criança colocando molho na carne antes de ir ao fogo, enquanto a mãe sorri ao lado e o ajuda

Dicas de como ensinar seu filho a cozinhar + 15 receitas fáceis e divertidas

O melhor jeito de ensinar a cozinhar é fazendo as receitas junto. Crianças e adolescentes aprendem bastante pela observação, então traga-as para a cozinha sempre que possível. 🤝

Aprenda como ensinar seu filho a cozinhar com receitas simples e dicas de tarefas para cada idade. O post tem várias dicas gerais, mas as receitas são para estes três cenários: 

  1. Seu filho é uma criança e você quer ensiná-lo a importância de cozinhar desde cedo.
  2. É um adolescente e você quer ensiná-lo para ajudar em casa, ou porque você fica muito tempo fora.
  3. É um jovem adulto que está prestes a sair de casa.

Depois deste texto, seus filhos não dependerão mais do Miojo ou das comidas congeladas – que além de não serem nada saudáveis, estão cada vez mais caras. 👀

O que a criança aprende quando cozinha?

Cozinhar faz seu filho crescer. Muitas pessoas consideram a culinária uma terapia ou uma escola. Mas até aprender a fazer o simples arroz com ovo traz lições valiosas:

  1. Encarar desafios: fazer uma receita nova pela primeira vez, ou testar um novo método.
  2. Valorizar a comida: cozinhar ensina que existe um trabalho por trás de cada alimento que chega à mesa.
  3. Trabalho em equipe: cozinhar com os pais mostra que cada pessoa tem o seu papel para fazer uma refeição saborosa.
  4. Vencer a preguiça: é mais fácil só comer besteira, mas quando seu filho aprender a cozinhar, verá que nem sempre é a melhor opção.
  5. Aprimorar o paladar: ao conhecer novos aromas e sabores, com o tempo seu filho apreciará mais ingredientes.
  6. O valor do trabalho: é aquela sensação de “uau, fui eu que fiz!” depois de fazer um prato gostoso.
  7. Trabalhar a paciência: ensina a lidar com a ansiedade enquanto espera a comida ficar pronta.
  8. Conhecer os alimentos: descobrir as várias formas diferentes que um ingrediente pode ser usado.
  9. Desenvolver a criatividade: aprender a decorar um prato ou a adaptar os ingredientes quando perceber que falta alguma coisa.
  10. Lidar com a frustração: não desanimar nos dias em que a receita não der certo ou algo queimar.
  11. Boa higiene: lavar bem os alimentos antes de cozinhar, sempre manter as mãos limpas e limpar a bagunça quando terminar.
  12. Contato com matemática e português: para somar ou diminuir as medidas e para ler as receitas.
  13. Estimular a curiosidade: para melhorar a técnica ou aprender novos pratos. 
menino  mexendo colocando ingredientes em uma vasilha de bolo, enquanto adolescente ruiva mistura a massa ao seu lado

O que o adolescente aprende quando cozinha?

Quando um adolescente cozinha, aprende as mesmas coisas que listamos acima na lista das crianças. Mas também tem algumas vantagens específicas nessa fase da vida:

  • Independência: quem cozinha depende menos dos pais – o que é uma bênção para muitos adolescentes.
  • Impressionar os amigos: como nem todos os adolescentes sabem cozinhar, quem sabe se destaca.
  • Diferencial em relacionamentos: ótima habilidade para impressionar a crush. 🥰
  • Liberdade para comer: foi ao mercado e não achou nada legal para lanchar? Pode comprar os ingredientes e fazer em casa.
  • Economia financeira: sai mais barato cozinhar em casa do que pedir delivery ou comprar pratos prontos em supermercados. 

Qual a importância de cozinhar com as crianças?

Além de belos pratos, cozinhar com as crianças cria momentos saudáveis e lembranças felizes. Ensinar seu filho a cozinhar é excelente para fortalecer os laços entre vocês e ensiná-lo a ser independente desde pequeno. 

Enquanto for criança, será um momento divertido com os pais. Quando chegar à adolescência, será uma forma de ser independente e explorar um novo hobby.

E, no momento de sair de casa, seu filho te agradecerá por ter aprendido a se virar.

Por isso, leve seu filho para a cozinha sempre que possível. Mesmo se ele não demonstrar muita vontade, chame nem que seja só para conversar. Assim ele pelo menos se habitua com o ambiente e os ingredientes. E você pode aos poucos ir pedindo pequenas ajudas: pegar algo, ficar mexendo a colher de pau, etc.

Faça isso mesmo se a refeição não tiver nada de especial. Afinal, quando seu filho estiver cozinhando para valer, nem sempre terá tempo ou condições de fazer receitas superelaboradas. 

Ensinar seu filho a cozinhar também é uma ótima forma de passar mais tempo com eles. Se você é um pai ou mãe ocupada, tente cozinhar com eles pelo menos no sábado ou no domingo.

O mesmo vale para o “pré e pós”: arrumar a mesa, fazer a refeição, lavar a louça e limpar a cozinha depois. Tudo isso fortalece a relação entre vocês.

menino loiro pegando morangos lavados da pia da cozinha

Qual a idade para aprender a cozinhar?

Não existe idade certa para aprender a cozinhar. Seus filhos podem começar com atividades simples a partir dos 2 anos ou pegarem uma frigideira pela primeira vez só aos 17.

O importante é começar! Mas lembre-se de que crianças menores precisam de muita supervisão. Então dá mais trabalho porque além de cozinhar precisa tomar conta dela.

Mas, na verdade, mais importante do que saber com quantos anos sua filha ou filho pode cozinhar, é saber as atividades certas para cada idade.

O que a criança pode fazer na cozinha em cada idade?

Importante: tudo deve ser feito sob orientação e supervisão dos pais. Caso contrário, a cozinha pode ser um ambiente perigoso. 

Além disso, a lista abaixo não é absoluta. Existem crianças que podem usar facas sem ponta mais cedo, ou crianças que são muito interessadas em cozinhar e aprendem a fazer pratos simples bem antes dos 10 anos. 

IdadeExemplos de tarefas
2 a 3 anosApertar limões ou amassar massa de pão ou biscoitos.
4 a 5 anosMontar saladas, quebrar ovos, mexer massas leves, arrumar a mesa, colocar a louça na pia para lavar.
6 a 7 anosMexer misturas leves, cortar ou triturar frutas macias (como abacate ou morangos), colocar líquidos em potes, temperar saladas, ajudar a decorar pratos.
8 a 9 anosAjudar a ler as receitas e separar os ingredientes, jogar sobras no lixo, misturar massas mais pesadas, colocar massas em formas, fazer sanduíches, usar facas de ponta redonda e com poucas serras.
10 a 12 anosPreparar pratos simples, como ovos mexidos e torradas.
A partir dos 12 anosDepende da habilidade e do interesse do adolescente. O céu é o limite 👨‍🍳

Como ensinar meu filho a cozinhar?

Cozinhe junto com seus filhos e priorize as receitas divertidas. Elas ajudam as crianças e adolescentes a se divertirem colocando as mãos na massa. Aos poucos, vá expandindo o repertório conforme elas forem desenvolvendo novas habilidades na cozinha.

Estas são orientações gerais de como ensinar seu filho a cozinhar que valem para todas as idades:

  1. Planeje as receitas e escolha os ingredientes antes. Comece pelas diferentes e divertidas para fazerem juntos.
  2. Quando seu filho aprender o básico, ensine a fazer pratos completos (comece pelos simples).
  3. Deixe seus filhos escolherem ingredientes, receitas, ou até mesmo inventar um prato novo.
  4. Provem os ingredientes enquanto preparam a receita. Esta é uma ótima forma de fazer seu filho comer frutas e legumes.
  5. Supervisione sempre, principalmente durante a infância e início da adolescência.
  6. Leve seus filhos para te observar cozinhando sempre que possível. Quando ele for participar, escolha um dia em que você tem bastante tempo livre, para que você não se estresse com a pressa.
  7. Cozinhar com as crianças faz bagunça. Mantenha a calma! E faça seu filho ajudar na limpeza, se já tiver idade para isso.
  8. Não exija perfeição. Provavelmente algo vai cair no chão, a bancada vai ficar suja e vocês vão errar a medida de algum ingrediente.

Agora vamos ver como ensinar seu filho a cozinhar de acordo com a idade dele.

As dicas são para estes cenários:

  • ensinar uma criança a cozinhar;
  • ensinar um adolescente a se virar sozinho;
  • ensinar um jovem adulto que está se preparando para sair da casa dos pais.

Como ensinar uma criança a cozinhar?

Priorize as receitas saudáveis com as crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Elas ainda estão formando o paladar, então quanto mais você incluir verduras, legumes e saladas, melhor. 

Nem sempre é possível, porque normalmente elas não são tão divertidas para o paladar das crianças. Então de vez em quando faça algum doce ou massa também.

Distribua as tarefas de acordo com a idade do seu filho e observe atentamente enquanto ele executa. 

Possivelmente você terá de repetir as instruções ou fazer lembretes do tipo “lave as mãos”, “não toque no fogo”, ou similares. Oriente, mas evite fazer por ele.

Intervenha só se fizer muita sujeira, ou estiver fazendo algo muito errado. Ensine o correto, depois deixe ele tentar. Se ele não conseguir mesmo, volte um passo e passe uma tarefa mais simples. 

Se tiver filhos pequenos: invista em facas para crianças e outros equipamentos similares, se tiver condições. Torna a experiência mais divertida e são bem seguros. Se não puder, redobre o cuidado, ou dê uma faca quase cega para seu filho. 

Se tiver muitas crianças, comece ensinando uma de cada vez. Fica mais fácil lidar com a segurança delas e com a bagunça na cozinha. Deixe as outras fazendo alguma atividade, como montar quebra-cabeças ou brincar com o seu parceiro ou parceira.

Depois que você já tiver alguma experiência os ensinando, pode trazer todas para fazer a mesma receita. 

Estas são receitas fáceis para fazer na educação infantil:

Como ensinar um adolescente a cozinhar?

Muitos adolescentes não gostam de cozinhar porque dá trabalho, faz sujeira e é mais fácil esperar os pais fazerem algo para comer. 😛 Se na sua casa for assim, o primeiro passo para ensinar seu filho a cozinhar é deixá-lo com vontade.

Crie rituais para as refeições. Convide-o para te ver preparando o almoço ou a janta. Conversem bastante e, de vez em quando, peça ajuda em coisas simples, como cortar carne ou temperar a salada.

Elogie e depois de algumas vezes, pergunte se ele não quer aprender a fazer o prato inteiro. Diga que é fácil e divertido. Conte alguma história sobre a receita, ou sobre quando você aprendeu a cozinhar. Aos poucos, vá envolvendo seu filho adolescente no hábito.

O próximo passo é deixá-lo escolher a receita. Saiam juntos para comprar os ingredientes e deixe que ele tome a frente na hora de preparar o prato. Fique por perto para dar o apoio, mas deixe ele ser o protagonista. Comam e limpem a cozinha juntos também.

Tente criar esse hábito pelo menos uma vez por semana. Aos poucos, vá sugerindo receitas novas e diferentes. Não tenha medo de sugerir os básicos, como arroz, ovo e carne. Não são tão divertidos de fazer, mas são bem importantes.

Estas são receitas fáceis e divertidas para ensinar seu filho a cozinhar:

Como ensinar um jovem adulto a cozinhar?

Se o objetivo for preparar para a vida adulta, você deve ensinar seu filho a cozinhar as receitas simples. Sair de casa é um universo de descobertas: fazer as compras no mercado, cuidar da casa, manter a rotina, fazer faculdade ou trabalhar, e assim por diante.

O jovem enfrenta tudo isso de uma vez, então a hora de cozinhar precisa ser simples e prática. Dominando as técnicas básicas, como usar facas e temperar corretamente a comida, no tempo livre ele poderá experimentar novas receitas por conta própria. 

Uma excelente dica para esta fase é fazerem juntos um livrinho de receitas para ele levar junto. Coloque todas as “receitas de mãe” (ou de pai) que só você sabe fazer e ele adora. Inclua também as receitas simples para as emergências.

É um jeito super especial de ensinar seu filho a cozinhar, além de ser um presente incrível para matar as saudades de casa. 🥰

Estas são as receitas que todo jovem adulto precisa aprender. Aliás, essa lista salvou um colaborador do Tomo dos Pais quando ele saiu da casa da mãe. 😂

Espero que tenha gostado das dicas e receitas! 👩‍🍳👨‍🍳 Se fizer algum dos pratos com os seus filhos, escreva nos comentários qual foi o resultado.

Se quiser mais recomendações como esta, mas completamente personalizada para a sua família, assine o Tomo dos Pais. Tem dicas de conteúdos, atividades, receitas, DIY e muito mais para tornar a vida dos seus filhos épica! 🧙‍♂️