fachada do Alfa CEM Arena, no Parque Olímpico

Colégio Alfa CEM Arena do RJ – Review completo

O Colégio Alfa CEM Arena tem esse nome por estar dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Por esta razão, tem amplo espaço interno e uma ótima localização na cidade. Ele faz parte de uma rede de colégios bilíngues parceiros da Universidade de Cambridge.

Neste texto você entenderá porque a rede é uma das melhores do Rio de Janeiro e conhecerá detalhes sobre a unidade “Arena”. Verá valores de mensalidade, como é o projeto pedagógico do colégio, quais atividades compõem o plano de ensino bilíngue, e muito mais.

Boa leitura!

Visão Geral do colégio Alfa CEM Arena

Existem 5 unidades do colégio Alfa CEM no Rio de Janeiro. A Arena, na Barra da Tijuca, foi inaugurada em 2017. Tem outras duas unidades na Barra, uma em Jacarepaguá, e outra no Recreio.

O foco deste texto é a unidade Alfa CEM Arena, mas muitas informações se aplicam a todas as escolas da rede.

O projeto pedagógico é compartilhado por todas, então o que muda é a estrutura e oferta de atividades complementares.

SériesEducação Infantil até o Ensino Médio.
Posição no Enem3ª melhor do Rio de Janeiro no Enem (2019), segundo levantamento da ZBS Educação
Modelo de escolaParticular, de educação bilíngue. Tem aulas em meio-período e opção integral para algumas idades.
Estilo de ensinoTradicional com foco em aprovação no Enem e em vestibulares.
Valor da mensalidadeEntre R$ 1.902,37 (Ensino Fundamental) e R$ 2.269,96 (Ensino Médio), segundo reportagem de O Globo de 2016. Infelizmente eles não divulgam os valores publicamente.
InstalaçõesA unidade Arena tem salas de aula informatizadas e climatizadas, sala de multiatividades, sala para alunos de turmas integrais, sala do sono, biblioteca virtual, laboratórios, cantina, campos de futebol, ginásio Olímpico, quadra poliesportiva, refeitório, pátio com área, parquinho, areal, sistema de segurança profissional, circuito interno de TV, e muito mais!
DiferenciaisÓtima localização e infraestrutura, projeto pedagógico diferenciado, e foco em educação bilíngue. 
Ensino de idiomasAulas de inglês e projeto bilíngue no idioma desde o Ensino Fundamental. 
Atividades extracurricularesO site do colégio não informa a lista completa. Estas são algumas atividades desenvolvidas desde o 2021: feira de ciências, trabalho de campo, cozinha experimental, Feira literária, aulão para o Enem, provas de proficiência em inglês. 
Bolsa de estudosO site do colégio não tem informações sobre bolsas. 
UniformesSão vendidos na loja oficial do colégio.
ContatoTelefone: (21) 3177-9800
E-mail: atendimentoarena@alfacem.com.br
Site: https://alfacembilingue.com.br/unidade-arena/

Onde fica o colégio Alfa CEM Arena?

O colégio fica no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, ou Jeunesse Arena, palco das Olimpíadas Rio 2016. O endereço é a Avenida Abelardo Bueno, 3401, na Barra da Tijuca.

O colégio fica perto de grandes condomínios, shoppings, e supermercados. A região é atendida pelas linhas do BRT e vias expressas Transcarioca e Linha Amarela.

Clicando aqui você pode explorar a região no Google Maps. Neste link você também ver fotos e avaliações do colégio. 

Para detalhes sobre a localização das outras unidades, consulte o site oficial do colégio.

Qual é a melhor unidade do Alfa CEM?

Em relação à estrutura e qualidade de ensino, todas são boas. Durante a pesquisa para fazer este texto, não encontrei nenhum comentário negativo sobre estrutura ou modelo de ensino de nenhuma unidade.

O que apareceram foram apenas problemas pontuais com alguns funcionários, que não indicam que uma unidade é melhor ou pior do que a outra.

Na dúvida, agende visitas em todas as unidades que achar interessantes. Conheça os colégios de perto e converse com a equipe pedagógica. Assim fica mais fácil descobrir qual é a melhor para você e sua família. 😉

área interna do Alfa CEM Arena, com destaque para a frase ready to go beyond pintada na parede

Diferenciais do colégio

Estes são os principais diferenciais da rede de escolas Alfa CEM, incluindo a Arena: 

  1. Projeto curricular completo: abrange todas as idades e combina métodos tradicionais com metodologias ativas.
  2. Projeto bilíngue: grande foco no ensino de inglês, com parceria com a Universidade de Cambridge, simulados, prova de proficiência e programas de intercâmbio.
  3. Estrutura: o colégio tem espaço amplo e usa parte da estrutura criada para a Olimpíada do Rio, em 2016.
  4. Educação ativa: o colégio enfatiza a participação do aluno e trabalha valores cidadãos de forma integral no currículo.

👇 Veja abaixo detalhes de cada um desses pontos.

Projeto curricular completo

Segundo a direção da rede, a base da filosofia de ensino é 

Impulsionar a percepção do aluno, fazendo-o refletir, questionar e, principalmente, transformar.

Na prática, isso acontece através de um currículo que combina aulas tradicionais, conteúdos bilíngues, e programas que desenvolvem habilidades socioemocionais.

O colégio também enfatiza o uso de novas tecnologias em sala de aula. Os alunos têm, por exemplo, óculos de realidade aumentada para algumas atividades guiadas.

bACMnyff4BUPE 6c 2zB0djRIO0o8b7r6k 0mtw5Sh44X9Acwqwtfk4M4V6V8hOeR6Jr7lnfIw1Tx UwfPigXdniv3oBc9D3Edb0a0UBOLKhGbWUVtYzs4

O conceito de colocar o aluno como protagonista do aprendizado está também na formação dos professores. Durante o ano letivo eles estudam sobre ensino híbrido e sobre metodologias ativas em sala de aula.

O colégio não informa quais metodologias são essas e nem tem uma lista de atividades complementares disponíveis.

Na página de notícias do site oficial é possível ver alguns projetos desenvolvidos. Estes são alguns dos mais recentes:

  • Feira de ciências.
  • Trabalhos de campo.
  • Cozinha experimental.
  • Feira literária.
  • Aulão especial para o Enem.
  • Provas de proficiência em inglês. 

O Alfa CEM Arena tem turmas de Ensino Fundamental e Médio, mas outras escolas da rede oferecem também Ensino Infantil. O projeto educacional é diferente para cada etapa.

Na Educação Infantil, o foco é oferecer um espaço seguro, afetivo e estimulante. Entre as habilidades trabalhadas estão escrita e leitura, raciocínio lógico, música, educação do movimento e inglês. 

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o currículo se divide entre 4 grandes áreas: Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A partir do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos começam a usar ambientes virtuais para aprender. O colégio descreve o processo como “educação híbrida apoiada por Metodologias Ativas de Aprendizagem, e uso e produção de novas tecnologias”.

No Ensino Médio o Alfa CEM trabalha o desenvolvimento de pensamento crítico e a preparação para o mercado de trabalho. Os alunos têm acesso ao currículo tradicional para as provas do Enem e podem escolher entre uma lista de atividades para o contraturno.

Projeto bilíngue

Os colégios Alfa CEM ensinam inglês desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Inclusive, o nome oficial da rede é “Alfa CEM Bilíngue”. Até o lema da escola é em inglês – “Ready to go beyond”, ou “pronto para ir além”.

Assim que as crianças dominam o português, já começam a aprender inglês. Para isso, têm aulas de inglês todos os dias, incluindo encontros para trabalhar apenas a pronúncia.

O objetivo é aproximar estudantes de faculdades internacionais e programas de intercâmbio.

O ensino bilíngue acontece em parceria com a Universidade de Cambridge. Os materiais didáticos são da editora da universidade, e hoje o colégio é um Centro de Exame de Proficiência da instituição. Também tem várias provas e simulados de Cambridge ao longo do ano.

Veja alguns depoimentos de alunos do Ensino Fundamental:

Em matéria para a Revista Veja, o diretor pedagógico da rede explica que o colégio trabalha todo o currículo nos dois idiomas, português e inglês. 

A partir de 2022, o Alfa CEM passou a oferecer um programa de internacionalização do currículo para estudantes do Ensino Fundamental.

Isso significa que algumas aulas são ministradas totalmente em inglês. No total, são oferecidas 6 horas semanais na modalidade, para turmas de ensino integral da rede. 

Infraestrutura

Em geral, a infraestrutura de todas as unidades é completa e de alta qualidade, em especial porque a maioria dos colégios são recentes.

A estrutura do Alfa CEM Arena tem:

  • Salas de aula com computadores e smartphones;
  • Sala de multiatividades;
  • Sala para turmas integrais;
  • Sala do sono;
  • Biblioteca virtual;
  • Laboratórios;
  • Cantina e refeitório
  • Campos de futebol;
  • Ginásio Olímpico;
  • Quadra poliesportiva;
  • Pátio e parquinho;
  • Sistema de segurança;
  • Circuito interno de TV.

👇 Veja estes espaços abaixo, no tour virtual da escola.

O colégio usa apenas parte da estrutura do Parque Olímpico. No total, a área tem 1,1 milhões de m². 🤯 Várias iniciativas educacionais e de esportes acontecem ali.

Educação e cidadania

Outro ponto de destaque do Alfa CEM é estimular a solidariedade e a colaboração entre os estudantes. Isto é feito por meio de trabalhos interdisciplinares e de projetos como o Resgatando Valores.

Uma das bases do colégio é o relacionamento próximo com as famílias. A proposta é oferecer espaços acolhedores para pais e responsáveis, para criar uma comunidade em torno dos estudantes.

O colégio também dá ênfase no protagonismo do aluno e na busca por conhecimento por conta própria. O projeto educacional dá a base para que cada aluno descubra como trilhar o próprio caminho, com o apoio de tutores durante a trajetória.

História do colégio Alfa CEM Arena

A rede de escolas foi inaugurada em 1994, no Rio de Janeiro. Hoje são 5 unidades, que somam cerca de 2000 alunos e 250 professores.

O vídeo abaixo conta detalhes dessa história, nas palavras da fundadora, a Profa. Maria Cristina Alves. 

As conversas para a criação de um Alfa CEM dentro do Parque Olímpico começaram em 2016, logo após o final da Olimpíada. Recebeu o nome oficial de Alfa CEM Bilíngue Arena Olímpica, mas é mais conhecida como Alfa CEM Arena mesmo.

O colégio usa bastante da estrutura original para a Olimpíada, principalmente para as atividades esportivas. Esta matéria do jornal O Globo conta mais detalhes sobre os bastidores da transformação da arena para receber a escola.

Qual o valor da mensalidade Alfa CEM Arena?

Não existem dados atualizados sobre o valor do Alfa CEM Arena na internet. 😥 O colégio não divulga publicamente e as informações confiáveis mais recentes são de 2016.

Na época, a mensalidade variava entre R$ 1.902,37 (para o Ensino Fundamental) e R$ 2.269,96 (para o Ensino Médio). 

A melhor maneira de conhecer valores atualizados é agendando uma visita pelo site oficial do colégio.

Além da mensalidade, alunos também precisam comprar apostilas para algumas aulas. O colégio também não divulga publicamente quanto custa.

Como entrar no Colégio Alfa CEM Arena?

O colégio também não apresenta o passo a passo sobre o processo de matrícula. Há apenas uma indicação para agendar uma visita.

Várias escolas seguem esse procedimento. A ideia é divulgar as condições de entrar apenas para quem está realmente interessado em fazer a matrícula.

Infelizmente, atrapalha na hora de fazer guias como este e na busca de informações para comparar escolas.

três crianças de uniforme comendo no refeitório do Alfa CEM Arena

O Colégio Alfa CEM é bom?

O Colégio Alfa CEM é muito bom, especialmente se você valoriza ensino bilíngue. Se os seus filhos têm o sonho de fazer intercâmbio, viajar para outros países ou estudar fora, é uma excelente opção no Rio de Janeiro.

Pais descrevem a unidade como acolhedora e completa. Veja alguns comentários:

O colégio teve um atendimento acolhedor em todas as áreas. Demoramos apenas uma noite para termos certeza que ajudaria nosso filho a desenvolver suas habilidades. Quando levamos o nosso filho, minha esposa e eu reparamos que as professoras conhecem cada pessoa por nome e tratam todos com muito carinho. 

Excelente! Minha neta estuda nessa escola. O sistema de ensino desperta o que tem de melhor na criança. Forma caráter, tem dois idiomas e pedagogia estrangeira. Recomendo muito! 😍👌

Assim como outras escolas consideradas de elite no Rio de Janeiro, pais e alunos concordam que o ensino é rígido e puxado, principalmente durante o Ensino Médio. 

Não é exatamente um ponto negativo, mas é importante entender se os seus filhos atendem a esse perfil. Quando a escola é exigente, alunos tendem a se sentir pressionados. Então quem não lida bem com isso pode ter problemas para se adaptar.

Os comentários positivos se estendem também a outras unidades. Veja estes, da unidade de Jacarepaguá:

Só tenho a falar que esse colégio é excelente. Meu filho estudou lá por 15 anos, se formou  no Ensino Médio e fala inglês fluentemente. 

O melhor colégio que eu estudei, sem dúvidas! Direção incrível, projeto de atletismo perfeito, revelou muitos atletas. Muito bom mesmo. 

Se quiser acompanhar mais de perto, siga o Instagram do Alfa CEM para ver os comentários da comunidade acadêmica antes de tomar a sua decisão.

Espero que o post tenha esclarecido suas dúvidas!

Se quiser conhecer outras escolas antes de tomar a decisão, leia os reviews de escolas do RJ aqui no blog do Tomo dos Pais. Com certeza te ajudarão a escolher a melhor escola. 😊

Se quiser mais dicas como esta, só que personalizadas para sua família, assine o Tomo dos Pais e dê uma vida épica aos seus filhos! É uma newsletter com dicas de jogos, experiências científicas, brincadeiras caseiras, livros, animes, apps, cursos e muito mais. Tudo personalizado para a sua família!