Novos personagens, uma das razões pela qual o Free Fire vicia, aparecem vestidos com macacões de animais e roupas fofinhas, fazendo cara de mal

Por que Free Fire vicia?

Free Fire vicia principalmente porque é um jogo com partidas rápidas, competitivo, e que não exige um celular super moderno. Ele roda em vários aparelhos, tem uma comunidade enorme de jogadores, e sempre tem novos conteúdos.

Tudo isso incentiva os jogadores a passarem cada vez mais tempo na frente das telas. 

Na verdade, todos os jogos têm esse potencial de viciar. Existem várias mecânicas que desafiam e incentivam as pessoas a continuarem jogando. Desde o ato de passar de fase até ganhar de um amigo pra poder ficar zoando depois.

No entanto, jogar muito não é sinônimo de vício. Neste texto você entenderá de verdade como funciona o vício em videogames e aprenderá como identificar se está acontecendo aí na sua casa.

Quais são os perigos do jogo Free Fire?

Os principais perigos são:

  • A falta de limites na hora de jogar.
  • Ausência de outras formas de lazer.
  • Os loot boxes, uma mecânica altamente viciante.

Quem joga muito pode sofrer uma série de problemas relacionados aos videogames. Por exemplo: dor nas costas, problemas de postura, vistas cansadas e sedentarismo.

Por isso, se os jogos forem a única forma de lazer do seu filho, você precisa intervir. Apresente e incentive outras opções de lazer, como passeios, atividades físicas, ou esportes. No começo talvez ele não queira, mas você precisa insistir.

Essa resistência em largar os jogos acontece porque eles são criados para serem altamente viciantes. Isso também acontece com as redes sociais, como o Instagram e TikTok, e até com os serviços de streaming como a Netflix.

Já reparou que quando você termina de assistir a um vídeo no Facebook, outro já começa a tocar em sequência? Ou que não precisa apertar nenhum botão para ver o próximo episódio da série na Netflix? 😉

O Free Fire vicia porque também é assim: sempre tem algo para fazer. Uma nova vitória para conquistar, um novo personagem sendo lançado, ou uma nova arma super legal.

Estes são alguns dos gatilhos que tornam jogos de videogame viciantes:

  • Pontuação: tentar bater o próprio recorde (ou de outros jogadores) pode manter alguém distraído por horas.
  • Competitividade: mostrar que é melhor do que outros jogadores, incluindo os amigos. 
  • Amizade: se sentir parte de uma comunidade, ou compartilhar um mesmo hobby com outras pessoas.
  • Descoberta: conhecer pessoas novas, testar outras formas de jogar, ou comprar novos itens para usar com o personagem. 

Quando você vive essas situações, seu cérebro libera dopamina. Isso faz com que você se sinta recompensado e queira repetir a experiência.

Esses gatilhos também estão no Free Fire. Além deles, o jogo tem a vantagem de ser fácil de jogar. Os comandos são simples e não precisa ter um celular de última geração para jogar. 

imagem do castelo com a bandeira no final das fases do mario para NES
Se você já jogou Super Mario, já fez de tudo para pular lá no alto do mastro, né? A lógica do vício no Free Fire é parecida!

E também tem os loot boxes, uma mecânica que merece uma explicação mais detalhada.

O que são loot boxes e por que são perigosos?

Loot boxes são “caixas que tem recompensas aleatórias dentro delas”, que o jogador pode comprar com moeda do jogo ou dinheiro de verdade.

São centenas ou milhares de itens diferentes que o jogador pode ganhar nessas caixas mas a cada caixa ele só ganha alguns poucos, muitas vezes repetidos. E os melhores equipamentos são raros, o que faz o jogador ficar tentando abrir dezenas de caixas pra conseguir o item que deseja.

E a moeda do jogo geralmente tem uma limitação, para obrigar o jogador a ter que gastar dinheiro de verdade pra continuar tentando conseguir adquirir o item que tanto quer.

Essa mecânica é perigosa por várias razões, principalmente por ser altamente viciante, como uma loteria, ou jogos de azar.

Inclusive, o Conselho Federal de Psicologia pediu a proibição das loot boxes em 2021. E vários outros países também estão criando leis para limitar essa prática, como a Bélgica, Espanha e Reino Unido.

Os profissionais alegam que, se adultos não podem participar de jogos que envolvem sorte e dinheiro, crianças e adolescentes muito menos. Como o universo dos games online é relativamente novo, ainda não existem regras específicas sobre as loot boxes.

Normalmente os próprios jogadores detestam as loot boxes, porque não acham justo gastar dinheiro para apenas ter a chance de ganhar um item muito bom. 

O que acontece com quem é viciado em Free Fire?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é isto o que acontece com quem é viciado em videogames:

  1. Deixa de conversar com outras pessoas, ou de fazer atividades básicas do dia a dia para poder jogar mais algumas horas ou minutos. 
  2. Querer jogar durante todo o tempo livre, sem conseguir se controlar.
  3. Não conseguir parar, mesmo depois de notar que o jogo está causando problemas em sua vida. 

Além disso tem os problemas de saúde que já comentei aqui no post, como as vistas cansadas e o sedentarismo.

Ou seja, quem é viciado em Free Fire (ou em qualquer outro jogo) deixa de aproveitar várias coisas super legais da vida. A companhia dos amigos, uma conversa legal com os pais, conhecer lugares diferentes, aprender novas habilidades, e várias outras coisas.

Se o seu filho joga Free Fire e tem equilíbrio entre o jogo, vida pessoal, atividades da escola e afins, então ele não está viciado.

Se ele estiver, recomendo a leitura deste artigo do blog do Tomo dos Pais. Tem vários detalhes sobre como limitar as horas de jogo:

Free Fire causa depressão ou ansiedade?

Não é um problema do Free Fire em si, mas, segundo alguns estudos, jogar muito videogame pode ocasionar mudanças comportamentais. 

A ansiedade é uma delas, junto com o estresse e com os problemas de sono.

Ou seja: o obstáculo real não é se Free Fire vicia ou não, e sim a falta de limites na hora de jogar. Se jogar outros jogos por muitas horas todos os dias, também será possível desenvolver esses problemas.

Se quiser entender mais sobre o assunto, escrevemos um post justamente para explicar a relação entre Free Fire e ansiedade ou depressão.

Curiosamente, se jogar de forma controlada, os games podem ajudar na saúde mental.

👉 Clique aqui para saber os benefícios do Free Fire e conhecer mais sobre o jogo. 

Free Fire é bom ou ruim?

Em conclusão, Free Fire pode sim viciar e ser uma fonte de problemas. Mas, se jogar com limites e supervisão, pode ter um efeito positivo, trazendo benefícios.

Portanto, não precisa proibir o Free Fire, mas você deve incentivar seu filho a praticar esportes, e brincar longe das telas também.

Pode ser desafiador, mas se você mantiver uma comunicação aberta com seu filho e participar da sua rotina, é possível jogar de forma saudável.

Se quiser dicas de como fazer isso sem se estressar e de maneira efetiva, leia o post que escrevemos justamente sobre isso: o que fazer para meu filho parar de jogar videogame?

Mas se quiser uma ajuda personalizada pra você pro seu filho(a), conheça o serviço de assinatura do Tomo dos Pais. Semanalmente você receberá várias sugestões de jogos, brincadeiras, conteúdos, espetáculos e muito mais.

Facilitando bastante o dia-a-dia e ajudando você a criar seu filho da melhor maneira possível! 🧙‍♂️