Criança brincando com fruta na boca

23 dicas e receitas para fazer seu filho comer frutas

Muitas crianças passam por um momento em que recusam comer certos tipos de alimentos, como frutas e verduras. É assim na sua casa? Se for, nossa seleção de dicas vai te ajudar a fazer seu filho comer mais frutas! 🍎🍇

Se for uma criança pequena, é importante soltar a imaginação na hora de montar os lanchinhos.

E se for um pouquinho mais velha, o importante é não desistir e continuar oferecendo! Pode ser desafiador e requer esforço, mas valerá muito a pena pra saúde dela. 

Estimular uma alimentação saudável desde cedo reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, contribui com a melhoria do sono, dá energia, entre vários outros benefícios. 🍌

Neste post, vamos apresentar várias dicas simples e práticas para fazer em casa. E ainda vamos ensinar cinco receitas fáceis, práticas e deliciosas para os pais que querem inovar na apresentação, mas não têm muito tempo livre. 

Depois, vamos explicar os possíveis motivos para essa recusa em comer as frutas e legumes e falar mais sobre a importância de incluí-las na alimentação. 

Também vamos responder algumas dúvidas frequentes dos pais sobre o assunto – se você quiser perguntar algo a mais, use a caixa de comentários! 

Se preferir, navegue pelas partes do texto que mais te interessam usando este índice. 👇

Como fazer seu filho comer frutas

Na nossa lista, vamos dar preferência para as dicas práticas para te ajudar a fazer seu filho comer frutas. Mas além delas, também é necessária uma dose de psicologia para lidar com a situação.

Afinal de contas, quando empurram um alimento que a gente não gosta, é difícil conseguir comer, não é?

Com certeza na sua infância também teve alguns tipos de comida que seus pais colocaram no prato e não desciam de jeito nenhum não é? Eu sofri muito com isso, minha avó me obrigava a comer diversas coisas que eu não gostava 😅

Mas é preciso ter paciência e compreensão com as crianças.

Criança pegando morango que está em cima de um balcão

Em geral, nossa lista vale desde os bebês às crianças um pouquinho mais velhas. Portanto, quando necessário, adapte as dicas de acordo com a idade das crianças.

Por exemplo, uma criança de 1 ano pode precisar que você monte um prato divertido; enquanto para uma criança de 10 anos uma simples salada de frutas pode funcionar melhor.

Sem mais delongas, vamos às dicas!

Seja o exemplo

Essa é a primeira dica dos nutricionistas e pediatras porque é a mais importante. Se você se alimenta mal, dificilmente verá seu filho comer frutas.

Muito do que você vai ensinar às crianças, não só sobre alimentação, passa pelo exemplo, já que os pequenos aprendem muito observando e repetindo os hábitos dos adultos. Por isso, para fazer seu filho comer frutas, você é quem deve começar!

Coma uma depois do almoço e comente com as crianças o quanto está gostoso e ofereça um pedaço. Repita esse hábito sempre que possível (mas sem ser chato ou exagerar na atuação 🤣).

Insista em hábitos saudáveis

Na mesma pegada da dica anterior: mesmo se as crianças não estiverem participando, estimule bons hábitos alimentares. A tendência é que a fase de não gostar de frutas seja passageira.

Então se a alimentação de toda a família for saudável, fica mais fácil para a criança se inserir nessa rotina de comer bem também, quando a fase do filho não comer frutas passar.

Coma frutas em família

Quando você estiver em casa com seus filhos e quiser comer uma banana, ofereça um pedaço a eles!

Faça isso todas as vezes, mesmo que ela sempre recuse. Se ele mudar de ideia pelo menos uma vez, já será uma vitória! Além de estar também incentivando boas maneiras, ao oferecer ao próximo o que estiver comendo.

Outra boa opção é criar um momento para seu filho comer frutas. Pode ser no horário do lanchinho da tarde, ou depois do almoço mesmo. Separe um potinho com as frutas para você e outro para as crianças e comam enquanto fazem alguma atividade juntos.

Pode ser assistir a uma série legal, jogar vídeo-game, relaxar no quintal, conversar, enfim! Associar as frutas a um momento prazeroso é um bom modo de fazer as crianças gostarem mais delas.

Ofereça frutas variadas

Tente todos os tipos até encontrar a favorita delas. A dica é começar com as mais “comuns” na sua região e na estação do ano, como banana, maçã ou morango. Assim, quando descobrir a preferência, fica mais simples ter sempre em casa.

Você pode alternar entre as frutas mais maduras e mais verdes; entre frutas com diferentes consistências, entre as mais doces e mais azedas…

Fruit Salad GIF by MAKAI Açaí & Superfood Bar

Misture as frutas

Vai na mesma linha da dica anterior: ofereça várias frutas e, quando possível, ofereça-as juntas. Um jeito bem simples de fazer isso é a salada de frutas – neste artigo, você encontrará uma receita. Continue lendo!

Mas em geral, basta cortar alguns tipos em pedacinhos e servir – dependendo do paladar da criança, junto com um pouco de mel junto.

Uma boa dica é, quando as crianças estiverem brincando com os amiguinhos, chamar todos para comer um pouco de salada de frutas no meio da tarde. 

Quem sabe com a influência dos amigos ela não dê uma chance? 😉

Ofereça as frutas antes das refeições

Cuidado para não estragar o almoço e a janta! Mas a ideia é oferecer as frutas em horários em que as crianças normalmente estão com fome.

Não exagere nas quantidades, mas dar um pedacinho de maçã ou de banana enquanto ela espera o almoço ficar pronto pode ajudar seu filho a comer frutas.

Ofereça sucos

Às vezes as crianças não gostam de comer frutas por causa da consistência. Nesses casos, talvez fazer um suco ajude. Além disso, é um momento em que seu filho pode consumir frutas enquanto come algo que gosta muito.

No entanto, essa é mais uma dica para ir acostumando a criança ao sabor da fruta e uma forma sutil de inseri-la na alimentação, mas não pode ser a única.

Happy Tutti Frutti GIF by BabyTV

Isso porque os sucos, mesmo os naturais e feitos em casa, têm alto teor de frutose, o que pode elevar os níveis de açúcar no sangue e causar sobrepeso, caso consumidos em excesso.

Resumindo: tomar suco de frutas não é tão saudável, mas de vez em quando cai bem. E, claro, é melhor do que tomar refrigerante ou sucos industrializados.

Corte as frutas em diferentes formatos

Quanto mais você inovar na apresentação, mais vai despertar a curiosidade da criança. Por exemplo, você pode usar um furador para fazer bolinhas de melancia.

É muito mais criativo servir várias bolinhas equilibradas como uma pirâmide, do que uma fatia cortada com a faca, não é? 🍉

Baby Watermelon GIF

Se você não puder investir em um equipamento específico, pode cortar em cubinhos e montar alguma forma no prato, ou então cortar em forma de estrela, use a criatividade.

Esta dica é especialmente para as crianças menores, já que crianças um pouquinho mais velhas provavelmente não vão se sentir mais incentivadas.

Corte as frutas em formato de bichinho

Se quiser dar um passo além no formato das frutas, pode usar a imaginação para criar personagens com elas. Dependendo de como cortar, uma maçã pode virar uma coruja!

Neste momento, vale a pena procurar por referências e praticar até virar craque em esculturas de frutas!

Esta dica vale mais para as crianças menores, que estão na fase de imaginação aflorada.

Evite oferecer as frutas com açúcar

Crianças costumam gostar de doces, então servir frutas com açúcar pode ser tentador, mas não é uma boa ideia.

Como polvilhar açúcar nos pedaços de fruta, por exemplo. Isso pode tornar o sabor mais agradável, mas também cria o hábito pouco saudável de consumir açúcar industrializado em excesso. 

Por isso, não aposte nesse tipo de atalho para fazer seu filho comer frutas. ❌

Ensine-o a gostar do alimento pelo sabor.

Leve seu filho junto para a feira

Essa é uma ótima oportunidade para ele ter mais contato com as frutas e poder escolher aquelas que parecem mais atraentes e convidativas aos seus olhos. Faça as compras de sempre e pergunte se ele quer algo em particular. 

O mesmo vale para quando fizer as compras no supermercado, mas aqui fica um pouco mais difícil, porque provavelmente o que vai atrair mais a atenção dele são os produtos industrializados, que têm uma série de artifícios para atrair os pequenos e pequenas.

Se possível, nem passe nos corredores de “besteiras” e vá direto para o hortifrúti. Se já é difícil seu filho comer frutas, se tiver que competir com os biscoitos vai ser pior.

Cozinhe com as crianças

Dependendo da idade, este pode ser um momento bem legal para pais e filhos passarem juntos. Se vocês passarem um momento legal juntos cozinhando, fica mais fácil de fazer as sugestões de comer frutas enquanto esperam a comida que estão preparando ficar pronta.

giphy

Outra ideia bem legal é pesquisar alguma receita divertida com frutas na internet para fazerem juntos!

Neste post vamos indicar algumas que podem ajudar seu filho a comer frutas, então continue lendo. 😉 

Evite comprar alimentos processados

Pense assim: se já é difícil fazer seu filho comer frutas, fica pior ainda se ele tiver a oportunidade de abrir o armário e pegar um doce.

Por isso, é melhor nem trazer o inimigo para dentro de casa. 😝 Ou pelo menos limitar ao máximo o consumo de industrializados

Season 9 Sanctuary GIF by SpongeBob SquarePants

Uma excelente dica para ajudar a todos na casa priorizarem os alimentos mais saudáveis aos processados é simplesmente mudar o ambiente. Deixe as frutas em cima da mesa da cozinha e coloque os doces e biscoitos no armário de acesso mais difícil!

Essa dica inclusive vale também para mudar vários outros hábitos como: diminuir a vontade de comer doces ou beber mais água.

Continue tentando

Sempre ofereça frutas e legumes, mas esteja atento aos limites entre a insistência e a forçação de barra

Ofereça lanches naturais como primeira opção, mas não tente obrigar seu filho a comer frutas.

Não faça chantagens

“Você não vai sair da mesa até comer tudo”. 

“Só vai poder jogar bola depois que limpar o prato”.

❌ Não fale nenhuma frase desse tipo. ❌

A ideia é desenvolver hábitos saudáveis, não deixar seus filhos com medo, ou associar alimentação a possíveis castigos.

Se você usar essa abordagem, provavelmente seu filho vai comer frutas na hora só para evitar o castigo, mas vai recusar sempre que tiver a opção de escolher.

Inclua frutas em todas as refeições

Aqui, o importante é incluir em pequenas quantidades em todos os lanchinhos da tarde e refeições da criança.

Se você preparar a lancheira para o colégio, coloque alguns morangos como sobremesa. Se for em casa, faça o mesmo. 

Sempre ofereça a opção, trocando a fruta de vez em quando, mesmo que no início a criança coma tudo, menos a fruta.

Invista nas receitas divertidas

Se as crianças não comem as frutas ao natural, já tentou transformá-las em sorvetes ou em iogurtes? 

Talvez seja difícil fazer isso todos os dias por causa da rotina, mas em momentos especiais, é uma chance de apresentar o cardápio de forma diferente. 

Por exemplo, você pode fazer uma receita diferente aos finais de semana, para depois introduzir a fruta ao natural na alimentação também.

Receitas divertidas com frutas para crianças

Se você tem dúvidas sobre como fazer seu filho comer frutas, tente estas ideias! As mais lúdicas são perfeitas para as crianças menores, mas temos opções que vão agradar a todos os tamanhos – inclusive os adultos!

Panqueca de banana

Ingredientes

  • 1 banana.
  • 1 colher de sopa de aveia.
  • 1 ovo.
  • Canela a gosto.

Modo de preparo: 

  • Amasse a banana em uma tigela.
  • Acrescente os outros ingredientes (menos a canela) e misture.
  • Unte a frigideira com manteiga e aqueça.
  • Quando estiver dourada, retire do fogo e sirva com a canela por cima.

Vale usar cortadores para criar formas, e usar outras frutas para decorar! Que tal o Mickey?

giphy

Salada de frutas

Ingredientes:

  • Morangos.
  • Melão.
  • Mamão.
  • Banana.
  • 1 colher de mel.
  • Suco de duas laranjas.

Modo de preparo:

  • Importante: as quantidades ficam a seu critério, dependendo de quantas crianças tiver em casa.
  • Descasque as frutas e corte em pedaços pequenos.
  • Separe as frutas em tigelas e peça para a criança colocar um pouquinho de cada em um pote para servir.
  • Complete com o suco de laranja e um pouco de mel e deixe na geladeira.
  • Sirva quando estiver gelada.

As frutas da lista são só uma sugestão. Pode fazer com várias diferentes! É até bom ir alternando para apresentar várias opções.

Pote com salada de frutas vermelhas

Vitamina de frutas

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural (170 ml).
  • 1 manga pequena.
  • 1 banana.
  • 1 colher de sopa de granola (opcional).
  • 1 colher de chá de mel. 

Modo de preparo:

  • Descasque e pique as frutas.
  • Bata a manga no liquidificador até ela ficar com consistência de purê.
  • Adicione a banana, a granola e o mel e bata novamente.
  • Continue batendo e adicione o iogurte aos poucos.
  • Sirva gelado. 

Se preferir, pode fazer com outras frutas também, como mamão, maçã e pera. 

Sorvete de banana com um ingrediente

Ingrediente:

  • Bananas.

Modo de preparo:

  • Corte as bananas em pedaços e leve ao congelador por aproximadamente 4 horas.
  • Coloque os pedaços no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
  • Leve à geladeira por uma hora.
  • Tire da geladeira alguns minutos antes de servir, para ficar macio.

Atenção: tenha cuidado caso o seu liquidificador seja frágil. No começo, pode ser meio difícil bater a banana congelada. 

Cada banana rende aproximadamente uma bola de sorvete. 

Picolé de frutas

Ingredientes:

  • 1 bandeja de morangos.
  • 2 xícaras de manga.
  • 2 xícaras de kiwis.
  • 4 rodelas de abacaxi.
  • 1 xícara de água por picolé.

Modo de preparo:

  • Corte as frutas em pedaços.
  • Bata no liquidificador junto com a água.
  • Coloque em uma forma de picolés e leve ao congelador de um dia para o outro.

O picolé pode ser feito com qualquer fruta doce, estas são só algumas sugestões.

Se você quiser, também pode colocar um pouco de açúcar. Mas faça só se a criança insistir, dê preferência por usar apenas água e frutas nos picolés.

Cinco picolés de cereja

“Meu filho não come frutas” – dúvidas frequentes

Agora que você já domina as técnicas para inserir as frutas na alimentação, que tal entender porque seu filho não come frutas? Vamos responder aqui as principais questões procuradas pelos pais.

Caso você tenha alguma dúvida que não respondemos aqui, envie nos comentários!

Por que meu filho não come frutas?

Essa é uma pergunta frequente entre os pais. E a resposta é que depende! 

É normal as crianças terem períodos de recusa de alimentos, incluindo as frutas. Faz parte do desenvolvimento e a forma como você lida com isso pode interferir nos hábitos alimentares do futuro.

Ou seja, é possível que no futuro elas passem a gostar. 

Agora, se o seu filho não come frutas e nunca comeu, os motivos podem ser:

  • Genética: Algumas pessoas gostam mais de comer frutas, e outras gostam menos, é natural. E se os seus filhos forem do tipo que gosta menos, você vai ter mais trabalho para inseri-las na alimentação.
  • Hábito: em alguns casos, não é nem que a criança não goste, mas ela tem pouca oportunidade. Talvez ela goste de uma fruta que não tem muito em casa, ou está acostumada a comer industrializados nos lanches, então deixa as frutas de lado.

A boa notícia é que com carinho, atenção e esforço, é possível virar o jogo! 💪

Criança sentada na grama em meio a pés de frutas de um pomar

Como fazer o bebê gostar de fruta?

Para os bebês e crianças mais jovens, o segredo é a imaginação. A nossa lista de dicas tem várias sugestões bem lúdicas, que envolvem as frutas no universo de fantasia das crianças. Tente elas!

Quais as melhores frutas para as crianças?

Todo tipo de fruta é bom para as crianças

Mas se tiver que escolher algumas: laranja, mamão, melancia, maçã, e banana. Isso porque elas têm vários nutrientes diferentes, são docinhas, fáceis de encontrar, e são baratas.

Mas não se limite a elas: caso veja seu filho comer outras frutas, como kiwi, vale a pena comprar de vez em quando, se puder, mesmo que seja mais caro.

Tem alguma fruta que o bebê não pode comer?

Não, isso é mito. Seu bebê de 6 meses, 1 ano, 2 anos, enfim, qualquer idade, pode comer qualquer tipo de fruta.

A partir dos seis meses de idade, as crianças podem comer qualquer fruta. Também não existe nenhuma fruta mais indicada para iniciar o processo de introdução alimentar. 

Algumas formas de oferecer as frutas:

  • Em tiras ou palitos.
  • Amassadas, em forma de purê.
  • Sem cascas, caroços e sementes. 

Evite apenas os sucos, mesmo os naturais. Eles têm maior concentração de açúcar e perda de nutrientes em relação à fruta. Ofereça os sucos apenas após 1 ano de idade.

O que acontece se não comer frutas?

Segundo pesquisas desenvolvidas pela Global Dietary Database, grupo norte-americano financiado por Bill Gates, não comer frutas é muito ruim para a saúde.

Quem não come frutas está mais sujeito a problemas relacionados ao sono e falta de energia, já que elas são importantes fontes de vitaminas e nutrientes necessários para o corpo.

Além disso, a falta de consumo de frutas e hortaliças está relacionado a casos de doenças cardiovasculares.

De acordo com pesquisadores da Imperial College London comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes por dia reduz o risco de doenças cardiovasculares em 13%.

Por fim, também ajudam a regular níveis de colesterol e são grandes aliadas da saúde mental, juntamente com a atividade física regular.

justin timberlake orange GIF

Além destes “benefícios gerais”, também há os nutrientes específicos de cada fruta. Por exemplo, as bananas são ricas em potássio, o que é ótimo para os músculos. As frutas cítricas têm vitamina C, que aumenta a imunidade, entre outras.

Portanto, o ideal é adicionar vários tipos de frutas à dieta.

No entanto, não pode exagerar: as frutas contém uma substância chamada frutose, que é um açúcar. 

Ou seja, elas também têm calorias, engordam e aumentam os níveis de glicose do sangue. É claro que é mais saudável do que comer açúcar industrializado, mas ainda assim, moderação é a chave.

E aí, gostou das nossas dicas?

Se quiser acompanhar mais tutoriais como este, conheça o sistema de assinatura do Tomo dos Pais. Semanalmente você recebe indicações variadas sobre cuidados com os filhos, sejam eles bebês, crianças ou adolescentes.

Torne a vida da sua família mais épica com dicas personalizadas enviadas direto para o seu e-mail! 🧙‍♀️🧙‍♂️