Entrada do Colégio Santo Agostinho Leblon

Colégio Santo Agostinho Leblon – Review completo

O Colégio Santo Agostinho Leblon é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. É reconhecido pela boa qualidade de infraestrutura, altas notas no Enem, e rigor no ensino.

Este post apresenta todas as informações necessárias para matricular seus filhos no colégio. Desde o valor das mensalidades, até algumas opiniões de pais e alunos sobre como é estudar no CSA Leblon.

Caso não conheça muito sobre o colégio, recomendo que comece lendo a seção “visão geral”. Depois, use o índice para navegar pelas seções que achar mais interessantes.

Boa leitura!

Visão Geral do Colégio Santo Agostinho – Leblon

Este é um “raio X” que sintetiza as principais informações sobre o CSA Leblon. Importante destacar que estou falando especificamente da unidade do Leblon, também conhecida como “CSA Leblon antigo”.

Séries1º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Posição no EnemFrequentemente está entre as 100 melhores escolas do país e entre as 10 melhores do Rio de Janeiro.
Modelo de escolaParticular, de educação agostiniana. Ensino meio-período com opções de atividades extracurriculares.
Estilo de ensinoTradicional e rígido, focado em valores cristãos.
Valor da mensalidadeEntre R$ 2.100 (Ensino Fundamental) e R$ 4.000 (Ensino Médio) em 2020, segundo edital do colégio e a revista Veja.
InstalaçõesSalas climatizadas, laboratório de informática, laboratórios de física, química e biologia, auditórios, quadras poliesportivas, capela, biblioteca, e enfermaria.
DiferenciaisLongo histórico de excelência acadêmica, infraestrutura de qualidade, projetos pedagógicos completos.
Ensino de idiomasAulas de inglês e espanhol, além de um projeto bilíngue de inglês. Tem programa de intercâmbios com Espanha, Canadá e EUA. Ensino opcional de mandarim no contraturno.
Atividades extracurricularesArtes cênicas, música, esportes e robótica.
Bolsa de estudosExiste, mas não para qualquer aluno. Filhos de professores, por exemplo, têm direito, mas não existem editais de bolsa abertos para o público geral.
UniformesCada pai ou mãe compra para os seus filhos. Veja como é nessa foto.
ContatoTelefone: (21) 3206-7850
E-mail: csa@csa.com.br
Site: https://www.csa.com.br

Onde fica o Colégio Santo Agostinho no RJ

O colégio está na Rua José Linhares, 88, no Leblon. Fica próximo da praia do Leblon, Batalhão da PM, Hospital Municipal Miguel Couto e Gávea Medical Center.

Clicando aqui, você pode ver a localização direto no mapa. Além disso, também pode consultar outros pontos de interesse próximos, ver imagens e avaliações de pais e alunos.

Diferenças para o CSA Novo Leblon

A confusão entre os dois colégios é comum. Inclusive, quando você procurar por informações sobre o CSA Leblon na internet, provavelmente vai encontrar alguns resultados sobre o Novo Leblon misturados.

Eles têm as mesmas cores, nome e símbolos, mas na prática, são colégios diferentes. Notas no Enem, projetos, forma de ensinar e direção são todos diferentes.

Apesar do nome, o Colégio Santo Agostinho Novo Leblon fica na Barra da Tijuca.

Mas ambos colégios têm bastante qualidade e compartilham um ensino rígido e com bons resultados no Enem. Se quiser que escrevamos um review sobre a unidade Novo Leblon, comente neste post e iremos priorizar isso. 😉

Diferenciais do CSA Leblon (antigo)

Estes são os principais pontos positivos do colégio:

  1. Projetos pedagógicos: o colégio tem três projetos diferentes, para Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e para Ensino Médio. São ancorados na religião e com grande foco no vestibular.
  2. Projetos extraclasse: são bem variados, 3 diferentes tipos de atividades relacionadas ao teatro, robótica, 2 instrumentos musicais, esportes, e até aulas de mandarim.
  3. Infraestrutura: as dependências do colégio são modernas e atualizadas.
  4. História: o colégio foi fundado em 1946. Ao longo dos anos, tornou-se muito prestigiado. É um dos mais famosos do Rio de Janeiro.

Abaixo, explico brevemente como cada um desses elementos influenciam o dia a dia no Colégio Santo Agostinho. 

Projetos pedagógicos

A base do projeto de ensino é a educação agostiniana, como o próprio nome do colégio indica.

Na prática, isso significa a combinação de preceitos religiosos e um modelo tradicional de educação. Segundo o projeto educacional apresentado no site do colégio, os objetivos da educação do CSA Leblon são: 

Incentivar um aprendizado progressivo, uma sincera e nobre abertura a todos os homens, a fim de construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e solidária.

Além disso, o projeto leva em conta também alguns ensinamentos de Santo Agostinho: 

  • Interioridade (Uma vontade “que vem de dentro” de crescer e conhecer mais).
  • Verdade.
  • Liberdade.
  • Amizade.
  • Justiça solidária.

Isso se reflete de maneiras diferentes em cada nível de ensino.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), os objetivos são:

  • Trabalhar valores cristãos, especialmente relacionados com o amor ao próximo. No 5º ano, existe uma celebração de Primeira Eucaristia para os alunos que quiserem.
  • Expôr os alunos a diferentes culturas para ampliar a percepção de mundo.
  • Trabalhar criatividade, senso de propósito, autoconhecimento e colaboração, dentro dos preceitos agostinianos. 

No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o projeto pedagógico é chamado de “carisma agostiniano”. Isso quer dizer que o foco se torna a aprendizagem coletiva. Algumas atividades dentro deste escopo são:

  • Fórum Interdisciplinar de Arte, Ciência e Cultura: evento aos moldes de uma feira de ciências, mas misturando diferentes disciplinas.
  • Modelo Diplomático Agostiniano: o 9º ano realiza simulações da Onu e de outros órgãos diplomáticos, para estimular as habilidades interpessoais e diplomáticas dos alunos. 

No Ensino Médio (1º ao 3º ano), o foco está em parcerias para criar redes de apoio para estudantes, e na criação de senso crítico e senso de protagonismo em cada aluno. Os objetivos são:

  • Transformar o aluno em protagonista do processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a interioridade como forma de refletir e alcançar conhecimento.
  • Estimular a interação e cooperação.

Apesar destes objetivos diferentes da maioria das escolas, cabe dizer que em sala de aula, o CSA Leblon segue o modelo tradicional.

Ou seja, os alunos trabalham disciplinas como história, língua portuguesa, biologia, etc., em horários pré-definidos, com pausas para o recreio.

Por fim, o CSA destaca que “atualiza seus valores aliados com os tempos atuais”, apesar das claras influências religiosas.

Projetos complementares

Em 2018, o CSA Leblon implantou um projeto bilíngue com aulas e vivências no idioma inglês.

Outro projeto neste mesmo estilo é o Canadian High School, em que alunos do Ensino Médio têm aulas com professores nativos do Canadá junto com as aulas “normais”.

As disciplinas do projeto são diferentes do que os alunos estudam no ensino comum e todas lecionadas em inglês. São oferecidas aulas de Geografia Física do Canadá, Estudos de Mídia, Nutrição, Liderança, Empreendedorismo, Arte, Inglês e Redação.

Por fim, o colégio oferece também programas de intercâmbio para países como Estados Unidos, Espanha e Canadá. Os destinos mudam frequentemente e no momento em que este texto foi escrito, não havia nenhum edital aberto.

O Colégio Santo Agostinho Leblon oferece ainda:

  • Aulas de teatro: têm como pilares improvisação, expressão vocal e corporal e dramaturgia.
  • Aulas de música: os instrumentos disponíveis são violão e teclado.
  • Esportes: treinos para times de futebol e vôlei.
  • Aulas de mandarim: para alunos de 6º ao 9º ano.
  • Robótica: contato inicial com programação, para alunos do 4º ao 9º ano (exceto durante a pandemia).
aula extracurricular robotica

Instalações do colégio

  • Salas de aula: climatizadas, equipadas com televisão, tablet e internet banda larga.
  • Laboratórios de física, química e biologia.
  • Laboratórios de informática: equipados com computadores e programas para ensinar robótica.
  • Auditório: com capacidade para 380 pessoas. Usado para apresentações artísticas e atividades acadêmicas.
  • Biblioteca: espaço amplo para realização de trabalhos, com salas de leitura.
  • Capela: para alunos cristãos professarem sua fé. São realizados encontros e jornadas religiosas (não obrigatórias).
  • Quadras de esporte: são três quadras para praticar diversas atividades, como futebol, vôlei, basquete, etc. 
  • Enfermaria: para realização de primeiros socorros.
  • Secretaria e departamento financeiro: para atendimento a pais e alunos. 

Abaixo, algumas imagens das instalações. Se quiser ver mais sobre a infraestrutura e cotidiano do CSA, recomendo seguir o Instagram da escola e visitar o site.

História do Colégio Santo Agostinho

Nem todos os pais olham para a história do colégio quando matriculam os filhos, mas no caso do CSA Leblon antigo, vale mencionar. Afinal, já são 75 anos de trajetória no Rio de Janeiro.

A história do colégio iniciou quando a Ordem Religiosa dos Agostinianos Recoletos chegou da Espanha, em 1931. Eles começaram a construir uma igreja e um colégio, que começou a funcionar em 1946 com o nome de Externato Santo Agostinho.

Desde então, foi progressivamente aumentando de tamanho, acompanhando o desenvolvimento do Leblon.

Em 1945 o colégio foi reconhecido pelo MEC e na década de 1960 criou turmas de Ensino Médio. Nos anos seguintes, adquiriu um novo prédio e continuou matriculando mais turmas.

Mais recentemente, inaugurou um novo prédio 2012. O próximo passo foram as parcerias com instituições de ensino de outros países.

Recentemente, destacou-se nacionalmente pelas boas notas do Enem. Durante alguns momentos, chegou a figurar no top 20 de melhores do país.

Como entrar no CSA Leblon

Todos os anos o colégio abre editais para novos alunos – para 2022, as inscrições já estão encerradas. No site do colégio, há um cadastro para receber um aviso sobre as próximas datas para se matricular.

Na página de novos alunos do CSA, também é possível ler cada um dos editais. Eles explicam detalhadamente os passos do processo seletivo. Se você pensa em matricular seu filho, leia com atenção.

É necessário pagar uma taxa para validar a inscrição.

No momento em que este texto foi publicado, não existe oferta de bolsas de estudos para o colégio, com exceção de filhos de funcionários.

Outra curiosidade é que existem dois processos seletivos diferentes, dependendo da idade do aluno.

Para alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Filhos de funcionários e irmãos de alunos já matriculados têm vagas reservadas no colégio. Depois que essas vagas são preenchidas, é feito um sorteio público para as vagas restantes.

Os interessados devem entrar em contato com o colégio, ler com atenção o edital, realizar o pagamento e enviar toda a documentação solicitada.

No último edital, a taxa de pagamento para a matrícula foi de R$190, mas o valor pode mudar.

Para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio

Neste caso, além dos procedimentos acima, também existe uma prova de matemática e português para entrar no colégio

A prova é classificatória – ou seja, quem tira nota mais alta têm prioridade para a vaga. Quem tirar menos do que 5 é eliminado e não pode fazer a matrícula.

Outro detalhe importante: alunos que já tenham repetido de ano não podem se matricular. 

Como é estudar no Colégio Santo Agostinho

Depois de tantos pontos positivos sobre o colégio, entro em uma parte mais complexa da análise: como é de fato estudar no Colégio Santo Agostinho?

Segundo a opinião de alguns estudantes, é difícil e o ritmo de estudo é puxado. Este foi o método encontrado pelo colégio para alcançar excelência em provas como Enem e vestibulares.

Ao procurar por comentários de pais e alunos que estudaram lá, foi comum encontrar mensagens assim:

Ótimo colégio! É puxado e um pouco rígido, mas tem uma excelente educação. Estudar lá é para privilegiados.

Estudei 8 anos da minha vida e foi simplesmente PÉSSIMO, mas acredito que seja de perfil…

É um colégio para filhos de ricos, se você não faz parte da classe alta, seu filho se sentirá infeliz e excluído!

Tem reputação de mais puxado da cidade. Rigor total.

A Revista Época chegou a fazer uma matéria em 2011 questionando o alto nível de cobrança que os alunos sofriam no Santo Agostinho.

Segundo a reportagem, existe sempre uma expectativa pela excelência, que afeta o emocional de alguns alunos.

Vale a pena se perguntar se isto atende ao perfil dos seus filhos, se vale a pena correr os riscos desses problemas emocionais, para ter excelentes resultados acadêmicos.

Existem crianças que lidam bem com ambientes mais controlados e de disciplina rígida. Outras vão se frustrar e se sentir infelizes se houver muita pressão em cima delas.

Embates ideológicos recentes

Outra questão relevante de mencionar sobre o dia a dia do colégio são alguns embates ideológicos relacionados às aulas.

Pesquisando por notícias sobre o CSA Leblon para escrever este texto, encontrei duas ocasiões recentes em que grupos de pais pressionaram o colégio por causa de “práticas esquerdistas”, por assim dizer.

A primeira delas foi o questionamento sobre um “projeto marxista” em curso no Santo Agostinho do Leblon. Em 2019, o colégio participou de um protesto nacional contra a educação, por causa do contingenciamento de verba para educação.

Um grupo de pais tentou pressionar o colégio porque não queria que seus filhos perdessem aula por causa disso. Na ocasião, a revista Veja relatou o caso.

O segundo caso: em 2018, um grupo de pais queria que o livro “Meninos sem pátria” fosse excluído das aulas, por ser supostamente comunista. Os alunos fizeram um protesto pedindo a liberação. Você pode ler detalhes sobre esse caso aqui.

Não vou fazer muitos comentários sobre essa questão ideológica, porque não é o foco do texto, mas alguns pais podem achar importante saber antes de fazer a matrícula.

O que os pais falam sobre o Colégio Santo Agostinho

Além da rigidez, a opinião geral sobre o Santo Agostinho é que se trata de um colégio com excelente estrutura e professores.

Estes são os principais pontos positivos mencionados por pais e alunos.

Inclusive, para algumas pessoas a rigidez do colégio é mais um ponto positivo. Seria uma mostra do quanto eles se preocupam com a educação das crianças e adolescentes.

Veja mais alguns comentários:

Grade curricular muito boa, com laboratórios de biologia, física e química, e muito mais.

Adoro o colégio, ótimos professores. É difícil, mas vale a pena!

Colégio renomado que leva a educação a sério e com muita qualidade. Um colégio que valoriza o seu corpo profissional, a família e o ensino. O melhor custo benefício para investir no seu maior bem: o seu filho.

Um dos colégios que levam a sério a Educação e Formação dos alunos.

Se ainda estiver em dúvidas sobre matricular ou não seus filhos no Santo Agostinho Leblon, a recomendação é entrar em contato, falar sobre o seu interesse e marcar uma visita guiada.

Assim fica mais fácil saber se combina com o perfil das crianças.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o CSA Leblon? Escreva aqui nos comentários! Farei o possível para responder o quanto antes.

Caso ainda esteja em busca da melhor escola para matricular seus filhos, recomendo a leitura dos textos abaixo, também publicados aqui no blog do Tomo dos Pais.

Eles abordam outros estilos e abordagens diferentes de ensino:

  • “Colégio Militar – Guia Completo de 2021“: existe um colégio militar no Rio de Janeiro. Também são colégios rígidos e de disciplina forte, mas com valores diferentes dos religiosos, e uma mensalidade muito menor.
  • Como funciona uma escola montessoriana?”: são colégios que adotam uma metodologia livre de pressão. Alunos não têm horários definidos para as aulas, trabalham habilidades ao invés de disciplinas isoladas, compartilham as salas com alunos de diferentes idades, entre outras características bem interessantes.

Caso o CSA Leblon não agrade, algum deles pode ser o colégio ideal para seus filhos.

E se você ou seu filho estudou no CSA Leblon, deixe um comentário contando como foi, com pontos positivos e negativos, para que outros pais tenham mais opiniões para embasar suas decisões. 👍