menina bebendo uma taça de água durante o café da manhã em um restaurante

8 dicas para fazer seu filho beber água

Lembrar de beber água é um desafio para muitos adultos. Imagine então para as crianças ou adolescentes! 😅

No caso deles, é preciso criar e fortalecer o hábito. Fazer seu filho beber água exige paciência e dedicação para se tornar algo automático na rotina.

É ainda mais complicado no caso das crianças que já se acostumaram com bebidas doces, como sucos e refrigerantes.

A boa notícia é que temos várias técnicas e dicas para ajudar esse processo! Neste texto você conhecerá as melhores. 💪

Como fazer seu filho beber água sempre

O primeiro passo para fazer seu filho beber água é conversar e explicar a importância de beber água.

O ponto principal é entender que tem horas para tomar refrigerante ou sucos, mas a bebida principal do dia deve ser água.

A condução da conversa depende muito da idade do seu filho.

Se for adolescente, seja mais direto e explique que hidratar faz bem e que muito açúcar causará problemas sérios no médio e longo prazo.

Se for uma criança menor, apresente a água como algo divertido, saboroso e que ainda faz muito bem.

Além disso, não tente “enganar” seu filho para que ele beba água sem perceber. Por exemplo, adicionando mais água no suco. 

Isso até faz o consumo de água aumentar, mas não ajuda a criar o hábito. E você não terá como ficar 100% do tempo monitorando seu filho para conseguir sempre fazer isso.

Fazer de vez em quando tudo bem, mas não se apoie nessa estratégia. 

👇 Veja abaixo algumas dicas que realmente funcionam: 

Deixe garrafinhas de água sempre disponíveis por perto

Se for criança pequena, deixe várias garrafinhas ou copos de água espalhadas pela casa. Na sala, no quarto, no quintal e nos lugares em que as crianças brincam.

Assim ela se acostuma a beber água sempre que tiver sede. Afinal, será mais fácil pegar a garrafa de água ali na hora mesmo do que procurar outra bebida.

Sempre que saírem de casa para passear, leve uma garrafinha de água junto. E quando a criança sair sozinha, a mesma coisa. 

Sempre ofereça água

Não precisa ter medo de ser chato. No começo precisa insistir para fazer seu filho beber água.

Sempre que for beber um copo de água, ofereça para ele e quem estiver por perto. Mostre que está oferecendo não só porque beber água faz bem mas por educação, pois já que está pegando água para você, pode pegar para ele também.

E sempre que seu filho pedir algo para beber, ofereça água primeiro. Mesmo se insistir para tomar suco ou refrigerante, diga que primeiro ele precisará beber um pouco de água ainda assim.

Isso diminuirá bastante o consumo das bebidas açucaradas. 📉

Comece devagar e crie metas

Se o seu filho não tem costume de beber água, não adianta esperar que comece a tomar 2 litros por dia de uma hora para outra.

Comece com 500 ml, depois de um tempo aumente para 800 ml e assim por diante, até chegar na quantidade ideal para idade, seguindo a tabela abaixo. Ela deve ser a sua meta final.

IdadeQuantidade de água por dia
1 a 3 anos1,3 litros
4 a 8 anos1,7 litros
9 a 13 anos2,1 litros (meninas)
2,4 litros (meninos)

Depois de alcançar a quantidade ideal, continuem se dedicando para manter! 💪

E se demorar ou não conseguir chegar, não desanime. É difícil mesmo. E além do mais, beber um pouco de água é melhor do que não beber nada!

Vale até pensar em algumas recompensas (não financeiras) quando cada meta for cumprida. Podem ser coisas simples, como elogios, fazer uma brincadeira especial, ou ficar acordado até mais tarde no final de semana. 

Dê o exemplo

Se você quer fazer seu filho beber água, mas fica o dia inteiro tomando suco ou refrigerante, vai dar problema! 😜

Os pais também devem beber água, especialmente nas refeições junto com os filhos. Além de ser saudável, ajuda a entender que não é sacrifício deixar o açúcar de lado.

Se tiver mais pessoas na casa, a ideal é que todo mundo beba muita água. Assim, os sucos ou refrigerantes ficam apenas para os momentos especiais ou aos finais de semana.

Alguns pais acham que uma regra mais fácil de seguir é “refrigerante só nas refeições”. Uma regra fácil de decorar e que pode servir para rapidamente diminuir o consumo na família.

Não compre sucos e refrigerantes

Medida um pouco mais radical, mas que pode funcionar para algumas famílias. Vá diminuindo as compras até deixar apenas água na geladeira.

Assim, literalmente não tem como seu filho beber outra coisa enquanto estiver em casa. Não é uma solução definitiva, mas é um bom começo. 

Em algumas ocasiões, como o fim de semana, pode comprar. É até bom, na verdade, porque se você excluir completamente as bebidas açucaradas, a criança pode exagerar quando estiver fora de casa, para “compensar”.

Mas caso ache essa medida muito drástica, teste comprar algumas opções de refrigerante “zero”, algumas versões são bem ruins mas outras tem um gosto bem parecido com a versão “normal”.

Importante lembrar que a versão “zero” ou “light” ainda faz mal. Porém, é uma opção menos pior do que os refrigerantes normais. 😅

Crie lembretes

Se o seu trabalho não exige concentração total, deixe um alarme para tocar de hora em hora no seu celular para fazer seu filho beber água.

Ou baixe aplicativos específicos para isso, como o Lembrete de Água. Eles mandam notificações lembrando de beber água e ajudam a monitorar o consumo.

Caso você trabalhe fora e não consiga fazer esses lembretes, siga a primeira dica deste texto à risca: tenha sempre garrafinhas de água disponíveis e espalhe-as pela casa.

Está provado cientificamente que ver a garrafa acaba funcionando como um lembrete para o nosso cérebro.

Essa é, inclusive, uma dica muito conhecida para os adultos: deixar a garrafa em cima da mesa do trabalho para não esquecer de tomar. Com as crianças a lógica é a mesma.

Faça água saborizada

São aquelas águas com folhas de hortelã, ou rodelas de laranja e limão.

Vale a pena testar, principalmente se o seu filho reclama que “água não tem gosto”. É uma ótima pedida para os dias mais quentes e para quando a família almoçar ou jantar fora.

É uma receita bem simples:

  1. Escolha o sabor.
  2. Adicione algumas rodelas em um copo de água (ou faça dentro de uma garrafa).
  3. Coloque para gelar e sirva.

Se ainda tiver dúvidas ou quiser aprender em detalhes: 

Compre copos e garrafas divertidas

Para as crianças menores, um copo com o personagem preferido dela pode fazer toda a diferença!

Leve seu filho para uma loja e escolham juntos um copo ou garrafinha bem bonita, ou um daqueles canudos com formatos divertidos.

Quando seu filho não estiver usando o copo ou garrafa, encha e leve para ele. Insista para que ele beba durante todo o dia – e, em breve, ele começará a encher por conta própria. 

Espero que as dicas tenham ajudado!

Se acostumar a beber água não é uma tarefa simples nem mesmo para os adultos. Mas vale a pena insistir para fazer seu filho beber mais água, melhorando muito sua saúde.

Ele provavelmente não entende agora, mas esse hábito mudará a vida dele. E quanto antes começar, melhor.

Para finalizar: se está buscando tornar a vida do seu filho mais saudável, recomendo a leitura deste texto sobre formas de fazer a criança comer frutas também. 😉

E se quiser tornar a sua vida mais fácil, pelo menos nessa parte da criação do seu filho ou filha, recomendamos nosso serviço de assinatura, onde entenderemos a sua família e faremos recomendações personalizadas, semanalmente para vocês!