Imagem de divulgação do jogo Free Fire, que mostra dois personagens atirando

Free Fire causa ansiedade e depressão: verdade ou mito?

Jogar videogame demais realmente pode causar sintomas de ansiedade e depressão. E não importa se é Free Fire ou outro jogo: passar muito tempo na frente das telas faz mal para a saúde mental (e física também).

Porém, jogar um pouco por dia pode ser saudável para a saúde mental. Ajuda a socializar e até melhora a sensação de bem-estar, de acordo com um estudo publicado durante a pandemia.

Infelizmente, muitas notícias falsas sobre o assunto circulam por aí. Tem gente que diz que o Free Fire causa ansiedade para tentar incentivar as pessoas a jogarem menos, mas isso não é 100% verdadeiro.

Neste texto, você aprenderá o que a ciência diz sobre a relação entre videogame, e ansiedade/ depressão. Boa leitura!

Qual o perigo de jogar Free Fire?

Em relação à ansiedade e depressão, o principal perigo é a fuga da realidade: jogar demais para esquecer os problemas, ou evitar interagir com outras pessoas. O Free Fire é uma dessas fugas, assim como outros jogos também podem ser.

Segundo um estudo publicado pela Universidade de Waterloo em 2021, existe um ciclo vicioso:

  • O jovem que está triste ou entediado começa a jogar para se sentir melhor.
  • Sem perceber, pode se viciar e deixar outras atividades mais saudáveis de lado.
  • A repetição desse comportamento pode levar a sintomas de depressão.

Isto é o que o jogador pode desenvolver quando entra em um comportamento de vício no Free Fire ou em outros jogos:

  • Insônia.
  • Dor de cabeça ou nos olhos.
  • Comportamento agressivo.
  • Dificuldade em encontrar prazer em outras atividades.
  • Problemas relacionados ao sedentarismo, como sobrepeso e má postura.

Assustador, né? Mas não se desespere: o vício em videogames existe, mas não é tão frequente. A minoria dos jogadores desenvolve esse quadro. E, entre eles, uma pequena parcela tem graus realmente preocupantes de dependência.

Eu mesmo jogo algumas horas de videogame praticamente todos os dias e isso não afeta negativamente minha vida.

Então não precisa tirar o celular do seu filho, ou proibir de jogar Free Fire. O importante é ter moderação. Para isso, limite o tempo de tela de acordo com a idade dele e ofereça opções de lazer que não envolvem os jogos.

Free Fire causa ansiedade e depressão mesmo?

Segundo um estudo publicado em 2018 na revista Frontiers in Psychology, a maioria das pessoas viciadas em videogame desenvolvem ansiedade. Mas os cientistas ainda não sabem se jogar demais é a causa direta dos comportamentos ansiosos.

Muitas pessoas que são estressadas ou ansiosas por outros motivos fogem dessa realidade por meio dos jogos. Algumas entram no ciclo descrito acima pelo estudo da Universidade de Waterloo: passam muitas horas jogando e pioram os sintomas.

Portanto, não dá pra dizer que Free Fire causa ansiedade. Se você conhece alguém que joga muito videogame e mostra sinais de ansiedade, atente-se para a rotina dessa pessoa.

Tente entender quantas horas ela joga, por que faz isso, e se tem outros fatores estressantes na vida dela. Essa é uma excelente maneira de garantir que o Free Fire é uma diversão saudável.

Adolescente triste sentado no chão com a cabeça encostada nos joelhos e abraçando as pernas

Quanto à depressão, o cenário é o mesmo. Não existem estudos que comprovem que Free Fire causa depressão. Algumas pessoas viciadas em jogos têm sintomas, mas não é possível generalizar.

Se o seu filho joga muito Free Fire e está demonstrando sinais de depressão, precisa levar a um médico para fazer o diagnóstico correto.

Existe diferença entre depressão e se sentir triste ou ter dificuldades para se relacionar com os outros. Só um profissional pode diagnosticar corretamente.

O que psicólogos dizem sobre o jogo Free Fire?

O Conselho Federal de Psicologia pediu a proibição dos loot boxes. São caixas com itens aleatórios, que você não sabe quais irá ganhar na hora que faz a compra. Essa expectativa torna o loot box altamente viciante e pode levar ao gasto de dinheiro real dentro dos jogos.

Os psicólogos de vários países pediram a proibição porque acham perigoso deixar os jovens expostos a essa mecânica, semelhante a jogos de azar. Neste texto sobre vício em Free Fire, explico em maiores detalhes.

No mais, não existem falas específicas de psicólogos sobre o Free Fire. Normalmente os profissionais alertam para os perigos dos games como um todo.

Um dos principais alertas é sobre os jogos violentos. Esse é o caso do Free Fire, que tem muito tiro e combate. Estas são algumas visões da psicologia:

  • Jogos violentos não criam jovens violentos. Se o seu filho tem boa criação, não mudará o comportamento por causa do Free Fire.
  • Agora, se um adolescente tiver problemas como falta de estrutura familiar, ou transtornos psicológicos, jogos de tiro podem torná-lo mais agressivo.
  • É importante respeitar a classificação indicativa dos jogos. No caso do Free Fire, é 13 anos. Antes disso, nem todas as crianças e adolescentes conseguem entender completamente o contexto de violência do jogo.

Resumindo: se você educa bem o seu filho, ele não se tornará violento só por jogar Free Fire. Essa é uma preocupação comum dos pais, mas não passa de mito. 😉

Jogar Free Fire tem um lado bom?

Jogar Free Fire pode ter beneficios sim. Socializar e aprender inglês são dois exemplos. Outros jogos também têm benefícios parecidos.

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, quem jogou videogame durante a pandemia teve maior bem-estar. E quanto mais a pessoa se divertiu, melhor ela ficou!

Isso foi super importante nesse momento tão conturbado pelo qual passamos. 🙏

Além disso, jogar videogame com moderação também pode fazer parte do tratamento para alguns transtornos psicológicos.

👉 Leia mais sobre games e saúde mental aqui no blog do Tomo dos Pais.

Espero que você esteja mais tranquilo agora que sabe que Free Fire não causa ansiedade e nem depressão. 😁

Para finalizar: se você acha que o jogo está atrapalhando a vida do seu filho, leia este post sobre como fazê-lo parar de jogar tanto.

Mas se ele tem uma rotina equilibrada e está indo bem na escola, que tal jogar uma partidinha junto? 🔫