fachada da escola suiço-brasileira do rj

Escola Suíço-Brasileira do RJ – Review completo

A Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro (ESB, ou Colégio Internacional Suíço) é um colégio bilíngue, particular e internacional, que fica na Barra da Tijuca. Tem um projeto pedagógico de alto nível, que prepara para vestibulares brasileiros e internacionais.

O diploma de Ensino Médio vale em vários países, e os alunos podem escolher qual idioma querem estudar de forma bilíngue, entre inglês, alemão, ou francês. Além das aulas, os alunos fazem atividades complementares todos os dias da semana.

A escola faz parte de uma rede de ensino que opera na Alemanha, Suíça e Brasil. A ESB é o colégio mais caro do estado do RJ e está entre as 15 mensalidades mais altas do Brasil.

Mas, será que tanto investimento vale a pena para você? Neste texto você descobrirá os detalhes mais relevantes sobre a Escola Suíço Brasileira do RJ e demais diferenciais para outras escolas.

Visão geral do colégio

A Escola Suíço-Brasileira oferece educação internacional em período integral no Rio de Janeiro. Tem turmas de Educação Infantil ao Ensino Médio, e o projeto bilíngue inicia logo nos primeiros anos.

O colégio faz parte de uma rede de escolas suíças chamada SIS (Swiss International School). Tem três unidades no Brasil. Duas ficam no Rio de Janeiro e uma em Brasília.

Este texto fala apenas da Escola Suíço-Brasileira que fica na Barra. Por mais que sejam parte do mesmo grupo, os projetos pedagógicos são diferentes. A oferta de idiomas é outra, assim como a história do colégio. Até os nomes são diferentes: na Gávea, se chama Escola Nova.

Em breve publicaremos um guia da escola suíça da Gávea, fique de olho no blog e nas redes sociais do Tomo dos Pais para ver quando sair. 😉

Também vale lembrar que a escola suíça do RJ não é a mesma de São Paulo e Curitiba. Os nomes parecem, mas a semelhança termina aí. Essas escolas fazem parte de outros grupos de ensino. 

SériesEducação Infantil ao Ensino Médio.
Posição no EnemEntre as 50 melhores do Rio de Janeiro no Enem em 2018, segundo levantamento da ZBS Educação.
Modelo de escolaEscola internacional, particular, de ensino tradicional. 
Estilo de ensinoCombina preparação para o Enem e provas internacionais. Oferece projeto bilíngue em período integral, com diversas ofertas de idiomas e atividades complementares.
Valor da mensalidadeVaria de acordo com a série. Os valores vão de R$ 4.660 a R$ 7.351 (em 13 parcelas) para o ano letivo de 2024.
InstalaçõesAuditório; biblioteca; pátio coberto; quadra poliesportiva; refeitório; laboratórios de informática; ciências; robótica e maker; marcenaria e oficina de arte; sala de esportes; sala de música. 
DiferenciaisProjeto pedagógico; ensino internacional; programas complementares; infraestrutura. 
Ensino de idiomasInglês, alemão, e francês, em modelo bilíngue. 
Atividades extracurricularesNão especifica as atividades, apenas informa que são em áreas de esporte, raciocínio lógico e cultura. Inclui aulas de violão, capoeira, dança, esportes, como futsal e hóquei em quadra. Também tem viagens e estudos de campo.
Bolsa de estudosNão há informações sobre bolsas de estudos na escola.
UniformesDe uso obrigatório, devem ser adquiridos pelos pais. Veja os modelos aqui
ContatoTelefone:  21 3389-2089 
E-mail: info@sis-rio.com.br
Site: https://www.swissinternationalschool.com.br/esb-rio-de-janeiro 

O que é escola SIS?

SIS é o nome da rede internacional da qual o Colégio Suíço-Brasileiro faz parte. O significado da sigla é Swiss International School. A rede foi criada em 1999 e oferece educação bilíngue na Suíça, Alemanha, e Brasil.

A rede se define como “uma plataforma para troca de experiências e conhecimentos que vão além das fronteiras nacionais”. O objetivo geral do projeto é fazer intercâmbios entre diversas culturas locais como parte da formação dos estudantes.

As escolas SIS são parte da IB World Schools. Este é um grupo que oferece um currículo internacional válido em diferentes países.

Atualmente 18 escolas fazem parte da rede. 8 estão na Suíça, 7 na Alemanha, e 3 no Brasil. 

Como chegar no ESB Rio de Janeiro?

A escola fica na Rua Corrêa de Araújo 81, no bairro da Barra da Tijuca. As instalações da escola ficam nos arredores da Floresta da Tijuca. 

📍 Clique aqui para ver a localização no mapa

Quais são os diferenciais da Escola Suíço-Brasileira do RJ?

O principal atrativo é o foco em internacionalização. Os alunos são alfabetizados em 2 ou 3 idiomas simultaneamente, e terminam o Ensino Médio com um diploma válido no Brasil e no exterior.

Os diferenciais da ESB incluem:

  1. Projeto pedagógico: conceito educacional de formação integral.
  2. Ensino internacional: ensino bilíngue desde o início da vida escolar e projeto que combina currículo brasileiro e internacional.  
  3. Programas complementares: os alunos participam de atividades complementares todos os dias da semana:
  4. Infraestrutura: instalações modernas e aulas com apoio de tecnologia. 
alunas da escola suíço-braisleira apontando para o quadro

Projeto pedagógico

Todas as escolas SIS seguem um mesmo conceito, inclusive as que estão no exterior. Eles são considerados fundamentais para uma formação sólida, e não fazem parte de uma corrente específica de ensino.

  1. Experiência bilíngue: diversos idiomas fazem parte do cotidiano da escola, mesmo fora das aulas específicas. Continue lendo o post para ver como é na prática!
  2. Abordagem independente centrada em valores: forma a identidade dos alunos com base em valores de honestidade, reconhecimento, responsabilidade pessoal, comprometimento, e solidariedade.
  3. Comunidade escolar em período integral: a grade curricular dos alunos é feita por aulas regulares em formato bilíngue integral, dever de casa supervisionado, e atividades complementares. 
  4. Desempenho na diversidade: respeitar as culturas locais e colocar os alunos em contato com diferentes culturas, como forma de proporcionar bom desempenho acadêmico mesmo com um currículo tão desafiador.
  5. Educação internacional, com visão local: respeito às comunidades locais. No caso do Brasil, inclui currículo nacional e preparação para vestibulares e mercado de trabalho do país.
  6. Continuidade da educação: o projeto educacional é de longo prazo, com alunos fazendo uma transição suave de um nível de ensino para o outro. 
  7. Consolidação do projeto: estrutura consolidada de ensino, o que dá suporte para um projeto pedagógico completo e de longo prazo. 
  8. Aprendizagem enriquecida por tecnologia: a tecnologia é integrada de forma natural às diferentes disciplinas, por meio de áreas como mídia, programação, e segurança digital. 

A Escola Suíço-Brasileira desenvolve este projeto em todos os níveis de ensino. É a mesma filosofia desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

Todas as séries são integrais e bilíngues. Os estudantes passam o dia inteiro na escola fazendo as aulas das disciplinas e atividades complementares. É um projeto completo, mas desafiador.

Os horários são:

  • Aulas regulares pela manhã.
  • Almoço na escola.
  • Aulas regulares até o meio da tarde.
  • Atividades complementares até o fim da tarde. 

Dentro dos 8 pilares que definem a Escolas Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro são a experiência bilíngue e o ensino internacional.

👇 Veja abaixo os detalhes o projeto bilíngue e de educação internacional da escola suíça.

Ensino internacional

Segundo o site do colégio, a proposta da ESB é “formar cidadãos globais com forte consciência de suas origens”.

Isto é feito de várias formas:

  • Ensinando vários idiomas.
  • Dando estrutura para os alunos se comunicarem em várias línguas dentro da escola.
  • Oferecendo estrutura para acomodar alunos e professores de diversas nacionalidades.
  • Criando projetos de colaboração entre alunos de escolas em vários países.
  • Com currículo que engloba bases curriculares internacionais.

A escola também tem eventos fixos para promover interação entre alunos de vários países, como:

  • SIS Cup: competições extraclasse entre alunos das escolas SIS do Brasil, Suíça e Alemanha.
  • SIS Intercountry Activity: séries de atividades em grupo entre alunos de diferentes escolas. No passado foram competições de matemática, trocas de presentes, e contação de histórias. Em 2023 os alunos participaram juntos de projetos de robótica educacional. 

Currículo internacional

As aulas de todas as séries combinam dois currículos diferentes, um nacional e outro internacional:

  • A Base Nacional Curricular Comum, com as disciplinas que todas as escolas do Brasil precisam seguir.
  • O International Baccalaureate Diploma (IB), um currículo internacional que estimula pesquisa, criatividade e conhecimento científico. Ele é usado em escolas da Europa e da América do Norte.

Além de oferecer um projeto completo, essa combinação faz com que os alunos se formem com diplomas válidos em vários países, o que facilita a entrada em universidades internacionais.

O IB é composto por vários programas, de acordo com a idade dos estudantes.

  • Primary Years Programme (PYP), para crianças da pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalha com temas que combinam conhecimentos e estimula autonomia dos alunos.
  • Middle Years Programme (MYP), para estudantes da 6ª série até o 1º ano do Ensino Médio. As aulas seguem combinando diferentes áreas do conhecimento, e incentiva os alunos a fazerem conexões entre as aulas e suas realidades pessoais.
  • IB Diploma Programme (IB DP), para alunos a partir do 2º ano do Ensino Médio. É uma formação reconhecida em universidades de diversos países, de preparação para o mercado de trabalho, estímulo à criatividade, pesquisa, e pensamento crítico. 
aluna do esb do rj segurando placa escrito 'world school'

Ensino bilíngue

O colégio tem programas completos de inglês, alemão, ou francês. Os alunos aprendem todos os idiomas. Cada um escolhe um para ter aulas bilíngue, e outros dois para aprender como parte da grade curricular em aulas de língua estrangeira. Funciona assim:

  • No Ensino Infantil, o aluno escolhe um idioma para se aprofundar.
  • No 3º ano do Ensino Fundamental, escolhe outro idioma para ter aulas todas as semanas.
  • No 6º ano do Fundamental, começa a ter aulas do idioma que sobrou. 

A língua escolhida para o projeto bilíngue é estudada em método de imersão, com contato constante com o segundo idioma. Se o aluno for estrangeiro, ele aprende português nesse método.

Professores estrangeiros são incentivados a usar seu idioma nativo em todas as situações, como recreio, almoço, e em eventos ou viagens. Assim o idioma se insere de forma mais natural no cotidiano dos estudantes.

A infraestrutura do ensino bilíngue é mais robusta do que na maioria das escolas particulares bilíngues. Os diferenciais incluem:

  • Duas salas de aula para o Ensino Infantil. Uma é para falar em português, outra no idioma bilíngue que o aluno escolheu.
  • No Ensino Infantil os professores são acompanhados por professores e assistentes que falam cada idioma.
  • No Ensino Fundamental cada turma tem dois professores, um para cada idioma.

A partir do Ensino Fundamental, os alunos trabalham diversos projetos que combinam as disciplinas de aula com o idioma que escolheram. Esses projetos fazem parte do IB. São apresentações, eventos e pesquisas aprofundadas sobre temas de interesse, com apoio de professores e orientadores.

Estrutura diferenciada, né? 🤯

projeto de ensino de alemão na escola suíço-brasileira do RJ

Atividades complementares

Parte do dia dos estudantes é dedicado a atividades complementares, todos os dias da semana.

A escola não divulga a lista completa das atividades. Apenas informa que disponibiliza de acordo com os interesses e necessidades de alunos, e que as opções trabalham:

  • Raciocínio lógico.
  • Pensamento criativo.
  • Relacionamento interpessoal.
  • Planejamento.
  • Habilidades esportivas, artísticas, e socioemocional.

Alguns exemplos são aulas de violão, capoeira, danças, e esportes como futsal e hóquei de quadra. Os alunos também participam de diversos eventos escolares, viagens e estudos de campo. 

Infraestrutura

As instalações do colégio na Barra são amplas e incluem áreas abertas, salas de aula e laboratórios. 

Os espaços incluem:

  • Auditório.
  • Biblioteca.
  • Pátio coberto.
  • Quadra poliesportiva.
  • Refeitório.
  • Laboratórios de informática, ciências, robótica e maker.
  • Marcenaria e estudo de artes. 
  • Sala de esportes.
  • Sala de música. 

Qual o valor da mensalidade da Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro? 

Os preços das mensalidades da ESB Rio de Janeiro no ano letivo de 2024 são os seguintes, em parcela ou em investimento anual:

  • Educação Infantil (Maternal II, Pré I e Pré II Seção Alemã): R$62.552,60 ao ano (ou 13 parcelas de R$4.811,74).
  • Educação Infantil (Pré II Seção inglês): R$60.582 ao ano (ou 13 parcelas de R$4.660,16).
  • 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental: R$79.650,45 ao ano (ou 13 parcelas de R$6.126,96).
  • 6º a 9º ano do Ensino Fundamental: R$95.373,41 ao ano (ou 13 parcelas de R$7.866,25).
  • Ensino Médio: R$102.261,26 ao ano (ou 13 parcelas de R$7.866,25).

O site do colégio não informa se há valores adicionais, como compra de materiais didáticos, ou se precisa pagar algo para participar de viagens ou eventos especiais. 

Segundo um levantamento da Revista Forbes, a Escola Suíço-Brasileira é a mais cara do Rio de Janeiro. E está na posição 12 no ranking nacional.

Tem bolsa de estudos para a Escola Suíço-Brasileira?

Não há informações sobre bolsas de estudo na escola.

Oferece apenas descontos na mensalidade para irmãos, conforme a quantidade de filhos matriculados na escola:

  • 5 % para o segundo filho.
  • 10 % para o terceiro filho.
  • 15 % a partir do quarto filho.

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo é relativamente simples. São quatro etapas, incluindo uma prova a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. 

  1. Começa com a “info session”, que é basicamente uma conversa com os pais para tirar as principais dúvidas.
  2. A família envia um formulário de admissão para a escola e agenda uma data para uma vivência ou prova.
  3. A vivência é um período de atividades pedagógicas para quem quer se matricular no Ensino Infantil ou 1º ano do Ensino Fundamental. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, os candidatos participam de uma prova.
  4. Quem se classifica bem nas atividades recebe um convite para finalizar a matrícula.

Para ver os detalhes, editais e formulados, acesse a página de admissões do colégio.

Quais são as avaliações da Escola Suíço-Brasileira do RJ?

Buscando avaliações de pais e ex-alunos da escola, não encontramos nenhum comentário negativo. 🤯

Quando a escola tem um projeto pedagógico muito detalhado e intenso, é comum encontrar alunos questionando a pressão por resultados. Mas não é o caso da ESB.

Diversos ex-alunos elogiam o projeto pedagógico e a qualificação dos professores. A visão dos pais é semelhante.

Veja alguns comentários:

Uma infraestrutura excelente. Ótimos professores. Atendimento muito bom e profissional.

Muito feliz com a formação dos meus filhos! Nível altíssimo de cultura e conhecimento geral. Obrigada.

Escola de alto nível! Ótimo espaço e educação de qualidade.

Também há várias avaliações que destacam o papel do colégio na formação profissional. Veja abaixo:

Educação voltada para formação integral. Focada na capacitação do aluno em um mercado cada vez mais globalizado, mas sobretudo contribuindo para a formação de pessoas conscientes de sua importância na sociedade.

Meu filho hoje, com 34 anos, recebeu uma formação sensacional. Aprendeu a falar 4 idiomas e trabalha com comércio exterior.

Educação internacional e de qualidade. Estou muito feliz por ter me formado lá. Hoje em dia todos os meus colegas de classe estão empregados e trabalhando com o que gostavam.

Há o consenso de que é uma boa escola para quem busca formação internacional. A ESB tem oferece vários benefícios para quem tem o sonho de estudar fora do país: certificações de idiomas, diploma de Ensino Médio que vale em vários países, e intercâmbios culturais com as outras escolas da rede, na Suíça e na Alemanha.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a escola, comente aqui embaixo! 👇

Se for aluno ou ex-aluno, compartilhe a sua experiência conosco! 🤝

E, se ainda está pesquisando a escola certa para o seu filho, recomendamos ler os nossos guias sobre escolas bilíngues do RJ: