personagens do anime one piece, representando o conceito de 'animes para assistir em família'

Os 15 melhores animes para assistir com a família

Muita gente pensa que anime é infantil, mas é um dos tipos de mídia mais diversos! Tem uns que são mais violentos, mas tem também de comédia, esportes, drama, sobre monstros, com bichinhos fofos…

O problema é que são tantas opções que muita gente não sabe quais animes são bons para assistir com a família. Imagina você colocar um desenho e do nada aparecer um monte de sangue ou uma cena mais sensual? Péssimo, né? 😅

A lista abaixo mostra algumas das nossas recomendações. Eles são para se divertir com crianças e adolescentes de todas as idades.

Onde assistir animes em família?

Antes da lista, uma informação importante: os sites para assistir. Todos deste post estão no YouTube, Netflix ou Crunchyroll.

O Crunchyroll é uma plataforma de streaming especializada em animes. Inclusive, você pode assistir alguns dos títulos mais populares de graça!

💡 Se for assistir animes com adolescentes, recomendo colocar em japonês com legendas.

É um contato com outro idioma e cultura, estimula a leitura, e é uma prática muito comum entre os fãs de anime, porque as vozes originais dão maior profundidade à história

Nessa lista tem só uma exceção que recomendo assistir dublado. Mas você precisa ler o post inteiro pra descobrir qual é. 😆

Mas se for assistir com crianças, é tranquilo ver todos dublado mesmo.

Top 15 animes para assistir com a família

Esta é uma lista dos melhores animes para assistir com crianças e adolescentes. E o melhor: são histórias que também são bem legais para os adultos!

Todo mundo pode ficar na sala e se divertir tranquilamente. 🤗

Além do nome dos animes, você verá abaixo:

  • Um vídeo com a abertura ou cena importante do anime, para que você possa ter uma ideia melhor do estilo do anime (arte, andamento, personagens, etc).
  • O motivo dele ser bom pra ver com a família.
  • A faixa de idade dele.
  • Onde assistir.
  • Se tem cenas que são difíceis para crianças ou adolescentes entenderem, e que precisa de explicação dos adultos.

Dica: no Japão, os animes são classificados de acordo com a faixa etária. Tem para crianças, meninos adolescentes, meninas adolescentes e por aí vai. No final deste post, tem uma explicação detalhada. Saber disso te ajudará a pesquisar outros animes, quando terminar de assistir os desse post!

Sem mais delongas, vamos à lista!

Pokémon

Um dos mais clássicos, que marcou toda uma geração no Brasil e no mundo! 😁

Tem várias temporadas que contam a história do Ash Ketchum tentando se tornar o maior mestre Pokémon.

Ótimo para assistir com a família porque várias gerações gostam, tem Pokémons fofinhos que as crianças amam, e adolescentes se divertem com as batalhas.

Tem várias temporadas, filmes, episódios especiais, etc. pra ver na internet pela Pokémon TV.

Só precisa tomar cuidado pra não exagerar no tempo de tela, porque tem muitos episódios mesmo!

Digimon

Outro desenho antigo que continua maravilhoso para assistir com as crianças. Recomendo principalmente as temporadas 1 e 2, que são clássicas e continuam muito legais. Mas tem outras mais recentes também!

A série ensina várias lições importantes, como superar os próprios medos para se tornar alguém melhor, e a importância dos amigos nessa jornada.

Recentemente saíram filmes que continuam a história dos protagonistas da primeira temporada. Eles também estão incríveis!

Os episódios estão disponíveis no Crunchyroll.

Naruto

Naruto é um dos animes mais famosos do mundo. Conta a história de um ninja que tem o sonho de ser o mais forte da vila.

É ideal assistir com crianças mais velhas ou adolescentes. Tem lutas, sangue, e alguns temas mais pesados, como rejeição e abandono. Não chega a ser impróprio para adolescentes, mas é legal conversar com os filhos sobre esses assuntos.

O anime tem várias lições positivas e reforçará bons valores morais no seu filho. No vídeo acima tem um baita exemplo de superação.

Tem pra assistir na Netflix.

One Piece

One Piece é atualmente o anime mais popular do mundo! Acompanha a tripulação de piratas liderada por Luffy, que está atrás do lendário tesouro One Piece.

É um anime beeeeeeeeeeem longo, com mais de 1000 episódios divididos em mais de 20 temporadas. Mas vale a pena DEMAIS. Adultos e adolescentes adoram! 

Crianças também podem ver, porque é muito engraçado mas tem bastante violência e umas cenas bem dramáticas. Será necessário conversar sobre algumas cenas e situações que não são indicadas pra essa faixa de idade.

Dá pra assistir de graça no Crunchyroll.

Doraemon

Olha só como essa abertura é fofinha! 😭

Doraemon é um dos animes mais famosos no Japão. Em outros países não é tão popular, mas por lá é uma febre. Tanto que ele é considerado o “embaixador dos animes” pelo governo, e foi até mascote das Olimpíadas!

É um anime para crianças, sobre as aventuras do gato robô Doraemon.

Tem vários episódios dublados no YouTube.

Ranking of Kings

O anime conta a história do Bojji, um príncipe que quer se tornar rei. A questão é que ninguém bota fé porque ele é baixinho, fraco, nem consegue segurar uma espada, e ainda por cima é mudo!

Anime para ver com toda a família. É fofinho, a animação é linda, e passa visões de mundo muito importantes para adultos, adolescentes e crianças.

Se assistir com as crianças, precisa explicar cenas mais violentas e alguns visuais assustadores.

Tem pra assistir no Crunchyroll.

Sailor Moon

Anime que era conhecido por ser “para meninas”, mas na minha época vários meninos assistiam escondido porque era muito legal. 😂

Conta a história das Sailor Moon, garotas comuns que recebem poderes mágicos para que possam salvar o mundo!

É ótimo para crianças e adolescentes, principalmente meninas, porque ensina lições importantes sobre empoderamento. Vários adultos também adoram.

Tem pra assistir no Crunchyroll.

Super Campeões (Captain Tsubasa)

Anime clássico de futebol que já chegou a passar aqui no Brasil. Tem várias versões, a mais nova é a temporada de 2018.

Ela narra a história de Tsubasa e seus amigos, que saem de uma escola de bairro para jogar futebol nos maiores times do mundo.

Anime perfeito para ver com toda a família. Tem elementos que encantam crianças, adultos e adolescentes.

Tem pra assistir no Crunchyroll.

Se o pessoal aí na sua casa gosta de bater uma bolinha… ⚽

Recomendo esses outros animes de futebol também. Tem todos no Crunchyroll:

  • DAYS: Anime de futebol para crianças e adolescentes. O protagonista é um perna-de-pau que está aprendendo a jogar para se enturmar no colégio.  
  • Ao Ashi: Fala sobre um menino que jogava na várzea, mas é contratado para as categorias de base de uma equipe profissional do Japão. Bom para adolescentes.
  • BLUELOCK: Depois do vexame na Copa de 2018, o Japão criou uma filosofia para revelar o maior craque: ser o mais fominha possível. É um dos animes mais populares do momento, mas recomendo ver com crianças mais velhas. Não é bom exemplo para os mais novos.

Yu Yu Hakusho

Um dos animes que tem mais fans entre a galera de 25-40 anos aqui no Brasil, é sobre as aventuras de um grupo liderado pelo detetive espiritual Yusuke Urameshi. 

Lembra que tinha um anime da lista que eu falei que vale a pena ver dublado? É esse aqui!

A dublagem é engraçada demais e cheia de gírias brasileiras. 😂 É uma das dublagens mais clássicas dos animes. Muita gente prefere essa do que assistir no idioma original!

É um anime para ver com toda a família. É da geração dos adultos, então eles se identificam. Tem muitas cenas de luta, então os adolescentes gostam. E, por ser engraçado, as crianças mais velhas também se divertem.

Só precisa explicar algumas situações, como cenas de violência, morte, demônios, e afins.

Tem completo dublado no YouTube.

Fullmetal Alchemist

Anime para adolescentes que narra a história dos irmãos Edward e Alphonse. Eles são alquimistas e estão atrás da pedra filosofal, um item de poderes inimagináveis.

É um anime com muitas cenas de ação, romance e comédia. Recomendo ver legendado, mas a dublagem também é muito boa (veja no vídeo acima – mas cuidado com os spoilers).

Tem uma versão antiga, e outra mais nova, chamada Brotherhood. Recomendo assistir essa mais recente. A história é incrível e super envolvente.

Não recomendo para crianças por abordar temas bem densos, como filosofia, religião e vida após a morte. Também tem cenas violentas e uma ou outra bem pesada.

Tem completo no Crunchyroll.

Sakura Card Captors

Outro “anime de meninas”, mas que os rapazes assistiam escondido quando passava na Globo. 🤣

Conta a história da Sakura, que usa os poderes das Cartas Clow para salvar o mundo.

Ótimo para crianças e adolescentes mais novinhas. Só pode ser necessário explicar uma questão específica de diferença de idade entre casais. 👀

É meio sutil, então sua filha talvez nem perceba. Vale a pena assistir antes pra ver se acha problemático ou não.

Tem no Crunchyroll.

Bananya

Anime infantil FOFO DEMAIS. 🤩

Conta a história de um gatinho que mora em uma banana.

São episódios mega curtinhos, bem no estilo de desenho infantil ocidental. É perfeito para as crianças mais novas, na faixa de 3 a 5 anos. Apesar que um certo marmanjo colaborador aqui do Tomo dos Pais assistiu tudo e adorou. 🤣

Tem pra ver completo no YouTube, ou no Crunchyroll. Só tem legendado por enquanto, mas o texto é bem simples. Quase como aqueles livros infantis que tem uma ilustração gigante e uma linha de texto, sabe?

Samurai X (Rurouni Kenshin)

Anime para adolescentes mais velhos. É a história da redenção do lendário espadachim Kenshin. 

É um anime bem violento, então nem pensar em assistir com a família se tiver crianças mais novas em casa! 

Para adolescentes e adultos, é maravilhoso. A história é tocante, as cenas de ação eletrizantes, e os personagens são super carismáticos!

Tem uma versão antiga, mas em julho de 2023 estreou um remake. A versão nova está no Crunchyroll, em versões dublada e legendada. 

SPY x FAMILY

É um anime recente de ação e humor. Fala sobre um espião que precisa formar uma família para cumprir a mais importante das missões: garantir a paz mundial. 👀

É um anime legal para adolescentes, tem algumas cenas com sangue, mas nada problemático demais, então dá pra assistir sem medo. A história é bem envolvente e divertida, então os adultos vão se divertir também!

Tem versão dublada e legendada no Crunchyroll.

Demon Slayer

Um dos animes mais assistidos do momento e um dos mais lindos já feitos! Como o nome sugere, acompanha a história de um grupo de caçadores de demônios.

É um anime para adolescentes, mas que adultos ao redor do mundo também amam. Tem muita ação e aventura, os personagens são carismáticos, e a qualidade da animação é simplesmente impecável! 

Tem algumas cenas bem violentas, e elementos que crianças mais novas podem achar assustadoras, como os demônios. No mais, é tranquilo para assistir em família.

Os episódios estão no Crunchyroll.

Como pesquisar outros animes para assistir em família?

O melhor jeito de encontrar animes para ver com a família é pesquisando os gêneros deles.

Existem vários tipos de anime, para cada tipo de público e faixa etária:

  • Kodomo: Animes para crianças, como Doraemon. 
  • Shounen: Animes para meninos adolescentes, como Naruto ou One Piece.
  • Shoujo: Animes para meninas adolescentes, como Sailor Moon ou Sakura Card Captors.
  • Seinen: Animes para homens adultos, como Berserk.
  • Jousei: Animes para mulheres adultas, como Petshop of Horrors.

Tem adultos (eu inclusive) que gostam de animes para adolescentes, e jovens que gostam de histórias adultas. Essa classificação é bem relativa, é mais para classificar os temas gerais das séries.

Por exemplo: shounen costumam ter protagonistas muito determinados, que conseguem superar os desafios com o poder da amizade, e ficam cada vez mais fortes conforme a história avança.

Os seinen são histórias violentas, sobre guerras, com monstros, fantasmas, entre outras coisas. Trata de temas mais adultos, como saúde mental ou morte.

Por isso, os animes para assistir com a família são kodomo, shounen e shoujo.

Os que você NÃO deve assistir com a família são seinen e jousei. Eles costumam ser muito pesados.

É importante saber disso porque às vezes não tem como saber só olhando uma foto ou trailer do anime. Por exemplo, esse da imagem abaixo (Evangelion) parece inocente, mas fica bem perturbador depois de uns 15 episódios.

Se colocar uma criança pra assistir, você vai ter muito o que explicar. 😅

personagens do anime evangelion

Espero que tenha gostado da lista! Tem animes de todos os tipos, e para todos os gostos.

Mas se faltou o seu preferido comente aqui embaixo para adicionarmos na lista! 😁