adolescente emburrada em frente a uma parede de tijolos brancos

15 dicas de como lidar com pais controladores e ter a liberdade que sempre sonhou

Você precisa convencer seus pais de que eles podem confiar em você, sem perder a paciência com o excesso de rigidez deles.

Às vezes é difícil fazer isso na prática, né? Parece que os pais nunca ouvem, que querem te deixar sempre dentro de uma redoma e sem contato com seus amigos!

Mas eles não fazem isso por mal. Às vezes eles foram criados desse jeito e estão apenas repetindo o que aprenderam. Ou então têm medo do mal que o mundo pode fazer a você, ou até impedir que você cometa os mesmos erros que eles.

Mas usando as estratégias certas, você pode conversar com eles e demonstrar sua maturidade. Escrevemos este post pra te ajudar a mudar essa situação! 🤝

Como identificar pais controladores na adolescência?

Pais controladores querem que você se sinta sempre dependente. Não te dão autonomia para nada, tentam te impedir de aprender habilidades importantes, e querem sempre saber onde você está.

Normalmente fica pior na adolescência. Essa é uma fase em que filhos e pais discordam bastante, por isso os pais controladores ficam ainda mais rígidos porque sentem que a autoridade deles está sendo ameaçada.

Nem todo pai ou mãe muito exigente é controlador. Às vezes eles só foram criados com uma disciplina mais rígida mesmo, mas respeitam o seu espaço.

O primeiro passo é entender qual é o caso dos seus pais. Eles são considerados “controladores” se fazem o seguinte: 👇

  1. Invadem a sua privacidade: entram em bater na porta, ficam tentando ler as suas conversas, exigem que você dê a senha do celular.
  2. Querem gerenciar a sua vida: escolhem com quem você deve ou não sair, marcam atividades sem você pedir, dão palpites na sua agenda.
  3. Estimulam a dependência: não te ensinam habilidades como cozinhar, se cuidar bem ou cuidar da casa.
  4. Fazem chantagem psicológica: tentam te manipular durante as decisões e fazem você sentir culpa.
  5. Desrespeitam seus amigos: trata a todos como se fossem péssimas companhias, até mesmo seus namorados ou namoradas.
  6. Te criticam em excesso: criticam sua aparência, personalidade, roupas, e raramente elogiam.
  7. Não respeitam seus sentimentos: gritam com você, tratam seus problemas como “frescura” ou diminuem o que te deixa feliz. Este é um exemplo bem frequente.

Existem vários tipos de pais que limitam a liberdade dos filhos. As dicas abaixo te ensinarão como lidar com pais controladores, autoritários, conservadores e superprotetores. 

filha tapando os ouvidos para lidar com pais controladores, e mãe ao fundo gritando com ela

Tenho pais controladores, o que fazer?

O tempo é a chave de como lidar com pais controladores. Você provavelmente não conseguirá mudar o jeito deles de uma hora para outra. Pode até sentir que aturá-los é uma tarefa impossível.

Mas seguindo estas dicas, é possível melhorar a situação aos poucos. Algumas dicas são para evitar os confrontos, outras para ajudar você a se impor. Tem momento certo para ambas.

Em algumas situações, será melhor não contrariar. Em outras, você pode tentar o diálogo. Depende muito da sua relação com os pais e como eles estão tentando te controlar. Leia todas as estratégias e veja quais você se sente confortável para aplicar no seu caso.

Converse com eles

Fale com respeito e explique como está se sentindo. Não funciona com muitos pais, mas o primeiro passo é dizer a eles que quer ter mais liberdade.

Argumente porque eles deveriam confiar mais em você e te dar mais espaço. Além das palavras, comprove com atitudes: aumente as notas na escola, faça suas tarefas em casa e trate seus pais sempre com respeito e educação.

Este outro post tem ótimas dicas para esse tipo de conversa:

Identifique o comportamento controlador

Talvez você não consiga resolver conversando. Nesse caso, o melhor a fazer é evitar o confronto. 

Tente entender quais gatilhos ativam os comportamentos controladores para evitá-los e ter menos brigas.

Por exemplo, se os seus pais ficam tentando saber a todo custo com quem você fala no WhatsApp, use o celular na frente deles o mínimo possível.

Estabeleça limites

Quando seus pais tentarem tirar sua liberdade, mencione que eles foram longe demais e te magoaram. Depois diga o que você fará se acontecer de novo, encerrar a conversa na mesma hora por exemplo, pois não é te magoando que conseguirão o que querem.

Ou então explique até onde eles podem intervir na sua vida. Por exemplo, podem falar com você sobre a escola, mas não devem falar mal dos seus amigos, se mal os conhecem.

Seus pais te amam e querem o melhor pra você, mesmo quando são mais controladores do que você gostaria. Então a tendência é que vocês consigam encontrar um meio-termo, se eles perceberem que o comportamento deles te magoa.

Crie um distanciamento saudável

Quando seus pais ultrapassarem algum limite, ou você não estiver confortável com eles, afaste-se. Vá para o seu quarto, ou tente se distrair com outra atividade. Mas lembre-se de sempre manter o respeito.

Se sentir que seus pais estão ficando mais abertos ao diálogo, explique que não gosta quando eles são controladores. Mas não deixe de conversar com eles por períodos realmente longos. Se afaste enquanto estiver de cabeça quente para evitar problemas.

Confronte de forma respeitosa

Aprender como lidar com pais controladores depende muito de entender as próprias emoções. Não grite com eles, mesmo quando fizerem algo que para você não tem sentido ou parece ser apenas para te magoar.

Peça argumentos, explique porque você não concorda e tente chegar a um acordo.

Pais controladores não gostam quando filhos os tratam sem educação ou rebeldia. Especialmente se você ainda estiver no início da adolescência, é melhor não criar conflitos desnecessários. Afinal, você continuará lidando com eles por algum tempo.

Recuse determinadas conversas

Não sinta pressão para conversar com seus pais sobre tudo.

Quando tocarem em algum assunto delicado, como vida amorosa, diga que prefere não conversar sobre este assunto.

Lembre dos seus limites e de discordar com respeito.

Não tente agradar a todo custo

Também não sinta pressão para atender a todos os desejos dos seus pais controladores apenas para evitar brigas.

Se cortar o cabelo de um jeito diferente te faz feliz, faça, ou tente argumentar. E, se ainda assim não puder fazer, não pense que a culpa é sua.

Converse com outras pessoas

Se sentir que a situação está fora de controle, ou que seus pais são excessivamente controladores, converse com seus amigos, professores ou outros familiares. 

Faça isso especialmente se você sentir que a relação com seus pais é tóxica. Assista ao vídeo abaixo para entender se é o seu caso:

Respeite o “não”

Se você quer fazer algo e seus pais dizem não, tente convencer. Se a conversa for ruim, não peça novamente. Infelizmente, lidar com pais controladores é saber que a insistência pode irritá-los e aumentar os conflitos.

O mesmo vale para desobedecer. Tecnicamente nada te impede de fazer o que quiser apesar da reprovação dos seus pais, mas você precisa se preparar para as consequências.

Provavelmente a relação vai ficar pior ainda quando eles descobrirem. Então não recomendo. 😅

Detalhe seus planos

Se você falar que quer sair, pais controladores perguntarão onde vai, quem estará lá, quem vai levar, quem vai buscar, se os pais do Fulano sabem, que horas você volta pra casa, se podem te ligar… 

Para lidar com pais superprotetores ou controladores, tenha a resposta para todas as perguntas na ponta da língua. Dê todos os detalhes possíveis e, de preferência, com antecedência.

Dialogue com seus pais

Uma das melhores dicas de como lidar com pais controladores é mostrar que você é uma pessoa capaz. 

Quando eles perguntarem sobre a escola, fale sobre suas tarefas recentes, os próximos trabalhos e provas. Assim você mostra responsabilidade. 

Dê detalhes e mostre que você não tem nada a esconder. Se vocês conversarem bastante, eles sentirão menos vontade de bisbilhotar.

Respeite as regras

Se os seus pais seguem aquele discurso do “enquanto você morar aqui, tem que fazer o que eu mandar”, respeite as regras o máximo possível.

Argumente de forma educada, mas entenda que em várias situações você vai ter que fazer o que eles disserem.

Demonstre responsabilidade

Para lidar com pais conservadores, lembre-se que a liberdade é conquistada. Tente ir bem na escola, peça ajuda quando sentir que está mal, e deixe seu quarto sempre limpo e organizado.

Seus pais perceberão seu esforço e podem ceder um pouco, mesmo que sejam superprotetores ou autoritários.

Tenha paciência

Lidar com pais muito rígidos é frustrante. 😥 Infelizmente é difícil, mas conforme o tempo passa a sua liberdade tende a aumentar.

Quando sentir que não aguenta mais, lembre-se que eles só querem o melhor pra você e acham que esse é o jeito certo de te educar.

Aliás, se você sentir liberdade o suficiente, pode até tentar entender por que eles são assim. Não pergunte diretamente, mas tente identificar se eles têm alguma insegurança, ou descobrir como eles foram criados pelos seus avós.

Dependendo, você pode encontrar novas formas de lidar com a situação. 🕵️

Assine o Tomo dos Pais

Este é um serviço de assinatura com dicas de conteúdos personalizados para pais que querem que a vida dos seus filhos seja incrível!

Acreditamos em uma educação com base no diálogo e companheirismo, então várias das nossas indicações podem ajudar seus pais a serem menos conservadores. 

Se sentir liberdade, sugira a assinatura para os seus pais. 😊 Se não souber como fazer, mostre algum post do blog e diga que tem conteúdos personalizados também. Clique aqui para conhecer e assinar.

E comente contando o que funcionou pra você aqui abaixo. Com certeza vai ajudar outras pessoas que estão na mesma situação! 🤝