Adolescente triste fingindo felicidade

Minha mãe só me critica. Como lidar com isso sem perder o ânimo?

“Eu amo minha mãe, mas às vezes sinto ódio dela”. Se a sua mãe só te critica, com certeza isso já passou pela sua cabeça, né?

Primeiramente, gostaria de dizer que sinto muito que esteja passando por isso. Infelizmente, essa é uma situação comum, mas a boa notícia é que tem como melhorar.

Os motivos para sua mãe só te criticar podem ser vários, mas provavelmente não é falta de amor.

Este post tem dicas para várias situações. É uma compilação dos melhores conselhos de psicólogos e terapeutas para te ajudar a lidar com essa situação sem perder a cabeça.

Espero que ajude! 🤗

Por que minha mãe só me critica?

Tem várias possíveis razões. Estas são algumas das mais comuns:

  • Ela pensa que está ajudando e não percebe que as críticas machucam.
  • Ela está frustrada com algo da vida dela e desconta inconscientemente em você.
  • Sua mãe não tem jeito com as palavras. 
  • Ela também foi criada assim e está repetindo o ciclo porque não conhece outra forma de ser mãe.
  • Ela acha que está aconselhando você, e isso a faz se sentir importante para você.
  • Sua mãe pode ser tóxica (essa situação é mais delicada, então continue lendo para saber como identificar e lidar).
  • Ou então falta um pouquinho de noção mesmo. 😅

O jeito mais fácil de descobrir é perguntando para ela – mas infelizmente não funciona com todas as mães. E, dependendo do relacionamento de vocês, você também pode não se sentir confiante para encarar isso tão diretamente.

Algumas mães encaram as críticas com tranquilidades e conversam para melhorar. Outras ficam irritadas porque não sabem lidar com críticas ou acham que o filho está sendo rebelde sem motivo.

O que fazer quando sua mãe só te critica?

Você tem três opções:

  1. Conversar com ela para entender o que está acontecendo.
  2. Tentar se impor quando receber uma crítica.
  3. Fazer as críticas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.

Abaixo tem algumas técnicas para fazer isso na prática. Conforme for lendo, ficará claro em qual opção cada uma se encaixa. 😉

Defina seus limites (e as consequências de ultrapassá-los)

Quando receber críticas muito rigorosas, explique que isso está te machucando e fale como vai lidar. É mais ou menos assim:

  1. Diga algo do tipo: “não gosto quando você fala comigo assim sobre esse assunto. Você não está ajudando, está me machucando. Se você fizer de novo, vou te deixar falando sozinha”.
  2. Se ela repetir, realmente deixe-a falando sozinha.
  3. Entenda que infelizmente você não controla como a sua mãe vai reagir.

No começo o clima pode ficar tenso, mas a tendência é que com o tempo as pessoas aprendam que você tem seus limites.

Traga a sua mãe para o seu mundo

Talvez a sua mãe não entenda os seus gostos, os seus amigos, o que você faz no tempo livre e tudo o mais. No tempo dela, as coisas eram bem diferentes. E nem todas as mães conseguem se manter atualizadas.

Tente explicar tudo a ela. Sempre que ouvir uma crítica, mostre o seu raciocínio e defenda seus argumentos. Se achar que a discussão não vai levar a lugar nenhum, mude de assunto.

Procure conversar bastante com ela sobre tudo. Tente mostrar as séries que você gosta, explique porque está ouvindo tal banda, mostre um vídeo engraçado do TikTok e veja como ela reage. 

Se ela mostrar abertura, a tendência é que passe a confiar mais em você. Se não, mude a estratégia.

Mude o assunto com sutileza

Use as críticas para sugerir o que eles deveriam falar pra você. Por exemplo:

O objetivo não é criar climão, mas fazer sua mãe entender que ela passou do ponto no comentário. Se você tiver jogo de cintura nessa hora, ela entenderá que mandou mal. 

Agradeça e ignore

Parece contraditório, mas os pais gostam de saber que estão fazendo um bom trabalho. Por isso, se a sua mãe só te critica, diga algo como “beleza, obrigado por se importar! Vou ver o que dá pra fazer”. E ignore.

É parecido com aquele meme do “vo ve e te aviso”, ou com a frase clássica “claro, vamos marcar sim” (que nunca acontece 😅).

foto do meme do vo ve e te aviso: uma caveira, com a frase escrita ao lado, em um fundo preto
A pessoa envelheceu tanto que virou um esqueleto esperando a outra pessoa ver e avisar. 😛

Lembre-se que a culpa não é sua

Você não pode controlar as expectativas da sua mãe. Se você não vive a vida que ela planejou pra você, o problema é dela.

Adolescência é um momento complicado para mães e filhos. O corpo muda, surgem vários desafios, pressões surgem na vida escolar e pessoal, e é difícil conciliar tudo.

Então quando se sentir mal com uma crítica, lembre-se de que é apenas uma opinião sobre você, não uma verdade absoluta. 

Procure outros pontos de apoio

Se a sua mãe só te critica, desabafe com outras pessoas. Pode ser seu irmão, seu pai, seus avós, tios, amigos, ou até online de forma anônima no Twitter, Reddit, ou aqui nos comentários deste post. 🤗 

Aprecie-se

Quando se sentir mal depois de ouvir uma crítica dura ou descabida, lembre que você é uma pessoa forte e cheia de qualidades.

Se estiver muito difícil lembrar delas na hora da tristeza, pegue papel e caneta e anote as suas virtudes. Escreva tudo o que vier na cabeça, até as coisas pequenas e que parecem bobas, como “eu sei dar estrelinha muito bem”. (o que inclusive eu estou tentando aprender fazer e está sendo muito difícil! 😅)

Pratique auto-compaixão

Auto-compaixão significa não remoer os próprios erros e não se cobrar demais. Quando você ouve muitas críticas, é normal pensar que tem algo de errado. 

Depois das críticas, tire um tempinho para repetir este mantra: “minha mãe me critica demais, não tem como agradá-la. Está tudo bem, estou dando o meu melhor”. 

E mesmo se algum dia você achar que a crítica tem razão, está tudo bem. Todo mundo erra, aprende e vira uma pessoa melhor. Não se cobre tanto. 

Como identificar uma mãe tóxica?

Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo:

  1. Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual.
  2. Faz pouco caso das suas vitórias.
  3. Tenta te jogar pra baixo quando você compartilha uma novidade legal.
  4. Critica o seu peso (ou aparência em geral) de forma insensível.
  5. Te compara com outras pessoas e fala que os outros são melhores do que você.
  6. Critica coisas que você não pode mudar: sua altura, a cor da sua pele, sua voz, etc.

Se você se viu em alguma das situações acima, as dicas deste post te ajudarão. Mas além delas, recomendo que você assista o vídeo abaixo para entender a situação melhor e ver mais detalhes de como lidar.

Além disso, assim que possível, procure terapia.

Por hoje é isto!

Se a sua mãe só te critica, provavelmente você terá de conviver com isso por algum tempo. Mesmo que ela queira melhorar, as coisas não evoluem de um dia para o outro.

Mas espero que ao colocar essas dicas em prática, sua situação melhore daqui pra frente! 🙏 Ou que pelo menos você não se abale tanto quando receber uma crítica sem fundamento.

Se você sente que a sua mãe não consegue te entender, sugira que ela assine a versão gratuita do O Tomo dos Pais. É um serviço com dicas personalizadas para a família. Dentre várias outras coisas, ajudamos pais a dialogarem e entenderem os hábitos e gostos de adolescentes. Pode te ajudar na aproximação! 🥰