Uma criança loira sorri em primeiro plano. Ao fundo, é possível ver um campo de girassóis desfocado.

Saiba qual é o significado do nome Gael

O significado do nome Gael está relacionado com beleza, generosidade e bênçãos. É um nome curto, de sonoridade bonita, e muito raro no Brasil. Isto o torna uma ótima opção para pais e mães que gostam de nomes especiais.

Neste texto, você conhecerá todos os detalhes do nome, incluindo as origens e relação com a Bíblia.

Qual é o significado do nome Gael?

Gael significa “belo, generoso, justo e abençoado”. Existem algumas teorias sobre a origem do nome.

A primeira e mais aceita diz que o nome está relacionado com a cultura gaélica. É até possível perceber a forma como a pronúncia dessa palavra se parece com Gael, não é?

Tudo o que é gaélico está relacionado com o povo celta e os seus descendentes. É o caso dos irlandeses e escoceses, por exemplo.

Dentro desta cultura, uma das primeiras origens do nome Gael tem derivação da palavra Goídel. Em tradução livre, significa “irlandês”.

Imagens de um desfile irlandês. país de origem do nome Gael. Em destaque, um homem vestido com trajes típicos e segurando uma gaita de fole.

O termo era usado por estes povos para determinar quem pertencia àquela região. Depois, se tornou nome próprio em outras partes do mundo.

Outra possível origem do nome, ainda dentro desta mesma linguagem, é como derivação da palavra Gwynhael. Este era um nome antigo, comum na Irlanda e em outros países com alguma tradição celta, como partes da França ou Espanha.

É a partir de Gwynhael que surge o significado “abençoado e generoso”. 

O significado de Gael deixou de ser “irlandês” porque o nome perdeu as origens de nacionalidade conforme foi se espalhando por outras partes do mundo.

Afinal, em outros países, poucas pessoas pensariam em chamar o filho de Gael por causa da cultura irlandesa. Assim, “abençoado” foi se tornando o principal sentido do nome.

Sua popularidade em outras partes do mundo é derivada da região da Bretanha. É uma pequena parte da França com forte influência celta.

Dentro da cultura celta, o nome Gwynhael começou a ser usado por causa do santo Gwenäel, louvado na região durante o Século VI.

Segundo a lenda, este santo visitou e restaurou vários monastérios na Europa, especialmente na Irlanda e na Bretanha. 

O seu nome é uma combinação de duas palavras diferentes: Gwenn, que significa “branco, justo e abençoado” e Hael, que significa generoso.

A combinação dos dois nomes, então, é uma das origens modernas do nome Gael. Até hoje o nome é bastante popular na França, junto com suas variações, como Gaël.

Qual o significado do nome Gael no hebraico?

Uma terceira possível origem do nome Gael está no hebraico. Seria uma versão moderna do nome Gah-El, da cultura judaica. 

Seguindo esta origem, Gah significa “protegido” e el significa “de Deus”. Logo, Gael é o “protegido de Deus”.

Os nomes terminados em el são muito comuns no hebraico. São os casos de Micael, Abel, Adriel, por exemplo.

El, inclusive, era um Deus cultuado por algumas tribos hebraicas. Não corresponde exatamente ao Deus da religião cristã, mas também é considerado o criador da humanidade e de todas as outras criaturas da Terra.

Ele seria equivalente a Zeus, na mitologia grega, ou Júpiter, na mitologia romana.

Quem é Gael na Bíblia?

Muitas pessoas pensam que o nome corresponde à um personagem bíblico, mas não há registros do nome Gael na Bíblia. 

Essa confusão é comum e acontece por causa dos múltiplos nomes que terminam com “el” na Bíblia, geralmente nomes de Anjos ou enviados do Senhor.

Por isso, muitas pessoas pensam que Gael seria um deles. No entanto, os únicos anjos chamados pelos nomes na Bíblia são Gabriel, Miguel e Rafael. 

Se você procurar na internet, pode até encontrar algumas referências ao “nome de anjo Gael”, mas nenhum site oferece fontes confiáveis para essa informação.

O mais próximo que existe na Bíblia é Gaal, filho de Ebede, mas não se tratava de um anjo.

Quais são os famosos com o nome Gael?

Aqui no Brasil, alguns famosos escolheram este nome para suas crianças nos últimos anos:

  • Thales Bretas, médico dermatologista e viúvo do ator Paulo Gustavo. 
  • Rodrigo Veronese, ator. 
  • Thiago Lacerda, ator. 
  • Christian Figueiredo, YouTuber. 

Alguns famosos com o nome Gael em outros países são:

  • Gael García Bernal, diretor de cinema mexicano.
  • Gaël Clichy, futebolista francês.
  • Gaël Kakuta, futebolista francês.
  • Gaël Givet, futebolista francês.

Embora seja um nome mais comum para meninos, também é uma opção de nome neutro. Na França, existem mulheres chamadas Gael, além de variações femininas como Gaëlle, Gayle ou Gail.

Entre estas, Gail é a única variação que existe no Brasil. E ainda assim são menos de 20 meninas com este nome no país.

O nome Gael é popular?

Apesar do significado de Gael ser muito bonito, em 2010 existiam apenas 506 pessoas com o nome Gael no Brasil! 🤯

Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, 496 meninos e 10 meninas. Esta é a data dos dados mais recentes, mas desde então, o número de crianças com este nome certamente aumentou no Brasil.

Ainda assim, continua sendo uma ótima opção para pais e mães que querem um nome mais exclusivo para os seus filhos. 

Por aqui, o nome começou a ficar mais famoso em 2014 por causa da novela Malhação. Algumas partes do enredo se passaram na academia de artes marciais de Gael, personagem interpretado por Eriberto Leal.

Personagem Gael da malhação

Em outros países, principalmente a França, o nome já esteve na lista dos 1000 mais populares do país, mas atualmente não está tão em alta. 

Nos Estados Unidos, o nome entrou para a lista dos 1000 mais populares para meninos em 2012, segundo o site especializado Behind the Name. 

Nomes que combinam com Gael

É comum ver Gael como parte de um nome composto, o que acrescenta ainda mais significados ao nome. Algumas combinações possíveis são:

  • Gael Henrique. 
  • Gael Lorenzo. 
  • Gael Lucca.
  • Gael Augusto.
  • Gael Felipe.
  • Lucas Gael.
  • Arthur Gael.

Espero que tenha gostado das informações sobre o significado do nome Gael! 🥰

Caso queira saber curiosidades sobre mais algum nome, escreva aqui nos comentários. Assim que possível, abordarei o assunto aqui no blog do Tomo dos Pais.