crianca segurando donuts e1688253268121

Seu filho só come besteira? Veja 17 dicas para resolver esse problema

Existe um modo de fazer um prato de salada competir com um pacote de biscoito e refrigerante. E o melhor: sem fazer chantagens do tipo “você só pode comer sobremesa depois de terminar todo o alface”.

Parece difícil de acreditar, né? 🤯 Ainda mais se você já se acostumou com o filho comendo besteira o tempo todo. Mas é totalmente possível! 

O segredo é mudar a forma de fazer compras e de comer com a família.

Hoje você descobrirá porque o seu filho só come besteira e como se faz para virar o jogo. São várias dicas simples para ir colocando em prática ao longo do tempo.

Se quiser ir direto para as dicas para resolver o problema, use o índice abaixo. Mas recomendo que leia o texto inteiro para ter uma visão mais completa sobre a alimentação das crianças.

Acredite: essas informações vão diminuir muito o estresse na hora das refeições. 🥗

O que acontece com criança que só come besteira?

As chances de desenvolver problemas de saúde aumentam bastante. Diabetes, obesidade, colesterol alto, e distúrbios alimentares são apenas alguns.

De forma geral, se o seu filho só come besteira, o corpo dele não funcionará bem. 

Imagine que somos como um carro. Precisamos de combustível para funcionar e ter energia. Quanto melhor o combustível, melhor o carro anda. E se abastecer errado, em algum momento ele pára de funcionar corretamente.

Talvez na infância ou adolescência o seu filho não perceba. Mas, com o passar do tempo, os exames de sangue começam a vir com alterações, e as doenças aparecem. 

Mas não se desespere pois ainda dá tempo de mudar! 💪

Quanto antes vocês conseguirem melhorar os hábitos, melhor. Quanto mais tempo ele passa comendo besteira, mais difícil fica quebrar o ciclo.

É assim com qualquer tipo de besteira: refrigerantes, biscoitos recheados, salgados, entre outros.

Por que as crianças se alimentam mal?

As besteiras são naturalmente mais atrativas porque são mais intensas. São produtos cheios de substâncias para alterar o cheiro, textura e sabor do alimento.

E as besteiras também são muito gostosas. Elas enganam o cérebro e o estômago, que se sente saciado mesmo que elas não tenham quase nenhum nutriente. 

Por isso, queixas de “meu filho só come besteira” ou “minha filha come muito mal” são muito normais. Na verdade, segundo especialistas, a maioria das crianças passa por essa fase.

Algumas possibilidades são:

  • Não gosta do que tem em casa.
  • Não gosta do tempero que você usa.
  • É mais rápido e prático comer alguma besteira.
  • Sente preguiça de fazer um lanche com uma fruta ou outra comida.
  • Não sente motivação a parar de comer mal porque ainda não sentiu os efeitos negativos.

O melhor jeito de descobrir é perguntar. Quando ver seu filho com uma besteira na mão, pergunte: “não quer uma laranja pra dar uma variada?”. De vez em quando vale a pena até se oferecer para ir buscar pra ele. 👀

Pode também oferecer algo saudável quando você for comer. Afinal, uma ótima forma de ensinar é dando exemplo né.

Na infância, existem alguns momentos específicos em que a alimentação das crianças fica mais complicada. São as chamadas seletividade, recusa, ou neofobia alimentar. 

É quando a criança come sempre a mesma comida, ou tipo de alimento. Pode acontecer com qualquer comida, desde bananas e arroz até bolachas e salgados.

Seletividade alimentar é negar alguns tipos de alimentos. É quando a criança gosta muito de um tipo de comida e não sente vontade de comer mais nada. Por exemplo, ela come somente verduras, ou somente carboidratos.

A recusa alimentar é quando a criança come comidas específicas. Por exemplo, comer apenas cenoura e beterraba e ignorar o resto da salada. A recusa tende a ser só uma fase. 

A neofobia é literalmente o medo de alguns alimentos. Ela é mais severa e rara do que a seletividade e a recusa. A criança não pode nem ver ou sentir o cheiro de alguns alimentos, e se apega a comidas “confortáveis”, que podem ser as besteiras.

Normalmente não precisa se preocupar caso o seu filho seja assim, principalmente se o seu filho tiver entre 2 a 6 anos. Com o passar do tempo ele deve aceitar outros tipos de comida.

No entanto, se você achar que está muito complicado mudar a alimentação, vale a pena conversar com um pediatra para uma avaliação mais detalhada.

imagem de uma mesa com criança comendo donuts e tomando um milkshake

O que pode ser quando a criança só quer comer doce?

Querer doce toda hora é um caso à parte dentro do tópico “meu filho só come besteira”. Isso porque o doce é viciante, principalmente para as crianças. Essa realidade ficou ainda mais visível durante a pandemia, quando o consumo de doces aumentou.

Doces são “bombas de sabor” que estimulam demais o paladar. Quando eles se tornam rotina, o paladar se acostuma e a vontade cresce cada vez mais. E, quanto mais tempo passa, mais difícil é mudar o hábito.

Além disso, os doces são sempre associados com coisas boas, como presente de Páscoa ou Natal. Ou recompensa depois de comer toda a salada do prato.

Tudo isso torna os doces complicados de gerenciar. Você não precisa (e nem deve) excluí-los da dieta, mas tente limitar ao máximo o quanto seus filhos comem.

Este texto explica em detalhes os cuidados com o consumo de açúcar por crianças e bebês. Ele explica porque é proibido antes dos 2 anos, e porque você deve limitar o consumo depois dessa idade.

Como fazer uma criança seletiva comer?

Chegou a hora de transformar os hábitos! Antes de mais nada, já aviso que se o seu filho só come besteira, você precisa ter muita paciência.

Se você brigar para seu filho comer determinados alimentos, talvez ele até coma, mas provavelmente não vai gostar. E na próxima oportunidade de comer besteira sem você saber, fará isso.

É igual aquele episódio de Todo Mundo Odeia o Chris em que a Tonya não quer comer linguiça. Não faça como a Rochelle! 😂

Brincadeiras à parte, converse bastante com seu filho e mudem o hábito juntos. Siga essas dicas e não tente transformar a alimentação dele de uma só vez.

Não compre tantas besteiras no mercado

O primeiro passo é não comprar as besteiras que seu filho mais come. Não precisa deixá-lo literalmente sem nenhuma, mas diminua bastante a quantidade. 

Se preferir, vá comprando um pouco menos a cada mês. Se o seu filho só come besteira, pode ser difícil não ter literalmente nenhuma em casa.

Ainda assim o objetivo final é não deixar as besteiras entrarem em casa. Nem se for pra comprar e deixar guardado para uma ocasião especial. Isso vai deixá-lo com mais vontade de comer, dando maior valor na hora que finalmente comer.

Substitua o refrigerante por suco ou água

A ideia é reduzir o consumo de açúcar aos poucos. Comece substituindo os refrigerantes por sucos naturais, depois por água. Ou pelo menos por versões sem açúcar dos refrigerantes.

Mas o ideal é deixar os refrigerantes e sucos para momentos específicos, como festas ou finais de semana.

Espalhe várias garrafinhas de água pela casa. E sempre que seu filho sair de casa, lembre-o de levar água junto.

Este texto pode te ajudar com essa tarefa. 👇

Deixe o que é mais saudável visível

Se ainda tiver alguma besteira em casa, coloque no fundo da despensa ou da geladeira. Deixe as frutas ou lanches saudáveis que seu filho mais gosta de fácil acesso: na mesa da cozinha, na prateleira de cima da geladeira, etc.

Assim, se o seu filho só come besteira porque acha mais prático, provavelmente ele pegará outro alimento.

Dê o exemplo

A família inteira deve largar as besteiras. É difícil, mas seu filho precisa de todo apoio e exemplo possível.

Ver os pais e irmãos comendo de forma mais saudável é um ótimo incentivo. Além disso, dá forças para o argumento de que comer apenas doces ou salgados faz mal.

Comece aos poucos

Se o seu filho só come besteira, você não pode tirar todas de uma vez.

Isso será estressante para ele, que ficará com fome pela recusa a outros alimentos. E para você também, porque vai ter que lidar com uma criança mal humorada.

É como começar a fazer exercícios: você não começa a correr uma maratona de hora para outra. Primeiro precisa começar a caminhar, depois correr alguns minutos todos os dias, e ir aumentando aos poucos, até adquirir a resistência para a maratona.

E tem dias em que só tirar o tênis do armário já é uma vitória! 😉

Pense em pequenas metas e celebre cada conquista. 

Não faça chantagens ou ameaças

É como eu disse no início da lista: se fizer chantagens, seu filho voltará para as besteiras na primeira oportunidade.

Evite frases como:

❌ Se você comer toda a salada, pode comer sorvete.

❌ Se não comer tudo que está no prato, fica de castigo.

Ao invés disso, tente uma abordagem como:

✅ Tente comer pelo menos um pouco de cada coisa. Viu como é gostoso?

Descubra do que seu filho gosta

Se o seu filho realmente só come besteira, descubra quais são as preferidas e crie um cardápio mais saudável a partir delas. 

  • Se ele gosta de biscoito recheado de morango, compre uma bandeja da fruta. Explique que é o mesmo recheio, mas muito mais gostoso por ser natural.
  • Se ele come muitos salgados recheados de carne, tente convencer a comer carne moída. Depois diga que fica muito mais gostoso com legumes e outras coisa, como em um burrito, por exemplo.
  • Se a criança gosta muito de Cheetos, ofereça um pedacinho de queijo. E por aí vai.

Se o seu filho come muita besteira, mas até gosta de um ou outro alimento natural, use-os como ponto de partida.

Se ele gosta de laranja, mostre que a tangerina também é muito gostosa. E quando ele pedir refrigerante, lembre da laranja e faça um suco.

Leve seu filho para a feira

Ele aprenderá que existem muitas frutas e verduras bonitas e cheirosas. Além disso, não tem tanta oferta de besteira quanto em um supermercado.

Deixe seu filho escolher o que colocar na cesta (se o orçamento permitir). E cozinhe o que ele escolher na primeira oportunidade, para não deixar a vontade passar. Idealmente até chame-o para ajudar a preparar a comida, ele dará muito mais valor se ajudou a cozinhar. 😉

Evite os corredores de besteiras

Se o seu filho só come besteira, evite a todo custo os corredores de doces, salgados, biscoitos etc. Leve-o para o hortifruti e deixe ele escolher algo de lá para comer.

Se o seu filho insistir muito, compre uma besteira no caixa. Geralmente lá ficam os chocolatinhos menores. 🧠💡

Cozinhem juntos

Se o seu filho tiver idade o suficiente, peça ajuda para preparar as refeições. Ele pode fazer coisas simples, como encher uma panela de água, lavar as folhas de alface, ou buscar os ingredientes e utensílios necessários durante o preparo.

O importante é ter contato com a comida e perceber que a experiência de mexer com algo natural é melhor do que só comer besteira.

Uma outra dica é cozinhar pratos e lanches que aparecem em filmes, animes, desenhos, e séries de TV que ele assiste. Esse vínculo que ele terá com o prato o incentivará a comer. 🤓

Se alimentem juntos

Percebeu como as dicas são para fazer tudo junto, desde escolher, até comer? Isso ajuda a criar uma relação boa com a comida. Seu filho associará os bons momentos com as comidas naturais. 

Façam o máximo de refeições juntos. Nessa hora, a família toda precisa deixar os refrigerantes e as sobremesas industrializadas de lado.

Deixe lanches saudáveis prontos

Se o seu filho gosta de comer algo entre as refeições, deixe opções saudáveis ao alcance na geladeira. Corte frutas e deixe dentro de um pote, ou faça alguma receita especial, como um sorvete natural de banana.

Neste post do nosso blog tem várias receitas divertidas com frutas para você se inspirar:

Insista nos alimentos

Quando não gostamos de algo, dificilmente mudamos de opinião na primeira vez. Por isso, insista um pouco com cada alimento.

Comece com pequenas quantidades no prato e avalie a reação. Se passar alguns dias e ele ainda estiver recusando, troque e tente outra comida. Se perceber alguma melhora, vá aumentando a quantidade.

Varie nos temperos também, até entender do que o seu filho gosta mais.

Não ofereça várias alternativas de uma vez

Caso seu filho recuse algum alimento, insista mais um pouquinho ao invés de apresentar outra opção.

Se ficar sempre dando outra possibilidade, o comportamento seletivo tende a continuar.

Aqui depende da sua percepção para entender o melhor momento de oferecer outro alimento.

Capriche na apresentação

Dica para as crianças: se você colocar arroz, carne e salada no prato, talvez seu filho não queira comer. Mas a coisa muda de figura se você montar um palhacinho no prato!

Este vídeo tem várias ideias de pratos criativos para crianças:

Minimize as distrações

Quando seu filho estiver comendo, desligue a TV e o computador, e deixe o celular longe. 

A tendência é que, quando se concentrar na comida, seu filho perceba que é mais gostoso comer algo natural só comer besteira. Principalmente se ele já for adolescente.

Se ele comer assistindo TV ou jogando, isso nem passará pela cabeça dele.

Tenha paciência

Esta é a dica de ouro! Aprender a lidar com o filho que só come besteira sem perder a cabeça.

Procure respeitar o ritmo do seu filho, entender porque ele se alimenta mal, e ir mudando aos poucos.

Espero que as dicas tenham ajudado!

Comente aqui se essas dicas ajudaram seu filho a parar de tomar tantas besteiras. Outros pais e eu vamos adorar saber! 🥰