Duas meninas comemorando o aniversário. Ambas estão com chapéus de festa coloridos e uma assopra um balão roxo

30 lindos temas de festa infantil feminina em 2024

Princesas ou unicórnios? Sereias ou fadas? Frozen ou Baby Shark? Escolher o tema da festa infantil das meninas é uma tarefa difícil diante de tantas opções, não é?

Para te ajudar na missão, apresento esta lista com 27 temas de festa infantil feminina em 2024! Incluindo temas clássicos, que nunca saem de moda, e também dicas do que está atualmente em alta entre as crianças, temas que são tendência para 2024.

Mas se você tem duas filhas e esteja querendo fazer uma festa dupla, recomendo ler este outro post com os melhores temas de festa infantil para irmãs. 😉

Ah! E se você é pai ou mãe de menino, criamos uma outra lista com os melhores temas de festa infantil masculina também.

Quais os temas em alta para festa infantil feminina em 2024?

Em geral, os principais temas de festa infantil feminina para 2024 estão em duas categorias:

  • Filmes e desenhos animados: principalmente as animações mais recentes, mas tem algumas mais antigas que continuarão sendo muito populares. 
  • Animais: quanto mais fofinhos, melhores! Ursos e animais da selva são líderes de popularidade.

Eu cheguei a estas respostas pesquisando em vários sites e redes sociais diferentes. Inclusive, vou compartilhar uma lista deles aqui, porque eles vão te ajudar a encontrar mais fotos, referências e novos temas. 

  • Amazon: um dos sites de e-commerce mais populares.
  • Elo7: site para compra e venda de vários produtos, especialmente artesanais.
  • Etsy: uma espécie de mercado online com várias opções de produtos. 
  • Pinterest: uma rede social de compartilhamento de imagens.
  • Instagram: pesquisando por hashtags como #festainfantil, é possível ver os temas de maior destaque.

👉 Se você comprar algum item da Amazon com um link deste post, o Tomo dos Pais ganha uma pequena comissão.

Temas de festa infantil de filmes e animações recentes

Nesta seção tem desenhos recentes que fazem sucesso entre as crianças e adolescentes.

É uma lista para os pais e mães que não abrem mão da exclusividade. Como a maioria dos filmes lançou faz pouco tempo, não existem muitas fotos de festas infantis sobre a maioria deles. 

Red – Crescer é uma fera

Essa é uma daquelas animações da Disney que mexe com as emoções das crianças, mas também tem uma história para adultos nas entrelinhas. 

A protagonista é a adolescente Mei Lee, que sofre de uma doença rara que a transforma em um panda vermelho sempre que ela fica muito empolgada. Daí o nome do filme. 😉

No trailer acima dá para ter uma ideia do estilo de animação e dos personagens. Provavelmente, Mei na forma humana e na forma de panda serão as protagonistas dos cenários das festas e dos topos de bolo.

Como a premissa do filme é agradar adultos e crianças, possivelmente será um tema mais indicado para crianças na faixa de 10-12 anos.

As mais jovens que isso devem ter dificuldades em entender a trama e se identificar com os personagens, mas certamente ainda irão adorar o filme.

Lightyear

Esta é uma série derivada de Toy Story anunciada pela Disney no final de 2020. Como o nome sugere, o protagonista será o astronauta de brinquedo Buzz Lightyear.

A história conta o início de sua carreira, desde quando ele era um piloto de testes até se envolver na guerra com o seu arquirrival, o Imperador Zurg. 

Esta série tem alto potencial para se tornar um sucesso entre as crianças por se tratar de um personagem muito carismático, que já foi protagonista de outras produções da Disney no passado. 

Além disso, é um dos temas em alta para festa infantil feminina em 2024 por ser agênero. Isso quer dizer que é uma festa que pode ser feita tanto para um menino quanto para uma menina.

Toy Story não é muito associado como tema de festa para meninas. E isso o torna ainda mais tendência pois cada vez mais os pais buscam romper com os estereótipos de gênero.

Festas que tragam essa mensagem ficarão cada vez mais populares, principalmente entre os pais mais jovens.

Uma excelente maneira de deixar este tema “menos masculino”, já que o personagem principal é masculino, é colocar o Buzz Lightyear com alguns de seus amigos brinquedos, principalmente Jessie e Woody. O que é a base de muitas festas infantis Toy Story para meninas.

Outros brinquedos da franquia não devem ter tanto destaque em Lightyear, mas mesmo assim combinam com a festinha de aniversário por causa de todo o contexto dos filmes Toy Story. 😉

As aventuras de Buck Wild

Buck wild, personagem de A Era do Gelo.

O filme é um spin-off de A Era do Gelo. Ele será focado nas aventuras e confusões da fuinha Buck e de seus irmãos Crash e Eddie.

A Era do Gelo por si só é um tema bastante utilizado para meninos e meninas de 4 a 10 anos, já que existem vários filmes e desenhos na franquia. 

Não estava tão em alta porque outras animações no mercado acabaram roubando os holofotes. É o caso de Frozen, que inclusive também tem decorações relacionadas a gelo.

Mas isso deve mudar com o lançamento de As Aventuras de Buck Wild, que deve reacender a chama da franquia (perdão pelo trocadilho 😂).

Enquanto você espera o lançamento do filme e das decorações relacionadas, pode se inspirar com festas infantis da Era do Gelo. O legal é que elas permitem bastante variação de cores e de personagens. 

Você pode usar tons de marrom com alguns personagens, ou usar o branco e o azul se quiser utilizar os cenários de gelo.

Como também são bastante populares, existem muitas opções de kits completos, como este bem colorido, ou esta opção com destaque para a cor branca.

Encanto

Festa infantil com tema do filme Encanto

O musical da Disney é de 2021, mas continua uma febre em 2024. O musical fez tanto sucesso que se tornará uma franquia. E já se tornou até apresentação de teatro em algumas cidades do Brasil. É um tema de festa para todas as idades!

Por isso, é um excelente tema para uma festa de menina alegre, cheia de cores, e com muita música. Além de usar as personagens do filme para decorar bolos e doces, também pode explorar outros elementos da cultura sul-americana, como os vestidos longos.

Os personagens e cenários do filme usam cores bem diversas. Então a festa fica colorida, com roxo, vermelho, amarelo, rosa e laranja presentes na decoração. Isso cria um efeito alegre e chamativo.

Uma excelente dica para entrar no clima é usar a trilha sonora do musical na festa. Ela está completa no YouTube e no Spotify

Está gostando das indicações? Receba dicas como esta por e-mail e torne a vida do seu filho épica! Assine o Tomo dos Pais gratuitamente!

Temas de festa infantil de filmes e animações clássicas

Aqui não tem muito mistério: as animações da Disney continuarão entre os temas em alta para festa infantil feminina em 2024, tanto as animações mais recentes, quanto as clássicas.

Seja lá qual for a animação deles que sua filha mais gostar, dará um ótimo tema pra festa e você encontrará muitas referências de decoração na internet.

Cinderela

Decoração de festa infantil da Cinderela

Uma das animações mais clássicas que existem! É um dos contos de fadas mais populares da humanidade e tem uma animação muito famosa da Disney, que é a base da maioria das decorações.

No fim de 2021 foi lançada uma nova adaptação, estrelada pela cantora Camila Cabello, o que também contribui para a popularidade entre as novas gerações.

O legal deste tema é que ele dá margem para muita criatividade. Olha só que graça este modelo de convite, por exemplo! 🥰

Os cenários também podem usar vários elementos: o sapatinho de cristal, o castelo, a princesa, a fada madrinha, entre vários outros, como neste exemplo. Se quiser investir um pouquinho a mais, pode até comprar uma fantasia de Cinderela!

Como este é um tema com muitas opções diferentes, recomendo que você pesquise bastante nos sites que recomendei ali em cima.

O tema é adequado para todas as faixas de idade. Existem até algumas referências interessantes para festa de 15 anos com o tema da Cinderela. 

Além da Cinderela, todas as princesas da Disney são ótimas escolhas de tema. A Cinderela está na nossa lista de tendências por ser uma das mais usadas, mas A Pequena Sereia, Branca de Neve, A Bela e a Fera também são muito memoráveis

Não vamos listar uma por uma aqui para dar mais espaço para outros temas, mas não errar na escolha, pergunte qual é a preferida da sua filha. 😉

O Rei Leão

Festa infantil feminina do Rei Leão

Outra animação clássica e que deve permanecer na lista de temas em alta para festa infantil feminina em 2024. Provavelmente sua filha já assistiu ou assistirá a este filme em algum momento da infância.

Caso ela goste, é um bom tema para a festa infantil em 2024, por mais que as animações sejam um pouco antigas, ainda são muito populares, e até saiu um filme live action em 2019. 

Os cenários e personagens do filme oferecem muitas possibilidades. Na decoração e nos fundos para as fotos, existem várias cenas e personagens clássicos que podem ser usados. Simba, Nala, Timão e Pumba são os mais populares, como você pode ver nesta galeria.

Os docinhos decorados com as imagens deles também fazem muito sucesso. Por fim, no Etsy, você encontra várias opções de topo de bolo de personagens para decorar as comidas da festa. Também tem kits de festa com vários itens.

Mickey e Minnie ou só da Minnie

Decoração de festa infantil da Minnie

Os ratinhos mais famosos do mundo devem ser temas de festa infantil em 2024, especialmente para crianças que viajaram pra Disney recentemente e para bebês.

Isso porque além de os personagens serem super fofos, também é um tema muito confortável para os pais.

As crianças têm várias opções de personagens ao seu alcance com Netflix e YouTube, mas muitas vezes os pais não conhecem a fundo e podem sentir um pouco de receio na hora de investir na decoração dos filhos.

Com Mickey e Minnie é o contrário: nas gerações passadas, estes personagens foram referenciais quase onipresentes, e praticamente todas as pessoas conhecem.

Talvez se a criança for um pouquinho maior, ela prefira tema de algum desenho que assista mais. Mas se for bebê, este tema com certeza deixará os pais confortáveis na hora de montar a decoração e será o cenário de lindas fotos!

Existem muitas ideias legais para explorar com esse tema. Por exemplo, usar as bolinhas do vestido da Minnie para a decoração. Ou o rosto característico dos personagens como pacote de lembrancinhas.

Também é possível adaptar os personagens a várias cores diferentes, para combinar com o espaço da sua casa ou área de festas. 

Outra ideia bacana é convidar outros personagens para a festa, como Pateta e Pato Donald.

Além de toda essa variedade, também tem outro diferencial interessante: dá para fazer vários acessórios em casa! Como uma das principais características dos personagens são as orelhas redondas, é mais simples de criar a decoração do que outros temas da lista.

Barbie

Decoração de festa infantil da Barbie

A Barbie é uma tendência que está voltando com tudo para 2024. Ela nunca esteve de fato fora de moda, mas passou por uma queda de popularidade significativa nos últimos anos e só está se recuperando agora.

A linha de bonecas sofreu muitas críticas por ser sexista e não representar corretamente a realidade. Afinal, as bonecas mais clássicas são sempre magras, brancas, de olhos azuis e tudo o mais. Porém, recentemente a Mattel investiu em diversidade e o número de vendas teve um boom.

Tudo isso virou completamente com o filme de 2023, que foi um sucesso de público entre crianças e adultos. Por isso é um tema quente para festas infantis de todas as idades, principalmente na faixa de 6 a 10 anos.

Como existem muitas bonecas diferentes, a lista de itens de festa infantil também é bem extensa. Você pode escolher uma coleção que a sua filha goste, como a Barbie na Praia, e investir nela como tema. 

Também pode usar muito rosa para criar um visual mais clássico, ou investir em cores neutras para criar um visual diferenciado. 

Aproveite a diversidade de bonecas para criar a decoração que mais combina com a sua filha. Atualmente as opções são muitas: a clássica Barbie loira e magra, Barbie morena, asiática, e muitas outras.

Se quiser uma festa mais simples, vale a pena investir nos kits “só um bolinho“. É um conjunto de decoração para festas com menos convidados.

Baby Shark

Decoração festa baby shark

O Baby Shark é um dos melhores amigos dos papais e mamães que têm dificuldades para distrair as filhas pequenas!

Baby Shark é uma música que virou sucesso absoluto entre as crianças. O clipe é atualmente o vídeo mais assistido no YouTube, com mais de 10 bilhões de visualizações. Alcançou a marca em 2020, superando Despacito.

Os personagens ficaram muito famosos, aparecendo em camisetas, brinquedos, bichinhos de pelúcia, entre outros. E serão super populares como tema de festa infantil feminina em 2024, já que o fenômeno deve continuar forte por alguns anos.

Na Elo7, existe uma categoria de festa infantil Baby Shark para menina que reúne vários itens, como caixinhas personalizadas, topos de bolo, kit para lembrancinhas, entre outros.

O tema também permite brincar muito com as cores. O mais comum é encontrar festas para meninas do Baby Shark no rosa, mas não é regra. Azul e lilás também são cores comuns e muito bonitas.

Se você quiser fazer algo mais simples, também é possível investir em tubarões para decorar os doces, como neste exemplo. O bom é que por ser um tema popular e bastante em alta, deverá ser fácil encontrar produtos com diferentes faixas de preço em lojas de decoração. 

Miraculous: As Aventuras de Ladybug

Este é um dos desenhos mais populares da Netflix já faz alguns anos. Se tornou um fenômeno em 2017, mas em 2020 alcançou oficialmente o top 10 dos mais populares da plataforma. 

A história acompanha Marinette e Adrien, heróis conhecidos como Ladybug e Cat Noir. Eles constantemente se aventuram com a missão de salvar a cidade de Paris, sem revelar suas identidades secretas.

A última temporada da série foi lançada em 2021 e ainda há previsão para novos episódios nos próximos anos. Inclusive, um deles será no Rio de Janeiro, com uma heroína brasileira!

Por tudo isso, continuará entre os principais temas de festa infantil feminina em 2024, para crianças de 4 a 10 anos.

O legal é que esse tema foge das cores tradicionais das festas infantis, como o rosa. Os personagens se vestem de preto e vermelho, então estas são as cores predominantes

Se puder investir, vale pesquisar fantasias de Ladybug para a sua filha. Como o tema é de super heróis, acaba combinando super bem! 

No Etsy, os preços acabam ficando mais caros, mas Miraculous também é bem popular no Brasil, então você deve encontrar produtos mais em conta em lojas brasileiras também. 

Frozen

Decoração de festa infantil da Frozen

Alguns pais podem se perguntar: “Ué, mas Frozen ainda está na moda?” 🤔

A resposta é let it go sim! A época em que os pais e mães de meninas ouviam as músicas de Frozen a todo o tempo já passou, mas o filme continua muito popular entre as crianças.

No final de 2021 foram lançados alguns espetáculos com atores reais com base no enredo do filme das princesas Anna e Elsa aqui no Brasil.

Além disso, o último filme foi lançado em 2019, então ainda tem muitas crianças assistindo e se encantando com a história do filme.

O primeiro filme alcançou a marca de animação mais rentável da história. Por isso, é provável que surjam novos produtos nos próximos anos para manter as personagens na imaginação das crianças.

Tudo isso atesta a presença de Frozen entre os principais temas de festa infantil feminina em 2024. Este tema é uma ótima pedida para crianças de 4 a 11 anos.

Como Frozen é muito popular, dá para encontrar kits de festa relativamente baratos e em sites confiáveis. Além disso, o que não faltam são inspirações de bolos, decoração e fantasias!

Dug Days

Decoração de festa infantil do filme Up - altas aventuras

Dug Days é uma série bem recente, ideal para os pais que querem inovar no tema da festa, e que tenha uma filha que ame cãezinhos.

Ela foi lançada em setembro de 2021 no Disney+ e acompanha as trapalhadas de Dug, o cãozinho do filme Up, Altas Aventuras. 

A série se passa depois dos acontecimentos do filme e mostra que o cãozinho continua curioso, trapalhão, e companheiro do viúvo Carl.

A opinião dos críticos foi muito positiva e como o cachorrinho é muito simpático, deve se tornar tendência muito em breve. 

Ainda não tem festas de aniversário infantis com esse tema. Já Up, o filme que deu origem à Dug Days, tem várias referências legais na internet.

Por isso, um caminho bem legal para os pais é usar os cenários do filme, mas substituindo o casal pelo cachorro como protagonista dos topos de bolo e peças para mesa.

Temas de festa infantil sobre animes

Você já viu algum desenho com um personagem de cabelo estranho e olhos bem grandes e expressivos? Caso não saiba, esses são os animes, desenhos japoneses muito populares entre crianças, adolescentes e adultos.

Existem vários tipos, mas no Brasil os mais famosos são os animes para adolescentes, como Naruto ou Dragon Ball.

Eles estão disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix, ou em serviços exclusivos para assistir animes, como o Crunchyroll.

Quem é muito fã de animes se identifica como otaku, termo em japonês para quem é muito fã de alguma coisa. Se for o caso da sua filha, ela vai adorar os temas abaixo!

Naruto

painel de festa de aniversário com três quadros da personagem Sakura, de Naruto.

Naruto é um dos animes mais populares do mundo. Os primeiros episódios foram lançados em 2002, mas a série só foi concluída em 2017 – e continua muito popular até hoje.

A história é centrada em Uzumaki Naruto, um ninja que tem o sonho de ser o líder de sua vila, apesar de ninguém levá-lo muito a sério. Os episódios acompanham o crescimento de Naruto desde a infância até a vida adulta. 

Naruto tem muitos personagens diferentes, o que é ótimo na hora de planejar a decoração da festa de aniversário de menina. Cada um proporciona diferentes estilos e elementos para a decoração.

Uma personagem muito popular entre as meninas é a Sakura. As festas com esse tema (como a da imagem acima) são cor de rosa mas não precisam ser muito femininas, pois a personagem derrota os inimigos na porrada mesmo. 💪

Se o tema da festa for o personagem Naruto, as cores principais são laranja, azul e preto e outros elementos surgem, como as armas que os ninjas usam.

Outro personagem que faz sucesso entre as meninas é o Sasuke. Se a festa tiver esse tema, vai ter tons escuros e pode até ser um pouquinho mais séria, já que esta é a personalidade do personagem.

Outros temas do universo de Naruto que fazem bastante sucesso:

  • Hinata.
  • Akatsuki.
  • Kakashi.
  • Vila da Folha.
  • Vila da Areia.
  • Tsunade.

Se você não conhecer a série, esses nomes podem não fazer sentido, mas se sua filha é fã, ela entenderá e conseguirá dizer qual é o preferido. 😉

Além da decoração, você também pode comprar uma fantasia para sua filha usar. Como Naruto é um anime bem popular, é fácil encontrar as roupas para crianças em lojas especializadas.

Aliás, tem até roupas de Naruto na C&A, para você ter uma ideia do quanto o anime faz parte do cotidiano das crianças.

Boruto

Painel de festa decorado com personagens do anime Boruto

A popularidade de Naruto é tanta que deu origem a outro anime, cujo protagonista é Boruto, o filho do Naruto.

O desenho animado ainda está em produção, por isso a tendência é de que continue bem popular em 2024.

Infelizmente, por ser uma animação mais nova, não existem tantas opções disponíveis quanto para uma festa do Naruto. Mas você pode unir com personagens do Naruto (como na foto acima).

Ainda assim tem boas opções, como kits do protagonista Boruto, ou combinando os três protagonistas

Uma vantagem deste tema é agradar aos meninos e meninas da festa, já que Boruto é muito popular para ambos os gêneros!

One Piece

One Piece talvez seja o anime mais popular do mundo! Ele acompanha uma tripulação de piratas, os Piratas do Chapéu de Palha.

A série tem alguns momentos sérios e dramáticos, mas em geral é bem engraçada e adequada para as crianças. Já chegou até a ser exibida em TV aberta, no Bom Dia & Cia.

O desenho já está chegando aos mil episódios e não está nem perto de terminar! 😨 São várias temporadas, cada uma com personagens e temas próprios. Por isso, tem muita variedade para escolher!

Uma boa dica é perguntar quais são as partes favoritas da sua filha, ou seus personagens favoritos, para montar a decoração. Provavelmente os preferidos são os Piratas do Chapéu de Palha mesmo, já que eles são os principais.

Logo, a tripulação costuma ser o elemento central da festa, nos em painéis, doces e topos de bolo.

Os mais comuns nas festas de menina são Luffy, o protagonista do desenho, a Nami e a Nico Robin, as mulheres que fazem parte do grupo de piratas.

Os objetos do cotidiano dos piratas também são presentes, como o navio dos protagonistas, ou um baú do tesouro. As decorações normalmente têm como base a cor azul, já que o mar é um cenário importante da história.

One Piece é um anime que costuma ser mais associado com o público masculino, então se você for pesquisar na internet, vai encontrar muitas festas para meninos.

Mas nada te impede de adaptar para as meninas de casa, se elas forem fãs do desenho! 😉

My Hero Academia

Bolo branco com detalhes vermelhos e topo de My Hero Academia

Este é um anime sobre um mundo no qual a maioria da população tem algum super poder. Por isso, existem escolas que treinam os jovens para se tornarem heróis e poderem proteger a sociedade dos vilões que usam seus poderes para o mal! 

O protagonista é Izuku Midoriya, um menino que tem o sonho de se tornar herói também, mas nasceu sem super poder algum. 

A história ainda está em andamento, com novos episódios previstos para serem lançados em 2022. Por isso, a popularidade deve crescer ainda mais, inclusive entre as meninas.

Uma das características do desenho é ter personagens femininas fortes e de personalidade marcante.

A decoração pode ser sobre os heróis preferidos da sua filha, ou sobre todos os alunos da turma da escola de super heróis.

Normalmente, são festas super coloridas, já que cada personagem tem uma cor determinante e todas são bem diferentes entre si.

Estas são algumas boas inspirações para a festa:

Sailor Moon

Este é um clássico que se tornará tendência de festa infantil novamente em 2024, muito por causa de um filme lançado em 2021 na Netflix.

Sailor Moon é um anime da década de 1990 que conta a história de um grupo de meninas, que se tornam super-heroínas com o poder das estrelas, e precisam equilibrar as responsabilidades de salvar o mundo com os desafios da adolescência. 

Esse enredo faz com que muitas meninas se identifiquem com as personagens. De certo modo, elas se veem representadas na tela.

Isso acaba se refletindo na decoração das festas infantis, com elementos que normalmente são muito bem aceitos pelas meninas, como a lua e as estrelas nos docinhos, ou a cor rosa nas decorações.

Festa com decoração com tema Sailor Moon

Outra característica muito legal desse tema são os uniformes: no anime, sempre que as meninas se transformam em heroínas, elas ganham roupas e acessórios especiais. Sua filha vai adorar se vestir como uma Sailor Moon na festa! 🤩

É um bom tema para as meninas a partir dos 8 ou 9 anos de idade. 

Pokémon

Dispensa apresentações, né? 😜

Pokémon é uma franquia clássica que está sempre se renovando. Todos os anos, desde a década de 1990, há novas temporadas do desenho, ou novos jogos sendo lançados, de cartas ou video game.

Isso significa que tem muito material para se inspirar na decoração! No total, são mais de 890 monstrinhos!

Mas para festa de menina em 2024, a aposta são os Pokémons mais fofinhos, como estes da imagem abaixo:

Festa de aniversário com painel com os pokémons Jiglypuff, Pikachu e Squirtle

No exemplo acima, a decoração é de Jigglypuff, Pikachu e Squirtle. Por causa disso, a paleta de cores da festa acaba sendo o rosa, o amarelo e o azul. Se os pokémons fossem as evoluções do Eevee, por exemplo, as cores seriam outras.

Na hora de planejar a festa, o melhor é perguntar para a sua filha quais ela mais gosta. No tema de Pokémon, isso é muito importante, porque os monstrinhos escolhidos influenciarão o visual de toda a festa.

Tem muitos estilos de festa de Pokémon. Se ela gostar dos clássicos, como Pikachu, ou Squirtle e Bulbasaur, é mais fácil comprar a decoração. Se ela gostar dos mais raros, costuma ser mais caro, já que eles não são tão comuns.

Esta lista de kits de festa de Pokémon para meninas tem boas inspirações!

Se você estiver em dúvida entre tantas opções, recomendo que escolha o Pikachu, o mais famoso de todos! Ele é o mascote da franquia Pokémon e é raro ver alguém que não tenha ao menos simpatia pelo ratinho amarelo.

Painel de festa de menina decorada com balões coloridos e imagens do Pikachu

As festas de Pokémon são adequadas para várias faixas etárias. As crianças menores podem gostar de Pokémon por causa do desenho, enquanto as mais velhas podem jogar algum dos games, como o Pokémon GO. 

Também é um bom tema para festas de 1 ou 2 anos, já que muitos pais também cresceram assistindo Pokémon e se sentem confortáveis com o tema.

Temas de festa infantil sobre videogames

No caso dos games, é comum encontrar decorações para meninos. Mas isso não significa que o tema não serve para meninas, ou que não é possível adaptar.

As mulheres já jogam mais do que os homens no Brasil. Por isso, cada vez mais a ideia de que “videogame é coisa de menino” está caindo por terra.

League of Legends

Personagens de League of Legends vestidos com roupas de praia em uma piscina

League of Legends, ou LoL, é um dos jogos online mais populares no mundo. Há alguns anos, já chegou a ter mais de 100 milhões de jogadores! 😨 

E até hoje é muito popular entre adolescentes e adultos, incluindo as meninas. Em 2021, foi lançada uma versão do jogo para celular, o que deve deixá-lo ainda mais em alta nos próximos anos.

Em cada partida os jogadores controlam campeões, personagens com histórias e personalidades únicas e habilidades especiais.

Estes são os campeões mais populares entre as meninas. Clicando nos nomes, você pode ver algumas decorações com base neles:

  • Soraka;
  • Lux;
  • Ahri;
  • Teemo;
  • Seraphine;
  • Lulu;
  • Janna;

Se a sua filha joga LOL, pergunte qual é a personagem preferida dela para planejar a decoração. No total, são mais de 150 (clique aqui para conhecer todos).

Uma curiosidade é que as festas de League of Legends são populares para todas as idades. Mas se tratando de festa infantil, é mais indicado 11 ou 12 anos.

Free Fire

Free Fire é possivelmente o jogo online mais popular do Brasil. Milhões de meninas e meninos trocam jogam diariamente nos seus celulares, e assistem às competições profissionais.

Algumas lojas virtuais já vendem kits de festa personalizados para meninas, adaptando alguns itens do jogo para a cor rosa.

Kit de festa com itens de Free Fire em cor de rosa

Além destes kits, também existem opções em cores mais neutras. Nesses casos, normalmente é o verde, que faz parte dos cenários do Free Fire. Veja algumas festas nesse estilo.

É um tema mais indicado para 10 a 13 anos, que é a faixa etária do jogo.

Temas de festa infantil clássicos

As festas com temas de personagens, filmes e séries são as principais tendências porque eles costumam atrair a atenção das crianças. 

É a mesma lógica que faz as empresas criarem materiais escolares com as princesas Disney, ou incluir algum personagem na embalagem de alguma comida no mercado.

Mas elas não são as únicas opções! Natureza e brincadeira também são escolhas incríveis em 2024. São temas clássicos, mas que nunca saem de moda porque meninas de todas as gerações gostam deles.

Ursinhos

Decoração de festa infantil de ursinhos

Estes animais são muito especiais para as crianças. O maior exemplo é o ursinho de pelúcia, um dos símbolos mais tradicionais da infância. 

Por isso as festas com esse tema também são muito populares, especialmente para as meninas menores, de 1 a 5 anos. 

Como é um símbolo que faz parte do dia de crianças de todas as gerações, o tema acabou se tornando atemporal. Por isso, é um investimento certeiro para 2024.

Outra excelente vantagem é que existe uma infinidade de modelos disponíveis, o que dá muita liberdade para os pais e a criança escolherem o que gostarem mais.

Algumas ideias de temas de festa infantil em 2024 sobre ursinhos:

Se quiser ver na prática a versatilidade deste tema, recomendo esta galeria no Pinterest, que tem muitas opções pra você escolher. 

Unicórnios

festa infantil unicornio

A festa de unicórnios representa uma das características mais bonitas da infância: a imaginação! 

Os unicórnios são animais mitológicos que existem em histórias de várias partes do mundo. São os cavalos brancos com um chifre no topo da testa, geralmente retratados em versões muito belas ou fofas.

Eles fazem parte das fantasias e brincadeiras de várias meninas, por isso estão entre os temas de festa infantil em 2024.

As festas de unicórnio podem ser feitas para crianças de qualquer idade. Aliás, até mesmo na adolescência e na vida adulta existem festas de unicórnios!

Como o tema é tão famoso, existem várias referências de festas com tema de unicórnios, além da possibilidade de comprar kits prontos

Existe uma quantidade imensa de opções no mercado, com cores, tamanhos, formatos e preços diferentes.

Portanto, a imaginação da sua família é o limite: além de painéis e itens para bolo, podem usar balões, tiaras com chifre e até pequenas réplicas dos animais para tirar fotos.

Fundo do mar

decoracao festa infantil fundo mar

O fundo do mar é um tema que mistura duas sensações bem legais: a alegria de um dia na praia ou na piscina, e o mundo fantasioso das criaturas incríveis que moram debaixo da água, como as sereias, peixes e cavalos marinhos.

O fundo do mar já é tendência em 2021e 2022, 2023, e deve permanecer assim em 2024.

O tema pode ser usado para crianças de diferentes idades, desde 1 ano até o início da adolescência. 

A faixa etária da festa infantil de fundo do mar depende mais de quais elementos estarão presentes na decoração. Para crianças menores, é possível incluir animais bem fofinhos

Para crianças mais velhas, é possível explorar outros elementos, como os corais ou as conchas. Isso cria uma atmosfera bem diferente e especial para a festa. 

Outra característica bem legal do tema é que é bastante neutro. Ele foge do clássico rosa para meninas e azul para meninos, pois permite brincar com várias cores diferentes.

Se ficou interessada, veja essa coleção de inspirações para este tipo de festa.

Savana ou floresta

festa infantil animais floresta

O amor das crianças pelos animais é atemporal e a savana (ou safari ou floresta) é um dos temas de festa infantil que melhor traduz esse sentimento.

O tema é caracterizado pela presença de animais da sua respectiva região, na savana seriam os leões, girafas, hipopótamos e zebras.

É uma festa ideal para crianças que gostam de brincar ao livre, porque normalmente as decorações remetem ao verde das folhas, cenário bem comum para as crianças que passam bastante tempo no jardim.

Inclusive, se você fizer uma festa ao ar livre, esse tema combina bem demais! 🦁

Encaixa super bem com crianças de 1 a 10 anos, dependendo da decoração. É bem parecido com o fundo do mar: se for uma criança menor, você deve investir em decorações mais fofinhas

Se a criança for mais velha, opte por opções menos cartunescas ou fofas. Este painel laranja é um ótimo exemplo.

De preferência, escolha os animais que a sua filha mais gosta. Ou, se preferir, compre um kit com vários bichinhos diferentes para ninguém ficar de fora da festa!

Astronauta

painel de festa de aniversário de astronauta, com balões rosas, desenho de astronauta e lua

Ideia tradicional para meninos, mas que as meninas também amam! Esse tema é ideal para crianças que amam aventura e descoberta. A decoração pode incluir elementos futuristas, como naves, planetas, estrelas e até traje de astronauta para a aniversariante. 🚀

Muitos pais pensam que temas de aventura são só para meninos, e que as meninas precisam apenas de temas fofinhos ou com bonecas. Mas, se a sua filha gosta dessas coisas, pode fazer a festinha de astronauta sem medo!

Quem sabe você não incentiva sua filha a seguir uma carreira nessa área no futuro? 😉 As festinhas de astronautas são indicada para meninas a partir de 5 anos.

Jardim encantado

painel de decoração de festa de bosque encantado, com flores e animais cor de rosa

Tema para crianças que amam a natureza, mas também gostam de fantasia e de criaturas fantásticas. É um tema super fofo, ótimo a faixa dos 3 anos de idade. A decoração pode trazer flores, borboletas, fadas, gnomos, árvores e muito mais!

Tem várias opções possíveis para seguir com esse tema, e muita variedade de decoração nas lojas também. Veja algumas inspirações e escolha com base nos animaizinhos que a sua filha mais gosta! No Elo7 tem vários exemplos de decoração completa pra comprar.

Festa feminina com tema circo

Festa infantil com tema de circo

O tema circo não se encaixa nas outras categorias, então listei separadamente. É daqueles temas que nunca sai de moda: colorido, divertido e com várias possibilidades de personalizar!

A festa pode ser mais moderna, com cores suaves e cenários cheios de personalidade. Rosa, verde, e amarelo são boas opções.

As festas de menina de circo também podem se inspirar nas tendas clássicas, daquelas que se vê nos desenhos infantis mais antigos. Nesse caso, as cores predominantes são o vermelho, branco e azul.

Outra vantagem são os vários personagens para explorar: palhaços, mágicos, acrobatas, leões, elefantes e até girafas. Todas as combinações ficam lindas, então depende do gosto da família e da aniversariante.

Outra vantagem é a facilidade de encontrar decoração nas lojas, por ser um tema sempre atual. E também tem como adaptar para várias idades. Para crianças menores, personagens fofos e cores suaves, pras mais velhas, figuras mais próximas do real ou caricaturas na decoração.

Parque de diversões

festa de aniversário de parque de diversões da minnie

Tema clássico que continua muito em alta depois de anos de pandemia e isolamento social. Já deixamos esses momentos no passado, mas ainda assim os temas lúdicos, ao ar livre e com muito contato social continuam em alta.

A festa pode ter vários elementos de parques. Os mais comuns de encontrar nas lojas são as rodas-gigantes, os carrosséis, e os doces típicos dos parques.

Um ponto bem legal é que você pode fazer brincadeiras temáticas para as crianças, como pescaria ou tiro ao alvo. Também combina muito bem alugar brinquedos infláveis, como pula-pula ou escorrega.

Esse tema é indicado para crianças a partir de 4 anos, mas pode ser adaptado para crianças mais velhas e até adolescentes. Dependendo da idade, também pode combinar com outro tema, para fazer o parquinho dos ursinhos, ou parque das princesas.

Temas de festa infantil sobre internet

O cotidiano das crianças na internet também rende muitos temas de festa infantil. Os jogos, as músicas e até as redes sociais são boas ideias de tema.

TikTok

Parece estranho pensar em festa com tema de rede social, mas a festa de Tiktok é um dos principais temas de festa infantil feminina em 2024, assim como já foi em anos anteriores.

O aplicativo já é o mais popular do mundo, superando até o Facebook e o Instagram em número de downloads.

Essa popularidade, em grande parte por crianças e adolescentes, acabou gerando essa demanda de tema de festa infantil para crianças acima de 10 anos e no início da adolescência. 

O tema não é algum influenciador ou influenciadora do aplicativo, mas sim a própria rede social e coisas cool e chiques que costumam aparecer nela. Elementos como as cores e o logo são os principais itens de decoração, como você pode ver nesta galeria de inspirações.

O crescimento deste tema foi tanto que o Elo7 já soma quase 5000 itens de festa infantil de Tiktok, entre topos de bolo, balões, painéis e kits completos.

K-pop

O k-pop é um dos temas mais em alta para festa infantil feminina em 2024. Esses grupos de música da Coréia do Sul são uma verdadeira febre em todo o mundo e isso não deve mudar tão cedo.

Inclusive, quando os shows presenciais voltarem a acontecerem, o k-pop provavelmente vai ficar ainda mais popular por causa das ações de marketing e apresentações dos grupos.

Se sua filha fala sobre isso o tempo todo e você ainda não sabe direito o que é, recomendo que leia nosso post onde explicamos o que é k-pop.

Os principais grupos são:

  • BTS;
  • Blackpink;
  • EXO;
  • Twice;

Para fazer uma festa de k-pop, o primeiro passo é perguntar qual é o grupo ou integrante preferido da sua filha.

Para quem não conhece, os estilos e as músicas podem soar parecidos. Mas para os fãs, são bem diferentes. Por isso é importante saber de qual a sua filha realmente gosta mais.

Por exemplo: se ela gosta muito de BTS, talvez uma festa do EXO não agrade tanto assim. Ou se ela gostar muito do integrante Jimin, talvez não fique tão feliz com um tema do Jungkook.

Festas infantil de menina decorada com balões cor de rosa e símbolos musicais e do BTS

No geral, as decorações são parecidas, independentemente do grupo. Fotos dos cantores e dançarinos, logotipos do grupo ou capas de álbuns e elementos musicais de forma mais geral fazem parte dos bolos, doces e painéis da festa.

O tema de k-pop é mais indicado para adolescentes e para quem está entrando nesta fase.

Sugestões de tema de festa infantil por idade

Quando for escolher o tema para o aniversário da sua filha, a idade dela é um fator importantíssimo. Além do tema, a idade vai influenciar no tipo de bolo, enfeites, decoração, espaço da festa e quais brincadeiras serão realizadas.

Para facilitar sua vida, agrupei os temas em faixa etárias, mas cheque também uma idade acima e outra abaixo da sua filha. Afinal, cada criança cresce no seu próprio tempo, né? 😉

Além disso, tem alguns temas que servem para todas as idades. Por exemplo:

  • Encanto: o filme tem classificação livre, então vale para meninas de várias faixas etárias que assistiram ao filme.
  • Circo: é possível encontrar decoração para crianças de 1 a 10 anos.

Festa de aniversário de menina de 1 ano

Nessa idade o gosto dos pais influencia muito a escolha do tema. Sua filha ainda não sabe se expressar e não tem muitas referências sobre filmes ou desenhos animados. 

O segredo é observar os hábitos, como ver se tem um brinquedo preferido, ou um bichinho que ela goste muito. Equilibre essas informações com os seus próprios gostos pessoais para encontrar o tema que mais combina.

Os temas de festa da moda em 2024 que se encaixam nessas características são:

Festa de aniversário de menina de 2 anos

As dicas de 1 ano para escolher tema continuam válidas, mas agora com uma adição importante: os desenhos animados.

A partir dos 2 anos a criança começa a ter tempo de tela, mesmo que pouco. Então provavelmente em algum momento ela ficará vidrada no celular assistindo ao Baby Shark (ou outro desenho). 👀

As animações, filmes e desenhos animados se tornam boas fontes de inspiração para temas. Veja quais são os preferidos e certamente a aniversariante ficará com os olhinhos brilhando no dia da festa. 

Em 2024 vale apostar em: 

  • Baby Shark: paixão de meninos e meninas de todo o mundo.
  • Pokémon: muitas possibilidades para decorar, e um tema conhecido também pelos pais.
  • Ursinhos: um dos bichinhos de pelúcia preferidos nessa idade. 

Festa de aniversário de menina de 3 anos

A partir daqui, os gostos da aniversariante passam a ter um peso um pouco maior. Ela já consegue se expressar com mais clareza, então pode ir aos poucos sendo incluída na decisão do tema.

As crianças fantasiam muito nessa idade, então isso pode influenciar a decisão delas. Desenhos animados e filmes, cores preferidas, contato com os coleguinhas, animais ou até mesmo a natureza! 

Nesta idade, sugira alguns temas e veja quais têm aprovação. Assim você evita que ela peça algo muito fora da curva.

Os temas da moda para 1 e 2 anos podem ser facilmente adaptados para esta idade também. Além deles, estas duas tendências provavelmente serão bem recebidas, já que são temas que a maioria das meninas gosta:

  • Fundo do mar: sereias, animais encantados e paisagens bonitas são bons argumentos.
  • Unicórnio: um dos animais mais fofinhos, encantados e parceiro das princesas!
  • Jardim encantado: tema para meninas que amam a natureza e a magia! 🧙‍♀️

Festa de aniversário de menina de 4 anos

A maioria dos grandes sucessos de bilheteria e dos desenhos que estão em alta são a partir dessa faixa etária. A habilidade de comunicação das crianças também já está bem mais desenvolvida, então ela opinará ainda mais sobre o tema.

Por isso nesta idade o segredo é olhar para o que ela consome na mídia. Se joga algum videogame, se é fã de alguma atriz-mirim, se é muito fã de algum filme, desenho, ou série.

Nesse contexto, dois temas que certamente farão muito sucesso em 2024:

Festa de aniversário de menina de 5 anos

A partir dos 5 anos, os principais temas de festa de menina continuam sendo os desenhos animados, animações e os cenários relacionados a eles.

E a cada ano, o leque de possibilidades aumenta, já que a menina se desenvolve mais e começa a entender séries que antes não faziam sentido para ela.

Entre eles, estão os filmes de princesa da Disney. A criança pode assistir todos antes dos 5 anos, mas a partir daqui elas farão cada vez mais parte do cotidiano dela. 

Em 2024, alguns temas que estarão na moda para esta faixa de idade são:

  • Dug Days: para pais que querem muita originalidade na escolha.
  • Cinderela: clássico que nunca sai de moda.
  • O Rei Leão: tema clássico com muito espaço para personalizar.
  • Astronauta: o tema das meninas exploradoras e aventureiras. 🌙

Festa de aniversário de menina de 6 anos

A cada ano, sua filha estará exposta a diferentes valores e situações nos desenhos animados e filmes famosos. Por isso, continue sempre conversando com ela para entender o que ela está amando no momento da festa!

O gosto das crianças muda muito rápido e têm novidades sendo lançadas todos os dias. Sempre se comunique com ela (lembrando de não dar autonomia total na escolha) para saber quais os melhores temas.

Neste ano, duas animações devem fazer sucesso entre as meninas desta idade:

  • Lightyear: para meninas corajosas e aventureiras! 
  • Buck Wild: filme novo com um protagonista muito divertido.

Festa de aniversário de menina de 7 anos

Este é um momento de transição para as crianças. Elas estão no auge da imaginação, continuam desenvolvendo habilidades importantes e estão próximas de ter um raciocínio lógico mais apurado.

Por isso, siga com temas que explorem bastante a fantasia! Dois exemplos que devem fazer sucesso em 2024:

  • Barbie: sua filha já provavelmente já brincou com as bonecas antes, mas agora ela também consome as narrativas e histórias do universo da boneca. 
  • Red – crescer é uma fera: filme de 2022 cujo tema é o amadurecimento. 

Festa de aniversário de menina a partir de 8 anos

A partir daqui, os temas que são tendência em 2024 provavelmente acompanharão sua filha por vários anos. Por isso, não fiz uma recomendação específica por idade. Considere que todos os temas abaixo são indicados para crianças de 8 a 12 anos.

Isso acontece porque os temas da moda são animações longas, que provavelmente a criança começará assistindo aos 8 anos e terminará aos 11. Especialmente One Piece, que está chegando aos 1000 episódios no momento em que esse texto está sendo atualizado.

No caso dos jogos, são franquias com muita história. League Of Legends já existe desde 2009 e recebe novos jogadores, e Free Fire também ficará na moda por mais alguns anos. 

E o mesmo vale para os temas de internet, que são tendência entre crianças em várias idades a partir dos 8.

  • Naruto: Anime clássico e sucesso entre diferentes idades.
  • Boruto: Continuação de Naruto.
  • One Piece: é um dos animes mais longos do mundo!
  • My Hero Academia: anime de luta indicado para crianças que já estão mais perto da adolescência.
  • Sailor Moon: série com a qual as meninas se identificam muito. 
  • League of Legends: um dos jogos mais populares do Brasil.
  • Free Fire: outro game que faz sucesso entre meninas de várias idades.

Como escolher o melhor tema de festa infantil em 2024

A melhor escolha é aquela que agrada às filhas, mas também aos pais. O segredo é justamente equilibrar estes dois fatores.

O principal sempre será agradar sua filha com o tema. Afinal, a festa de aniversário é um momento muito especial, e a protagonista dele é a sua filha!

No entanto, os pais passam bastante tempo organizando e também precisam curtir a festa. Por isso, um tema com o qual você se sinta confortável vai te ajudar a deixar o processo mais leve. 

E, acredite, isso é muito importante porque organizar uma festa cansa bastante. Você precisa se atentar à decoração, lista de convidados, comida, docinhos de festa, lembrancinha e várias outras coisas. 

Se for uma festa de uma criança de 1 ou 2 anos, também é preciso considerar que o bebê não terá muitas recordações, mas os pais e demais convidados sim. Isso também deve ser levado em conta na hora da definição do tema. 

Passo a passo para escolher o tema da festa

  1. Pesquise pelos desenhos ou séries mais assistidos para ter ideia das tendências do momento.
  2. Caso sua filha tenha 4 anos ou mais, convide-a para conversar sobre o tema da festa de aniversário dela. Se ela for mais nova, ou você quiser fazer uma festa surpresa, faça sozinha os próximos passos.
  3. Veja se ela quer algo em particular. Caso ela não tenha decidido ainda, sentem-se juntas e anotem todos os temas que vocês gostam. Dê ideias, mas dê autonomia para ela decidir. 
  4. Sozinha, pesquise fotos de festas com o tema que vocês escolheram. Procure imagens de cenários, decoração, balões, bolos e afins. Dessa forma vocês terão uma ideia do resultado final, o que é difícil de ter ao ver cada parte da decoração separadamente.
  5. Agora comece a eliminar o que for muito caro, ou muito difícil de encontrar na sua cidade. Se tiver múltiplas opções boas, deixe sua filha escolher. Sua filha não deve estar envolvida totalmente na pesquisa, para evitar frustração ao ver e desejar decorações muito acima do seu orçamento. 😅

E aí, o que achou do post? Se foi útil, deixe um comentário aqui embaixo que ficarei muito feliz em ler. 🥰