criança usando uma camisa com estampa de controle de videogame e segurando um controle nas mãos

Qual a idade certa para ter videogame?

A idade certa para ter videogame é a partir de 5 anos. Parece cedo, né? Mas se parar pra pensar, hoje a maioria das crianças tem acesso a eletrônicos muito antes. Nem que seja para ver a Galinha Pintadinha de vez em quando.

Na minha infância e adolescência, os rituais eram bem diferentes: comprar e assoprar as fitas de Super Nintendo quando davam problema, ou ir na rua comprar CDs de PlayStation originais (sqn 🏴‍☠️).

Mas hoje em dia basta pegar o celular para ter vários jogos literalmente na palma da mão. Por isso, a abordagem dos pais em relação aos games também precisa ser diferente. 

Qual a idade certa para ter videogame?

A exposição a aparelhos eletrônicos deve começar só a partir dos 2 anos, mas a idade certa para ter videogame é a partir de 5.

Hoje em dia a questão não é apenas o videogame, mas também o celular, tablet, e o computador. Todos os tipos de tela.

A partir dos 2 anos de idade, a criança pode começar a ser exposta às telas. A partir dos 5, já começar a aprender como lidar com os aparelhos, controles, menus, entre outros.

Dos 2 aos 5 anos, a criança pode usar eletrônicos com supervisão por pelo menos 1 hora por dia. A partir dos 5, o tempo vai aumentando gradualmente.

Nem sempre dá para seguir isso à risca, mas tente respeitar este guia de tempo de tela o máximo possível. 😉

Como saber quais jogos comprar para o meu filho?

Assim como os filmes, os jogos também têm classificação indicativa. Na dúvida, use esse critério para decidir.

Se comprar um jogo, a idade recomendada para jogar está escrita na caixa. E se for baixar o jogo, a página dele na loja também terá essa informação. 

Sempre aparece a idade mínima recomendada para jogar e o motivo. Por exemplo, “jogo indicado para 10 anos porque contém violência leve”.

Também é possível pesquisar cada jogo no site do Ministério da Justiça. Mas normalmente não precisa ir tão longe para encontrar a informação.

Se estiver com preocupações sobre o que seu filho joga, minha sugestão é criar um combinado com as crianças: “sempre que quiser baixar um jogo, me peça antes”. Assim você pode dar uma olhadinha e ver se é adequado.

Se não for, explique porque não pode ao invés de simplesmente proibir. Se você falar “não, porque não”, pode deixar a criança ainda mais curiosa para saber o que é, e ela pode acabar jogando na casa de um amigo ou escondido no celular dela. 👀

Caso ele já tenha idade para jogar, escrevemos um post com dicas de jogos gratuitos para jogar no celular.

Jogar videogame faz mal?

Em excesso pode viciar, mas na verdade jogar videogame tem muitos benefícios.

Falo por experiência própria: cresci jogando várias horas por semana desde pequeno e isso não atrapalhou o meu desenvolvimento. Na verdade, até me ensinou muita coisa útil, como inglês, por exemplo.

Muitos pais ainda tratam videogame como tabu. Segundo especialistas em pediatria e psicologia, isso é um erro.

O ideal é se envolver na atividade, dentro do possível. Caso você seja gamer, convide as crianças para jogar junto. 

E se não for, assista a jogatina, pergunte sobre a história, entre outros. Demonstrar interesse pelo que ela gosta ajuda a fortalecer os laços.

É um pouco como esse meme aqui (que é mal feito, mas sincero). E quem sabe você até não descobre um passatempo novo? 😁

meme "tá ganhando, filho?" com a família comendo pastel de feira no final

Jogar videogame vicia?

Se você perceber que seu filho está se alimentando mal, está sedentário ou indo mal na escola, ligue o sinal de alerta.

A culpa nem sempre é do videogame. Mas como os jogos oferecem muitos estímulos diferentes, é comum algumas crianças “trocarem” algumas atividades por horas a mais de jogo no dia.

Escrevemos um post explicando porque um jogo muito famoso (Free Fire) vicia algumas crianças e adolescentes, caso queira saber mais.

Se você sentir que o videogame está atrapalhando alguma parte da vida do seu filho, converse e imponha regras e limites de uso.

Uma boa dica é deixar então deixar o videogame na sala ao invés do quarto, para ficar mais fácil controlar.

Além de esperar a idade certa para ter videogame, participe ativamente da vida do seu filho fora das telas. Brinquem na rua, passeiem, joguem bola, joguem jogos de tabuleiro, andem de bicicleta, entre outras atividades.

Façam tudo o que for possível em família. Para especialistas, esta é a chave para tirar alguém da frente das telas.

Se quiser conhecer mais sobre o universo dos games, leia o guia completo de mitos e verdades sobre os videogames do Tomo dos Pais. Tem muitas dicas importantes que te ajudarão a lidar com esse hábito. 🎮

E se quiser mais dicas sobre temas atuais como videogames, comportamento e educação de crianças e adolescentes de todas as idades, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter semanal com dicas personalizadas sobre diversos assuntos, para facilitar a sua rotina e tornar a vida de seus filhos épica!