fachada da escola mater-colégio são conrado, no bairro de são conrado-RJ

Escola Mater do RJ (Colégio São Conrado) – Review completo

A Escola Mater, ou Colégio São Conrado, é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro e tem 40 anos de história. É uma escola particular que combina disciplinas tradicionais com abordagens inovadoras.

O projeto educacional da escola tem duas prioridades: formação cidadã e preparação para vestibular e vida profissional. Ela desenvolve essas aptidões em um sistema de semi-internato, que é semelhante à educação em tempo integral.

Neste texto, você conhecerá a estrutura do colégio, conhecerá sua história e entenderá mais sobre o projeto de ensino.

Visão Geral da Escola Mater

A Escola Mater foi fundada em 1982 com o nome de Colégio São Conrado. Tem apenas uma unidade, e ela permanece no bairro até hoje. 

❌ Tem outras escolas com nomes parecidos em outras cidades, como Mater Dei, ou San Conrado. Elas são completamente diferentes! Elas aparecem no Google quando você pesquisa pela escola de São Conrado, então algumas pessoas confundem.

A Mater São Conrado está frequentemente entre os melhores colégios particulares do RJ.

SériesEducação Infantil até o Ensino Médio.
Modelo de escolaParticular, com ensino que combina metodologias tradicionais e métodos modernos. As aulas acontecem em regime de externato e semi-internato. 
Estilo de ensinoPrioriza formação integral, com atividades complementares além dos momentos em sala. 
Valor da mensalidadeNão disponibilizam publicamente os valores das mensalidades.
InstalaçõesÁrea verde; banheiro infantil; biblioteca; parque; pátio coberto; pátio descoberto; piscina; quadra coberta; refeitório; laboratório de ciências; laboratório de robótica/maker; salas climatizadas; sala de esportes; sala de leitura.
DiferenciaisProjeto pedagógico completo, infraestrutura, e sua história.
Ensino de idiomasInglês como parte da grade curricular.
Atividades extracurricularesO colégio não informa a lista completa de atividades. 
Bolsa de estudosO site do colégio não tem informações sobre bolsas. 
UniformesDe uso obrigatório, comprados pelos pais.
ContatoTelefones: 21 3322-382121 ou 21 3322-10582 ou21 2422-2515
WhatsApp: 21 98124-3213
E-mail: mater@colegiosaoconradomater.com.br
Site: https://www.colegiosaoconradomater.com.br/

Como chegar na Escola Mater?

O Colégio São Conrado fica na Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, n. 126, em São Conrado. Está há alguns minutos de carro da Praia de São Conrado e do campo de golfe da Gávea. 

O transporte público não para literalmente em frente. As estações de ônibus nas redondezas ficam a cerca de 10 minutos da escola.

📍 Clique aqui e veja a localização Google Maps

Diferenciais da Escola Mater

Os diferenciais estão relacionados com a história de ensino de qualidade no bairro de São Conrado. Os destaques são:

  1. Projeto pedagógico completo: Combina as disciplinas mais tradicionais com abordagens ativas e modernas.
  2. Infraestrutura: Completa, de alta qualidade e equipada para receber alunos em tempo integral.  
  3. História: São 40 anos de atuação no Rio de Janeiro. Além de conhecido, também existe uma certa “comunidade” de ex-alunos.

Veja cada ponto em detalhes. 👇

Projeto pedagógico completo

A principal ênfase do projeto pedagógico do Colégio Mater é formar seus alunos além do currículo de sala de aula. Segundo a instituição, esta é uma “formação generalista”, que dá amparo para desenvolver as seguintes áreas:

  • Criatividade.
  • Imaginação.
  • Iniciativa individual.
  • Independência.
  • Reflexão e visão crítica de mundo.

A proposta geral é formação integral e cidadã, e preparação para o mercado de trabalho. 

Isso acontece por meio da combinação de ensino tradicional em sala de aula com práticas e métodos modernos, como o maker. Além do aprendizado teórico em sala de aula, os alunos continuam explorando o conhecimento em laboratórios e fazendo experiências.

A direção enfatiza as aprovações em vestibulares como resultado desse modelo, incluindo uma lista de aprovados em cada ano.

Fora a preparação para o Enem e para a vida profissional, essa abordagem reforça comportamentos como valorizar a ciência e respeitar o meio-ambiente.

O colégio se organiza em turmas desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Em geral, todas as faixas etárias partilham do mesmo princípio de educação que vai além das matérias de escola.

O colégio tem regime de semi-internato. É parecido com aulas em tempo integral, em que os estudantes ficam em dois períodos na escola. Na Escola Mater, tem essa modalidade para todos os níveis de ensino.

De acordo com o site do colégio, as aulas para todas as idades são em dois turnos com frequência mista. 

banner escola mater sao conrado
O lema da escola é “formando pessoas” para enfatizar a formação cidadã além da acadêmica

Infraestrutura

A infraestrutura do colégio é um dos seus principais destaques. É fácil perceber que é um prédio antigo, mas ele é bem cuidado.

Em geral, os equipamentos e instalações são novas, apesar de algumas fotos mostrarem um ou outro monitor de tubo aparecendo 😂. Também tem um piano antigo em um espaço de convivência. Bem legal e dá um charme para o lugar.

Outro ponto positivo é que a Escola Mater é bem equipada para os alunos que ficam muito tempo por lá. A estrutura inclui refeitório e nutricionista preparando cardápios balanceados.

Alguns dos espaços são:

  • Área Verde.
  • Banheiro Infantil.
  • Biblioteca.
  • Parque.
  • Pátio Coberto.
  • Pátio Descoberto.
  • Piscina.
  • Quadra Coberta.
  • Refeitório.
  • Laboratório de Ciências.
  • Laboratório de Robótica/Maker.
  • Salas Climatizadas.
  • Sala de Esportes.
  • Sala de Leitura.

Esses espaços são usados para as aulas e para as atividades extracurriculares que o colégio desenvolve – infelizmente, eles não divulgaram a lista completa e atualizada no momento em que este texto foi escrito. 🙁

Veja algumas fotos dos espaços da escola:

História do Colégio São Conrado

A Escola Mater é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Foi fundada em 1982 pelos primos Flávio Vieira de Castro e Luiz Gustavo Vieira de Castro. Flávio era arquiteto e planejou o espaço a convite do primo, e se tornou sócio na administração do colégio logo depois.

O nome do colégio é uma história curiosa: nos primeiros anos, tinha apenas aulas do Ensino Infantil até o 2ª ano do Fundamental. Quando o colégio cresceu e abriu turmas para crianças mais velhas, a direção percebeu que os adolescentes achavam infantil demais.

Aí, fizeram várias reuniões e escolheram o nome Colégio São Conrado. Hoje o nome oficial é Escola Mater – Colégio São Conrado, mas a maioria das pessoas chama por um ou por outro. Ou até relaciona São Conrado com o bairro, por ser possivelmente a escola mais famosa de lá.

vista panorâmica do bairro de São Conrado, no RJ
Segundo um dos fundadores, o nascimento da escola acompanhou o crescimento da cidade do RJ na direção do bairro de São Conrado

Em 1992, a coordenadora pedagógica do colégio passou a ser a professora Márcia Garcia. Nessa época a escola abriu as primeiras turmas de Ensino Médio. 

Um ponto bacana dessa história do colégio é a ligação com os ex-alunos. Segundo o Flávio, um dos fundadores da escola, essa prática de ouvir os alunos e trocar ideias com eles de igual para igual torna a Escola Mater uma “base de apoio e confiança”.

Essa poderia ser só uma frase genérica de um dono de escola, mas continue lendo o texto para ver as avaliações da escola e entender porque ela é mais do que isso… 👀

Quanto custa estudar no Colégio São Conrado? 

Infelizmente, o colégio não divulga os valores atualizados de mensalidade. 😢

💡 Se você está lendo esse texto e tem um filho matriculado no colégio, escreva um comentário falando o valor! Essa é uma das perguntas mais frequentes, e a resposta ajudará muitos pais e mães. 

Mas vale lembrar que, além da mensalidade, também é preciso levar em consideração gastos com uniformes, livros e demais itens da lista de materiais – que é bem extensa, diga-se de passagem. 

📝 Clique aqui para ver a lista completa para 2023. Você perceberá que tem os materiais “de sempre” e uma série de itens específicos, usados em atividades didáticas e diferentes do comum. 

Como entrar no Colégio São Conrado Mater?

O site do colégio não detalha o processo seletivo. A única instrução é preencher um formulário para solicitar a matrícula. A partir daí, a coordenação entra em contato e detalha o processo.

👉 Clique aqui para solicitar matrícula no Colégio São Conrado 

Normalmente, esse formulário é para agendar uma visita para conhecer a estrutura e a equipe pedagógica. A partir daí, a coordenação do colégio encaminha a família para as próximas etapas.

Algumas escolas do Rio de Janeiro têm processos mais detalhados que incluem entrevistas e provas. Também é comum cobrarem taxa de matrícula.

Vale a pena conferir essas informações quando fizer a solicitação. 😉

Quais são as avaliações do Colégio São Conrado?

Lembra que eu falamos que a Escola Mater é “base de confiança e apoio”?

A maioria das avaliações do colégio elogia esse ponto. Chamam a escola de família e mencionam que os professores e coordenadores realmente se importam com os estudantes.

Estes são alguns comentários que ilustram bem essa ideia:

Estudei lá por 5 anos e sinto saudades. Nunca irei me esquecer dessa escola! Amo essa escola! Vamos ver se eu volto.

Lugar excelente para as crianças. Uma família. Ambiente muito agradável. Indico muito!

Escola muito boa! Tratam os alunos como membros da família. 👪

Lugar excelente para as crianças. Uma família. Ambiente muito agradável. Indico muito!

Pesquisando para escrever o texto, não encontrei comentários negativos de pais, estudantes ou ex-alunos. 👀

Um detalhe é que não tem muitas avaliações no site e a escola apenas recentemente criou perfil em redes sociais. Também não tem tantos comentários de alunos em redes como Twitter ou Facebook. Por isso, é difícil fazer uma recomendação detalhada se vale ou não a pena estudar lá.

Mas como você viu nesse post, a escola tem uma comunidade escolar forte, infraestrutura de qualidade, e um projeto pedagógico sólido. Se você gostou, recomendamos entrar em contato diretamente para conhecer os detalhes e tomar uma decisão.

Antes de decidir, recomendamos que leia guias sobre outras escolas também. Aqui no blog do Tomo dos Pais tem vários:

Ah: se você tem mais informações sobre a Escola Mater São Conrado, compartilhe aqui nos comentários! 👇 Com certeza ajudará muitos pais e mães a fazer a escolha.