaqueiras para as aniversariantes! 

Country funciona bem em festas ao ar livre. Nesse caso, você pode até complementar a experiência com brincadeiras com laço, ou até um pequeno touro mecânico, dependendo do seu orçamento.

Caso as duas crianças concordem com o tema, é possível fazer um único painel com todos os elementos que mencionamos aqui e um bolo bem grande.

Caso não concordem, você pode fazer uma fusão com outro tema de forma relativamente simples. Por exemplo, se uma filha quiser country, e a outra princesas, é possível:

  • Substituir os cavalos por unicórnios em parte da decoração.
  • Trocar o marrom pelo rosa.
  • Ou substituir a fantasia de vaqueira por um vestido de princesa com chapéu e coletinho xadrez.

Country é um tema para todas as idades. Caso os pais se sintam confortáveis com o clima country, pode ser aplicado até nas festas de 1 ano, mesmo que as meninas ainda não tenham muita noção de gosto musical. 

Se as idades forem diferentes, precisa ter atenção para as músicas. Provavelmente uma criança de 4 anos e uma de 9 gostam de tipos diferentes de sertanejo.

Festa com cavalos

O tema perfeito para quem adora os cavalos e o estilo de vida da fazenda! Uma ideia para festa de duas irmãs é dividir o ambiente. Um deles tem mais foco nos cavalos, outro em elemento mais gerais da fazenda.

Para a decoração do ambiente com cavalos, use itens como arreios, selas, ferraduras, chapéus de cowboy e palha. Tente deixar o mais realista possível!

painel de festa com tema de cavalos

Para a parte de fazenda, use bandeiras, caixotes de madeira, cestas de palha e outros elementos que lembram o clima rural. As cores predominantes são marrom e amarelo. Também existem festas de fazenda cor-de-rosa que ficam lindas!

Se for possível, ofereça passeios a cavalo aos convidados. Se não puder, tente alugar algum cavalo de brinquedo para as crianças brincarem e tirarem fotos.

Tente também colocar alguma decoração de cavalo no bolo. Outro detalhe super fofo é oferecer chapéus de cowboy, ou ter algum laço na festa para as crianças brincarem.

Esse tema é indicado para irmãs a partir de 4 anos, mas talvez você precise adaptar as brincadeiras. Fazenda e cavalos também são temas que combinam com adolescentes, dependendo de como for a decoração. Se elas gostam de cavalos ou da vida no campo, vão adorar o tema independente da idade!

Festa de jardim da fazenda

Mais uma opção que combina a fazenda com outros tipos de ambientes para criar uma festa alegre e delicada para duas meninas. Aqui, não precisa necessariamente dividir a festa em dois ambientes. Você pode criar um grande cenário com os elementos dos campos e dos pomares.

Pode incluir itens como flores, plantas, cestas de frutas, vasos, cercas de madeiras, e outros itens que lembram um jardim de fazenda. As cores predominantes dessa festa são verde, rosa, laranja e amarelo.

painel de festa de jardim de fazenda

Se você tiver um espaço ao ar livre, fica ainda melhor! Você pode usar o próprio jardim para compor o jardim da fazendinha das meninas.

Para a comida, além dos lanchinhos tradicionais de festa, pode investir em alimentos naturais, como sanduichinhos, saladas, frutas e sucos naturais. Tudo isso combina bastante com o clima rural do jardim da fazendinha.

Para as lembrancinhas, uma ideia super criativa é dar uma plantinha. Além de ser fofo, ensina as crianças a cuidarem de outro ser vivo e amarem a natureza desde cedo. 🌱

Esta festa é indicada para crianças de todas as idades. Assim como nos outros temas de fazenda, depende mais de como você organizará a decoração. Por exemplo, animais fofinhos, como os da imagem acima, são bons para festas de crianças pequenas. Se as irmãs forem mais velhas, vale buscar inspiração em festas de jardim.

Festa infantil para irmãs com temas totalmente diferentes

Se leu toda a lista, percebeu que todas as combinações estão relacionadas de alguma forma, né? Mas isso não é regra. 

Talvez a sua filha mais nova queira uma festa da Barbie, e a mais velha uma festa do League of Legends. Não tem problema nenhum fazer esse tipo de combinação!

Pode ser difícil criar harmonia entre as cores e os estilos de decoração, mas isso é o de menos. O mais importante é atender ao gosto das aniversariantes (desde que caiba no orçamento né 😅).

Não trouxe essas combinações mais ousadas porque elas dependem muito do gosto de cada criança e as combinações são infinitas. Mas, para te ajudar a se inspirar, deixo aqui uma lista de temas que fazem sucesso com as meninas:

  • Red – Crescer é uma fera.
  • Lightyear.
  • As aventuras de Buck Wild.
  • Cinderela.
  • O Rei Leão.
  • Mickey e Minnie ou só Minnie.
  • Barbie.
  • Baby Shark.
  • Miraculous: As Aventuras de Ladybug.
  • Frozen.
  • Dug Days.
  • Naruto.
  • Boruto.
  • One Piece.
  • My Hero Academia.
  • Sailor Moon.
  • Pokémon.
  • League of Legends.
  • Free Fire.
  • Ursinhos.
  • Unicórnios.
  • Fundo do mar.
  • Savana ou floresta.
  • TikTok.
  • K-pop.

Esses temas estão no guia de festa infantil para menina em 2024 do Tomo dos Pais, caso queira ler sobre algum deles em mais detalhes. 😉

Como organizar uma festa dupla?

É basicamente como organizar uma festa individual, mas em maiores proporções. As etapas são as mesmas, mas sempre lembrando que precisará atender o dobro de pessoas.

O passo a passo resumido é este: 

  1. Escolher o tema: converse com as crianças para entender o que elas gostam, pensem em como combinar os temas e veja o que cabe no orçamento. Não dê total autonomia para não ter o risco delas escolherem algo que custa caro demais. 💰
  2. Organize a lista de convidados: como é uma festa dupla, talvez tenha que convidar menos amigos de cada filha por questões de espaço. 
  3. Planeje o espaço: se fizer em um salão, precisa ser grande para acomodar todo mundo, o que pode custar caro. Se a sua casa for pequena, precisará reduzir bastante os convidados para ter espaço para os convidados e decorações das duas crianças. 
  4. Pense em como será a festa: terá dois lados separados, um para cada aniversariante? Ou as crianças ficarão juntas? Serão dois bolos menores, ou um bolo grande? Quantos painéis e mesas de doces para as fotos?
  5. Planeje e elabore a decoração: é a hora de contratar uma empresa especializada, começar a orçar com os fornecedores, pesquisar lojas online, ou começar a comprar os materiais para fazer os itens de decoração por conta própria.
  6. Compre as lembrancinhas: pode sair um pouco mais caro caso os temas sejam diferentes, porque precisará comprar em menor quantidade e talvez de fornecedores diferentes.

Como fazer uma festa de aniversário dupla simples?

Caso você esteja procurando a solução mais simples para a festa dupla, recomendo escolher temas complementares, como Elsa e Anna, ou temas de natureza. As principais razões são:

  • Pode comprar tudo de um fornecedor só. 
  • É mais fácil pensar nos diferentes cenários da festa.
  • Não precisa se preocupar em criar harmonia entre decorações diferentes.
  • Funciona melhor em festas em casa, especialmente se você não tiver um espaço amplo para criar dois ambientes diferentes e bem separados.
  • Dá menos trabalho fazer as lembrancinhas.
  • Sai bem mais barato.

Outra boa dica para simplificar as festas duplas é limitar o número de participantes. Às vezes é meio chato não convidar toda a família e todos os amigos da escola, mas lembre-se que você terá o dobro de crianças correndo pela festa. 

Também é possível encontrar kits de festa bem acessíveis para festas menores, chamados de “só um bolinho”. São conjuntos com painéis, topos de bolo, doces e lembrancinhas menores, para poucas crianças.

Como fazer festa para irmãs de idades diferentes?

Como você viu nas explicações dos temas, em questão de tema e decoração, não precisa fazer adaptações na maioria dos casos. O principal ponto é criar ambientes diferentes para as crianças.

Pois se a diferença for muito grande, a companhia pode não agradar, porque as ideias e brincadeiras já são outras né? Principalmente se você tiver uma filha pequena e outra no início da adolescência.

Por isso, se a festa for para crianças com idades muito diferentes, você precisará de um espaço amplo. 

Pode pensar em uma área interna para as crianças e uma festa ao ar livre para as adolescentes, ou um lado do salão para a mais nova e outro para a mais velha. 

Isso significa que você precisará duplicar todos os elementos: balões, brinquedos, lembrancinhas e até o bolo. Em alguns casos, dá pra encomendar dois de cada, mas dependendo da situação, precisará encomendar diferentes.

Por exemplo, se você tem uma filha de 1 ano e outra de 4, o bolo não pode ser o mesmo para as duas. Crianças pequenas não podem comer açúcar, então se a aniversariante e suas convidadas comerem o mesmo bolo de uma criança de 4, será uma verdadeira bomba de açúcar! 

É necessário observar a situação da sua casa, a relação das crianças, a lista de convidados e tudo mais na hora de planejar a festa. Se precisar de ajuda com algo, escreva um comentário abaixo e responderei o mais breve possível! 

Comente também caso esta lista tenha ajudado no planejamento da festa das suas filhas. Vou adorar saber! ❤️

Se gostou das dicas deste post, você certamente vai adorar assinar o Tomo dos Pais para receber todos os meses conteúdos relevantes sobre educação, cuidados, diversão, festas infantis e muito mais, recomendações personalizadas para sua família!