mãe e adolescente brigando, com a filha sentada e virando a cara. representa o conceito de pais em busca de fazer as pazes com sua filha

Como fazer as pazes com sua filha em 12 passos simples

O caminho para melhorar a relação com a filha depois de uma briga está no tempo para cicatrizar a ferida e na sinceridade para conversar depois.

E não pode ter orgulho na hora de pedir desculpas, viu? E menos ainda para admitir que pisou na bola, se esse for o caso.

Aprenda como fazer as pazes com sua filha de forma tranquila, em passos rápidos para aplicar hoje mesmo.

O que fazer quando sua filha não quer saber de você?

Como pai ou mãe, você precisa aprender quando e como discutir com a sua filha. É normal ter conflitos durante a adolescência, mas eles precisam ser construtivos.

👇 Estas são 8 dicas detalhadas para aplicar nesse processo. 

Dê tempo

Ninguém pensa bem de cabeça quente. Por isso, depois da discussão, deixe as emoções esfriarem. 

Converse com a sua filha quando vocês estiverem calmos. O tempo traz perspectiva, facilita a criação de conexões, e impede que vocês falem bobagem no calor do momento.

Mostre maturidade

Você é o adulto, sua filha é a adolescente. Vocês NÃO podem agir da mesma forma depois de uma briga. 

Ela ainda está aprendendo sobre inteligência emocional. Dificilmente será madura durante ou após uma discussão.

Você tem mais sabedoria, então precisa agir como adulto e não se render à agressividade ou aos gritos. Enquanto está tentando fazer as pazes com sua filha, lembre-se: o objetivo é fazê-la feliz, não ganhar ou perder uma discussão.

Não evite os confrontos

Aceite: você e sua filha adolescente vão discutir bastante até ela virar adulta. É normal, adolescência é difícil mesmo, e existem conflitos inevitáveis.

Se você está tentando fazer as pazes com sua filha, não fuja das discussões, nem aceite tudo o que ela propor. Isso pode passar a visão de que você não se importa ou que só quer agradar.

Ao invés disso, comunique-se abertamente com ela. Quando tiver um comportamento que você não gosta, explique a razão. O mesmo quando tiver que dizer “não” para algum pedido dela.

Não dê gelo, OUÇA!

🧊 Não ignore sua filha depois da briga, ou fique fazendo comentários passivo-agressivos. Isso só vai escalar o conflito.

Dialogue de forma sincera. Explique que você fica triste quando vocês brigam, e que precisam de uma pausa para pensar e evitar mal-entendidos.

Depois disso voltem a conversar. Ouça a dor da sua filha, acolha, e reforce o quanto você se importa. 

Peça desculpas

Se você errou, peça desculpas. Se não errou, mas magoou a filha, peça desculpas também. E diga claramente pelo que você está se desculpando.

Isso demonstra humildade e mostra que você realmente se importa com a relação de vocês.

Mudar o comportamento depois da briga é o que permite fazer as pazes com sua filha.

Peça a opinião dela 

Pergunte quais as as ideias da sua filha para resolverem o motivo principal da discussão e para fazerem as pazes depois.

Ouça as ideias dela e fale as suas também. Decidam juntos qual caminho seguir, mas tente dar prioridade para as sugestões dela. É mais fácil ela seguir uma ideia própria, do que algo que você impôs.

Se acontecer de brigarem de novo no futuro, lembre-a desse papo que vocês tiveram, mas tente não parecer que está “jogando na cara”.

Não guarde ressentimentos

Acabou a briga? Fizeram as pazes? Esqueça a discussão, mesmo que a relação ainda não tenha voltado ao normal.

Perdoe de verdade e vire a página, sem fazer novas menções ao que aconteceu.

Esse vídeo bem curtinho explica a filosofia por trás dessa ideia. 😉

Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Encare esse momento como uma oportunidade de aprendizado, tanto para você, quanto para a adolescente.

Mostre humildade ao admitir os erros e pedir desculpas. Ensine sua filha a fazer o mesmo.

Você e ela são humanos, os dois vão vacilar em algum momento. Não pense demais nas brigas, se concentre só em fazer as pazes com sua filha e em mudar de comportamento (e se esforce para ela fazer o mesmo!).

pai e filha adolescente jogando videogames juntos, representando o conceito de fazer as pazes com a filha

Como melhorar o relacionamento com a filha?

Seguindo as dicas acima, você conseguirá fazer as pazes com sua filha.  

Siga as dicas abaixo para fazer a sua filha gostar de você e evitar episódios desse tipo no futuro:

  • Empatia: Se esforce para entender os sentimentos e perspectivas da sua filha – e demonstre esse esforço fazendo perguntas e estando disposto a ouvir.
  • Estabeleça limites: Defina limites de forma clara e consistente. Isso passa segurança à adolescente e mostra que as ações têm consequências.
  • Converse sempre: Sobre tudo o que for possível, desde o dia a dia na escola até as preocupações com o futuro. 
  • Exercite a paciência: Lidar com a adolescência é sobre isso. 😁 O processo de crescimento é turbulento, mas no final vale a pena!

Espero que as dicas do post tenham ajudado! Se quiser saber mais sobre como criar bem a sua filha, recomendo também ler o guia abaixo:

Todas as dicas fazem parte de um processo maior de estar por dentro da rotina da sua filha e fazer o possível para ser parte do mundo dela. 

Agora que vocês já fizeram as pazes, concentre-se em manter essa relação sólida daqui em diante. 😉

O Tomo dos Pais pode te ajudar nessa missão! Através do nosso  serviço de assinatura, você recebe dicas personalizadas toda semana. São sugestões de filmes, livros, atividades com os filhos, materiais sobre educação, entre muitos outros. Tudo isso te ajuda a se aproximar e dar a ela uma rotina épica à ela.