Adolescente de casaco brando em primeiro plano. Fundo de uma paisagem de campo desfocada

A adolescência começa com quantos anos? E quando termina?

A adolescência é uma fase complexa, de transformações no corpo e na mente. Mas quando exatamente isso acontece?

A adolescência começa com quantos anos?

Em geral, começa aos 10 anos e termina aos 20 anos de idade. Também há quem diga que a adolescência pode ir além, até os 24 anos. Essa é a tal “adolescência tardia”, e você vai entendê-la melhor neste post.

A adolescência é uma construção social. Ela não é determinada só pelas mudanças do corpo, mas também pela cultura. É por isso que a idade em que ele acontece varia. Na verdade, houve épocas da história em que adolescência nem existia!

Na sua visão, a adolescência começa com quantos anos? E com quantos anos ela termina? Pense na resposta, leia este post até o final e veja se o que aprendeu mudou sua opinião.

O que é a adolescência? Quando ela começa?

A adolescência é um período de passagem da infância para a vida adulta, onde corpo e mente passam por muitas transformações.

Ela é muito marcada pela puberdade, que é aquela fase de mudar a voz, de ver os pêlos crescendo, ou de menstruar pela primeira vez. Mas é importante não confundir os dois.

Isso porque ser adolescente é mais do que isso: é se autoconhecer, buscar a própria autonomia e identidade. E, passado tudo isso, sair preparado para assumir o papel social de adulto. 

Segundo algumas fontes oficiais, as idades da adolescência são:

  • Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a idade ocorre entre os 10 e 19 anos
  • Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dos 12 aos 18 anos de idade.
  • Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é dos 10 aos 19 anos de idade. 

Neste texto, vamos descrever principalmente as questões relativas às idades da adolescência, já que a puberdade rende muito material. Aliás, acompanhe aqui o nosso blog do Tomo dos Pais e nas redes sociais, porque logo teremos um texto só sobre as mudanças biológicas do corpo!

Retrato de adolescentes sorrindo para foto posada

A invenção recente da adolescência

A puberdade existe há muito tempo, mas a fase da adolescência se tornou socialmente importante apenas há menos de 100 anos.

Durante muito tempo, se você não era criança, já era considerado adulto pela sociedade. Por exemplo, se você já assistiu ao filme 300, deve se lembrar daquela cena do Leônidas adolescente caçando um lobo.

Esse era o rito de passagem espartano de criança para adulto. Outros ritos aconteciam em outras civilizações também, como no império romano. Se fosse hoje em dia, ele seria considerado um adolescente. Mas lá, entrou na floresta como criança e saiu como adulto.

Enfim, o termo “adolescente” só pegou mesmo no período pós Segunda Guerra Mundial, em meio a todas as mudanças culturais que aconteceram no ocidente.

A partir daí, adolescência passou a ser o período das mudanças biológicas e sociais, como a independência e autonomia em relação aos pais.

Em geral, a adolescência é entendida nas faixas etárias de 10 a 20 anos de idade, mas existem variações nas definições oficiais.

A definição de adolescência para a OMS

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), adolescência é

A fase da vida entre infância e vida adulta, nas idades de 10 a 20 anos. É um estágio único do desenvolvimento humano, e uma etapa importante para criar as bases para uma boa saúde no futuro.

A adolescência se divide em dois momentos:

  • Pré-adolescência: dos 10 aos 14 anos.
  • Adolescência: dos 15 aos 19 anos.

A definição de adolescência para a Unicef

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a adolescência é entendida como

Uma etapa importante e necessária pra se tornar adulto. Proporciona possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. É uma fase desafiadora com muitas mudanças e questionamentos para os adolescentes, seus pais e adultos próximos.

A Unicef divide esse período em três fases: 

  • Adolescência precoce: entre 10 e 13 anos.
  • Adolescência média: entre 14 e 16 anos.
  • Adolescência tardia: de 17 a 21 anos.

A definição de adolescência para o Ministério da Saúde

No Brasil, existem duas definições oficiais sobre o que é a adolescência, cada uma com sua respectiva faixa etária.

Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a adolescência vai dos 12 aos 18 anos.

O Estatuto da Juventude, de 2013, define pessoas com 15 a 29 anos como “jovens”. Ou seja, dos 15 aos 18 anos você pode ser adolescente e jovem ao mesmo tempo.

Não que isso mude algo de forma prática no cotidiano, é só uma curiosidade rápida sobre a lei brasileira, que só interfere em questões legais muito específicas.

Adolescentes sentados em uma praça de skate

A adolescência começa com quantos anos?

Como já explicamos, a adolescência é algo mais cultural do que biológico, embora existam inegáveis mudanças nos corpos dos jovens.

Assim, não dá pra dizer na lata com quantos anos a adolescência começa. Não há uma regra absoluta

Crescer não é como jogar Super Mario, em que você chega ao final de um nível, pula em uma bandeira e acessa a próxima fase. É mais como evoluir em um RPG, em que você adquire experiência e a partir daí se torna mais preparado para enfrentar o mundo à sua volta. 

Easter egg fazendo referência ao jogo Zelda

Ou seja: existem faixas etárias, mas não números absolutos. Até porque ninguém tem a adolescência igual ao outro, o que torna difícil definir com exatidão com quantos anos começa a adolescência.

Por exemplo, aqui no Brasil a gente considera alguém adulto quando ele completa 18 anos.

Nessa idade, ele já pode beber cerveja, começar a trabalhar e tirar a carteira de motorista. Por outro lado, com 16 anos a lei entende que ele já tem maturidade o suficiente para votar.

Agora, em outros países, como nos Estados Unidos, o jovem pode ser considerado apto a dirigir com 16 anos, mas a comprar bebida alcoólica só com 21.

Para os pais, é importante entender três momentos principais do processo de se tornar adulto:

  1. Pré-adolescência, quando o corpo começa a mudar.
  2. Adolescência média, quando começa o interesse em se autoconhecer.
  3. Adolescência tardia, a fase final da preparação para ser adulto.

A adolescência tardia é a mais “especial”, porque é uma etapa na qual teoricamente já somos adultos, mas ainda não estamos totalmente preparados para os desafios dessa nova fase.

É o equivalente a ser um “jovem adulto”, segundo a definição da lei brasileira que apresentamos anteriormente. Aliás, preparamos uma seção específica só para te explicar porque essa fase é tão única e com quantos anos começa a adolescência tardia.

Agora, vamos conhecer em mais detalhes cada um desses momentos, para saber com quantos anos começa a adolescência, de fato.

Pré-adolescentes cochichando

A pré-adolescência começa com quantos anos?

A pré-adolescência corresponde à faixa dos 10 a 13 anos de idade.

Este pode ser um período turbulento para pais e filhos, já que o corpo começa a mudar, causando curiosidade ou mesmo insegurança. É aqui que seu filho começa a deixar os brinquedos de lado, começa a se preocupar mais com a própria aparência, entre outras mudanças.

Entre as principais características da pré-adolescência, estão:

  • Início da puberdade.
  • Crescimento do corpo.
  • Interesse pelo “social”, pela sensação de fazer parte de um grupo.
  • Necessidade crescente de privacidade.

A adolescência média começa com quantos anos?

A chamada “adolescência média” vai dos 14 aos 18 anos.

É aqui que seu filho começa a amadurecer de fato e a se preparar para a vida adulta. É o momento de buscar uma identidade “só sua” e de começar a se sentir independente e livre.

É aqui que ele aparece com o primeiro namoradinho ou namoradinha, se identifica com alguma “tribo urbana”, como os otakus ou os kpoppers, forma uma banda punk com os amigos para tocar na garagem…

O que esperar dessa fase da adolescência:

  • As mudanças da puberdade continuam acontecendo.
  • Começa o interesse por relações sexuais e românticas.
  • Surgem as preocupações com seu “status social”.
  • Buscam maior independência da família.

O que e quando começa a adolescência tardia?

A partir da faixa dos 18-20 anos, a definição de adolescência fica mais complexa.

Afinal, com 18 anos, já somos considerados adultos, certo? Estamos trabalhando, fazendo faculdade, votando, já podemos beber… Mas, mesmo assim, para muitos especialistas, nessa época nós ainda somos adolescentes.

Essa época é a adolescência tardia. O corpo já está desenvolvido, e a mente mais madura. Começamos a aceitar nosso próprio corpo, definir nossa identidade, e a nos preocupar com o futuro.

A preocupação não é mais fazer parte do “grupinho dos populares”. É escolher uma faculdade, tirar boas notas, escolher uma carreira ou procurar emprego. O jovem pensa em onde quer chegar e quais são os passos para chegar lá. 

Entre as características da adolescência tardia, estão:

  • Busca por aceitação.
  • Desejo de encontrar uma identidade própria e individual.
  • Busca por viver a vida intensamente.
  • Começam a ordenar e definir prioridades.
  • Buscam independência completa dos pais. 

Até agora não existe consenso sobre com quantos anos começa a adolescência tardia:

  • Segundo a OMS, somos jovens adultos dos 18 aos 25 anos.
  • Há psicólogos que defendem que esta fase vai dos 16 aos 19 anos.
  • Para a Unicef, é a faixa de 17 a 21 anos.
  • E tem quem nem se arrisque a definir quando a adolescência termina!

Para a ciência, adolescência vai até os 24 anos

Na visão de um grupo de cientistas australianos, a adolescência deveria terminar oficialmente por volta dos 24 anos

Algumas pesquisas descobriram que os adolescentes de hoje fazem atividades consideradas “menos adultas” do que os adolescentes da década de 1990. Por exemplo, tirar a carteira de motorista, começar um trabalho depois da escola, ou ter uma vida amorosa ativa; todas essas são práticas que acontecem muito mais tarde hoje em dia. 

Os jovens também estão fazendo menos sexo e saindo menos de casa, em geral. Também ficam mais tempo morando com os pais, ao contrário da geração anterior. 

Entre os motivos para isso estão a popularidade dos smartphones, que limitam a necessidade de contato físico, e a economia e a inflação, que torna mais difícil ser financeiramente independente. 

Por isso, os cientistas afirmam que os seres humanos estão “amadurecendo” para a vida adulta mais tarde.

E como você era aos 24? Já se considerava adulto ou ainda era dependente dos pais? Deixe um comentário com o seu depoimento! Eu deixarei o meu lá 😁

Casal de adolescentes usando o celular em um lago

Quando começa a adolescência da menina?

Em geral, a adolescência das meninas começa mais cedo. Elas atingem a puberdade entre 8 e 13 anos, em média dois anos antes dos meninos. 

Um ponto interessante é que a puberdade tem começado cada vez mais cedo para elas. Cientistas descobriram que hoje em dia as meninas chegam a esse marco cerca de 1 ano mais cedo do que as jovens da década de 1970. 

Eles ainda estão tentando descobrir porque isso acontece. Algumas causas possíveis são obesidade e exposição a componentes químicos. 

Esses fatores contribuem com a ideia de que “as meninas amadurecem mais cedo”. Essa é uma frase comum e provavelmente você já ouviu também.

Por um lado, até acontece, mas também tem um fator cultural envolvido. Basicamente, a criação das meninas incentiva que elas tenham responsabilidade desde cedo. Aprendem a fazer serviços básicos de casa, cuidar dos irmãos e tudo o mais, antes dos meninos.

Aí o “ser mais madura” que os meninos acaba sendo consequência. Este texto da Folha de S. Paulo explica como funciona essa ideia, e quais são os impactos desse discurso.

O que é a adolescência para a psicologia?

Na psicologia, adolescência é um período de intensos “estresses e confusões”, segundo um documento do Conselho Federal de Psicologia

Essa definição se baseia nas várias transformações pelas quais o corpo e a mente dos jovens passam. 

Além das mudanças físicas, como crescimento dos seios, mudança de voz e aparecimento de pelos no corpo, existe uma forte carga hormonal que faz os adolescentes despertarem para a sexualidade.

Como resultado, a psicologia entende que o adolescente “se volta para si” até se tornar um adulto. Em outras palavras, ficam mais isolados e concentrados em seu mundo interior enquanto tentam se ajustar às pessoas e situações que os cercam.

Diante disso, surgem alguns comportamentos considerados comuns:

  • Isolamento, para reordenar suas emoções e lidar com a própria sexualidade.
  • Preocupações com a própria identidade.
  • Desejo de independência, que frequentemente é confundida com rebeldia.
  • Preocupação em se adequar, que se reflete em copiar alguns comportamentos, querer mudar a própria aparência e observar os hábitos dos outros.
  • Necessidade de expôr opiniões (e mudá-las com frequência), como parte da busca de encontrar seu lugar no mundo em meio às transformações pelas quais estão passando.

É por causa disso que alguns adultos consideram a adolescência tão difícil de lidar. É importante entender que eles precisam de apoio e tratá-los como adultos não resolve a “rebeldia”.

Até porque, de acordo com as definições mais modernas de adolescência, ela demora muito mais para terminar do que os pais estão acostumados… 

Por que a adolescência é uma fase complicada?

Os filmes, séries de TV, jogos de videogame, livros… Todos constroem um imaginário sobre a adolescência serem anos difíceis, de rebeldia, de brigas com os pais e de comportamentos perigosos.

Esse não é um período necessariamente difícil, mas é complexo e requer muito suporte da família para que seja superado com harmonia. 

Segundo o livro A criação da Juventude, o que torna a adolescência tão complexa é um conjunto de fatores:

  1. A perda da proteção dos pais e a necessidade de desenvolver autonomia.
  2. Os pais deixam de ser protetores para se tornarem figuras de autoridade.
  3. O adolescente se torna um “ser social”.
  4. O corpo se transforma e o metabolismo muda.

Mas, a adolescência é mais do que essa etapa de transição para a vida adulta. É um momento de experimentar, de aprender, de participar e de se sentir parte integrante. Mais do que um “treino” para ser adulto, é a etapa de dar os primeiros passos para saber quem você é.

Dicas da psicologia para lidar com a adolescência

Os conflitos são inevitáveis e o primeiro passo para superá-los é entender porque eles existem.

Como já mencionamos durante o texto, na adolescência o papel dos pais muda. Na infância, a criança acredita que seus pais podem salvá-la de qualquer perigo.

Mas, conforme ficam mais velhas, conseguem perceber que seus pais não são super-heróis. Eles também tem defeitos e também erram.

Este choque de realidade pode ser desafiador tanto para os pais, quanto para os filhos. É natural um afastamento das figuras paternas e maternas, mas ele não é definitivo. 

Freud, pai da psicologia moderna, acredita que esse afastamento é necessário para que o jovem comece a buscar seu lugar no mundo independentemente de seus pais. 

Isso causa desamparo e, por vezes, frustrações, já que o adolescente se depara com um mundo bastante complexo. Estas angústias são somadas às mudanças do corpo, surgimento de interesses amorosos e da própria sexualidade.

Neste processo de “se lançar ao mundo”, o adolescente passa a valorizar muito mais ser aceito a um grupo, do que estar próximo dos pais.

Essa participação em grupos ajuda a construção da identidade – que foi o motivo de o adolescente ter se afastado das figuras paternas, lá no início do processo que estamos descrevendo.

Este é um período de idealismo e de intensas descobertas, então é natural que os adolescentes queiram explorar diferentes possibilidades.

E finalmente chegamos no papel dos pais: o apoio da família faz muita diferença para que eles se sintam completos e superem as angústias desta fase tão complicada da vida.

O papel dos pais na adolescência

Embora o papel dos pais e dos grupos de amigos mudem, a família ainda é essencial para que o adolescente possa fazer suas escolhas, lidar com as responsabilidades delas, e buscar amparo durante suas crises existenciais.

Segundo a psicologia, o período é complicado para pais e para filhos na mesma medida. Isto deve estar sempre em vista, para que mesmo diante da rebeldia, os adultos sejam exemplos positivos.

Os pais precisam estar abertos a escutar e apoiar, sem tratar seus filhos como “grandes crianças”, nem como “pequenos adultos”.

E, sobretudo, os pais não devem abandonar seus papéis de autoridade. Parece contraditório, já que explicamos que o adolescente não está interessado nesta faceta de seus pais, mas a existência destas figuras é importante para orientar e dar limites quando necessário.

Se você é pai de um adolescente, não há segredo para lidar com esse período sem conflitos. Mas, para que sua jornada juntos pela adolescência seja a melhor possível, é necessário conhecer seus filhos.

Somente assim você poderá instruir sem sufocá-los. Ofereça seu apoio e seja presente, mas dê tempo para que eles passem pelo processo de descoberta, e auxilie, quando possível, sem tomar a liberdade e protagonismo deles. 

O Tomo dos Pais pode lhe ajudar a conectar-se com seus filhos neste período tão complexo. Com nosso sistema de recomendações personalizadas, você recebe conteúdos que irão lhe preparar para lidar com os desafios da adolescência dos filhos, assim como uma série de materiais que podem ajudá-lo a descobrir quais são seus interesses, e dicas de como criar um bonding maior nessa fase.

Tudo 100% personalizado para atender às necessidades da sua família! Veja como você pode tornar a vida do seu filho épica e assine o plano gratuito!