a familia 8 destaque

Uma foto por ano: a tradição de recriar fotos de família

A ideia é bem simples: tirar uma foto junto todos os anos. Sempre no mesmo dia, no mesmo lugar, e nas mesmas poses. Essa é uma das tradições familiares mais legais!

Tem gente que faz isso durante anos e os resultados são simplesmente incríveis. Por exemplo, a foto desse post é de uma família que faz esse ritual há 30 anos!

Que tal fazer com a sua família também? É uma forma simples de criar lembranças que duram gerações. 🥰

Como é a tradição de recriar fotos?

É bem simples:

  1. Você escolhe uma foto marcante da família reunida. Ou tira uma nova, bem legal e estilosa.
  2. Anota o dia e o lugar em que tiraram a foto.
  3. A cada ano, todo mundo que apareceu se reúne para recriar a foto. Dica: coloque um lembrete recorrente no calendário pra vocês lembrarem de fazer isso todo ano. 😉
  4. A ideia é perceber a ação do tempo e reparar como as pessoas mudam, mas o sentimento não.

Isso é como se fosse uma cápsula do tempo. Você cria um momento em família super especial, e quanto mais o tempo passar, mais essas lembranças serão especiais. 

Os adolescentes vão ter um estilo diferente por ano. Aquele irmão que gosta de malhar vai ficar maior a cada foto. E dá até pra ir acompanhando a calvície do pai. 🤣

Se não quiser fazer todos os anos, também dá pra escolher uma foto de família antiga e recriar. Esse é um ótimo presente para surpreender mãe, pai, ou irmãos. Imagina a cara da pessoa recebendo um álbum cheio de fotos da família desse jeito!

Na esquerda tem uma foto antiga de 3 irmãos abraçados, na direita tem uma recriação dessa foto, com os irmãos bem mais velhos
na esquerda, uma foto do pai segurando um bebê no colo. na direita, a recriação da foto, com o filho já adulto

Fazer isso de vez em quando é legal, mas o mais bacana mesmo é fazer todos os anos! Se ainda tem alguma dúvida, olha só essas histórias aqui embaixo 👇

A família que se reúne para fotos há 30 anos

“A família” é um conjunto de fotos de uma família de Londres. Os pais Sue e Eddie e o bebê Frank tiraram a primeira foto em 1991 e só pararam 30 anos depois.

Os retratos são feitos por um fotógrafo profissional. Começou com os três sempre na mesma pose, mas com o passar dos anos a família mudou tanto, que nem parece aquela que começou a tradição!

Um detalhe bem fofinho: o pai sorriu poucas vezes. Inclusive no último registro, a primeira foto com a netinha dele. 🤧

👇 Veja algumas fotos. O projeto completo está no site do fotógrafo Zed Nelson.

a familia 1
a familia 4
a familia 2
a familia 3
a familia 5
a familia 6
a familia 7
a familia 8

Uma foto todo aniversário de casamento, desde 1976

Todo dia 17 de junho, o fotógrafo Diego Goldberg tira um retrato de todo mundo da família. Ele repete esse hábito a cada ano, no dia em que comemora o aniversário de casamento com a esposa Susy.

Começou só com os dois, depois vieram os retratos dos pequenos Nicolas e Matias. E agora o ritual cresceu e inclui fotos da família dos filhos também!

👇 Estas são algumas fotos. A linha do tempo completa está no site do Diego.

arrow of time 1
arrow of time 2
arrow of time 3
arrow of time 4

Cinco amigos tiram a mesma foto por mais de 30 anos

Nessa história aqui não tem nenhum fotógrafo. Só 5 amigos que viajam sempre pro mesmo lugar pra tirar uma foto da galera.

Começou por acaso. Fizeram uma foto maneira em 1982, e no ano seguinte por coincidência marcaram a mesma viagem. Aí tiraram uma foto igual só de zoeira, e acabou virou o rolê do grupo!

👇 Veja algumas abaixo. O grupo tem um site com todas. Também tem as histórias de quem são as pessoas, como se conheceram, e quantas fotos precisam tirar para acertar a pose. 😂

cinco amigos 1
cinco amigos 2
cinco amigos 3
cinco amigos 4
cinco amigos 5
cinco amigos 6

Melhores amigas recriam a mesma foto todos os anos

Estas duas amigas sentam na mesma mesa do Starbucks para tirar uma foto todo ano, desde 2007.

Essa é a forma delas de manter a amizade sempre viva, não importa quanto tempo passe. 🥺

Dá até pra acompanhar as mudanças de estilo de cada época 🤣 começou no emo do MySpace e terminou bem diferente. Quer dizer, terminou até aqui, porque o projeto segue vivo!

👇 Veja as fotos recriadas neste vídeo no TikTok:

Famílias que recriam fotos antigas

Também tem famílias que recriam as suas fotos antigas preferidas. Elas não fazem isso sempre, é só uma vez pra se divertir e comparar passado e presente.

familia recria fotos de casamento
Casal recria fotos do casamento, 40 anos depois
casal gay recria foto
A primeira foto é de 1993, a segunda de 2019. Nas duas ocasiões, estavam participando de manifestações pelos direitos de pessoas LGBTQIA+
casal se reencontra
Esse casal tirou a primeira foto junto quando eram crianças! A segunda foi no dia do casamento
irmaos tiram a mesma foto
Irmãos tiram a mesma foto, 22 anos depois. O rapaz deu jeito até de encontrar os óculos originais!

Agora é a sua vez!

E aí, gostou da ideia? Que tal começar essa tradição e recriar as fotos com a família ou amigos? É só escolher o estilo, ver as referências, e preparar a pose! 📸

Quando fizer, mande as fotos aqui nos comentários, pra eu incluir aqui no post. 😁