Garota brincando de quebra-cabeça com a família

Quebra-cabeça infantil: lista dos 15 melhores de 2024

Os quebra-cabeças foram criados há séculos, mas continuam entretendo crianças e adultos até hoje. 🧩

Especialmente para as crianças, o quebra-cabeça infantil é um ótimo passatempo, principalmente por ajudar no desenvolvimento.

Mas como são muitas opções de jogos disponíveis no mercado, inclusive algumas com baixa qualidade, preparamos esta lista com os melhores quebra-cabeças infantis para comprar em 2024!

Analisamos diversos produtos e selecionamos quebra-cabeças infantis para várias faixas etárias diferentes. As bases para a lista foram as avaliações dos pais, materiais, temas e quantidades de peças. 

Boa leitura! 🚀

Lista de quebra-cabeças infantil para cada idade

Não existe “o melhor quebra-cabeças de todos”. Afinal, mesmo tendo a mesma idade, cada criança tem gostos e interesses diferentes.

Por isso, agrupamos indicações por faixa etária. Assim, você pode explorar todas as recomendações pra idade do seu filho(a) e ver qual ele vai gostar mais. 

Priorizamos quebra-cabeças com excelente qualidade. Por isso, independentemente de qual escolher, levará para casa um bom produto se seguir nossa lista.

Caso suas crianças não gostem de nenhum tema da lista – como personagens Disney, Galinha Pintadinha, etc., recomendamos que procure por outros quebra-cabeças da mesma coleção em sites e lojas como Amazon, Americanas, Ri Happy, PB Kids, entre outras.

Por fim, vale ressaltar que as faixas de idade são sugestões. Normalmente crianças com vários anos de diferença podem brincar com o mesmo quebra-cabeça. 

Como escolher o quebra-cabeça infantil pro meu filho?

O quebra-cabeça certo vai depender muito das características do seu filho. 

Por exemplo, se ele tem costume de colocar brinquedos na boca, precisa ser um quebra-cabeça infantil de madeira, se não as pecinhas estragam.

Se for uma criança muito pequena, com menos de 3 anos, as peças têm que ser grandes por causa do perigo de engolir. E por aí vai…

Por isso, se atente a estes pontos:

  • Material: os mais comuns são papelão, madeira e plástico. Se estiver comprando para uma criança muito pequena, priorize os de madeira e os de plástico.
  • Tema: um quebra-cabeça infantil é uma ótima maneira de fazer a criança se interessar por algum tema. Se quer ensinar geografia, quebra-cabeças de mapas são ótimos. Para biologia, corpo humano ou animais, e assim por diante.
  • Cores: quanto mais colorido, mais fácil é para a criança montar sozinha.
  • Tamanho das peças: normalmente, quanto menor a criança, maiores devem ser as peças (mas não é regra, já que os pais podem ajudar).

Quebra-cabeça infantil de 1 a 2 anos

Galinha Pintadinha – Meu primeiro Quebra-cabeça

quebra cabeças galinha pintadinha

Esta coleção é excelente para iniciar as crianças no hábito de montar. Especialmente porque são quebra-cabeças progressivos. Isso quer dizer que vem três joguinhos dentro da caixa, cada um mais difícil do que o outro.

Isto é ótimo para incentivar a coordenação motora e o raciocínio lógico. Ainda assim, dependendo da idade das crianças e do quanto elas já conhecem sobre quebra-cabeças, você pode precisar ajudar a montar, principalmente no começo.

O da Galinha Pintadinha é uma boa forma de manter o interesse da criança, já que é um desenho animado bem popular. 

Bichinhos – Meu Primeiro Quebra-Cabeça

meu primeiro quebra-cabeça bichinhos

Incluímos mais um quebra-cabeça infantil da coleção Meu Primeiro Quebra-cabeça porque eles possuem as melhores avaliações para bebês de 1 a 2 anos

Neste, as imagens são bichinhos super fofos! 🦁🐶😻

As peças são de boa qualidade e grandes, por isso não tem risco de engolir ou se machucar brincando com elas.

O quebra-cabeças é de papelão grosso, por isso é muito resistente e costuma durar muito mesmo nas mãos das crianças mais agitadas. 

Quebra-cabeça de animais filhotes 

quebra-cabeças de animais filhotes

Este é um quebra-cabeça infantil fácil de montar, já que tem poucas peças.

São várias figuras de filhotes de animais com suas mamães, compostos em sua maioria por duas a três peças cada uma.

Segundo avaliações dos pais, o material é um cartonado super resistente! É indicado para crianças a partir de 1 ano de idade.

Quebra-cabeça de madeira com bichinhos

quebra-cabeça de madeira de bichinhos

Este também faz parte de uma linha de “meu primeiro quebra-cabeça”, mas de outra marca.

A abordagem é bem parecida com a da Galinha Pintadinha e dos bichinhos: são figuras de 2 a 5 peças que a criança monta para revelar vários animaizinhos.

No entanto, este aqui tem uma vantagem significativa: eles são feitos de MDF! Por isso, são muito resistentes e dificilmente vão quebrar ou estragar.

A exceção é molhar o quebra-cabeça. Isso faz o adesivo com as figuras soltar da chapa de madeira. 

Quebra-cabeça infantil Mamãe e Bebê

quebra-cabeça mamãe e bebê

O tema deste quebra-cabeças é encaixar os filhotes de animais com as suas mamães. São 12 peças grandes, confeccionadas em MDF.

A proposta é ser um quebra-cabeças que crianças pequenas podem montar sozinhas, mas recomendamos que os pais ajudem, pelo menos nos primeiros dias.

Primeiro, porque as peças são bem fininhas, então é bom ficar de olho para a criança não se machucar. E em segundo lugar, porque os encaixes das madeiras são bem justos, então pode precisar de um pouco de força.

Meu bebê tem 1 ano e 2 meses e demorou 2 dias para aprender a fazer o encaixe sozinho. Também está aprendendo a falar o nome dos animais e o som deles. Está brincando diariamente e adora ver as imagens. Ele monta e desmonta sozinho. Vale muito a pena. Nota 10.

Comentário de de uma mãe sobre o quebra-cabeça Mamãe e Bebê

Quebra-cabeça infantil de 3 a 4 anos

Dinos – Quebra-cabeça grandão

dino quebra-cabeças grandão

Quebra-cabeça infantil super legal para crianças curiosas! Ele acompanha um guia com informações sobre dinossauros que ensina sobre as diferentes espécies.

É um quebra-cabeças pensado para ensinar um pouco de ciências e pré-história, e também para estimular a coordenação motora. Até por isso tem as peças grandes, para facilitar o manuseio da criança.

Ótimo para montar junto com as crianças no chão! 😍 

Meu filho consegue montar sozinho e toda hora pega para montar. As imagens são lindas e as cores atrativas sem serem exageradas. Adoramos. Super recomendo.

Comentário de uma mãe sobre o quebra-cabeças grandão Dino

Frozen II – Quebra-cabeça Grandão

quebra-cabeças infantil frozen

Ele é da mesma linha do quebra-cabeças de dinossauros, mas a imagem é da Elza, Anna e Olaf, personagens principais do filme Frozen. ❄

Um ponto bem bacana desta coleção é que o encaixe das peças é diferente do convencional e pensado para as crianças terem facilidade em manusear e montar. 

Inclusive, muitos pais e mães compraram para crianças na faixa de 2 anos, apesar de a indicação ser acima de 3. Como cada peça tem cerca de 8 cm, elas são bem seguras.

Quebra-cabeça de madeira – Floresta

quebra-cabeças floresta

Este quebra-cabeça infantil em MDF se destaca pela facilidade de montar. A figura tem boa resolução e as peças são grandes e durinhas, o que ajuda a criança montar.

Diversos comentários mencionam que crianças na faixa de 2 anos e meio conseguem montar e desmontar sem problemas.

Se a criança gostar, a coleção se chama Pais e Filhos e tem outros desenhos que podem agradar. Aliás, a própria fabricante recomenda estes quebra-cabeças para compartilhar um tempo especial com os pequenos e pequenas!

Quebra-cabeças Mapa do Maroto – Harry Potter

quebra-cabeças mapa do maroto

Esse aqui é para pais e filhos fãs dos bruxinhos quebrarem mesmo a cabeça. 🧹🧙‍♀️ 

É um quebra-cabeças infantil do Mapa do Maroto que brilha no escuro! É um conceito super diferente, mas que torna a montagem mais complexa. Por isso, pais e filhos vão passar muito tempo brincando juntos!

São 500 peças e o contraste de cores não é tão grande. Se estiver muito difícil, dá pra apagar a luz e ir se guiando pelo brilho de cada peça!

Ideal para emoldurar depois de concluir o desafio!

Quebra-cabeça Montando Os Números 1 Ao 20

quebra-cabeças montando os números

É um quebra-cabeças de papelão que segue a sequência dos números para a montagem. Isso é ótimo porque ensina a criança a contar ao mesmo tempo em que ela tem mais um recurso para a montagem.

Uma dica bem criativa de uso deste quebra-cabeça é para ensinar matemática, depois de montar:

Excelente, após montado dá até pra trabalhar matemática. Tipo 1+ 2 igual a 3, também dá pra fazer subtração, multiplicação e divisão.

Comentário de um pai sobre o quebra-cabeça Montando os Números

Quebra-cabeça infantil de 5 a 7 anos

Quebra-cabeça cartonado de dinossauros

quebra-cabeça de dinossauros

Mais um quebra-cabeça com o tema dinossauros – as crianças adoram, não é?

Este é feito de papelão, por isso é mais frágil do que as opções de MDF que apresentamos para as idades anteriores.

Isso tem uma vantagem importante para os pais: mesmo tendo 100 peças, o valor é bem baixo, na faixa de R$ 18 no momento em que este texto foi escrito. 

Ele é feito pela Grow, marca nacional de brinquedos bem conhecida.

Quebra-cabeça Explorando o Corpo Humano

quebra-cabeças corpo humano

Um quebra-cabeças muito interessante, com 120 peças e em formato de infográfico sobre o corpo humano. Assim como outros na nossa lista, acompanha um livreto com curiosidades e explicações complementares.

As peças são grandes e o encaixe é fácil, o que é ótimo para a coordenação motora das crianças.

No entanto, um dos destaques deste modelo é que ele também ensina ciências. Inclusive, olha só que bacana esse comentário de uma mãe satisfeita com o produto:

Peças grandes e com bom encaixe, apesar da caixa frágil. Belas ilustrações com informações relevantes sobre todo o corpo humano. Meu filho de cinco anos já montou várias vezes.

E, esta semana, minha filha de dez anos (que cursa o 5º ano do fundamental) fez uso como material de apoio para fixação da matéria cobrada na prova de Ciências.

Quebra-cabeça Animais do Mundo

quebra-cabeça de animais do mundo

Ainda no tema dos quebra-cabeças que ensinam temas relevantes para as crianças, agora temos um de 150 peças com vários animais do mundo todo!

Como são muitas peças, normalmente levará algumas horas para montar. Ou seja: é um brinquedo que entretém a criança por bastante tempo. 

Além disso, os pais podem usar como forma de ensinar várias informações interessantes para as crianças: sobre os animais, cada país e região, sobre os oceanos, entre outros.

Quebra-cabeças gigante Corpo Humano

quebra-cabeças do corpo humano 3d

Diferente do outro quebra-cabeças de anatomia da lista, este é em formato de réplica do corpo humano. E com um diferencial super bacana: acompanha um app com uma experiência de realidade aumentada!

Depois de montado, você pode baixar o aplicativo e visualizar as principais informações em um modelo 3D interativo.

Além da qualidade geral do produto, esta funcionalidade agrada muito aos pais por ser uma boa maneira de usar o tempo de tela das crianças de uma forma educativa e muito interessante.

Quebra-cabeça Fazendinha

quebra-cabeça fazendinha

É o quebra-cabeça mais fácil da nossa lista de 5 a 7 anos. Por isso, é indicado para crianças de 5 anos, especialmente aquelas que ainda não têm o hábito de montar quebra-cabeças.

O contraste de cores e número de peças torna este quebra-cabeça infantil simples, mas prazeroso. Inclusive, crianças menores, até na faixa de 3 a 4 anos, podem brincar tranquilamente também.

Ou seja, é um ótimo produto para comprar caso você tenha filhos em faixas de idade diferentes. Assim, todos podem brincar juntos! 😍

Por que investir em um bom quebra-cabeças infantil?

Um dos principais motivos para comprar um quebra-cabeças para as crianças são os diversos benefícios deste brinquedo. Ele é ótimo para o desenvolvimento de crianças de várias idades.

É inclusive usado como ferramenta de educação e está presente até em consultórios de psicologia infantil.

Os principais benefícios são:

  • Desenvolve a memória.
  • Promove interação social e trabalho em equipe (quando montado em grupo).
  • Ajuda na coordenação motora fina.
  • Melhora resolução de problemas.
  • Estimula raciocínio lógico.

Como montar um quebra-cabeças infantil

Agora que você já viu 15 excelentes opções de quebra-cabeças para as crianças, chegou o momento de escolher quais comprar e começar a montar!

Separamos algumas dicas básicas para guiar as crianças no processo de montagem. Afinal, você não deve fazer por elas, mas indicar o caminho lógico a seguir.

Seguindo os passos abaixo, fica fácil:

  1. Organizem as peças em cima da mesa ou no chão. Ajude a criança a separar em grupos com cores parecidas para facilitar na hora de montar.
  2. Comecem pelas bordas e a partir daí avancem para o centro do quebra-cabeças.
  3. Deixe a caixa sempre perto e use a imagem dela como referência enquanto estiverem montando.

Dependendo do quebra-cabeças, este processo pode demorar várias horas (ou até dias!). Entre as opções da lista, o do Harry Potter é o mais complexo. 

Por isso, separe um espaço da casa para deixar o quebra-cabeças em andamento. Assim, você e as crianças podem intercalar a montagem com outras atividades e brincadeiras.

Quando terminarem, chegou a hora de partir para outro desafio! 🧩

Vocês podem emoldurar o quebra-cabeças infantil e transformá-lo em um lindo quadro para enfeitar o quarto das crianças, podem deixá-lo montado no chão da área de brincar, ou podem desmontar para começar de novo.

Tem alguns que são pensados para se tornarem decoração, mas outros podem ser repetidos várias vezes sem perder a diversão.

Esperamos que tenha gostado destes 15 quebra-cabeças infantis! 😍

Você tem algum quebra-cabeças infantil muito legal em casa? Comprou algum dos que recomendamos? Comente aqui embaixo para ajudar outros pais e mães.

👉 Que tal conhecer mais jogos para jogar com os filhos (de graça)?