fachada do colégio são bento

Colégio São Bento do Rio de Janeiro – Review completo

Uma das melhores escolas do país no Enem, com ensino religioso rígido e apenas para meninos. Este é o Colégio São Bento do Rio de Janeiro (CSB RJ), um dos mais tradicionais do estado.

Além dos bons resultados nos exames, chama a atenção o currículo e estrutura da escola. A maioria dos professores é pós-graduada e os alunos têm aula de teologia e cultura clássica além das matérias “normais”, como Português e Matemática.

Neste texto, você conhecerá estes e outros diferenciais do colégio São Bento. Verá a estrutura do colégio, saberá quanto custa estudar nele, e entenderá porque ele é sempre lembrado na lista de melhores colégios do Rio de Janeiro.

Visão Geral do CSB RJ

Estas são as principais informações sobre o Colégio São Bento do Rio de Janeiro. Existem outros colégios do mesmo nome em outras cidades, mas não fazem parte do mesmo grupo.

Séries1ª ano do Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.
Posição no EnemA melhor do Rio de Janeiro e a 17ª melhor do país no Enem (2019), segundo levantamento da ZBS Educação
Modelo de escolaParticular, de educação católica. Ensino integral. Aceita apenas meninos. 
Estilo de ensinoTradicional e rígido, focado em valores cristãos e em aprovação no Enem e vestibulares. 
Valor da mensalidadeEntre R$ 4.500,00 (Ensino Fundamental) e R$ 4.700 (Ensino Médio) em 2022, segundo o site do colégio.
InstalaçõesBiblioteca, salas de informática, laboratórios de Química, Física e biologia, piscina semiolímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas, ginásio de esportes, restaurante, capela, salas climatizadas, reprografia, enfermaria, auditório, sala de audiovisual, academia.
DiferenciaisÉ um colégio histórico, com foco em valores religiosos, que historicamente conquista boas pontuações no Enem. Tem infraestrutura e projeto educacional de alta qualidade.
Ensino de idiomasInglês, francês e espanhol desde o ensino fundamental.
Atividades extracurricularesComo o colégio é integral, as atividades fazem parte da própria grade curricular. Incluem música, artes visuais, judô, natação, futebol, vôlei e basquete.
Bolsa de estudosNão tem nenhum tipo de bolsa.
UniformesCada pai ou mãe compra para os seus filhos. O fornecedor é o Atelier São Bento.
ContatoTelefone: (21) 2206 8254
E-mail: infocsb@corporativo.csbrj.org.br
Site: http://www.csbrj.org.br

Onde fica o Colégio São Bento

O colégio fica na Rua Dom Gerardo, 68, no Centro. Está cercado de arte e cultura, então passear pelos bairro é sempre enriquecedor.

O colégio fica perto da Praça Mauá e da Baía de Guanabara, a poucos metros do Museu de Arte do Rio de Janeiro e do Museu do Amanhã.

Também fica perto do Mosteiro de São Bento, um dos principais monumentos de arte colonial do país. E o nome não é coincidência: foram os monges deste mosteiro que fundaram o CSB, em 1858.

interior do monteiro de são bento, no rio de janeiro

Clicando aqui você pode conhecer melhor estes e outros pontos de interesse que ficam perto do colégio. 

Diferenciais do Colégio São Bento

O prestígio do Colégio São Bento existe por algumas razões:

  1. Valores religiosos: foco nos “bons costumes” e em uma formação cristã para os alunos, o que agrada a alguns pais, pelo foco na disciplina e em “fazer o bem”.
  2. Projeto pedagógico: currículo amplo, com matérias que dificilmente existem em outros colégios.
  3. Infraestrutura: espaços completos e bem equipados para atender alunos em tempo integral.
  4. História: O colégio tem 163 anos de história e foi o melhor do Brasil no Enem em quatro oportunidades. 

Abaixo, entro em detalhes em cada um desses pontos para você entender melhor se vale a pena seu filho estudar no CSB RJ.

Valores religiosos

O CSB RJ é um colégio católico que se preocupa com a “formação cristã” dos alunos. Isso é feito por meio de aulas de religião e pela participação em celebrações, como de Primeira Eucaristia ou Crisma.

Além disso, o colégio também promove ações sociais para estimular a solidariedade e a responsabilidade social entre os estudantes.

área interna da capela do colégio são bento do rj

No Colégio São Bento, a guia é a chamada Regra de São Bento: “Escuta, ó filho, os preceitos do Mestre”. Ou seja: cada pessoa deve se esforçar para seguir as palavras e ensinamentos de Deus.

Desta regra, o colégio extraiu cinco princípios que guiam todo o projeto pedagógico:

  1. Zelo: significa ter cuidado com o outro e com o meio-ambiente. Ter zelo é defender a verdade em palavras e atitudes, e denunciar a malícia.
  2. Esperança: é a visão de futuro e a crença de que o mundo pode ser sempre melhor, desde que cada pessoa se esforce para realizar o seu potencial.
  3. Reciprocidade: significa ser sempre bom com os outros.
  4. Responsabilidade: cumprir suas obrigações e deveres, tanto consigo mesmo quanto com o outro e com o meio ambiente que nos cerca. 
  5. Perfectibilidade: buscar sempre a excelência, sobretudo acadêmica.

Proposta pedagógica

O colégio São Bento funciona em período integral, das 7h30 às 16h30. As atividades fora de sala de aula são realizadas desde o Ensino Fundamental. As principais são:

  • Esportes: natação, futebol, vôlei, basquete e judô.
  • Aulas de campo: visitas guiadas por professores para que os alunos aprendam em ambientes conectados com o conteúdo que veem em sala de aula.
  • Artes: artes visuais, aula de apreciação musical, aulas de instrumentos (flauta).

Além delas, também há matérias “especiais”, digamos assim, na grade do São Bento:

  • Idiomas: inglês, espanhol e francês.
  • Cultura clássica: são aulas sobre cultura grega tradicional.
  • Teologia: são as aulas de ensino religioso, que não focam apenas na fé católica. 

Estes assuntos são trabalhados por meio de pesquisa, aulas de informática, consultas à biblioteca, aulas de campo, sessões de cinema e oficinas. Os alunos também realizam feiras e outros eventos para a comunidade escolar. 

Outro ponto importante da proposta pedagógica é o apoio de profissionais em todas as atividades. Segundo a direção do colégio, a maioria dos professores têm pós-graduação. 

dois alunos apresentam um vulcão em feira de ciências

O colégio São Bento se organiza em várias coordenações, com especialistas em cada uma delas:

  • Serviço de orientação educacional: é o canal de diálogo entre alunos, família e profissionais do colégio. Organiza grupos de liderança de alunos, como Grêmio Estudantil, e ajuda estudantes do Ensino Médio a escolher qual faculdade fazer.
  • Coordenação de matéria: são os núcleos que desenvolvem os conteúdos das aulas. Tem um coordenador e uma equipe de professores especialistas em cada disciplina. 
  • Coordenação de segmento: são equipes administrativas de cada nível de ensino: 1º ao 4º anos do Fundamental; 5º ao 9º ano do Fundamental e 1º ao 3º anos do Ensino Médio.
  • Ensino Religioso: desenvolve os projetos religiosos da escola, como voluntariado, missas e outras celebrações. Também organiza ações solidárias em creches e casas de idosos.
  • Supervisão pedagógica: É a equipe que cria a proposta pedagógica do colégio, desenvolvendo currículo, metodologias e avaliações. 

Como você pode ver, existe uma equipe extensa e qualificada trabalhando no Colégio São Bento. Esta é uma das grandes razões pelas quais o colégio costuma ir tão bem no Enem. 

Infraestrutura do CSB Rio de Janeiro 

O colégio tem estrutura para atender os alunos em tempo integral. Os principais ambientes são:

  • Biblioteca: tem mais de 30.000 livros. Todos os dias os alunos também podem ler várias revistas do Brasil e do Mundo, além dos principais jornais do país.
  • Cybersala: são as salas de informática do colégio, equipadas com computadores e conexão wifi.
  • Laboratórios: para aulas práticas de Química, Física e Biologia.
  • Complexo esportivo: piscina semi olímpica para as aulas de natação; campo de futebol; duas quadras poliesportivas e ginásio. 
  • Restaurante: responsável por todas as refeições dos alunos no colégio e comandado por uma equipe de nutricionistas.
  • Reprografia: é a “sala de cópias” para impressão dos livros e outros materiais usados em aula.
  • Capela: tem vista para a Baía de Guanabara e pode ser usada individualmente ou por pequenos grupos de alunos.
  • Salas de aula: todas são climatizadas.
  • Enfermaria: sempre tem um médico e um enfermeiro de plantão.
  • Auditório: recebe apresentações, feiras e reuniões com pais e tem capacidade para 670 pessoas.
  • Academia de musculação: para uso de professores, funcionários, e alunos a partir do Ensino Médio.
  • Sala de audiovisual: organiza os equipamentos de vídeo usados nas aulas e sessões de cinema.

Veja algumas fotos:

Se quiser, você pode agendar uma visita guiada. Basta entrar em contato e explicar que gostaria de conhecer as instalações porque pensa em matricular seu filho.

📞 Agende por telefone: (21) 2206-8340 ou (21) 2206-8254.

📧 Ou por e-mail: infocsb@csbrj.org.br

A história do Colégio São Bento 

O São Bento é um dos colégios mais tradicionais do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1858 pelo Dom Frei Luis da Conceição Saraiva. Logo no primeiro ano, 500 alunos se matricularam. Na época, as aulas eram gratuitas.

Em 1904 a escola recebeu o nome de Ginásio de São Bento e construiu novas instalações para atender a um número maior de pessoas, incluindo meninos de menor renda. 

A partir da década de 1950 o colégio tornou-se reconhecido na sociedade carioca, sob a reitoria de Dom Lourenço de Almeida Prado. Ele permaneceu no posto até o ano de 2001. Foi sob sua tutela que o colégio começou a aceitar professoras, a partir da década de 1960.

O prédio que o colégio ocupa hoje foi construído em 1971. Já nesta época o colégio se destacava pelos altos índices de aprovação em avaliações importantes.

Após a década de 2000, o colégio se consolidou pelos excelentes resultados também no Enem. Esta fama persiste até hoje e se espalhou por outros estados do Brasil. Estes foram os melhores resultados:

🎓 Melhor escola do país no Enem: 2005, 2007, 2010, 2014.

📚 Melhor escola do Rio de Janeiro no Enem: 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014 e 2019.

Alunos famosos do Colégio São Bento 

Nestes mais de 150 anos de história, muitos alunos ilustres já passaram pelas salas de aula do CSB. Alguns deles são:

  • Pixinguinha: músico, compositor e maestro, um dos principais nomes do gênero musical choro. 
  • Heitor Villa-Lobos: maestro e compositor brasileiro, considerado uma das mentes mais criativas da música brasileira.
  • José Trajano: jornalista esportivo, ex-diretor de jornalismo da ESPN Brasil.
  • Lamartine Babo: músico, compositor dos hinos dos clubes de futebol do Rio de Janeiro.
  • Noel Rosa: músico, um dos responsáveis pela popularização do samba. 
Heitor Villa-Lobos regendo uma orquestra
Heitor Villa-Lobos, ex-aluno do CSB RJ, regendo uma orquestra em Israel

Como entrar no Colégio São Bento?

O Colégio São Bento abre vagas apenas no início do ano. Por isso, as datas de inscrição são sempre no segundo semestre do ano anterior. 

As inscrições custam R$ 150,00 e são feitas na sede ou no site do colégio.

O colégio não aceita matrículas para o 2º e 3º ano do Ensino Médio. E vale lembrar que apenas meninos podem estudar no CSB.

O processo seletivo é diferente varia de acordo com o ano a ser cursado. Mas para quase todos os anos tem uma prova de conhecimentos gerais.

Se quiser matricular seu filho, leia o edital de 2022 para se preparar. Lá você encontra todas as informações sobre a matrícula e os temas que caem na prova.

1º ano do Ensino Fundamental

As vagas são preenchidas por sorteio ou ordem de inscrição dos candidatos. Filhos de professores ou funcionários, e irmãos de alunos têm prioridade. 

A partir do 2º ano do Ensino Fundamental

Para entrar, as crianças precisam ser aprovadas em uma prova de Língua Portuguesa e Matemática. Não é eliminatória, mas a classificação define quem fica com as vagas disponíveis.

Caso tenha empate nas provas, filhos de ex-alunos têm preferência para ocupar a vaga.

1º ano do Ensino Médio

Para entrar no Ensino Médio do CSB RJ, precisa fazer uma prova de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. 

São abordados diversos assuntos, então é como se fosse um pequeno vestibular.

Caso tenha empate, os filhos de ex-alunos também têm preferência de vaga. 

Por que menina não pode estudar no CSB?

É por causa da tradição religiosa do colégio. Quando foi criado, ele atendia apenas meninos membros da ordem religiosa do Mosteiro de São Bento.

De acordo com a direção, o modelo atende os objetivos do colégio, então o São Bento prefere não mudar.

É um posicionamento polêmico, mas não tem planos de abrir vagas para meninas. Em 2013 houve uma proposta de aceitar meninas, mas a direção voltou atrás.

Quanto custa estudar no Colégio São Bento do RJ?

Os valores da mensalidade do Colégio São Bento são:

  • Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): R$ 4.512
  • Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): R$4.586
  • Ensino Médio: R$ 4.740

Atualmente não existem bolsas de estudo. No passado havia descontos de 10% a 20%, mas no momento não há previsão de que elas retornem. 

Existe a possibilidade de pagar as 12 mensalidades à vista com desconto. Se quiser, entre em contato com o colégio para entender como funciona e em quais casos pode fazer. 

Como é estudar no Colégio São Bento do RJ 

É um colégio puxado, com educação bastante rígida e nível intenso de exigência. São as mesmas características de outras escolas de elite do Rio de Janeiro.

Por isso, precisa olhar além das notas no Enem e se perguntar: seu filho tem o perfil para esse tipo de colégio?

Se ele não gosta de estudar, ou não lida bem com figuras autoritárias e ambientes disciplinados, o Colégio São Bento pode não ser a melhor opção.

Um caso famoso de aluno que não se adaptou a esse estilo de educação é o streamer Casimiro Miguel, famoso pelas transmissões ao vivo na Twitch.

Ele fez o Ensino Fundamental no CSB no início dos anos 2000 e se sentia infeliz com o sistema de ensino.

Segundo ele, havia pouco espaço para a liberdade individual. Além disso, o colégio trabalhava assuntos longe do interesse dos jovens, como as aulas de cultura clássica.

Ele chega a considerar que é um “sistema cruel”, que faz os jovens sentirem que toda a sua vida depende do sucesso acadêmico. Veja o relato completo:

Inclusive, Casimiro saiu do São Bento e concluiu o Ensino Médio em um supletivo. Hoje trabalha com entretenimento, em uma carreira altamente criativa (e lucrativa!).

Este comentário é semelhante ao relato de outro aluno da década de 1990:

Estudei meu ensino fundamental lá nos anos 90. Autoritários, disciplinadores e insensíveis a individualidade do aluno. Bullying dado como prática normal. Ocasionalmente você encontrava aquele professor ou monge que marca sua vida com memórias boas. O fato de só ter meninos te deixa despreparado para interagir de uma forma saudável na sociedade (meninas = distração). Escola não é só matéria.

Esses acontecimentos são de algumas décadas atrás. Mas é pouco provável que o colégio tenha mudado muito desde então.

Além disso, mesmo tendo todo o esforço de fazer o bem por meio da religião, existem casos de bullying no colégio.

Em 2012, um aluno que caiu de uma janela no colégio estava sendo vítima de agressões psicológicas, segundo colegas.

Em 2011, pais acusaram o colégio de omissão em casos de bullying contra crianças do ensino fundamental.

O que os pais dizem sobre o Colégio São Bento

No entanto, para a maioria dos pais, o colégio segue com foco forte na disciplina, na “moral e nos bons costumes”. É uma educação bem regrada e rígida, que é atrativa para diversas famílias.

A maioria dos comentários positivos ressalta essas qualidades:

Lá é muito legal, meu filho estuda lá e recomendo mil vezes, a paisagem é bonita ele estuda sem nenhum problema, é tudo de bom.

O colégio de são Bento, Além de ser tradicional é uma referência na educação católica, com alto nível de corpo docente e comprometido com os valores cristãos.

Melhor ensino do Rio de Janeiro, além da valorização da ética moral e bons costumes.

Dependendo da criança, estudar em um ambiente como o Colégio São Bento é muito positivo. Algumas pessoas sentem facilidade em aprender dentro de um sistema tradicional de ensino e se sentem felizes em ambientes de muita disciplina.

Por isso, escolher estudar no Colégio São Bento deve ser uma decisão conjunta. Converse com seus filhos e entenda se eles querem estudar lá, antes de matricular.

Se você é pai ou mãe de menina e busca colégios tradicionais, com foco na disciplina e nos bons costumes, existem opções interessantes no Rio de Janeiro:

Espero que estes textos te ajudem a tomar a decisão certa para a nova escola dos seus filhos! 

Caso ainda tenha alguma dúvida, ou queira compartilhar alguma experiência no Colégio São Bento, escreva um comentário abaixo para ajudar outros pais interessados no assunto. 🤗