mãe abraçando sua filha no meio da rua, ilustrando o conceito de como criar bem sua filha

Como criar bem sua filha: o que fazer e o que NÃO fazer

Provavelmente vocês não falam abertamente sobre isso, mas você é uma grande inspiração para a sua filha. Provavelmente a maior delas!

Por isso, ter uma relação de proximidade e confiança é fundamental para criá-la bem. Ela aprende lições valiosas convivendo com você. Não só a partir do que você fala, mas principalmente a partir do que faz.

Segundo a Psicologia, o segredo de como criar sua filha é deixá-la viver diferentes experiências em cada fase da vida. Assim ela aprenderá várias habilidades e saberá que pode errar, porque você está sempre lá para levantá-la.

Mas como fazer isso na prática? É o que vamos ensinar neste post, uma série de dicas para criar bem sua filha, para que ela seja feliz, forte e independente!

Como criar bem sua filha?

Em resumo: você deve estar sempre presente, mostrar interesse no que ela tem a dizer, e apoiar as suas escolhas.

Não existe um jeito certo de fazer isso. Cada família é diferente, então você precisa descobrir o melhor modo de se conectar com ela.

Se não sabe por onde começar, teste as dicas abaixo. São recomendações gerais de como ser uma boa mãe ou bom pai e de como criar sua filha da melhor maneira.

  1. Converse com sua filha sobre todos os assuntos. 
  2. Aprenda a ouvir e deixe-a conduzir as conversas.
  3. Mostre que você a apoia. Pergunte sobre hobbies, sobre os amigos e a escola.
  4. Esteja presente nos momentos do cotidiano, como almoço, jantar, hora da atividade do colégio.
  5. Crie momentos especiais com ela – passeios, brincadeiras, viagens ou fazer skin care juntos, por exemplo.
  6. Cuide de si! Ser pai ou mãe é cansativo. E, se não descansar, pode abalar a relação de vocês.

Abaixo, veja algumas dicas de como criar bem sua filha em cada momento da vida. 

Até o início da infância

Estas são algumas orientações de Carlota Nelson, diretora do documentário Brain Matters, sobre desenvolvimento infantil.

  1. Converse com sua filha mesmo antes dela aprender a falar. E trate como se fosse uma conversa real!
  2. Leia para sua filha desde cedo para estimular o desenvolvimento e fortalecer os laços.
  3. Use as experiências do cotidiano como oportunidades de aprendizado. Separar a roupa para ensinar a contar, ou fazer caretas para ensinar sobre as emoções.
  4. Leve as brincadeiras para berçário a sério. Bebês aprendem muito se divertindo. 
  5. Dê o exemplo! Bebês e crianças aprendem pela observação.

No início da infância, sua filha está descobrindo as próprias emoções. Por isso, ajude-a a descobrir o que está sentindo. Se esforce para ser um pai ou uma mãe mais amorosa para ajudá-la nesta tarefa.

Dê beijos e abraços com frequência, diga que ama, não grite e a trate-a sempre com educação. Se a sua filha não estiver se sentindo bem, converse com ela, entenda o que está sentindo e ajude-a a se expressar e a lidar com aquela emoção.

Nessa idade, as crianças ainda não conseguem controlar as próprias emoções, então tenha bastante paciência. 😅

Idade escolar

Aqui a criança continua a aprender sobre as emoções e começa a interagir com outros adultos e colegas da mesma idade. 

Esteja presente para que sua filha não se sinta sobrecarregada. Pode ser difícil lidar com as pressões sociais que começam a aparecer nessa fase. Ou então conciliar estudos, lazer, e atividades extracurriculares.

Uma das melhores dicas de como criar sua filha é passar tempo de qualidade com sua filha para demonstrar que ela não está sozinha. 

Quando sua filha já estiver perto da adolescência, uma boa dica é assistir Divertida Mente com ela. É um filme de animação que mostra bem o papel de cada emoção na nossa vida. Assistam juntos e depois conversem sobre o que aprenderam!

Adolescência

Criar uma filha na adolescência é complexo. O corpo dela está mudando, as pressões em fazer parte de um grupo e ser aceita pelos colegas aumentam, e depois tudo piora com a aproximação do vestibular!

Tudo isso causa instabilidade e mudanças de humor e comportamento. Mas é justamente nesses momentos que sua filha precisa mais do seu apoio. 💪

Aqui você precisará encontrar o equilíbrio entre não ser um pai ou mãe coruja, nem deixá-la completamente solta. Não existe um equilíbrio exato, você precisará experimentar até acertar.

Também é aqui que você precisará ter conversas difíceis: sobre menstruação, primeiros namorados, saúde mental, carreira, entre outras.

Não é à toa que falam que a adolescência é a fase mais complicada, né?

Como fazer a minha filha feliz?

A felicidade se constrói dia após dia. Converse mais, participe mais, brinque mais com ela.

Se a sua rotina é muito corrida, encontre maneiras de ter mais tempo livre no dia a dia. Por ser uma dificuldade de muitos pais, escrevemos 2 posts sobre isso:

Mas se não conseguir mais nenhuma hora extra na semana, aproveite ao máximo o tempo que tiverem juntos.

Esse contato mais próximo fará com que vocês criem a confiança necessária para que ela possa explorar diferentes possibilidades sem medo, pois confiará que você estará lá pra ajudar, se for necessário. 

Veja alguns hábitos e comportamentos para incentivar:

  • Sair da zona de conforto e experimentar novos hobbies, habilidades, esportes, filmes…
  • Viver mais o momento.
  • Ensinar a ser feliz com as pequenas coisas.
  • Deixar sua filha viver os próprios sonhos, mesmo que não sejam o que você planejou.

Para mais dicas, clique na imagem abaixo para ver 24 ações eficazes de como criar sua filha com felicidade todos os dias:

Além disso, se esforce para ter uma relação saudável com sua filha. Mesmo se não forem tão próximos, nunca é tarde para fazer sua filha gostar mais de você.

Como criar uma filha forte?

“Ser forte” é algo relativo. Quando falo isso, me refiro a uma menina que tem boa autoestima, confiança, é independente, e luta pelo que acha certo.

Em outras palavras, uma menina que não deixará que nada a impeça de lutar por seus sonhos. 💪

Mas como se faz isso na prática? De várias formas:

Incentive sua filha

Elogie as conquistas e ajude a melhorar as imperfeições (sem criticar o tempo todo!). Você pode fazer isso de múltiplas maneiras, mas principalmente elogiando e dando oportunidades para que ela possa explorar todos os seus gostos e interesses.

E quando ela vier te contar um problema ou insegurança, pergunte: “O que você quer que eu faça? Quer desabafar, precisa de um abraço, ou quer um conselho?”.

Fuja dos rótulos

As meninas não precisam fazer apenas atividades “delicadas”, como brincar de boneca ou balé. Se a sua filha gosta, tudo bem, mas apresente outras opções também.

Não tem problema ela jogar futebol, praticar judô, jogar jogo de tiro no videogame, ou assistir desenho ou anime com lutas. Mostre todos os caminhos e deixe que ela escolha qual deles irá trilhar.

Mostre que você confia nela

Não fique apenas nas palavras – foque nas ações. Dê pequenas tarefas para ela fazer sozinha, desde cedo, de acordo com a idade. 

Fique de olho e ofereça ajuda se ela pedir, mas não resolva os problemas por ela, ou sequer evite que os pequenos problemas apareçam.

E, quando sua filha errar, não brigue com ela. Diga que todos os erros podem ser reparados e mostre a solução. Depois deixe-a tentar de novo.

Brinquem muito 

Dica ótima para crianças! Faça sua filha conhecer o mundo através das brincadeiras. Compre bonecas, mas carrinhos também, e veja se ela gosta. 

Brinque de pique-esconde, futebol e casinha. Joguem videogame juntas e comprem brinquedos educativos.

Essa é uma das primeiras maneiras de ensinar que sua filha pode ser tudo o que ela quiser!

Elogie além da aparência

Ensine sua filha desde pequena que aparência não é a única qualidade de uma menina. 

Diga que ela é linda, mas elogie também o quanto ela é inteligente e esforçada. Cole seus desenhos na geladeira.

Mencione o quanto aprende rápido, ou como mandou bem naquela prova de matemática. E como entende rápido o que fazer para passar de fase no videogame.

Valorize as atitudes dela e, sempre que ela fizer algo que te der orgulho, conte a ela! 

Não crie rivalidades

Não coloque uma menina contra outra, ou diminua uma mulher na frente da sua filha. Ensine sua filha a tratar a todos com empatia, mas especialmente outras mulheres. Uma ótima forma de incentivar são as brincadeiras ou esportes em grupo. 

Essa habilidade pode ser valiosa em um mundo machista. Imagine que a sua filha quer ser engenheira mecânica, por exemplo. Essa é uma área em que as mulheres enfrentam muitos desafios para serem aceitas.

Saber que ela pode contar com outras mulheres ajuda na confiança.

menina olhando para cima com pose confiante

Crie sua filha para ser independente

É a ideia de não dar o peixe, mas sim ensinar a pescar. Esteja ao lado dela durante as dificuldades. Mostre que com perseverança, ela consegue! 💪

Podem ser coisas simples, desde aprender a amarrar os sapatos ou a escovar os dentes, quando for pequena.

Isso é importante porque em algum momento ela trará problemas que você não saberá resolver. Como uma equação complicada que você não aprendeu ou já esqueceu como se faz. Ou problemas na vida, quando estiver longe de você.

Se você ensiná-la desde cedo a superar os desafios, ficará mais fácil superar essas barreiras.

Ensine a dizer e a ouvir não

Quando negar algo à sua filha, explique o seu raciocínio. Se for criança, fale algo mais geral, como “não pode brincar na rua porque é perigoso”. Se for adolescente, dê mais detalhes.

Faça isso sempre. E incentive-a a fazer o mesmo quando não quiser fazer algo. Por exemplo, se ela não quiser a salada, tente entender o porquê.

Talvez seja mais fácil fazer outra verdura no almoço de amanhã do que brigar para ela comer o que não gosta.

E quando ela começar a conviver com pessoas fora da família, conseguir dizer não será uma habilidade valiosa!

Como preparar sua filha para os desafios de ser mulher

Meninas e mulheres enfrentam muitos desafios todos os dias. Como pai ou mãe, você precisa ensinar sua filha a se preparar para os desafios.

Abaixo tem dicas para algumas conversas difíceis, mas que são parte fundamental de como criar bem sua filha.

Sociedade machista

Mostre para sua filha que homens e mulheres são iguais. Que não existem “coisas de menino” e “coisas de menina”. Reforce sempre que ela pode ser quem ela quiser. Escolher qualquer corte de cabelo, estilo de roupas, ou vestibular. 

O livro Para educar crianças feministas é uma boa sugestão para os pais. É um livro curto, com dicas para preparar crianças para lidar com um mundo desigual. 

Relacionamentos

Não fuja das conversas sobre namoro e sexo quando sua filha for adolescente. Pode ser de difícil falar, mas é necessário. Precisa falar sobre relacionamentos abusivos, sobre quando é o momento certo para namorar. E ter uma conversa franca sobre educação sexual.

👇 Este vídeo tem boas dicas para essa hora. 

E se sua filha já for mais velha e precisar entender melhor certos detalhes sobre sexo que você não se sentir a vontade para falar, uma boa dica é enviar um vídeo num formato jovem e atual sobre o tema.

Recomendo os vídeos do Sex is a pill, que aborda temas como:

Menstruação

Normalmente começa entre os 10 e 13 anos, mas varia, e hoje em dia tem começado cada vez mais cedo. O ideal é ter a conversa antes dela acontecer.

Nessa fase, o corpo muda e a sua filha não entenderá direito o que está acontecendo. Por isso, procure acalmar e explicar que é normal.

Respeite a privacidade dela e dê dicas práticas, sobre como usar absorvente, retirar, manter a higiene normal e assim por diante.

Este episódio do Papo de Mãe, da TV Cultura, é inteiro dedicado ao assunto:

Mercado de trabalho

Este é um assunto para os pais e mães de adolescentes mais velhos, quando estão prestes a entrar na faculdade. O mercado de trabalho infelizmente ainda é desigual em algumas áreas.

Mostre à sua filha que ela pode ser o que quiser. Apoie suas escolhas, mesmo que seja algo que a sociedade considera como “de menino”, como engenharia ou ser pilota de corrida. 

Compartilhe histórias marcantes de mulheres na profissão que ela escolher. Os exemplos de sucesso dão força para continuar a jornada apesar dos desafios.

Como NÃO criar sua filha?

Já falei bastante sobre o que fazer, mas saber o que evitar é tão importante quanto. E não é só “fazer tudo ao contrário”! 😂

Esta é uma lista de comportamentos que são comuns e prejudicam o desenvolvimento da sua filha. Em casos extremos, esses hábitos podem fazer com que sua filha não te ame mais.

Se você reparar que faz algo que está aqui, não se preocupe. Reflita se realmente é um problema na sua casa e se esforce para mudar. Cada família é diferente e sempre dá tempo de corrigir os problemas.

  1. Cuidado com a rigidez excessiva e com excesso de proteção.
  2. Não atenda a todos os caprichos e nem ceda durante os eventuais ataques de raiva.
  3. Não trate sua filha com distanciamento e frieza.
  4. Não imponha exigências ou expectativas sobre aparência, comportamento, estudos, profissão ou orientação sexual.
  5. Não imponha padrões de comportamento relacionados a gênero. 
  6. Não espere que sua filha seja idêntica a você, ou que tenha os mesmos gostos.
  7. Não fuja das conversas desconfortáveis ou difíceis.
  8. Não menospreze o pai ou mãe de sua filha, mesmo que não estejam mais juntos.
  9. Não imponha sempre sua opinião. Abra espaço para debate e argumentação sempre que possível.
  10. Não desvalorize os esforços e as conquistas de sua filha, por menores que sejam.

Se você já segue essas orientações, provavelmente sua filha crescerá feliz e poderosa. 💪

E Se quiser dar um passo além, te convido a conhecer o Tomo dos Pais. Um serviço de assinatura que vai lhe ajudar a dar uma vida épica pra sua filha!

São conteúdos personalizados para a sua família, para meninas de até 18 anos. Assine e dê a vida mágica que sua princesa merece! 🧙‍♀️