“Eu amo minha mãe, mas às vezes sinto ódio dela”. Se a sua mãe só te critica, com certeza isso já passou pela sua cabeça, né?
Primeiramente, gostaria de dizer que sinto muito que esteja passando por isso. Infelizmente, essa é uma situação comum, mas a boa notícia é que tem como melhorar.
Os motivos para sua mãe só te criticar podem ser vários, mas provavelmente não é falta de amor.
Este post tem dicas para várias situações. É uma compilação dos melhores conselhos de psicólogos e terapeutas para te ajudar a lidar com essa situação sem perder a cabeça.
Espero que ajude! 🤗
Índice do post
Por que minha mãe só me critica?
Tem várias possíveis razões. Estas são algumas das mais comuns:
- Ela pensa que está ajudando e não percebe que as críticas machucam.
- Ela está frustrada com algo da vida dela e desconta inconscientemente em você.
- Sua mãe não tem jeito com as palavras.
- Ela também foi criada assim e está repetindo o ciclo porque não conhece outra forma de ser mãe.
- Ela acha que está aconselhando você, e isso a faz se sentir importante para você.
- Sua mãe pode ser tóxica (essa situação é mais delicada, então continue lendo para saber como identificar e lidar).
- Ou então falta um pouquinho de noção mesmo. 😅
O jeito mais fácil de descobrir é perguntando para ela – mas infelizmente não funciona com todas as mães. E, dependendo do relacionamento de vocês, você também pode não se sentir confiante para encarar isso tão diretamente.
Algumas mães encaram as críticas com tranquilidades e conversam para melhorar. Outras ficam irritadas porque não sabem lidar com críticas ou acham que o filho está sendo rebelde sem motivo.
O que fazer quando sua mãe só te critica?
Você tem três opções:
- Conversar com ela para entender o que está acontecendo.
- Tentar se impor quando receber uma crítica.
- Fazer as críticas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.
Abaixo tem algumas técnicas para fazer isso na prática. Conforme for lendo, ficará claro em qual opção cada uma se encaixa. 😉
Defina seus limites (e as consequências de ultrapassá-los)
Quando receber críticas muito rigorosas, explique que isso está te machucando e fale como vai lidar. É mais ou menos assim:
- Diga algo do tipo: “não gosto quando você fala comigo assim sobre esse assunto. Você não está ajudando, está me machucando. Se você fizer de novo, vou te deixar falando sozinha”.
- Se ela repetir, realmente deixe-a falando sozinha.
- Entenda que infelizmente você não controla como a sua mãe vai reagir.
No começo o clima pode ficar tenso, mas a tendência é que com o tempo as pessoas aprendam que você tem seus limites.
Traga a sua mãe para o seu mundo
Talvez a sua mãe não entenda os seus gostos, os seus amigos, o que você faz no tempo livre e tudo o mais. No tempo dela, as coisas eram bem diferentes. E nem todas as mães conseguem se manter atualizadas.
Tente explicar tudo a ela. Sempre que ouvir uma crítica, mostre o seu raciocínio e defenda seus argumentos. Se achar que a discussão não vai levar a lugar nenhum, mude de assunto.
Procure conversar bastante com ela sobre tudo. Tente mostrar as séries que você gosta, explique porque está ouvindo tal banda, mostre um vídeo engraçado do TikTok e veja como ela reage.
Se ela mostrar abertura, a tendência é que passe a confiar mais em você. Se não, mude a estratégia.
Mude o assunto com sutileza
Use as críticas para sugerir o que eles deveriam falar pra você. Por exemplo:
- Se falarem que a sua roupa está feia, diga que seu estilo novo é lindo, que está na moda, e que o apoio deles é importante para que você não perca sua auto-estima.
- Se falarem do seu peso, diga que aprendeu desde cedo a não julgar as pessoas pela aparência, então não liga.
- Se reclamarem que você passa muito tempo jogando videogame, mostre o quanto você está aprendendo enquanto joga videogame.
O objetivo não é criar climão, mas fazer sua mãe entender que ela passou do ponto no comentário. Se você tiver jogo de cintura nessa hora, ela entenderá que mandou mal.
Agradeça e ignore
Parece contraditório, mas os pais gostam de saber que estão fazendo um bom trabalho. Por isso, se a sua mãe só te critica, diga algo como “beleza, obrigado por se importar! Vou ver o que dá pra fazer”. E ignore.
É parecido com aquele meme do “vo ve e te aviso”, ou com a frase clássica “claro, vamos marcar sim” (que nunca acontece 😅).
Lembre-se que a culpa não é sua
Você não pode controlar as expectativas da sua mãe. Se você não vive a vida que ela planejou pra você, o problema é dela.
Adolescência é um momento complicado para mães e filhos. O corpo muda, surgem vários desafios, pressões surgem na vida escolar e pessoal, e é difícil conciliar tudo.
Então quando se sentir mal com uma crítica, lembre-se de que é apenas uma opinião sobre você, não uma verdade absoluta.
Procure outros pontos de apoio
Se a sua mãe só te critica, desabafe com outras pessoas. Pode ser seu irmão, seu pai, seus avós, tios, amigos, ou até online de forma anônima no Twitter, Reddit, ou aqui nos comentários deste post. 🤗
Aprecie-se
Quando se sentir mal depois de ouvir uma crítica dura ou descabida, lembre que você é uma pessoa forte e cheia de qualidades.
Se estiver muito difícil lembrar delas na hora da tristeza, pegue papel e caneta e anote as suas virtudes. Escreva tudo o que vier na cabeça, até as coisas pequenas e que parecem bobas, como “eu sei dar estrelinha muito bem”. (o que inclusive eu estou tentando aprender fazer e está sendo muito difícil! 😅)
Pratique auto-compaixão
Auto-compaixão significa não remoer os próprios erros e não se cobrar demais. Quando você ouve muitas críticas, é normal pensar que tem algo de errado.
Depois das críticas, tire um tempinho para repetir este mantra: “minha mãe me critica demais, não tem como agradá-la. Está tudo bem, estou dando o meu melhor”.
E mesmo se algum dia você achar que a crítica tem razão, está tudo bem. Todo mundo erra, aprende e vira uma pessoa melhor. Não se cobre tanto.
Como identificar uma mãe tóxica?
Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo:
- Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual.
- Faz pouco caso das suas vitórias.
- Tenta te jogar pra baixo quando você compartilha uma novidade legal.
- Critica o seu peso (ou aparência em geral) de forma insensível.
- Te compara com outras pessoas e fala que os outros são melhores do que você.
- Critica coisas que você não pode mudar: sua altura, a cor da sua pele, sua voz, etc.
Se você se viu em alguma das situações acima, as dicas deste post te ajudarão. Mas além delas, recomendo que você assista o vídeo abaixo para entender a situação melhor e ver mais detalhes de como lidar.
Além disso, assim que possível, procure terapia.
Por hoje é isto!
Se a sua mãe só te critica, provavelmente você terá de conviver com isso por algum tempo. Mesmo que ela queira melhorar, as coisas não evoluem de um dia para o outro.
Mas espero que ao colocar essas dicas em prática, sua situação melhore daqui pra frente! 🙏 Ou que pelo menos você não se abale tanto quando receber uma crítica sem fundamento.
Se você sente que a sua mãe não consegue te entender, sugira que ela assine a versão gratuita do Tomo dos Pais. É um serviço com dicas personalizadas para a família. Dentre várias outras coisas, ajudamos pais a dialogarem e entenderem os hábitos e gostos de adolescentes. Pode te ajudar na aproximação! 🥰
Eu já tentei tudo o que existe no texto acima e nada funcionou. Existe mãe que definitivamente não está nem aí e não tem amor nenhum pelos filhos e também existem mães que têm a audácia de ter inveja dos filhos (principalmente filhas mulheres). Tem mãe (e pai) que não suporta que um filho seja mais inteligente, mais rico, mais bonito, mais bem sucedido e mais querido pelas pessoas do que ela na vida. As pessoas acreditam que uma pessoa, só porque vira mãe, desenvolve amor indubitável. Não é verdade. Uma pequena porcentagem não desenvolve nada disso. A minha mãe faz parte dessa porcentagem. Já sugeri irmos até o psicólogo, para fazer terapia de relacionamento. Ela nunca aceitou, ela não quer saber se nada. Me tratar com eterno repúdio é o passatempo preferido de minha mãe. Tive que parar de me preocupar com isso e me afastar. Agora, se uma autoridade policial, ou judiciária derem ordem para ela me tratar como um ser humano, aí é possível que ela atenda, por vergonha da sociedade.
Você falou em inveja, sim eu vejo isso de verdade! Não tem amor mesmo! O melhor é se afastar e ela nem vai sentir falta. Parece que se sente tão inferiorizada que a presença de filha acaba sendo considerada um estorvo.
Entendo você completamente. E o pior é que não temos muito com quem conversar sobre isso porque as pessoas que não vivem junto simplesmente não fazem ideia do estrago emocional que é a convivência com uma mãe tóxica. Ninguém entende. Então é uma solidão massacrante. Só uma filha de mãe tóxica consegue entender outra filha de mãe tóxica.
O estrago emocional, psicológico e até cognitivo é incalculável. Sinto-me uma aleijada emocional, E nem terapia consigo fazer. Não consigo dizer nada, finjo sempre que está tudo bem porque fui criada com os famosos “engole o choro”, “cala a boca”, “não se faz de vítima”. O resultado disso é desastroso. Farei 37 anos, sinto-me um lixo, acho sempre que devo algo a alguém e não vejo luz no fim desse túnel.
tambem entendo . Eu tenho 35 anos , engravidei com 15 anos e tive o apoio dos meus pais pois engravidei de alguem que nao prestava. Me deram apoio e sempre me ajudaram a cuidar do meu filho. Eu sempre trabalhei fora . Minha mae deixa claro para quem quizer saber que o filho que ela mais ama e admira é o meu irmao, qualquer pessoa que há conhece sabe disso . Me ajudaram de coraçao eu sei , e amam meu filho eu sei tambem , porém comigo eles nunca estao satisfeitos , tudo o que eu faço nao é sufuciente , se eu estou cansada eu sou desmerecida pq ” eu nao tenho motivo para estar cansada ” , se eu estou triste ” eu nao tenho motivo para esta triste ” se eu tenho sonho de viajar “pra que isso ? ” fora as comparaçoes com as primas que sao ” perfeitas” e eu deveria ser igual….. é cruel , tem dias que é tranquilo , mas tem dias ………….. e se eu falar isso para ela eu sou uma ingrata , simples assim…. muito complicado .
Concordo. Ninguém entende mesmo, só quem passa por essa situação. Eu só me calo e finjo que tá tudo bem
Ana , Boa noite. Espero que esteja bem, gostei de seu comentário, sou psicóloga e gostaria de te ouvir.
é a mesma coisa cmg
Tentei várias vezes cuidar de minha mãe mais ela mim maltrata com palavras mais ela tem 81 ano mais vejo que ela trata muito bem os outros filhos só comigo é diferente
A minha mãe tem 86 anos, mas ela só quer saber dos outros filhos mas eles não querem tomar conta dela a desculpa é a eu trabalho eu sou homem. Não trabalho por que não tem como deixar ela mas mesmo assim eu não tenho nenhum valor pra ela.😔
Passo pela mesma situação. E ai só escuto, calma ela ta idosa, é da idade, a cabeça não ta boa….Mas isso sempre foi do mesmo jeito desde que nasci acho pq nunca vi mudança. É muito complicado, muitas vezes me sinto um nada.
Tenho 30 anos e sou casada e tenho 2 filhos, moro no interior foi o único jeito que vi de mim livrar da minha mãe pq ela sempre mim criticou em tudo e tô sentindo algo ruim no coração agora pq mas uma vez briguei com ela,mal vejo meus pais e sempre que vejo a minha mãe estraga tudo com a sabedoria dela ou as verdades dela.ela sempre mim julga ou mim crítica e procura de algum forma mim humilhar. Eu sinto que esse pesadelo nunca vai acabar e por causa disso meu relacionamento também não é legal,em com meu marido e nem com meus filhos.
Beatriz, você não está sozinha. Sou psicóloga.
A minha mãe sempre reclama, ela reclama de tudo e tá ficando insuportável ficar dentro de casa quando ela está. Dps q ela parou de trabalhar e está em casa, estou me irritando com muita facilidade, até msm de ficar perto dela. Ela sempre tá me comparando com outras pessoas, fica dizendo q meu namorado vai me tratar por outra menina melhor, fala mal de mim pra outras pessoas e isso tá me irritando demais. Eu sou do tipo de pessoa q não consegue falar o que tô sentindo porque não gosto que os outros me vêem chorar, então uma vez eu mandei mensagem pra minha mãe dizendo o que eu estava sentindo, eu disse tudo, falei que não gostava da maneira que ela falava comigo e que eu me sentia mal quando ela ficava me comparando com os outros. Ela só visualizou e não me disse nada e ainda no dia seguinte ainda disse que eu ficava dando uma de vítima e que eu ficava de frescura. Depois disso eu desisti de falar o que eu sinto para ela, pois ela sempre vai ignorar, sempre vai invalidar meus sentimentos. Eu sempre tô saindo, passo mais tempo na casa do meu namorado do que na minha por causa dela, pra não me estressar e falar certas coisas. Os pais falam as coisas e nem ligam se vão nos machucar ou não, eu tenho um trauma enorme que é ser trocada pelo meu namorado, porque isso já aconteceu comigo nos meus outros relacionamentos e ela tocou bem na ferida. Ela também coloca muito peso nos meus erros, tipo, como se eu não pudesse errar porque eu sou filha deles, porque eu tenho que ser perfeita e isso sempre me deixa pra baixo toda vez que falam dos meus erros (que é eu ter perdido a virgindade), eu me sinto um lixo, de verdade e a única maneira de tudo isso melhorar é saindo de casa.
minha mãe é evangélica, ela me criou na igreja mas sempre pegou no meu pé. Eu nunca pude namorar em paz, ela nunca me deixou brincar e ter muitos amigos. Até jogo no colégio ou dança eu nunca podia participar, e eu chorava muito. Hoje em dia passei por 2 casamentos, justamente saí de casa rápido nas primeiras oportunidades que eu tive para viver livre, do jeito que eu nunca vivi. Quebrei a cara nos dois relacionamentos, tenho uma filha, voltei a morar com ela, ta um inferno, ela joga a minha filha contra mim, exige que eu eduque a minha filha na igreja etc. Ela debocha de tudo, uma musica, uma roupa, um namoro que pra ela eu nao posso ter porque sou mae. trabalho e ajudo dentro de casa, meus irmaos nao querem trabalhar e ela fica com raiva de mim quando eu debato com eles mandando eles irem trabalhar.
Sou culpada segundo a minha mãe por trabalhar logo cedo, por ter conquistado o que conquistei, sou culpada se a minha bunda está redonda, sou culpada se estou sozinha por opção sou culpada do jeito que crio o meu filho com diálogo e confiança ela me culpa falando que meu filho tem medo de mim, sendo que ele conversa comigo sobre tudo isso é medo?
Aí cansei na adolescência eu gritava discutia, depois tentei mostrar meu por o de vista e nada, acabei me amaziando p sair de casa e infelizmente não deu certo, mais aluguei um cômodo e continuei a minha vida e qdo fui fazer faculdade ela TB começou a fazer antigamente internet discada e apenas 1 computador p cada uma, pois voltei p casa era um inferno eu trabalhando pagando a minha faculdade e ela TB, pensei que ia ter um apoio, mais na vdd tive que dividir computador espaço nossa chorava toda noite, aí meu objetivo foi comprar um apto e morar em outra cidade, pois bem, comprei e fui com um filho pequeno e eu p outra cidade sem conhecer ninguém e amei liberdade e depois de 6 anos na data paz ela veio agora morar na mesma cidade, graças a Deus não é o mesmo bairro, louvado seja Deus, pois onde mora é pequeno e simples e aí ela não quis morar aqui.
Cansei da minha mãe e vejo que estou refletindo as atitudes dela em meu filho, preciso sempre me policiar, pois não é fácil só Deus em minha vida p eu ainda estar aqui.
Me afastei dela e evito de visita lá apenas enviou msg perguntando se está tudo bem! E qdo saiu vou p lugares públicos e as vezes ela vem em casa e eu na dela mais são rápidas as visitas
E a vida segue com uma ferida cicatrizada
às vezes eu sinceramente queria desaparecer. eu faria qualquer coisa para facilitar a vida das pessoas ao meu redor, principalmente a da minha mãe. cresci com o pensamento e a sensação de que tudo seria melhor se eu não existisse, já que eu só pareço trazer apenas problemas pra ela e pra todos. minha mãe me faz sentir como se eu não merecesse as poucas coisas boas que acontecem comigo. atualmente tenho um namorado, e me sinto com um constante medo de que ele perceba de que pode ter algo melhor e vá embora (foi minha mãe quem me disse isso). quando saio de casa, acho que sempre estou sendo observada, e fico com aquela sensação horrível de que nunca estou 100% segura. tenho um pavor de não ter privacidade, pois às vezes ela fica brava por eu demorar no banho e tenta derrubar a porta. ela me machuca tanto às vezes, tanto física quanto psicologicamente, que só consigo pensar em tirar a minha vida pra que ela sinta algo além de inveja e raiva. talvez ela até sinta alívio. estou aos prantos com o tanto de relatos parecidos com o meu, espero que um dia todo esse sofrimento acabe. obrigada pela atenção.
Se afaste da sua mãe e siga sua vida segundo seus próprios princípios e valores. Crie uma relação diferente com seu filho, baseada em amor, respeito e aceitação. Você tem a vida pela frente pra reconstruir-se psicologicamente sobre novas bases. Acredite, se liberte e viva bem! Valorize-se e se cuide como se você fosse sua própria mãe. Aproveite a experiência da sua maternidade para ressignificar toda sua história e proporcionar ao seu filho uma experiência positiva – e a você também. Você merece ser feliz!!! 😉
Tenho 12 anos e minha mãe hj mesmo me criticou pq terminei de fazer um resumo e só tinha dado 2 folhas, mas não tive culpa ela ficou falando que de todo mundo tinha dado mais de duas folhas menos a minha . Ela sempre me compara com os outros ou até com as minhas próprias irmãs , acho isso horrível. Sinto que não tô indo bem nas coisas , mais tento não ligar pra criticas msm assim ainda dói ao ponto de me fazer chorar
Não Aguento Mais Minha Familia Eles Ficam Me Humilhando e Me Criticando só Pra Eu Não Ser Feliz e Ficam Impedindo Meus Sonhos,Já Peguei Ate Depressão
Eu sou rockeiro, descobrir isso a 2 anos atrás eu tempo 19 anos no momento, pra falar a verdade nem sei como digitar esse texto, acho que vou digitar qualquer coisa. Eu me considero uma pessoa forte, por mais que ao longo da minha vida eu nunca tive uma figura paterna ao meu lado pra mim ensinar o que é ser forte, e defender meu ponto de vista, minha mãe foi meu pai, mas não souber ser, enfim; como eu digitei sou rockeiro, no início eu senti medo de fazer a transformação, roupas mais escuras, posseiras, camisas de banda anos 60,70,80,90 etc… então de pouco eu fui começando a mudar meu estilo, logo de cara ela percebeu, porém não comentou nada, então resolvi ficar mais extravagante, eu uso roupas rasgadas, desbotadas, até minhas camisas de banda são rasgadas, e cara eu mesmo crio pra mim, eu mesmo faço minhas customizações, tenho alguns pincéis e pinta de tecido, na minha mesinha no meu quarto cheio de quadros de banda, e posso afirmar que eu me sinto tão bem fazendo isso, posso mim auto-declarar um artista na área de customiza, mais aí vem a minha mãe do nada e tenta tirar isso de mim, sabe? Cada centímetro cúbico de palavras que ela usa pra se referir às minhas obras de artes, que eu mesmo uso dói e dói muito! Eu não sei o que fazer, mas a última coisa que eu penso em fazer é me livrar de minhas roupas, e deixar de ser quem eu sou pra agradar ao os outros, meu nome é JORGE LEON e eu sou uma pessoa forte, mesmo tendo crise de ansiedade que só tá piorando, eu sou lindo, eu amo eu estilo, é minha essência não vai mudar nada perante aqueles que tentarem me aparar.
Meu INSTAGRAM
@LEON_MARTIM minúsculo.
Eu tenho 35 anos , engravidei com 15 anos e tive o apoio dos meus pais pois engravidei de alguem que nao prestava. Me deram apoio e sempre me ajudaram a cuidar do meu filho. Eu sempre trabalhei fora . Minha mae deixa claro para quem quizer saber que o filho que ela mais ama e admira é o meu irmao, qualquer pessoa que há conhece sabe disso . Me ajudaram de coraçao eu sei , e amam meu filho eu sei tambem , porém comigo eles nunca estao satisfeitos , tudo o que eu faço nao é sufuciente , se eu estou cansada eu sou desmerecida pq ” eu nao tenho motivo para estar cansada ” , se eu estou triste ” eu nao tenho motivo para esta triste ” se eu tenho sonho de viajar “pra que isso ? ” fora as comparaçoes com as primas que sao ” perfeitas” e eu deveria ser igual….. é cruel , tem dias que é tranquilo , mas tem dias ………….. e se eu falar isso para ela eu sou uma ingrata , simples assim…. muito complicado .
Não deixe esses pensamentos ficarem na sua cabeça não dêem ouvidos a eles, a sua mãe realmente não te entende, deixa ela falando sozinha fala o que você sente para ela se ela ignora, ignora ela porque aí ela vai perceber o que ela fez de errado contigo, procure ajuda vá no psicólogo ele te guiará.
Minha mãe se separo quando eu ainda pequena do meu pai, ela me mandava de 3 á 3 anos pra outra cidade pra casa da minha avô dizendo que meu pai não estava bem que ele sofria sérios problemas com bebida. Engravidei do primeiro namoradinho com 13anos e não tive…(me magoa muito esse assunto) ele começo a usar droga e me afastei, depois de uns anos fui mandada de novo pra morar com minha avô, fui morar junto,engravidei com 17 e tive sérios problemas na gestação e não tinha ninguém pra me ajudar, quando o bebê tinha 6meses vim visitar minha mãe(ia passa só 1mês com ela) e o pai do meu bebê me pediu pra voltar e minha mãe como compro e pago as passagens me fez passar 2meses com ela(aconteceu algo bem desagradável na qual envolvia ela e o atual daquela época), quando voltei ele já estava perdido nas drogas e pedi a ela pra volta a morar com ela, ela não deixo e os móveis que ela deixo pra gente mora junto ele foi trocando por droga a base de ameaça (eu não trabalhava pra por ele pra fora de casa), quando finalmente me separei voltei a morar com ela e fui terminar os estudos e no último ano do ensino médio fui morar junto com outro,engravidei, tive minha bebê,ela sofreu com problemas de saúde,o pai não fez nada,surtei quebrando a tv e ele me expulso,voltei pra casa da minha mãe,consegui termina os estudos,to fazendo faculdade,próximo ano começo a fazer estágio.Nesse longo período perdi 2 celulares bons esse ano,a tv quebro e o notebook que uso pra estuda não funciona o windows,ela deixa claro que a tv eu que quebrei quando queimo a tela pelas pancada do meu filho com brinquedo,um celular perdi e o outro me roubaram na rua,o notebook já veio com defeito e sempre estava avisando ela pra levar que estava na garantia e já não está mais,e fora os móveis que desde 2016 ela diz que fui eu,”eu que deixei,eu que não disse não pra ele,eu que não queria manda ele embora…”,agora só fico em casa,não saio pra nada porque fica perguntando com quem e pra onde eu vo e que horas eu volto,ou fala que eu sou mãe que eu tenho que cuida deles como se eu estivesse morta-viva sei lá,não posso falar com ninguém que ela vai nas minhas redes sociais e lê tudo,não posso trazer ninguém aqui e nem fica na porta de casa conversando,eu fumo cigarro,eu bebo e gosto de beber 1x por semana o que as vezes preciso fazer escondido tendo que esperar todo mundo ir dormir pra assistir filme e toma um vinho de 6$ que até o $ que pego fazendo bico ela já quer saber no que gastei.Eu tento fica quieta,mas todo santo dia!!É uma reclamação,se eu to estudando chega do trabalho e já fala “tem lousa na pia…o chão da cozinha ta sujo…tem roupa pra lava…”como se eu não estivesse fazendo nada,ai eu falo que preciso fazer prova ela fala sempre a mesma coisa “tempo você tem”.É 2h da manhã agora,eu to acordada por querer saber,ter respostas concretas.Eu sofri abandono afetivo,negligencia ou algo do tipo?Porque sei que essas coisas que ela tá fazendo não é nada normal!Disse que tem trauma de bebida por conta do meu pai,disse que tem mania a limpeza,que fica preocupada quando eu saio…Me ajuda fátima que surta eu já surtei,agora preciso de solução,vou na psicologa quer me entupir de remédio como se fosse resolver, eu já tentei.
Espero que este texto me ajude, porque já não aguento mais, toda hora uma crítica diferente, tanto que hoje mesmo, a pouco tempo atrás, eu não aguentei e comecei a chorar, daí elq ficou me chamando se sentimentalista e num tom de deboche que não vai ficar sentimental por causa deste choro e só joga a culpa no cll, pena que a culpa não é minha e nem do cll, já pra mim ele é um refúgio da realidade, onde posso rir e conversar, mas ela não vê assim, vê algo como se fosse totalmente ruim, eu sei me defender eu sei quando aquilo tá errado, mas não, além de já criticou o meu peso, falando que estou muito gorda e tals, eu sei que é mentira mais isso realmente me machuca, já tentei falar com ela e ela não entende, ou ela fala que entende mas não entendeu nada e no dia seguinte volta a fazer tudo como antes, se eu começar a me fechar pra ela, ela vai reclamar, se eu falar mais com ela, ela vai achar algo pra criticar, não suporto mais, e talvez seja por conta disso que não consigo confiar em ninguém. Só queria que ela conseguisse me entender…