Pai e filho na praia. O pai está agachado na areia e o filho está ao lado, usando uma boia. Ao fundo, aparece o mar e um céu azul

Após entrevista com 70 pais que criaram filhos bem-sucedidos, aprenda 4 coisas que pais JAMAIS devem fazer

Pais e mães ouvem muito sobre o que fazer para educar seus filhos. Mas também é importante inverter e pensar no que você NÃO deve fazer. 

A escritora Margot Machol Bisnow tem boas dicas para isso. Afinal, ela entrevistou 70 pais de pessoas altamente bem-sucedidas para entender como eles ajudaram seus filhos a alcançar seus sonhos.

Apesar das diferenças culturais dessas famílias, tem 4 coisas que os pais dessas pessoas nunca fizeram com seus filhos. E eles cresceram como indivíduos inteligentes, determinados e empreendedores.

Será que você faz algo dessa lista? 👀

Nunca trate o o hobby de seus filhos como perda de tempo

Esportes, videogames, filosofia, música, observação de pássaros… Toda criança dessas famílias tinha uma paixão fora da sala de aula. Os pais nunca afastaram seus filhos do hobby porque sabiam que isso os mantinha mentalmente ativos.

Radha Agrawal é fundadora do Daybreaker, um movimento global de dança matinal com mais de 500.000 membros em 30 cidades ao redor do mundo. Anteriormente, foi CEO da Super Sprowtz, um movimento de entretenimento infantil focado em alimentação saudável.

Durante a infância, sua paixão era o futebol. Com o apoio de seus pais, ela e sua irmã gêmea Miki jogavam 3 horas por dia, desde os 5 anos. Depois, elas ficaram famosas jogando no time da Universidade de Cornell. 

Sua carreira hoje não tem nada a ver com futebol, mas Radha conta que desenvolveu determinação e resiliência no esporte. 

Você precisa de disciplina. Aprende organização, foco, a política do trabalho em equipe, e como liderar.

Radha Agrawal

Família com pai, mãe e duas crianças jogando futebol na praia

Aqui no Tomo dos Pais, temos alguns guias para ajudar seus filhos a desenvolverem o hábito de praticar alguns esportes:

👉 Guia completo sobre natação infantil

👉 Guia completo sobre bicicleta infantil

Nunca tome todas as decisões por seus filhos

É tentador tomar as decisões por seus filhos o tempo inteiro. Afinal, você é o adulto, né? Conhece seu filho melhor do que qualquer um, e não quer que ele sofra.

Pais bem-sucedidos resistem a essa tentação.

Ellen Gustafson co-fundou a FEED Projects, que fornece alimentos em escolas. Hoje, é uma personalidade influente e palestrante sobre inovação social.

Sua mãe, Maura, conta o seguinte sobre a criação da filha:

“A incentivamos a ser independente e a pensar por si mesma. Eu diria o seguinte: ‘Confie, mas verifique. Confira, certifique-se de que é verdade. Mas não faça nada só por fazer, só porque os outros estão fazendo também. Você quer que o seu filho cresça cauteloso, mas não medroso”.

“Como pai ou mãe, você pode até saber quais são as forças dos seus filhos”, continua ela. “Mas você deve deixá-los descobrir. A melhor maneira de fazer isso é perguntando: ‘Qual escolha você acha que seria mais útil para você no futuro?’”.

Pai e filho andando na chuva em uma escadaria
Não coloque seu filho em uma redoma, explore o mundo com ele!

Nunca valorize dinheiro ou diploma acima da felicidade

Não tem problema querer que o seu filho seja médico, ou siga a sua carreira, mas não force essa escolha. Você quer o bem dele, mas a prioridade é fazer seu filho feliz.

Um diploma pode ser um desperdício do tempo do seu filho (e do seu dinheiro), se não estiver conectado com os seus interesses. Será que vale a pena mesmo ir pra faculdade só para pegar um papel no final? Seu filho desempenhará bem a função se estiver sempre desmotivado e triste?

adolescente emburrada em frente a uma parede de tijolos brancos

Talvez o seu filho nem queira fazer faculdade… E, tudo bem, a faculdade não é o único caminho para ter sucesso. Ou pode ser que ele faça uma faculdade, e trilhe carreira em outra coisa nada a ver com o curso.

Existem várias formas de se aprimorar e construir uma carreira. 

Alguém que ama algo o suficiente e trabalha duro encontrará maneiras de transformar isso em profissão, mesmo sem um diploma naquele campo.

Nunca negligencie a educação financeira 

Uma última observação sobre dinheiro: os pais que a Margot entrevistou não incentivaram seus filhos a seguirem carreiras tradicionais e lucrativas, mas ensinaram seus filhos sobre dinheiro. 

Joel Holland vendeu metade de sua primeira empresa, a Storyblocks, por 10 milhões de dólares em 2012. Ele adquiriu uma forte ética de trabalho desde jovem – ele e sua irmã varriam a casa para ganhar uma mesada todo mês.

“O chão tinha que estar limpo o suficiente para poder comer em cima. Isso me ensinou sobre trabalho duro”, disse ele. “Na escola, todos tinham patins, mas meus pais não me compraram. Eles falaram: ‘se você quer, tem que economizar o seu dinheiro’. Isso me irritou na época, mas me fez apreciar o valor do dinheiro”.

Joel Holland

É parecido com aquele episódio de Todo Mundo Odeia o Chris, quando o Chris quer comprar uma jaqueta de couro. Se quer comprar, tem que ir atrás da grana. Você só não precisa agir igual o Julius! 😂

No caso do Joel, os pais nem pagaram a faculdade. O jovem pediu empréstimos estudantis, e pagou o resto com o dinheiro que economizou quando era adolescente.  

“Paguei pela faculdade, então nunca faltei. Eu calculava o custo de cada aula em 500 dólares”, ele conta. “Se eu ficasse com vontade de faltar, sempre pensava que não tinha nada que eu pudesse fazer nessa hora que valesse mais do que 500 dólares”.

A história do Joel ilustra que dinheiro não é tudo, mas ainda assim você precisa aprender sobre o valor dele.  

Se você tem paixão por algo, se torna bom nisso e conhece por dentro e por fora, consegue descobrir problemas que as pessoas têm, e transformar isso em um negócio. Joel fez isso duas vezes!

Gostou das dicas? 😁 Comente aqui embaixo quais você já segue e quais vai seguir!

Estas dicas foram publicadas originalmente em inglês no site da CNBC. Clique aqui para ler o original em inglês.

Se quiser conhecer o assunto em detalhes, clique aqui para comprar o livro da Margot (em inglês), que fez as entrevistas com os pais.

Se quiser mais dicas de leitura e de conteúdo como essa, mas completamente personalizadas para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É um serviço que envia semanalmente conteúdos, atividades, DIY e muito mais para tornar a vida dos seus filhos épica! 🧙‍♂️