mãe sorrindo e segurando filho bebê no colo

Como ser uma boa mãe: 25 dicas práticas

“Será que eu sou uma boa mãe?” 🤔😔

Essa é uma pergunta que já passou pela sua cabeça, né? Pode ser depois de uma briga, uma situação que te deixou sem reação, uma frustração muito grande dos filhos… Muitos motivos levam alguém a se perguntar como ser uma boa mãe.

Se você está passando por isso no momento, temos uma boa notícia: você é uma ótima mãe sim! 🤗 

Ter pesquisado sobre esse assunto e estar lendo esse texto já mostra que você está motivada e interessada em melhorar. Esse passo é o mais importante para desenvolver qualquer habilidade, inclusive ser mãe!

Se você fosse uma mãe ruim, isso nem passaria pela sua cabeça e você seguiria fazendo as coisas do jeito que sempre fez. Assumindo que “as coisas são assim mesmo”.

Para te ajudar a descobrir como ser uma boa mãe – ou melhor, uma mãe ainda mais incrível 😉, nós preparamos várias listas com dicas para melhorar em vários aspectos.

Consultamos diversas fontes para elaborar guias rápidos sobre temas específicos, como ser mais paciente ou mais amorosa. 

Você pode usar o índice abaixo para navegar pela lista que mais te interessa no momento, mas recomendamos que leia tudo, já que tem muitas dicas boas espalhadas por todo o texto!

Além disso, no final vamos te apresentar uma ferramenta que vai tornar a sua jornada mais simples e divertida. 👀 Boa leitura!

O que é ser uma boa mãe 

Antes de saber como ser uma boa mãe, é preciso entender o que de fato isso significa. Bom, a verdade é que é difícil saber com clareza. Isso porque existem vários tipos diferentes de boas mães

Existem as que são mais autoritárias, as que demonstram menos o afeto, as que são ouvintes e as conselheiras…

Cbs Cooking GIF by HULU
A Rochelle, de Todo Mundo Odeia o Chris, é um exemplo de ótima mãe, mas que é esquentada!

Nenhuma mãe é perfeita, mas cada uma é especial de um jeitinho próprio.

Além disso, a resposta também varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você perguntar para alguém da época dos seus avós, a resposta será completamente diferente de alguém de 20 anos. 

Pessoalmente, aqui no Tomo dos Pais acreditamos que ser uma boa mãe tem a ver com esforço, comunicação, presença, e aceitação.

Não importa o dinheiro, uma casa enorme, ter vários brinquedos, as roupas da moda, ou videogames modernos. Tudo isso é secundário!

Saiba escutar

Não menospreze os problemas dos seus filhos, por mais que eles pareçam pequenos ou bobos, mesmo que você não os entenda muito bem.

Tire diariamente um tempo para conversar com seus filhos, mesmo quando a rotina estiver corrida. E é pra prestar atenção e participar, não pra ficar no celular enquanto a criança fala.

Se não puder ser presencialmente, que seja por mensagem, áudio no WhatsApp, ou durante uma partida de Free fire. O importante é estar presente! 

Ao mesmo tempo, tome cuidado para não sufocar, não force muito a barra. Às vezes eles preferem ser mais reservados mesmo.

Duas dicas de como fazer isso na prática: 

  1. Se estiverem te contando um problema, pergunte se eles querem apenas desabafar, ou se querem a sua ajuda para resolver. Essa foi uma dica compartilhada por uma mãe que estava lidando com uma filha adolescente e não sabia exatamente como encarar a situação.
  2. Aprenda sobre assuntos que interessam aos seus filhos. Assim, quando for necessário, mais do que saber escutar, você terá mais propriedade para conduzir a conversa. Por exemplo: pode ser mais interessante falar sobre um jogo de videogame e a partir daí puxar a conversa para o “como está a escola?” ao invés de perguntar diretamente.

Esteja sempre presente

Mãe e filha fazendo bolo juntas. Mãe observa enquanto criança quebra um ovo

Ao estar sempre presente, mesmo que eles tenham aprontado ou te desobedecido, seus filhos não terão medo de te contar que erraram, ou de pedir um conselho.

E mais do que saber escutar, uma boa mãe também sabe conversar sobre os assuntos do interesse dos filhos.

Leva tempo, mas criar essas relações de confiança garante que você será consultada quando seus filhos precisarem tomar decisões importantes.

Mas e como fazer isso?

  1. Não estoure, nem grite em situações de estresse. É difícil, principalmente se você tem uma vida agitada, mas a falta de paciência pode ir minando essa necessária confiança entre vocês.
  2. Converse sobre vários assuntos. Não tenha medo de falar sobre dinheiro, relacionamentos, educação sexual e outros temas (sempre respeitando a idade das crianças, é claro). 
  3. Procure passar tempo de qualidade junto das crianças. Pode ser fazendo qualquer coisa – lendo um livro na sala enquanto ela mexe no celular, assistindo televisão juntos, cozinhando, andando de bicicleta…
  4. E, claro, respeite o ritmo dos seus filhos. Talvez ele não queira passar tanto tempo com você assim – e está tudo bem, tem fases que são assim mesmo. Se mostre presente, mas não force, se não você acaba virando aquele tio que pergunta das namoradinhas no churrasco e nem percebe. 😂

Cuide de você

Relax GIF by Kiehl’s Since 1851

Essa é uma dica muito importante, mas negligenciada por muitas mães. Você não é definida pela maternidade.

Além de ser mãe, você é muito mais: uma pessoa com vida profissional, social, amigos, hobbies, passatempos, sonhos…

Se dedicar 100% do seu tempo à família, à casa e aos filhos, seu psicológico pode se desgastar e todos sentirão os efeitos.

Além disso, não se cobre tanto. Perfeição não existe, busque a melhora contínua dentro da sua capacidade e do seu ritmo. Este é o segredo de como ser uma boa mãe: equilíbrio sempre. 

Se você ainda não faz, inclua estes hábitos em sua rotina:

  1. Tire ao menos algumas horas na semana para sair para um restaurante legal, para ficar em casa lendo um livro, ouvindo uma música, fazendo uma refeição diferente…
  2. Descanse, de vez em quando precisamos de um momento extra para recuperar as energias.
  3. Saia com seus amigos, inclusive aqueles que não são pais. É bacana desligar um pouco o “modo mãe”.
  4. Mantenha seus hobbies, ou encontre um novo. Praticar o desenvolvimento pessoal também se reflete em mais tempo de qualidade com seus filhos.

Estes são só alguns dos pontos, mas é claro que existem várias outras características que tornam alguém uma boa mãe. Na sua opinião, ficou faltando algo? 🤔 Escreva nos comentários! 

O que é ser uma mãe ruim?

Bom, agora que sabemos como ser uma boa mãe, precisamos entender o que é ser uma mãe ruim também, para evitar ao máximo essas situações.

Como já falamos, lembre-se de não se cobrar demais. Existem várias situações que fogem ao nosso controle, e não estamos bem 100% do tempo. Por isso, se você tem algum desses hábitos, não se desespere pensando que é uma mãe ruim, certo?

Se as situações forem muito frequentes, talvez valha a pena repensar algumas estratégias e conferir as nossas próximas dicas para mudar alguns pontos. 😉 

Segundo a nossa visão, uma mãe ruim é aquela que:

  1. Pune os erros, guardando mágoa ao invés de perdoar: seu filho chuta uma bola dentro de casa e quebra um quadro caro. Ao invés de ir direto brigar, tire um tempo para digerir o acontecimento e depois converse com ele. Não grite, nem xingue, nem o faça se sentir culpado. Converse para que ele entenda que errou, estabeleça limites claros e crie espaço para o aprendizado. Escrevemos um post que vai mais a fundo nesse tópico, caso tenha interesse: Como lidar com filho desobediente?
  2. Não dialoga: seu filho está com notas ruins na escola e você o deixa direto de castigo. Talvez ele esteja passando por alguma situação como bullying, tenha algum problema de atenção, não esteja se encaixando bem na escola. Enfim, existem uma série de possibilidades que você nunca saberá caso não abra um espaço para conversar.
  3. Diz não a tudo: seu filho faz vários pedidos difíceis durante a semana: quer uma roupa cara, um brinquedo que você não pode comprar, ficar em casa ao invés de ir pra escola. Se você simplesmente disser “não, porque não” para tudo, pode criar o hábito de sequer escutar com atenção o que ele tem a dizer. Assim, quando ele pedir algo razoável, pode correr o risco de negar automaticamente por causa desse “vício” no não. Além de frustrar a criança até o ponto que ele simplesmente desistir de conversar, podendo até começar a fazer as coisas escondido.
  4. Não responsabiliza seus filhos por seus atos: você precisa ser amorosa, mas se passar a mão na cabeça quando ele fizer algo errado, seu filho perde aprendizados valiosos. Por exemplo, se você fala para uma criança pequena não correr com a tesoura na mão, ela vai lá e faz assim mesmo, se machucando. O que você faz? Uma boa mãe o socorre e depois explica que o machucado é uma consequência direta de ele ter feito algo perigoso. 
  5. Não tem paciência com os dias ruins: vão ter situações em que os seus filhos vão estar de mau humor. Todo mundo tem dias assim, mas uma boa mãe os consola nestes momentos. Às vezes apenas um abraço já é o suficiente. Do mesmo modo, uma boa mãe não desconta seus dias ruins em seus filhos e se esforça para ser paciente com eles. 

Como você viu, todas características que fazem uma mãe ruim são a boa mãe ao contrário, né? 😁 Agora, vamos dar algumas dicas para os temas mais recorrentes.

Como ser uma mãe mais amorosa?

Parece simples, mas demonstrar afeto pode ser muito complexo! Cada um tem seu próprio jeito de dar e receber amor.

Tem filhos que não gostam tanto de abraços ou beijos, outros estão passando pela fase de ter vergonha de dar um abraço na mãe em público… E cada mãe reage diferente a isso também.

Varia muito, mas demonstrar amor com certeza te ajuda a ser uma boa mãe. 

mothers day mom GIF

Agora vamos a dicas práticas de como melhorar isso: 

  1. O contato físico é uma das melhores formas! Dê abraços e beijos na bochecha com frequência. Quando forem pequenos, pegue no colo. Quando forem mais velhos, deixe eles deitarem a cabeça nas suas coxas para assistir um filme. Uma boa solução é criar uma rotina de dar um abraço e um beijo todo dia pela manhã e antes de ir dormir, ou antes de sair de casa. Se mostrarem muita resistência, não force, mas mostre que está disponível! 
  2. Demonstre interesse e esteja disponível. Pergunte como foi a escola, como estão os amiguinhos, se gostou do almoço, se está com algum problema, se quer conversar sobre algo, e por aí vai. Assim, seus filhos também terão a iniciativa de te procurar para compartilhar conquistas e desafios.
  3. Converse com amor. Use palavras amorosas, elogie pelas atividades bem feitas, incentive a superar obstáculos de maneira carinhosa. Não grite, não eleve a voz e nem faça caretas para mostrar que está brava. Muito menos ameace! 
  4. Se você tiver a leveza de rir de alguma palhaçada e brincadeira, a relação pode melhorar. Você pode inclusive brincar junto! Certa dose de bom humor pode te ajudar até nos momentos em que eles aprontam. Rir junto com os seus filhos também é uma grande prova de afeto.
  5. Essa leveza vai te ajudar também a impor limites sem ser autoritária. Gritar, apontar, deixar de castigo, segurar pelo pulso e afins não resolvem problema nenhum. Disciplinar com educação e gentileza também te torna uma mãe mais amorosa! 

Como se tornar uma mãe mais calma?

Existem várias respostas para essa pergunta e todas valem a pena, já que ser paciente ajuda muito na boa relação com os filhos.

Fazer isso é difícil e muitas vezes até exaustivo, já que a rotina de uma mãe pode ser bem corrida, especialmente se tiver mais de um filho.

Mas, o que fazer para ter mais paciência com os filhos?

Holly Logan work peace annoyed comic GIF
  1. Respirar ajuda a acalmar. Não só na hora de lidar com alguma malcriação, mas em qualquer situação tensa. Pare, respire fundo e pratique alguns exercícios de respiração até se sentir melhor. 
  2. Aprenda como o cérebro da criança funciona. Escrevemos um outro bom post sobre isso inclusive, que irá lhe ajudar a entender porque as crianças tem ataques de raiva e como lidar com eles.
  3. Defina limites claros e converse com seus filhos sobre eles. Se eles passarem dos limites, pense em alguma atividade para fazê-los aprender que o que fizeram é errado. Isso é particularmente importante na infância, quando a criança está começando a ficar independente dos adultos. Isso vai ajudar ambos a ser mais pacientes – você, porque fica menos descarregada sem tantos pedidos; e a criança, porque começa a entender que não pode ter tudo na hora que quiser.
  4. Explique muito bem cada resposta, sem “não, porque não”. É mais rápido simplesmente falar que não e pronto, mas isso pode deixar seu filho confuso. Além disso, se você não praticar a paciência dialogando com detalhe e vontade, ela nunca chegará. Assim, quando você explica com gentileza e educação, acaba criando o hábito e isso te ajuda no longo prazo.
  5. Já falamos disso no início do texto, mas dar um tempo a si mesma reflete muito na sua paciência. Se você estiver sobrecarregada por outros motivos, como trabalho ou falta de vida social, a tendência é que isso acabe se refletindo em uma paciência mais curta com os filhos, mais cedo ou mais tarde.
  6. Por fim, ter uma rotina junto aos filhos também pode ajudar. Muitas vezes as birras e demais situações que testam a paciência dos pais são derivados da necessidade de chamar a atenção. Por isso, se você passar tempo de qualidade com seus filhos, você também se torna mais paciente por eliminar de cara os problemas que poderiam causar uma discussão. A rotina, com momentos para passar junto dos filhos, é uma boa maneira de começar!

Torne sua vida mais simples e épica

Esperamos que tenha gostado destas dicas de como ser uma boa mãe! 💘

Como já falamos, o segredo está na comunicação e no equilíbrio da relação com as crianças. Infelizmente, muitas vezes é complicado conciliar isso com a rotina de estudos ou trabalho…

O Tomo dos Pais nasceu justamente para ajudar nesses momentos! 😁 Somos um serviço de assinatura que oferece dicas e recomendações que ajudam pais e mães a terem uma vida mais tranquila e seus filhos uma vida épica.

As recomendações são personalizadas pra cada família e muitas delas vão lhe ajudar a se tornar uma mãe cada vez melhor: dicas de posts sobre psicologia, atividades para fazer com os filhos, como lidar com birras, e também para você estar também evoluindo no lado pessoal e profissional. 💪

Se interessou? Clique aqui para saber mais e ver o que outras mães e pais falam sobre o nosso serviço.