Membros da banda de k-pop BTS

O que é k-pop?

Você sabe o que é k-pop? Se os seus filhos começaram a ouvir músicas em um idioma que você não conhece, a assistir clipes e a falar de idols, você precisa conhecer esse aspecto da cultura sul-coreana que está dominando o mundo!

Neste post, você vai entender o que é k-pop e porque ele é tão popular entre os jovens. Vamos apresentar algumas músicas dos principais grupos também.

Quem sabe você não descobre mais um gosto em comum com seus filhos? 😉

O que é k-pop

K-pop é uma abreviação de korean pop. Ou seja: são grupos musicais do estilo pop formados na Coreia do Sul. Eles são muito inspirados pelas músicas modernas e populares entre os jovens, com batidas eletrônicas e rimas entre seus elementos.

De certo modo, dá pra dizer que os grupos sul-coreanos são equivalentes às boybands orientais, como os Backstreet Boys ou NSync e aos grupos de meninas como Spice Girls.

Então, na verdade, existem vários estilos diferentes que são combinados pelos artistas. Além disso, eles também trazem elementos da cultura sul-coreana nas músicas, como o próprio idioma.

Misturando essas influências externas com algo característico do país, o k-pop acaba se diferenciando de outros estilos musicais contemporâneos.

More And More GIF by TWICE

A sonoridade é complementada por um extenso trabalho de imagem dos grupos e de seus integrantes, por performances ao vivo perfeitas e por produções audiovisuais grandiosas. 

Tudo isso fez com que o gênero estourasse não só em seu país de origem, mas em todo o mundo.

Os grupos têm legiões de fãs fiéis – os “fandoms”. Os fãs dos maiores grupos têm nomes específicos, como a “army” do BTS. Mas, em geral, uma pessoa que gosta de k-pop é chamada de kpopper

Como são criados os grupos

O k-pop não é apenas música, mas sim uma indústria de entretenimento.

Todos os grandes grupos são montados pelas gravadoras. Eles escolhem os integrantes, o estilo de música e as personalidades públicas de cada um.

Ou seja, diferente de outros estilos de música, é raro ter grupos independentes, formados por amigos ou profissionais que decidiram se juntar para fazer música.

Na Coreia do Sul, existem agências de entretenimento que “recrutam” pessoas com potencial para os grupos.

Por isso, quem quer participar de um grupo de k-pop precisa passar por várias audiências e treinamentos. Eles são avaliados em habilidades de canto, dança e carisma.

Depois, recebem treinamentos para aprender a dar entrevistas, dicas de como manter uma boa imagem pública e como se comportar no palco. Durante toda a sua vida pública, os integrantes são assessorados por especialistas.

As três maiores agências são SM, JYP e Big Hit, responsáveis por grupos bilionários como EXO e BTS. Elas são conhecidas como a “big 3” do k-pop graças à quantidade de hits que produzem.

Quando o k-pop foi criado e ficou famoso?

O gênero existe aos moldes do que é hoje desde a década de 1990, na Coreia do Sul. Durante o período, o governo sul-coreano investiu em cultura e entretenimento, o que impulsionou a exportação de “bens culturais”, por assim dizer, para diversos países.

Nessa mesma leva vieram os doramas (“dramas”, em português), espécies de novelas sul-coreanas, que também começaram a se popularizar. Hoje as produções também fazem sucesso entre o público de vários países, principalmente entre os mais jovens.

Normalmente as pessoas assistem com legendas, mas tem quem goste tanto da cultura sul-coreana que se aventura em aprender o idioma por causa das músicas e séries.

Por isso, podemos dizer que a Coreia do Sul está colhendo bons frutos do seu investimento nas décadas passadas.

O primeiro grande sucesso mundial do k-pop foi o Gangnam Style. A partir daí, as pessoas foram conhecendo outros grupos e a estética que temos hoje foi se tornando popular.

Gangnam Style Psy GIF by Vevo

Shows de diversos grupos passaram a ser realizados ao redor do mundo, mas foi só em 2017 que o k-pop estourou mesmo.

Nesse ano o BTS quebrou recordes mundiais da indústria da música, batendo números de cantoras como Taylor Swift, Rihanna e Ariana Grande.

Foi a primeira vez que um artista que não canta em inglês fez tanto sucesso assim nas paradas norte-americanas. 

Quais são os grupos de k-pop mais famosos

Agora que você já aprendeu o que é k-pop, é hora de conhecer os grupos mais famosos e os integrantes de cada um. É só clicar nos nomes para ouvir as músicas mais conhecidas de cada um! 🎵

Grupos masculinos

BTS

Integrantes: RM, Jimin, Suga, J-Hope, Jungkook, V e Jin.

O BTS é o grupo de k-pop mais popular do mundo. Para ter ideia, o seu sucesso nos Estados Unidos foi comparado com a Beatlemania na década de 1960! 

No momento, os integrantes estão entre as celebridades mais influentes da Coreia do Sul. O grupo foi criado em 2013 pela gravadora Big Hit Music e desde então eles colecionam recordes em vendas e audiência.

Recentemente, lançaram a música Permission to Dance e em pouco mais de 4 meses, ela alcançou quase 400 milhões de visualizações no YouTube.

NCT

Integrantes: Taeyong, Taeil, Johnny, Doyoung, Yuta, Jaehyun, Win Win, Jungwoo, Mark e Haechan.

NCT é a abreviação de “Neo Culture Technology”, expressão usada por sua agência, a SM, para descrever um novo conceito dentro do k-pop.

Basicamente, o NCT tem um número ilimitado de membros. Em cada cidade, existem “subunidades” com formações diferentes.

A lista de integrantes acima se refere ao NCT 127, uma das mais bem-sucedidas versões do grupo.

SHINee

Integrantes: Onew, Key, Minho, Taemin, Jonghyun (in memoriam).

O SHINee é um dos grupos mais antigos desta lista. Foi criado em 2008 pela SM Entertainment e seu sucesso ajudou o k-pop a se consolidar em países de toda a Ásia.

Sua musicalidade é bastante influenciada pela música pop “tradicional”, com ritmos dançantes e melodias que grudam na cabeça.

Tornaram-se febre durante a primeira metade da década de 2010, principalmente por causa do engajamento de seus fãs na internet.

EXO

Integrantes: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, Sehun.

O EXO foi fundado em 2012 com uma estratégia inovadora: são dois grupos diferentes. O Exo-K cantava em coreano, e o Exo-M em mandarim. 

O objetivo da agência foi fazer sucesso no mercado chinês, que consome muito k-pop e gosta muito dos artistas.

Hoje, se apresentam apenas como EXO e os integrantes dos dois grupos participam juntos das músicas e dos clipes. 

Monsta X

Integrantes: Shownu, Kihyun, Hyungwon, Minhyuk, Jooheon, I.M.

O Monsta X surgiu em 2016 e não demorou para se tornar um dos principais grupos de k-pop do mundo. O amor dos fãs foi tanto, que a história do grupo virou filme

O longa estreia em cinemas de todo o mundo, inclusive do Brasil, em dezembro de 2021. O filme conta a história dos bastidores do grupo e faz parte da divulgação do novo álbum, cantado inteiro em inglês.

Grupos femininos

Girls’ Generation

Integrantes: Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona, Seohyun. 

O grupo estreou em 2007 e desde então tornou-se o “girl group da nação“, graças ao número de vendas e influência na cultura pop da Coreia do Sul. Também bateram recordes em outros países da Ásia, como o Japão.

Seu estilo de música tem como elemento principal o pop dançante, mas também tem influências de hip hop, R&B e até EDM em algumas músicas. 

Twice

Integrantes: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung.

O Twice é o grupo feminino de k-pop com mais vendas na Coréia do Sul.

O recorde foi construído desde os primeiros EPs, lançados em 2016. Eles alcançaram os primeiros milhões após poucos meses.

E, em 2019, o Twice chegou aos 9 milhões, se consolidando como o principal grupo feminino do país.

Além das músicas, as coreografias também chamam muito a atenção. A dança de Cheer Up, por exemplo, se tornou meme e foi imitada por muitas celebridades ao redor do mundo. 

Blackpink 

Integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé, Lisa.

Se o Twice é o grupo mais rentável dentro da Coreia do Sul, o Blackpink é o grupo feminino de maior sucesso internacional.

Seus lançamentos costumam alcançar altas posições na Billboard, uma das principais paradas internacionais. São muito populares no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Brasil. 

Em menos de um ano, a música How You Like That alcançou 1 bilhão de visualizações no YouTube!

(G)I-DLE

Integrantes: Miyeon, Minnie, Soojin, Soyeon, Yuqi e Shuhua.

O (G)I-DLE é um pouco diferente dos outros grupos da lista porque as artistas se envolvem diretamente com a composição das músicas. Normalmente, os integrantes apenas fazem as performances ao vivo e nos clipes, enquanto outras pessoas escrevem e produzem as músicas.

Além disso, são um dos únicos girl groups de sucesso internacional que não vem das Big 3, as três principais agências de entretenimento do k-pop.

GFRIEND

Integrantes: Sowon, Yerin, Eunha, Yuju, SinB e Umji.

O GFriend foi outro grupo que alcançou grande sucesso mesmo sem fazer parte das principais gravadoras da Coreia do Sul. No entanto, o grupo encerrou suas atividades em 2021, dois anos depois de ter sido adquirido pela gravadora do BTS.

Não houve grande explicações sobre o fim das atividades. Sabe-se apenas que o contrato com a sua gravadora encerrou. No momento, existe uma disputa judicial pelos direitos de uso do nome.

Enquanto isso, as cantoras e dançarinas se dedicam a outros grupos e atividades na música.

Quantos fãs tem o k-pop?

Integrantes do BTS durante show

Além de se perguntar o que é k-pop, muitas pessoas também querem saber se este estilo é tão popular assim. Obviamente, é difícil contar a quantidade exata de pessoas que ouvem o estilo, mas os números são massivos.

O curioso é que a maioria dos ouvintes são de fora da Coreia do Sul. Segundo um estudo feito pelo Spotify em 2020, aqui está o top 5 de países que mais ouvem k-pop:

  • EUA
  • Indonésia
  • Filipinas
  • Japão
  • Brasil

É importante levar em conta que esses são os dados apenas do Spotify, então os dados reais podem ser um pouco diferentes, já que muitas pessoas ouvem pelo Deezer, YouTube e por aí vai. 

Entre os grupos com mais fãs, o BTS lidera. No momento em que esse texto está sendo escrito, são 37 milhões de ouvintes! 😱

No ano passado, o grupo fez um show online que foi assistido por mais de 100 milhões de pessoas simultaneamente.

Por falar neles, o grupo vem quebrando uma série de recordes desde o início do seu sucesso mundial em 2017.

Kim Taehyung V GIF by BTS

Os recordes do BTS

Os recordes mais recentes foram conquistados com sua mais nova música single, Butter. São eles:

  • Maior número de espectadores simultâneos na estreia de um videoclipe no Youtube.
  • Videoclipe mais visto no YouTube nas primeiras 24 horas: com 108,2 milhões.
  • Videoclipe de K-pop mais visto no YouTube nas primeiras 24 horas.
  • Música mais ouvida no Spotify no dia de estreia: 11.042.335 transmissões globais.

Detalhe: tudo isso na primeira semana.

Anteriormente, o grupo já havia quebrado o recorde de quantidade de streams no Spotify, com 16,3 bilhões de plays nas suas músicas.

A linguagem do k-pop

Os fans desse estilo tão popular acabaram desenvolvendo gírias próprias, algumas a partir de palavras já existentes.

Conheça as principais, para que esteja mais bem preparado para trocar ideia com seu filho(a):

  • Bias: o integrante preferido de um grupo.
  • Comeback: lançar uma música ou álbum novo(a).
  • Debut: estreia no k-pop.
  • Idol: os artistas do k-pop.
  • MV: vídeoclipe.
  • Rookie: grupos e artistas novatos.

Esperamos que tenha entendido o que é k-pop com este guia rápido! 🤗 Se você ainda tem alguma dúvida, comenta aqui embaixo e faremos o possível para responder o quanto antes.

É super importante mostrar interesse pelos gostos dos seus filhos e conhecer o que os motiva – seja k-pop, algum jogo, seriado de televisão, ou qualquer outra coisa. 

Por isso, se você gostou deste conteúdo, te convido a conhecer O Tomo dos Pais, um serviço de assinatura que envia recomendações sobre vários assuntos de interesse dos pais, dentre outras coisas que vão ajudar a tornar épica a vida do seu filho. 🧙‍♂️