Criança se surpreendendo com caixa de brinquedos educativos

Como funciona uma escola montessoriana?

Uma escola montessoriana é diferente das tradicionais porque acredita que educar vai além de passar conteúdos. Ela acredita que os alunos são protagonistas e devem ter autonomia na hora de estudar.

Isso é feito através do método montessoriano, adaptado para lidar com as potencialidades e dificuldades de cada aluno.

Professores organizam os ensinamentos e os alunos são estimulados a buscar as respostas por conta própria. Por isso, não existem turmas divididas por séries, recreios, dever de casa, e cada aluno estuda o que quiser pelo tempo que quiser.

Ainda assim os resultados acadêmicos são tão bons quanto nas escolas tradicionais, segundo diversos estudos.

Ficou curioso? Siga o texto para conhecer os detalhes de como funciona uma escola montessoriana e quais são as diferenças em relação às escolas tradicionais. 👇

O que é o método montessoriano?

O Método Montessori, ou montessoriano, se caracteriza por abandonar o “conteudismo” nas aulas.

Na sala de aula tradicional, o professor é quem detém o conhecimento. Ele passa a matéria para os alunos, que apenas absorvem a lição de forma passiva.

Para ficar bem fácil de entender: você já assistiu àquele clipe da música Another brick in the wall do Pink Floyd, em que as crianças se rebelam contra os professores?

O método Montessori é o contrário da história dessa música e do clipe. Ele defende que as crianças devem ser livres e respeitadas.

Quem foi Montessori?

O método leva o nome de sua criadora, Maria Montessori (1870 – 1952), médica e pedagoga italiana. 

Montessori percebeu que cada criança tem afinidades e dificuldades específicas. Ou seja, cada uma aprende de um jeito.

Ela concluiu que a educação tradicional não leva em conta a individualidade dos alunos. Com aulas centradas no aluno, as crianças participam ativamente da produção do próprio conhecimento.

O resultado dessas análises foi a criação de um método próprio, em que cada aluno é o centro do próprio desenvolvimento.

O método montessoriano foi trabalhado primeiramente com pessoas com deficiência e depois com alunos em geral. Hoje, é adotado em cerca de 65 mil escolas ao redor do mundo e possui organizações que regulam as práticas de professores e instituições.

Maria Montessori, criadora do Método Montessori
Maria Montessori, criadora do Método Montessori

As características do método montessoriano 

Os pilares da filosofia de Montessori são descritas no livro O Segredo da Infância como o caminho para a criança aprender mais e melhor.

Eles podem ser trabalhados tanto na escola quanto em casa.

Ambiente organizado

A organização da vida material também organiza o pensamento, segundo Maria Montessori.

Por isso, os espaços de aprendizagem devem incentivar as crianças a estudar, a participar, a se engajar e a ter curiosidade e aprender como saciá-la. Salas de aula bem decoradas, móveis baixinhos, bonitos, e deixando todos os objetos fáceis de alcançar são alguns exemplos. 

Esse conceito pode ser até levado para dentro de casa, com as camas montessorianas ou quartos montessorianos.

Autoeducação

As crianças tem uma pré-disposição natural e uma facilidade para aprender coisas novas.

Não é necessário “passar conteúdo” a elas, apenas guiar para que elas próprias descubram seus interesses e alcancem as respostas que estão procurando.

Ensina-las como podem aprender qualquer coisa que desejarem, de forma eficaz. Essa é uma habilidade que será utilizada durante toda a vida.

Educação científica

As aulas de uma escola montessoriana funcionam como um projeto científico.

São construídos por toda a turma, com liderança do professor. As crianças aprendem a investigar, raciocinar, construir coisas, testar, e a discutir resultados. 

Educação cósmica

Cósmico aqui tem sentido de “ordem”. Professores têm a função de mostrar os caminhos lógicos de aprender.

Preparação dos adultos

Para que o método seja bem sucedido, os adultos oferecem assistência para que a criança realize sozinha o que está ao seu alcance.

Qual o objetivo do método Montessori?

O método tem a função de promover aprendizagem de forma criativa, completamente centrada no aluno e com foco na autoeducação. Alguns de seus objetivos são:

  • Desenvolver o interesse pelo estudo.
  • Trabalhar a autoconfiança.
  • Promover curiosidade e vontade de aprender permanentes.
  • Estimular iniciativa e persistência.
  • Promover senso de segurança e organização.
  • Respeitar a individualidade de cada aluno.

O resultado é uma criança equilibrada: calma, empática, com elevada autoestima e que gosta de aprender.

Como funciona o método montessoriano na prática?

O método requer adaptação de espaços e do jeito de ensinar. Entre as principais ações, podemos listar:

  • Crianças devem acessar livremente os móveis e materiais.
  • Existem materiais específicos para estimular a curiosidade, especialmente nos anos iniciais.
  • Objetos do cotidiano das crianças também são usados nas aulas (copos, talheres…).
  • Alunos solucionam seus próprios problemas, sem que adultos façam tudo por eles.
  • Professores são mentores que apontam o caminho, mas a iniciativa de estudar deve partir das crianças.
Grupo de crianças se divertindo na escola

Como aplicar em casa

Mesmo que seu filho não estude em uma escola montessoriana, você pode estimular a criatividade e autonomia com ações simples, como: 

  • Deixar seu filho explorar e solucionar problemas, intervindo apenas quando necessário.
  • Dar autonomia para a criança aprender ensinando, mas sem fazer por ela. Deixe que ela pratique até aprender, interfira o mínimo possível.
  • Respeitar o ritmo de aprendizagem dos seus filhos.
  • Sendo um observador presente e ativo para guiar as descobertas.
  • Estimulando a organização do quarto e área de brincar.
  • Investindo em espaços agradáveis, que chamem a atenção e entretenham a criança.

Alguns alunos famosos do método

Segundo a BBC Mundo, estas personalidades passaram por escolas do método em algum momento da infância:

  1. Jeff Bezos, ex-CEO da Amazon.
  2. Sergey Brin e Larry Page, criadores do Google.
  3. Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
  4. Will Wright, criador da série de jogos Sim City.
  5. Beyoncé, cantora pop.
  6. Gabriel García Márquez, escritor.

Gabriel García Márquez, escritor premiado com o Nobel de Literatura, revelou no livro Viver para Contar que aprendeu a ler graças ao método Montessori.

Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida.

Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura

Como funciona uma escola montessoriana?

O princípio básico de uma escola montessoriana é oferecer ferramentas para a autoeducação. Todas as características das aulas e da estrutura física do colégio devem refletir essa didática. Por exemplo:

  • As salas de aula são espaços de livre circulação de alunos e professores. 
  • Alunos não precisam sentar atrás dos outros, com o professor na frente. Eles podem escolher onde querem ficar na sala.
  • Estudantes de diferentes idades aprendem juntos.
  • Todos os materiais das aulas estão ao alcance dos alunos.
  • Não existe recreio, porque não há diferenciação entre o momento de aprender e o de lazer.
  • A organização da sala é de responsabilidade dos alunos e professores.
  • Eles também organizam espaços de uso comum, como cantinas.
  • Não existe dever ou tarefa de casa. São estimulados a ter curiosidade e a aprender sempre.
Alunos estudando em uma sala de aula de escola montessoriana

Além de ensinar a lição, as escolas têm um foco na forma de adquirir conhecimento e em como as crianças se relacionam com o mundo.

As aulas são preparadas com antecedência, mas os alunos escolhem o que querem trabalhar, quando, e por quanto tempo

No Ensino Fundamental, isso ocorre em pequenos grupos, já na Educação Infantil, ocorre individualmente.

Outro diferencial é que não existem provas. A avaliação é feita pela observação dos professores e por registros detalhados do cotidiano.

Qual é o papel do professor no método montessoriano?

Além da formação em Pedagogia, os professores têm uma preparação específica com foco no processo de aprendizado e no método Montessori.

Eles ouvem, conversam e engajam os alunos. Se mostram sempre solícitos a tirar dúvidas e ajudá-los a superar desafios. Sua atuação é baseada em:

  • Respeitar e reconhecer o potencial das crianças.
  • Estar sempre pronto para ouvir e ajudar.
  • Guiá-las durante as atividades.
  • Domínio sobre o ambiente, mas sem ser autoritário.

Colocando em perspectiva: o professor montessoriano é mais próximo do Dumbleodore do que do Snape na sala de aula. 😝

Dumbledore dançando e Snape assistindo

O professor guia, mas quem constrói é o aluno.

Qual é o papel do aluno no método montessoriano?

O aluno é o protagonista da sala de aula. Maria Montessori acreditava que são as crianças que constroem o mundo, aprendendo e criando. Assim, segundo o método, elas moldam as gerações do amanhã: hoje a criança aprende, amanhã ela coloca o conhecimento em prática, e ensina.

Uma escola montessoriana funciona através de Planos de Desenvolvimento, definidos de acordo com o estágio de vida do aluno. A cada nível, ele fica mais independente dos adultos.

  1. Primeiro Plano do Desenvolvimento (0 a 6 anos): Nessa fase, as crianças ainda estão aprendendo como o mundo funciona
  2. Segundo Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos): Aqui, elas desenvolvem a imaginação e começam a desenvolver o pensamento com mais complexidade.
  3. Terceiro Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos): Nesta etapa, a sociabilidade se torna mais relevante. Com o contato com outros, começa a descobrir qual é o seu lugar no mundo. 

Após os 18 anos, os adolescentes deixam a escola, mas seu desenvolvimento continua. Existe ainda um Quarto Plano do Desenvolvimento, dos 18 aos 24 anos.

Esta etapa corresponde com o conceito de adolescência tardia. Aqui, eles descobrem de fato qual é a sua vocação na vida.

Portanto, as escolas montessorianas são indicadas para todas as idades, desde a Educação Infantil, e seus princípios permanecem até a vida adulta.

Alunos brincando com um alfabeto móvel em escola montessoriana

Qual é a diferença para outros tipos de escola?

A partir das características que apresentamos aqui já fica fácil perceber quais são as principais diferenças.

Mas ainda assim, preparamos este quadro para te ajudar a visualizar melhor como funciona uma escola montessoriana em relação a uma escola tradicional:

Escola tradicionalEscola montessoriana
Ensino uniforme, onde professor passa o conteúdo do mesmo modo para todos os alunos.Desenvolve cada aluno integralmente, levando em conta as potencialidades e dificuldades de cada um.
Professores têm maior protagonismo no processo de ensino.Alunos têm papel ativo na construção do conhecimento.
Professor na frente, como peça central da sala.Ambientes interativos e diferentes.
Avaliações através de trabalhos e provas.Avaliação através de observação e relatos cotidianos. 

É importante destacar que não existe um método melhor do que o outro, já que muitas variáveis definem a qualidade da educação de uma escola.

Por exemplo, existem escolas tradicionais onde alunos são autônomos e protagonistas, além de projetos que buscam estimular a aprendizagem criativa. Também existem outros métodos além do “tradicional” e do Montessori.

As escolas montessorianas funcionam mesmo?

Um estudo publicado em 2017 na revista científica Frontiers in Psychology identificou melhores resultados em matemática e alfabetização entre estudantes de colégios montessorianos, mas não descobriu diferenças significativas em outras áreas.

Outros estudos também apontam que alunos de escolas montessorianas têm desempenho parecido com o de outras escolas com bons níveis de investimento.

Em alguns casos, os resultados são melhores, mas não podem ser diretamente atribuídos ao método de ensino.

Um fato a se considerar é que normalmente as escolas montessorianas requerem altos investimentos, porque isso é necessários para atender aos princípios do método, como a organização diferente das salas de aula.

Quais são as escolas montessorianas do Brasil?

Atualmente, existem cerca de cinquenta escolas montessorianas no Brasil. É possível encontra-las em todas as regiões do país.

O site da Organização Montessori do Brasil elaborou uma lista completa com todas as escolas.

Além desta lista, você pode pesquisar por “escola Montessoriana perto de mim” no Google para visualizar direto no Maps qual é a mais próxima. 😉

Escolas Montessori são públicas ou particulares?

No Brasil, todas as escolas montessorianas são particulares. Costuma ser assim em outros países também.

A professora da pós-graduação em Educação da Univali, Valéria Ferreira, disse em entrevista ao portal ND Mais que é muito difícil aplicar o método Montessori na educação pública.

Os motivos são:

  • Muitos alunos (e de várias idades) por sala.
  • Precisa de maior espaço físico para cada sala.
  • Precisa de grandes investimentos em estrutura física.
  • Precisa de materiais especiais. 

Apesar disso, existem escolas públicas que desenvolvem projetos inspirados nos princípios montessorianos. Afinal, empoderar os alunos é possível mesmo com poucos recursos, desde que haja motivação. 💪

Inspire seus filhos!

Agora que você já viu como funciona uma escola montessoriana, considere aplicar os conceitos de estímulo à curiosidade e autonomia para o melhor desenvolvimento dos seus filhos.

Inspire-os e os acompanhe sempre!

Como pai ou mãe, você precisa saber o que os motiva e desperta o interesse. Deve apresentar diferentes possibilidades para que ele trilhe a própria jornada.

E se quiser uma ajuda para fazer isso tudo da melhor forma possível, O Tomo dos Pais auxilia em tudo isso! 😉

Somos um serviço de assinatura que envia listas personalizadas de conteúdos para os pais, com dicas de diferentes atividades para realizar com a criança, sugestões de leitura, experiências científicas e mais! ✨