fachada do colégio santo agostinho novo leblon

Colégio Santo Agostinho Novo Leblon – Review completo

O Colégio Santo Agostinho Novo Leblon tem décadas de tradição no ensino do Rio de Janeiro. É uma escola rígida, com educação voltada à aprovação do Enem e a valores cristãos, como solidariedade e respeito ao próximo.

Se você já conhece o colégio e quer saber se vale a pena, ou quer entender melhor porque ele é referência em ensino, este post te ajudará muito!

Você conhecerá os diferenciais do colégio, infraestrutura, valor de mensalidade, desempenho no Enem e muito mais.

Use o índice abaixo para encontrar respostas para todas as suas dúvidas sobre o Colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca.

Mas se você estiver procurando informações sobre o CSA do Leblon, leia este review que fizemos sobre o CSA do Leblon.

Visão Geral do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon

Séries1ª ano do Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.
Posição no EnemPosição 53 – 57 (2019), segundo levantamento da ZBS Educação
Modelo de escolaParticular, de educação agostiniana. Ensino de meio-período com opções de atividades extracurriculares.
Estilo de ensinoTradicional e rígido, focado em valores cristãos e em aprovação no Enem e vestibulares. 
Valor da mensalidadeEntre R$ 2.100,00 (Ensino Fundamental) e R$ 4.000 (Ensino Médio) em 2020, segundo edital do colégio e a revista Forbes
InstalaçõesSalas climatizadas e adaptadas para EAD, laboratórios de Física, Química e Biologia, laboratório de informática, auditórios, bibliotecas, capela, quadras poliesportivas, salas de músicas e artes, salas para projetos extraclasse.
DiferenciaisLongo histórico de excelência acadêmica, ampla infraestrutura de qualidade, projetos pedagógicos completos.
Ensino de idiomasEnsino bilíngue desde o fundamental, aulas especiais com currículo estadunidense.
Atividades extracurricularesProjeto para desenvolver habilidades socioemocionais, cursos de esportes, cultura, artes e tecnologia.
Bolsa de estudosNão tem bolsas de estudo para todos os alunos, mas filhos de funcionários podem ter descontos na mensalidade.
UniformesCada pai ou mãe compra para os seus filhos. São uniformes diferentes para o ensino fundamental, médio, projeto bilíngue, educação física e laboratórios. O colégio também tem regras específicas para calçados. Veja aqui todas as informações e como comprar.
ContatoTelefone: (21) 2438-4900
E-mail: csanl@csanl.com.br
Site: http://www.csanl.com.br

Para conhecer melhor o colégio, continue lendo este post e confira abaixo o tour da escola:

Onde fica o Colégio Santo Agostinho Novo Leblon no RJ

O CSA-NL tem duas unidades. A principal fica na Rua Rino Levi, 485 – Condomínio Novo Leblon, Barra da Tijuca. Fica perto da Avenida das Américas e dos shoppings Novo Leblon e Millenium. Veja no mapa.

O segundo endereço do colégio é a Unidade Instituto Cultural Santo Agostinho, que fica dentro do shopping Millenium, a poucos metros da sede. Fica na Av. das Américas, 7.707, nas lojas 121 a 124, e nas salas 223 a 235, 301, 303 e 304, 311 a 317. 

O Instituto Cultural serve como suporte para algumas atividades do colégio. Veja no mapa.

Não confundir com o endereço do CSA Leblon, que fica no bairro de mesmo nome, “Leblon”, na zona sul do RJ.

Diferenças para o CSA do Leblon

Além das duas unidades do CSA-NL, existe outro Colégio Santo Agostinho no Rio de Janeiro. É o “Antigo CSA”, ou Santo Agostinho Leblon.

Eles são colégios diferentes, mas partes de um mesmo grupo. Por isso, direção, notas do Enem, projetos complementares e até planos de ensino são bem diferentes

Mas tem algumas coisas parecidas, como o nome, símbolos, cores e alguns valores religiosos, que são ensinados em ambas as escolas.

Um não é melhor que o outro. Por isso, o ideal é conhecer ambos para ver qual tem o perfil mais adequado para seus filhos. Temos um review sobre o Colégio Santo Agostinho Leblon (antigo) aqui no blog, para te ajudar na decisão.

Diferenciais do CSA Leblon da Barra da Tijuca

Existem quatro pontos principais que tornam o Santo Agostinho do Novo Leblon diferente dos outros colégios da região:

  1. Foco em valores cristãos: o discurso do colégio é de exercitar valores como respeito, disciplina e amor ao próximo em todas as ocasiões.
  2. Projetos extraclasse: oferece várias opções, como robótica, 2 instrumentos musicais, 3 esportes, teatro, empreendedorismo, e até aulas para ser YouTuber. Também tem um projeto de educação bilíngue. 
  3. Infraestrutura: o colégio tem estrutura completa, incluindo salas de aulas para cada tipo de projeto.
  4. História: o colégio foi fundado em 1976 e tornou-se um dos mais famosos do Rio de Janeiro, graças às boas pontuações em exames importantes, como o Enem.
adolescente filmando selfie

Foco em valores cristãos

A direção valoriza bastante a inserção de valores cristãos dentro do ambiente da escola. Isso não significa que seja necessário ser religioso para estudar lá, já que os valores que eles adotam são “universais”, por assim dizer.

Esses valores são:

  1. Interioridade (crescimento pessoal).
  2. Verdade.
  3. Liberdade.
  4. Amizade.
  5. Comunidade.
  6. Justiça solidária.

Essas bases da educação agostiniana são trabalhadas integralmente no colégio durante as aulas e nas demais atividades. 

O objetivo é proporcionar uma educação integral, para passar no Enem e em vestibulares mas também proporcionar formação ética, social, moral e espiritual, nas palavras da direção do CSA-NL.

Estas informações são destacadas no informativo do ano do colégio – é um livreto com as normas detalhadas sobre o colégio. A questão religiosa aparece antes mesmo de dados sobre o projeto pedagógico, infraestrutura, cursos complementares e afins.

Ou seja: os valores religiosos são bem importantes dentro do colégio. Antes de fazer a matrícula, verifique se o perfil da sua família combina com esse método.

O Colégio Santo Agostinho do Novo Leblon não doutrina seus alunos, mas eles terão bastante contato com a religião católica. Inclusive, tem aulas obrigatórias de religião no ensino fundamental, inclusive para alunos de outras crenças.

O colégio também tem uma série de atividades de ação pastoral, que basicamente são práticas da religião católica realizadas dentro do colégio. Mas essas não são obrigatórias.

Projetos extraclasse

O CSA-NL tem muitas opções de atividades extraclasse para seus filhos escolherem. São elas:

  • Aulas de música: os instrumentos são violão e guitarra.
  • Escola de teatro: ajuda na improvisação, socialização e criatividade dos alunos.
  • Esportes: são aulas de futsal, judô e vôlei.
  • Escola de tecnologia, inovação e empreendedorismo: projeto com aulas de robótica educacional, programação, criação de games e aulas para ser YouTuber. 
Sala de informática do CSA-NL vazia

As vagas e horários podem mudar a cada ano. Além disso, algumas atividades, como as da escola de tecnologia, têm custos à parte.

O colégio também oferece um projeto para desenvolver habilidades socioemocionais, o EmocionAR. Outra atividade semelhante são as orientações educacionais, um espaço de reflexão sobre questões de socialização dos alunos, como bullying e relacionamento interpessoal.

Outro ponto de destaque é a educação bilíngue, praticada desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos têm aulas diárias em inglês (não apenas aulas de inglês mas aulas de outros assuntos, ensinados em inglês), além de outros incentivos para estudar o idioma.

O CSA da Barra da Tijuca tem um programa com vagas limitadas para diplomação brasileira e estadunidense. Funciona assim: alguns alunos do 8º ano podem estudar disciplinas do currículo brasileiro e estadunidense ao mesmo tempo. 

Se aprovados, ingressam automaticamente na High School do CSA, para continuar estudando o currículo norte-americano junto com o brasileiro.

Se aprovados ao final do 3º ano do Ensino Médio, recebem dupla certificação, o que é ótimo para pais e alunos que pensam em fazer uma faculdade ou morar fora. Diferencial bem legal, não é? 😁 

Estrutura do colégio

O CSA-NL tem ampla estrutura na sede e também tem algumas salas no Shopping Millenium para atividades específicas. As instalações são estas:

  • Salas de aulas climatizadas, com lousa eletrônica e WiFi.
  • Salas preparadas para transmissão de aulas para educação à distância.
  • Laboratórios de Física, Química e Biologia.
  • Laboratórios de Informática para aulas de programação.
  • Biblioteca com salão de leitura e áreas de estudo em grupo.
  • Capela para atividades religiosas e ações pastorais.
  • Cinco quadras poliesportivas.
  • Sala acústica para aula de música.
  • Sala de Artes.
  • Salas para projeto EmocionAR, Middle School e High School.

Abaixo você pode ver algumas fotos da estrutura do colégio. Se quiser conhecer todos os ambientes, faça a visita virtual do colégio diretamente no site.

História do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon

Você sabia que o nome Novo Leblon não está relacionado ao bairro, e sim ao condomínio da Barra da Tijuca? Mesmo pessoas que são do Rio de Janeiro se confundem.

O colégio foi criado em 1979, mesmo ano de nascimento do condomínio, como uma alternativa à unidade do Santo Agostinho do bairro do Leblon. Iniciou com 111 alunos matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

O número de alunos foi crescendo ano a ano e, ao final da década de 1980, já eram 1400 alunos no ensino fundamental. Naquela época, os alunos da Barra da Tijuca iam para o do Leblon cursar o ensino médio.

Apenas em 1993 o colégio foi adaptado para receber também os alunos do ensino médio. Naquela época, o colégio chegou aos 2000 alunos.

Em 1999, foram feitas instalações no Shopping Millenium para ampliar as atividades extraclasse do colégio, uma parceria que existe até hoje.

Após a década de 2000, o colégio começou a se destacar nacionalmente pelos resultados no Enem. Frequentemente o colégio está entre os 10 melhores do Rio de Janeiro e os 100 melhores do Brasil.

Desde o início, o CSA-NL compartilha ideais e um alto nível de ensino com a unidade do bairro do Leblon. Os valores trabalhados e até os resultados no Enem costumam ser bem parecidos também.

Como entrar no CSA Novo Leblon

O processo para fazer as matrículas se divide em quatro etapas, e é o mesmo para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, o procedimento foi assim em 2022:

  1. Os pais preenchem uma ficha de inscrição online. É necessário pagar um valor de R$190,00. Nesta etapa, os pais podem agendar uma visita ao colégio para conhecerem as instalações.
  2. Os alunos realizam uma prova. No Ensino Fundamental, é de Português e Matemática. No Ensino Médio, as matérias são Português, Matemática e Redação.
  3. Quem for aprovado pode seguir com a matrícula, feita pela internet. Nesta etapa, é necessário pagar uma parcela da primeira mensalidade do ano letivo, no valor de R$2.100,00.
  4. Por fim, os pais precisam enviar a documentação completa do aluno para o colégio, presencialmente ou pela internet.

É importante ter atenção para a página de matrículas do colégio, já que o processo pode mudar de ano para ano.

Para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, o procedimento é parecido, mas tem mais uma etapa: uma atividade de convivência. Segundo o colégio, é um período com atividades lúdicas para avaliar algumas habilidades comportamentais dos novos estudantes. Não é eliminatória, mas é obrigatória para todos os candidatos.

No momento, o site do colégio não divulga bolsas de estudos.

Vale destacar também que podem haver alterações no valor da mensalidade em cada ano. O colégio não divulga publicamente os valores, eles estão especificados apenas no contrato enviado aos pais no momento da matrícula.

Como é estudar no Colégio Santo Agostinho Novo Leblon

As principais características do CSA-NL são o alto nível de rigor e disciplina, assim como acontece na unidade do bairro do Leblon. O resultado, segundo pais e alunos, é a valorização da ética e do respeito aos outros:

Não estudei lá, mas conheço várias pessoas que estudaram ou estudam, e vejo a diferença de disciplina dos alunos. Costumam ser bem estudiosos e conseguem ótimas colocações nos vestibulares e no Enem.

Estudo desde pequena e acho excelente o ensino e método.

Basta uma rápida leitura do informativo aos pais para perceber que o colégio valoriza muito o bom comportamento individual de cada aluno e é bastante rigoroso com quem não alcança o padrão esperado. 

No documento, são sete páginas detalhando as normas e comportamentos esperados no colégio. Desde o uso de uniformes (incluindo os tipos de sapatos permitidos) até a proibição sobre mascar chiclete.

Entre outras orientações específicas, estão as proibições de ficar dentro da sala de aula no recreio, de comemorar aniversários nas dependências do colégio, e de praticar “ostensivas manifestações de namoro”. 😅

O colégio também tem uma política muito rigorosa quanto a atrasos – podem apenas três por semestre, mesmo com justificativa. No quarto atraso, o aluno recebe suspensão.

Por isso, antes de matricular seus filhos, reflita se o perfil deles combina com o colégio. Muitas crianças podem se sentir desestimuladas em um ambiente tão restrito, enquanto outros têm desempenho melhor com o alto nível de cobrança. 

É importante não confundir o rigor com limitar a criatividade, a individualidade dos alunos, ou qualquer coisa do tipo. Tanto que o colégio investe em aulas de artes e em projetos complementares que estimulam as relações interpessoais e as potencialidades de cada estudante.

foto da fachada do CSA-NL, onde se lê "igreja e colégio santo agostinho"

O que os pais falam sobre o Colégio Santo Agostinho

A rigidez se reflete também dentro de sala. Assim como na unidade do Leblon, as pessoas geralmente consideram as aulas do CSA-NL difíceis. 

Essa informação já se tornou um “lugar comum” quando se fala do Colégio Santo Agostinho, que é considerado um colégio exigente desde sempre. 

Além da disciplina, a qualificação dos educadores também é muito elogiada pelos pais. Além dos professores, o colégio tem diversas pessoas envolvidas na direção, incluindo quatro orientadores, seis coordenadores e um orientador disciplinar.

No entanto, para os pais a visão geral é de que o colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca é um dos melhores do Rio de Janeiro e até do Brasil. Estes são alguns comentários de pais satisfeitos:

O colégio é um lugar respeitoso onde além de ensinar a matéria bem, oferece educação e ética ao aluno.  

Colégio católico, método tradicional e os melhores professores de matemática do Brasil. Ensino fortíssimo também de língua portuguesa e história. 

O melhor colégio do Rio de Janeiro e talvez do Brasil.

Ensino puxado, os alunos piram.

Novamente, vale refletir se os seus filhos lidam bem com pressão e se reagirão bem com essa forte cobrança e expectativa de resultados.

Mensalidades do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon

Os valores para estudar no colégio geraram algumas polêmicas recentemente. Não chegam a ser problemas que atingem a todos os alunos, mas podem ser pontos de interesse para alguns pais, por isso inclui as informações neste texto.

A primeira delas aconteceu durante a pandemia de Covid-19. A unidade da Barra da Tijuca se recusou a reduzir o valor das mensalidades e alguns pais recorreram à Justiça para ter valores reduzidos durante o período em que o colégio ficou fechado. 

Em outra ocasião, o colégio retirou a bolsa do filho de um professor quando ele faleceu. O caso gerou revolta entre os pais e o caso virou notícia, por se tratar de um colégio muito tradicional.

Segundo a Forbes, o Colégio Santo Agostinho está entre os mais caros do Brasil em 2022. A matéria não faz distinção entre as unidades, mas é improvável que tenha grandes diferenças entre elas.

Encerro o review por aqui!

Espero que este texto tenha lhe ajudado a decidir se o Colégio Santo Agostinho do Novo Leblon é uma boa escolha para seus filhos.

Ele é um dos melhores colégios do Rio de Janeiro, então se você optar por ele, certamente seus filhos terão uma educação de altíssimo nível. Porém, a forte cobrança pode gerar ou aumentar problemas psicológicos nos alunos.

Se está em dúvida se o perfil da sua família se encaixa com ele, conheça colégios de outros estilos. Escrevemos aqui no blog do Tomo dos Pais alguns guias sobre outros tipos de colégio:

  • Colégio militar: são escolas mantidas pelo Exército Brasileiro. São tão exigentes na disciplina quanto o Santo Agostinho (ou até mais!), também tem boas notas no Enem, não cobram mensalidade, mas tem toda a rigidez e os rituais militares.
  • Colégio montessoriano: são escolas que trabalham a liberdade e métodos não-tradicionais de ensino. O foco é tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem e explorar a criatividade de cada aluno.

Caso você queira saber mais sobre algum método ou sobre alguma escola específica, escreva aqui nos comentários para eu adicionar à lista de novos posts do blog. 😉

E se você estudou no CSA Novo Leblon, ou tem um filho matriculado, comente aqui como foi a experiência! Diga o que gostou no colégio e o que pode melhorar, para ajudar outros pais a conhecerem mais sobre o colégio.