bebê com o rosto sujo de bolo

Pode dar açúcar para bebês? Mascavo? Demerara? Orgânico?

Muitas mães têm essa dúvida, mas a resposta é simples: não pode dar açúcar ao bebê. Nem mesmo em pequenas quantidades.

Por isso nada de balinhas, de um dedinho de sorvete, de colocar açúcar no chá para acalmar, nem nada do gênero.

Pode parecer exagerado, mas essa é uma recomendação do Ministério da Saúde e confirmada por nutricionistas e pediatras.

Introduzir açúcar tão cedo na dieta pode causar uma série de problemas no futuro, por isso é preciso ter muita atenção.

Neste texto, vamos explicar porque não pode dar açúcar de nenhum tipo para bebês, como deve ser a alimentação nessa fase e os motivos para a proibição.

Motivos para não dar açúcar para bebê

Se você tinha planos de dar açúcar para o bebê, melhor repensar e riscar o ingrediente da dieta. 👀

Os principais motivos para evitar são: 

  • Aumenta as chances de desenvolver obesidade infantil.
  • Pode manifestar distúrbios de comportamento.
  • Não oferece nutrientes adequados.
  • Pode dificultar as escolhas de alimentação saudável no futuro.
  • Açúcar vicia.

Até os adultos precisam tomar cuidado com a quantidade de açúcar. Com os bebês de até 2 anos esse cuidado deve ser ainda maior, já que seu corpo e paladar ainda estão em formação.

Se você der açúcar para o bebê, as chances dele não conseguir se controlar diante dos doces no futuro aumentam.

Quando o paladar se acostuma com o açúcar, ele sempre pede mais.

Além disso, nos primeiros anos o bebê precisa de uma alimentação balanceada para seu corpo se desenvolver com o máximo de saúde. 💪

A construção do paladar

Os bebês ainda estão descobrindo o mundo, inclusive todos os sabores que existem nele. Por isso é tão importante escolher bem o que ele vai comer nessa fase. 

Esses primeiros anos são o período em que a criança está moldando uma série de aspectos do seu desenvolvimento, e o paladar está incluso nisso. 

Inês Rugani, nutricionista e professora entrevistada pelo Ministério da Saúde

O açúcar para o bebê é muito gostoso porque temos uma predileção inata pelo açúcar, segundo a nutricionista, que já começa a se manifestar nessa idade. Por isso é tão importante proteger a criança.

Além do açúcar, gordura e sal também tornam sabores mais intensos, que dão sensação de prazer e podem causar danos graves, especialmente em um corpo que ainda está se formando.

Como deve ser a alimentação até os 2 anos

Segundo o Ministério da Saúde, no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, o leite materno é o principal alimento .

Nos primeiros 6 meses, ele deve ser o único. Depois, devem ser introduzidos à dieta outros alimentos, de preferência naturais.

Essa recomendação é feita porque o leite materno é perfeito para esta fase da vida. Ele oferece todos os nutrientes necessários, por isso não tem necessidade de variar tanto na alimentação.

Se você quiser entender melhor essas recomendações, pode ler o documento completo. Mas é bem extenso, por isso resumimos as principais informações aqui nesse post para facilitar a sua vida. 😉

O guia alerta para evitar alimentos processados e preferir os naturais. Alguns exemplos:

  • Pode: banana, limão, laranja, arroz, feijão.
  • Não pode: bolo, achocolatado, cereal matinal, gelatina com sabor.

Porque evitar alimentos processados para bebês

“Então vou ter que fazer a festinha de aniversário do meu filho só com fruta e verdura? 😯”

No mundo ideal, a resposta seria sim 😝, mas sabemos que não é assim que funciona na prática, né?

O ideal para você pensar se vale a pena dar só um docinho é entender que açúcar para o bebê é uma experiência especial, principalmente nas primeiras vezes.

Alimentos processados são verdadeiras bombas de sabor. Os bebês estão acostumados com o leite materno, que não tem sabor intenso.

Bebê com colher na boca, se preparando para comer bolo de aniversário

Por isso, consumir açúcar uma vez ou outra, tudo bem… Mas esse “é só hoje” pode se tornar hábito rapidinho. E aí os pais vão ter um problemão para resolver pois o filho vai começar a recusar os alimentos saudáveis.

Além disso, o açúcar para bebês não ajuda em nada no desenvolvimento, já que seu valor nutricional é baixo. Ainda mais no caso dos alimentos ultraprocessados, ou doces que usam açúcar cristal como ingrediente.

Se você passar no mercado, vai ver que muitos alimentos, como os achocolatados ou os biscoitos recheados, dizem que “tem todos os ingredientes para o seu filho” ou frases assim, mas é mentira. Eles não devem fazer parte da dieta e não ajudam no desenvolvimento.

Tendo essas informações em mente, fica a seu critério julgar se vale a pena abrir exceção em data especial, ou se prefere ter mais rigidez mesmo nesses momentos.

Quais tipos de açúcar é melhor evitar dar para bebê?

Basicamente, todos os tipos devem ser evitados quando ele tem menos de 2 anos. 

Depois disso, pode dar algumas opções mais saudáveis, como açúcar mascavo, mel, açúcar orgânico, mas sempre o mínimo possível. 

A lista de restrições do Ministério da Saúde para menores de 2 anos é:

  • Açúcar branco.
  • Açúcar mascavo.
  • Açúcar cristal.
  • Açúcar demerara.
  • Açúcar de coco.
  • Xarope de milho.
  • Mel.
  • Melado.
  • Rapadura.

Igualmente, não devem ser oferecidos produtos que tenham o açúcar como ingrediente

A única exceção são alguns “açúcares naturais”, como a frutose, que está presente nas frutas. Ele deve fazer parte da alimentação, mas também em quantidades moderadas. 

Afinal, comer muitas frutas também faz aumentar o nível de glicose no sangue.

Tenha atenção também nos adoçantes. Eles também não devem ser consumidos por crianças menores de 2 anos. Entre os principais, o Ministério da Saúde destaca:

  • Aspartame.
  • Ciclamato de sódio.
  • Acesulfame de potássio.
  • Sacarina sódica.
  • Estévia.
  • Manitol.
  • Sorbitol.
  • Xilitol.
  • Sucralose.

Eles estão presentes em vários produtos que se dizem livres de açúcar, mas é melhor evitar. A exceção é quando eles são recomendados por algum profissional de saúde. 

Pode colocar açúcar na água ou no chá do bebê?

Não pode dar açúcar para bebês nem assim. O ideal é acostumar a tomar qualquer bebida sem açúcares ou adoçantes, principalmente antes do primeiro ano de vida. 

Nem mesmo o mel, que é mais saudável do que os industrializados, escapa da restrição. Ele é indicado apenas para crianças maiores de 1 ano e em quantidades reduzidas.

Isso vale tanto para os chás, que não podem ser adoçados, quanto para a água com açúcar. 

Como controlar o consumo de açúcar

A principal dica é preparar todas as refeições em casa. Assim você sabe exatamente quais ingredientes seus filhos estarão consumindo.

Se comprar refeições prontas, como mingaus pré-processados, você fica à mercê dos fabricantes. Você pode estar dando açúcar para o bebê sem saber.

Além disso, cozinhando em casa você pode pedir para os seus filhos ajudarem, e apresentar várias texturas, cheiros e sabores para eles. Assim ele já vai acostumando com os alimentos naturais e saudáveis. 😁

Também é importante se programar para ter sempre alimentos naturais em casa. Já pensou seus filhos pedirem uma fruta e você não ter na hora? 😯 Com certeza atrapalha a mudança ou criação de hábitos saudáveis. 

Sempre que possível, consuma esses alimentos puros. Sem adicionar açúcar ou transformar em suco. Além de menos saudáveis, os sucos também criam o hábito de tomar líquidos com sabor para matar a sede. 

Nessa hora, você pode inserir alimentos naturalmente doces na dieta. Um ótimo exemplo são as frutas e vegetais que têm um gostinho doce, como a banana, que pode agradar ao bebê e não causa efeitos negativos, desde que consumidos com moderação.

É importante também oferecer uma alimentação variada para a criança desde os primeiros anos. Assim, diminuem as chances de que ela procure os doces para matar a fome no futuro. 

E lembre-se de tomar muito cuidado com as armadilhas dos supermercados. Tem vários produtos que parecem ser saudáveis, dizem ser saudáveis, mas na verdade não são.

Outros exemplos são os iogurtes com sabor, que normalmente têm bastante açúcar, e os sucos de caixinha, mesmo os integrais. 

Meu bebê já se acostumou com açúcar. E agora?

Se você não sabia dessas informações e deixou seu bebê consumir muito açúcar, provavelmente está lidando com questões como ganho de peso e dificuldade em inserir outros alimentos.

Gostar de açúcar é hábito, então “desgostar” também pode ser. Por isso, não precisa de preocupação, apenas força de vontade para mudar a situação. 💪

Pode ser desafiador no começo, mas é completamente possível fazer o bebê parar de comer açúcar. Inclusive, temos um texto aqui no blog que fala sobre como criar hábitos saudáveis de alimentação: guia com dicas e receitas para fazer seu filho comer frutas.

Ele pode te ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças da casa. São dicas que servem para crianças de 0 a 2 anos, mas também para as mais velhas. 😉 

Seguindo as dicas destes 2 posts, temos certeza de que a qualidade da dieta das crianças vai aumentar muito!

Sport Working Out GIF by Oksana Kurmaz Art & Animation

A partir de que idade pode dar açúcar para bebê?

Acima dos dois anos, açúcar para bebê está liberado em pequenas quantidades. Mas a recomendação de não comer alimentos ultraprocessados continua. Aliás, eles devem ser evitados por toda a vida. 😬

O ideal também é não criar o hábito de adoçar tudo. Existem várias coisas que são naturalmente doces, como os sucos de algumas frutas ou o próprio leite. 

Por exemplo, se você sempre adoçar a mamadeira, volta para o problema inicial do texto: vai acostumar o paladar da criança com os sabores intensos dos doces.

É importante entender que não precisamos do açúcar para viver. Gostamos dele, ele nos dá prazer e nos faz sentirmos mais energizados. E é possível consumir baixas quantidades sem prejuízo.

A OMS recomenda adicionar no máximo 50 gramas de açúcar aos alimentos por dia, mas o ideal é 25. A média dos brasileiros em 2016 foi 80 gramas.

Seguir esta recomendação é um dos termos de um “pacto” assinado com o Ministério da saúde para reduzir o consumo de açúcar industrializado.

Qual é o açúcar mais saudável para bebês?

Existem várias opções disponíveis no mercado. Entre elas, podemos destacar:

  • Açúcar orgânico
  • Açúcar demerara.
  • Açúcar de coco.
  • Mel.

Se o bebê tiver mais de 2 anos, dê preferência a eles.

Não existe nenhuma norma sobre qual é o mais saudável, por isso é mais uma questão de gosto. 

Ainda assim, é importante lembrar que mesmo os mais saudáveis são altamente calóricos e podem aumentar rapidamente o nível de glicose.

Portanto, não pode cair na armadilha de “está tudo bem comer mais porque é mais saudável”. Adicione o mínimo possível na alimentação. 

E, claro, conforme o bebê for ficando mais velho, fica mais tranquilo abrir as exceções de comer um brigadeiro ou docinho, só não pode exagerar. 

Destaque para bolinho com vela de 1 ano. Ao fundo, bebê se apoiando na mesa

Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas sobre açúcar para bebê! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, comente aqui para acrescentarmos no texto.

Cuidar da alimentação dos filhos é um processo que exige tempo e dedicação, mas é um esforço que vale muito a pena, já que os benefícios serão refletidos por toda a vida

Também é assim com muitas outras questões, como as melhores atividades para fazer com os filhos, os melhores livros para comprar, ou os cuidados na hora de usar a internet… Enfim, muitas vezes é complicado conciliar essas questões com a rotina.

O Tomo dos Pais surgiu justamente para facilitar esses momentos! Somos um serviço de assinatura que entrega semanalmente dicas, guias, e sugestões de atividades para os filhos.

Assim você encontra as informações mais relevantes em um único lugar, poupando seu tempo e tornando a vida dos seus filhos ainda melhor e mais divertida! 🧙‍♂️ Clique aqui e saiba mais sobre o serviço.