Bebê treinando pra usar penico

Como desfraldar o meu filho? Aprenda como fazer o desfralde

Desfraldar uma criança é um momento de ansiedade e apreensão para os pais. Mas esse período tão delicado e importante para o desenvolvimento infantil não precisa ser traumático.

O desfralde é o primeiro passo de uma série de desafios que a criança irá superar para conquistar autonomia sobre seu corpo. 💪

Também é uma das passagens mais marcantes da primeira infância, por isso, o abandono da fralda deve ser feito da maneira mais natural possível, respeitando o tempo e as necessidades da criança.

Neste texto você aprenderá a fazer o desfralde do seu filho de forma gentil, sem traumas, e no tempo certo. 

O que é o desfralde?

De forma simples, o desfralde é quando a criança para de usar fraldas porque já é capaz de controlar seus esfíncteres, os músculos responsáveis pela abertura e fechamento dos orifícios.

Por isso o desfralde tem tanto a ver com a maturidade da criança. Ele impulsiona a percepção da criança sobre o seu próprio corpo, sua independência e autoconhecimento.

O desfralde ocorre geralmente entre o primeiro e o terceiro ano de vida da criança, quando o pequeno já tem seu desenvolvimento neurológico maduro, consegue andar e se comunicar de forma clara.

Como iniciar o desfralde?

O desfralde é um processo complexo, cheio de técnicas e momentos específicos. Ele acontece gradualmente, então precisa ter paciência com cada fase.

Varia bastante de família para família. Mas, em geral, os passos para iniciar o desfralde são:

  1. Preparar a criança: Conversar com ela de forma lúdica sobre o momento, deixá-la explorar o banheiro e entender como funciona, ou ler livros sobre o assunto. A ideia aqui é tornar a hora do banheiro um momento agradável e divertido.
  2. Escolher o momento certo para começar: Não tem idade certa, é mais sobre entender que a criança está pronta. Interesse pelo vaso sanitário, se incomodar com a fralda molhada ou suja, e começar a controlar os esfíncteres são alguns indicativos. 
  3. Ensinar a usar o vaso sanitário: No início, precisa usar alguns suportes ou escadinhas. Depois, é ensinar a fazer xixi e ir incentivando até ela dominar essa técnica. O próximo passo é ensinar a fazer cocô no vaso.
  4. Concluir o desfralde e superar os desafios: A etapa mais complexa é o desfralde noturno. Além dele, podem surgir outros desafios, como a criança ter medo de usar o banheiro sozinha, ou demorar demais em algum passo.

👇 Continue lendo para ver instruções detalhadas sobre cada ponto!

Quando desfraldar a criança? Qual a melhor idade para desfralde?

Não existe uma regra sobre quando iniciar o desfralde. O melhor é deixar a própria criança sinalizar que está na hora de começar.

Algumas vezes os pais antecipam o desfralde em função de escolas e creches que só aceitam alunos que já não precisam mais da fralda.

Antecipar esse momento pode ser uma escolha perigosa, visto que traumas durante esse período podem acarretar em disfunções urinárias e prisões de ventre. Além disso, a pressão exercida pelos pais pode diminuir a autoestima da criança.

Não existe idade correta para o desfralde, mas existem sinais que indicam que o seu filho está pronto para deixar as fraldas. 

Se a criança apresenta as características abaixo, provavelmente chegou a hora de começar a treiná-la para o desfralde:

  • A criança já consegue andar.
  • Tem os horários de evacuação mais ou menos regulados em intervalos de 3 ou 4 horas;
  • Consegue comunicar que quer fazer xixi e cocô.
  • Se incomoda com a fralda suja.
  • Consegue ficar sentada por alguns minutos sem se distrair.

🚨 Mas, atenção: estes são os sinais para começar o treinamento. Não espere que seu filho largue a fralda pela cueca ou calcinha em pouco tempo.

O desfralde é um processo delicado, em que o tempo varia muito de criança para criança.

Quanto tempo demora o desfralde?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), leva pelo menos 6 meses. Mas varia bastante: algumas crianças desfraldam em semanas, outras demoram bem mais do que isso. Não dá pra prever.

Não acredite em métodos milagrosos que prometem desfraldar o bebê em 3 dias ou coisas assim. Forçar o desfralde faz mal e pode, inclusive, atrasar muito essa conquista.

Depois que começar, não desista. A adaptação é difícil para os pais, acidentes acontecem, mas vocês precisam ter paciência para superar essa fase juntos.

Bebezinha comemorando

Como fazer o desfralde?

O primeiro passo para o desfralde é comprar um penico ou um suporte para vaso sanitário – se o suporte for a escolha, a criança também precisará de um banquinho ou escadinha para  apoiar os pés e facilitar o esforço de evacuação.

Estimule seu filho a usar o penico ou o suporte, mas, no primeiro momento, não tire a fralda. Isso é muito importante para suavizar essa transição!

No mercado existem fraldas de transição que facilitam esse processo. São cuecas ou calcinhas reutilizáveis, que tem camadas de absorção, para os momentos que seu filho não conseguir chegar no banheiro a tempo.

Tirar a fralda de forma abrupta pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança, fazendo com que ela prenda o cocô ou o xixi.

As crianças aprendem por imitação, então não se acanhe em mostrar como se faz. Se seu filho for menino, o pai pode fazer xixi no banho junto dele, se for menina, a mãe pode acompanhá-la, os irmãozinhos e os coleguinhas também podem ajudar muito durante o desfralde.

Deixe a porta do banheiro sempre aberta e faça com que o seu filho sinta-se à vontade no ambiente.

Compre cuecas e calcinhas com temas infantis e estimule a criança a usá-las. E sempre elogie seu filho, incentive as pequenas conquistas e respeite o tempo dele.

Aliás, não faça isso somente durante o desfralde, esses comportamentos são o que transformam a criança em um adulto seguro e feliz. 😉

Mãe brincando com filho pequeno

A criação de uma rotina também auxiliará a criança a ficar confortável com o ato de desfraldar. Sempre que for ao banheiro para lavar as mãos ou escovar os dentes, pergunte a seu filho se ele quer fazer xixi ou cocô.

Ao acordar e também ao dormir, sente a criança no penico ou no redutor para vaso, espere cerca de cinco minutos mas não a pressione. Se ela não fizer nessa ocasião, tenha paciência.

Quando estiver trocando a fralda faça com que a criança participe do processo, não deixe que ela se distraia com outras coisas.

Nesse momento, aproveite para explicá-la o porquê de ela estar usando fraldas, se a fralda estiver suja ou limpa, comente com ela. Isso dará a oportunidade da criança se envolver com o assunto e ter maior consciência sobre seu corpo.

Especialistas indicam o verão como a fase mais propícia para o desfralde. Durante a estação é mais fácil para os pais deixarem os filhos sem fralda por mais tempo e as roupas que precisam ser lavadas – que são muitas – também secarão mais rápido.

Também é importante que os pais ensinem a forma correta de se higienizar. As crianças costumam fazer a limpeza de trás para frente, o que pode ocasionar infecções e contaminações urinárias, portanto, especialmente entre as meninas esse cuidado é essencial.

E lembre-se que mesmo desfraldada, é normal que a criança faça xixi na cama. Crianças de até 6 anos podem ter escapes noturnos de uma a duas vezes ao mês.

A causa disso está relacionada à genética, se a mãe ou o pai faziam xixi na cama até os 5 anos de idade, a criança tem 40% de chances de fazer também, se forem ambos os pais, as chances sobem para 60%.

Mudanças na rotina da criança, como a chegada de um irmãozinho, também se relacionam às escapadas de xixi noturnas.

Como conversar durante e sobre o desfralde?

Vamos começar com algumas argumentações e dicas bem simples:

  • Conte uma história para distraí-la enquanto estão no vaso.
  • Explique que adultos também vão ao banheiro. 
  • Conte como é a experiência: o que gostam de fazer, se ficam concentrados, se leem alguma coisa…
  • Se a criança fizer cocô na fralda, leve-a até o banheiro para jogarem na privada. Depois, deem o famoso tchau para o cocô! 
  • Festeje o sucesso com as crianças sempre que elas conseguirem. 

Mais do que esperar junto com a criança, é necessário transmitir tranquilidade e acolhimento com as palavras. Assim, elas não se sentem desencorajadas mesmo quando não conseguem.

O perfil do Instagram Montessori His Way tem boas dicas de frases para usar neste momento, que exemplificam como deve ser a abordagem dos pais.

Primeiro colocaremos algumas frases que algumas mães e pais inocentemente usam, depois as uma versão mais carinhosa e encorajadora dela:

❌ Você já está grandinho para dormir de fraldas.

✔️ Qual cuequinha você gostaria de usar para dormir? Essa, ou essa?

❌ Você fez xixi na cama!

✔️ Os lençóis estão molhados. Vamos ver se você precisa fazer mais xixi antes de colocarmos para lavar.

❌ Por que você não vai até o vaso durante a noite?

✔️ Você gostaria de levar um amiguinho (bichinho de pelúcia) com você?

❌ Por que você não está indo ao banheiro?

✔️ Quando estamos cansados, é difícil para os adultos levantarem para ir ao banheiro também. Vamos tentar colocar a sua cama mais perto, assim fica mais fácil. 

❌ Oba! Agora você aprendeu tudo!

✔️ Parabéns! Sei que foi difícil, mas você se esforçou muito para ouvir o seu corpo e usar o banheiro. 

Em geral, a ideia de cada frase continua a mesma, mas escolher as palavras e a entonação certas ajudam a transmitir mais confiança.

Tudo isso é fundamental para superar a fase em que seu filho não quer usar o vaso.

Meu filho não quer usar o vaso. E agora?

Muitas crianças têm medo de usar o vaso, especialmente para fazer cocô. Se for o caso aí na sua casa, tente o seguinte: 

  • Invista em uma dieta balanceada, rica em fibras e ingestão de água. Isso evitará constipação e diminui as chances da experiência ser traumática.
  • Atente-se para o relógio biológico das crianças e leve-as ao vaso sempre perto do mesmo horário. Assim, elas não precisam esperar muito. 
  • Use redutores de assento para tornar o buraco da privada menor.
  • Compre uma escadinha para ajudar a criança a se equilibrar no vaso e perder o medo de cair. 
  • Distraia a criança quando ela estiver sentada no vaso. Pode ser com um livro, brinquedo ou até um tablet (nesse caso, atenção para o tempo de tela). 
  • Antes de colocar seu filho ou filha no vaso, mostre como você faz. 
  • Explique como o vaso funciona, que não tem perigo de cair e ser sugado pela descarga. Lembre-se: as crianças têm uma imaginação muito fértil!
  • Não brigue com a criança se ela ficar com medo de sentar no vaso. Mostre compreensão e tente novamente mais tarde. 
  • Faça companhia até a criança perder o medo, mas depois dê privacidade a ela. 

E quando a criança faz xixi, mas não quer fazer cocô?

Situação comum que vem com o medo de usar o vaso. A boa notícia: é passageiro, mas a criança pode demorar um pouco para se acostumar.

Se você seguiu as dicas anteriores, fica mais fácil de lidar. 💩 Mas, se ainda assim o cocô não está saindo no vaso, tente as estratégias abaixo para incentivar seus filhos:

  • Deixe a criança assistindo algo enquanto está sentada no vaso. Pode ser um desenho ou filme que ela goste no celular ou tablet. Assim ela se distrai e esquece do medo.
  • Quando seus filhos tiverem acidentes, leve-os ao banheiro. Tire as fraldas sujas, jogue o cocô na privada, diga para a criança dar tchau e puxe a descarga. Isso ajuda a entender como o vaso funciona.
  • Se tiver animais de estimação em casa, mostre como eles também precisam fazer cocô. Os gatos são os melhores exemplos, porque eles têm um banheirinho próprio – a caixa de areia. 
  • Compre um troninho para treinar antes de usar a privada da casa. Assim a criança fica mais perto do chão e sente mais segurança.
  • Dê privacidade. Depois que as crianças entenderem o básico, deixe-as sozinhas. Continue de olho, mas não tão de perto. 

O diálogo continua sendo uma arma poderosa. Esta foi a lógica que a página Montessori This Way defende para o que considera um dos momentos mais difíceis do desfralde.

Veja boas maneiras de se comunicar com as crianças neste momento:

❌ Faça cocô!

✔️ A sua barriga pode se sentir desconfortável na hora de fazer cocô. Quer que faça uma massagem para se sentir melhor enquanto faz?

❌ Seu cocô é fedido. 

✔️ Consegue sentir o cheiro? É normal, não precisa se preocupar.

❌ Parabéns! (Quando a criança conseguir).

✔️ Oba! Você não se sente muito melhor agora que fez cocô?

❌ É só cocô, não precisa ter medo.

✔️ Você está nervoso? Seu corpo está te dizendo para colocar pra fora. Respire fundo, a mamãe está aqui.

❌ Você não pode mais usar fraldas.

✔️ Você pode usar fraldas enquanto não consegue fazer cocô. Depois vamos jogar aqui no vaso, é aqui que o cocô vai.

❌ Cocô é nojento. 

✔️ Todo mundo faz cocô. A mamãe e o papai também fazem, e se sentem melhor depois de fazer. 

Conversando, você consegue deixar a criança confortável e evita as conotações negativas com o cocô. Assim, aos poucos ela vai perdendo o medo de usar o vaso. 💪

Desfralde noturno

Desfraldar uma criança à noite envolve outro processo.

Algumas famílias optam por tirar a fralda de uma só vez, em ambos os períodos. No entanto, especialistas apontam que dividir o processo entre desfralde noturno e desfralde diurno facilita as coisas tanto para as crianças quanto para os pais.

Quando seu filho já pede para usar o banheiro e as escapadas durante o dia são poucas, chegou a hora de iniciá-lo no desfralde noturno.

Se a criança acorda a maioria dos dias com a fralda seca e demonstra incômodo ao usar fralda, talvez ela esteja pronta para ser totalmente desfraldada. Lembrando sempre que o desfralde não é uma questão de idade, mas sim do nível de maturidade em que a criança se encontra.

Os pais também precisam se preparar pra esse processo, e uma dica é: diga ao seu filho que você está ali para quando ele quiser usar o banheiro durante a noite, que é só chamar você.

Evite dar líquidos antes da criança ir pra cama e a faça ir ao banheiro antes de deitar. Use lençóis impermeáveis e tenha roupinhas extras próximas a cama dela.

Tenha em mente sempre o seguinte: para o seu filho, o desfralde é um desafio. E desfraldar à noite é mais uma etapa importante para a infância. Por isso, sempre que ele estiver com a fralda seca pela manhã, elogie

No caso do desfralde noturno, voltar atrás e colocar a fralda às vezes se torna inevitável. Se o processo estiver sendo muito difícil e desgastante, recoloque a fralda. Com paciência, explique a seu filho que logo logo vocês irão estar prontos para tentar novamente.

Pai coloca fralda em criança pequena. Desfralde. Imagem Ilustrativa.
Foto por Helena Lopes

Estas são mais algumas dicas para ajudar na etapa do desfralde noturno:

  • Crie um ambiente acolhedor durante as noites para que seu filho se sinta seguro. Coloque-o na cama com carinho, conte histórias e não ofereça líquidos antes dele deitar.
  • Avalie o contexto familiar e evite o desfralde noturno em períodos de estresse. Chegada de irmãozinho e viagem da mãe são exemplos de situações que atrapalham.
  • Explique como o corpo funciona para a criança entender que usar o banheiro à noite é natural. 
  • Use um protetor de colchão com tecido impermeável.
  • Compre um kit de desfralde noturno. São cuecas com várias camadas de proteção, para as crianças que ainda não conseguiram. 
  • Leve a criança ao banheiro antes de ir para a cama, para diminuir as chances de molhar o colchão.
  • Respeite o ritmo da criança e não tente apressar o desfralde noturno.

Dicas para perder o medo de usar o banheiro

Essa é uma situação mais comum do que parece, e a raiz de vários obstáculos no momento do desfralde. 

Estas são dicas rápidas de como fazer. Continue lendo o texto para ver os detalhes de cada ponto. 😉

  • Faça o assento menor usando redutores.
  • Use penicos. Eles são coloridos e menos assustadores. Quando seu filho se acostumar, leve-o para o vaso.
  • Deixe a criança subir no vaso sozinha, com um banquinho ou usando um redutor com escadinha.
  • Ajude seu filho ou filha a se distrair enquanto faz xixi ou cocô. Pode ser com um tablet, celular, um livrinho que ela goste. 
  • Apresente o banheiro para a criança antes de começar o desfralde. Ensine para que serve cada coisa, apresente os sons, por aí vai.
  • Quando estiver brincando com seu filho, faça os personagens ou ursinhos de pelúcia irem ao banheiro. Use esse momento para explicar como se faz.
  • Não tenha reações negativas diante do medo do seu filho ou filha. Pratique a paciência!
  • Leia um livro infantil sobre desfralde para seu filho. 

👇 Veja uma lista com 10 produtos que te ajudam a seguir as dicas. Eles são especializados para a hora do desfralde. 

10 produtos que tornam o desfralde mais fácil

Tem várias opções disponíveis na internet. Estes itens estão na Amazon, mas você também pode pesquisar outras marcas ou produtos parecidos nas lojas que quiser.

Livro “O que tem dentro da sua fralda?”

o que tem dentro da sua fralda

É um livro para crianças que estão no início do processo. Explica como o corpo funciona de forma didática e interativa.

Livro “Cocô, xixi e pum: adeus, fralda!”

livro coco xixi e pum

História em que o cocô, o xixi e o pum são os personagens principais. 💩

Leitura indicada para perder o medo de sair das fraldas, para crianças menores.

Livro “Um presente incrível!”

livro um presente incrivel

Livro em que um elefante recebe um penico de presente e tenta descobrir como usar. Mais didático, impossível! 🐘

Livro “Para que serve o peniquinho?”

livro para que serve o peniquinho

Faz parte da coleção dos porquês, que explica vários temas de forma educativa, para crianças pequenas. Essa edição dá várias ideias engraçadas sobre o penico, antes de ensinar a criança qual é o uso certo.

Livro “Apertado”

livro apertado

Conta a história de um cãozinho que precisa fazer cocô, mas todos os penicos da casa estão ocupados. 🐶

Ótimo para crianças um pouquinho mais velhas, que estão na fase de começar a usar o vaso.

Protetor de colchão

protetor para desfralde

São protetores absorventes para colocar no berço do bebê. Ajudam durante o período de desfralde e durante a fase do xixi na cama. 

Assento redutor com escada

redutor de assento com escada

Aumenta a confiança de usar o vaso sanitário. Ótimo para crianças que estão em treinamento e têm medo de cair. Tem uma escada para a criança subir sozinha, com supervisão dos pais.

Assento redutor sem escada

redutor de assento sem escada

Opção mais econômica de redutor de assento, que não vem com a escadinha junto. 

Troninho musical

troninho musical

Perfeito para crianças que estão na transição para a privada. Torna o momento lúdico, já que é colorido e toca sons alegres.

Mictório de sapinho

mictorio de sapinho

Mictório com ventosas para fixar no banheiro. Pode ser usado em várias idades, já que é fácil adaptar a altura na parede. Ajuda a dar adeus às fraldas, por ser bem divertido e colorido.

Desfraldando crianças com deficiência

As informações desta seção são do site Reab.me.

Com uma criança especial o ritmo é outro. A maturação neurológica é essencial para o sucesso do desfralde, portanto, mais do que se guiar por teorias comportamentais, os pais devem contar com a observação para entender o momento de iniciar o desfralde.

Em caso de crianças com pouca habilidade ao falar, tente perceber se ela se incomoda com a fralda suja, ou se ela dá sinais antes de fazer xixi ou cocô.

Se sua criança urinar em um intervalo inferior a duas horas, talvez seja o caso de esperar mais um pouco para começar o treinamento.

Para as crianças com deficiência, a volta à fralda depois de iniciado o processo de desfralde deve ser ainda mais evitada. Manter uma rotina com fralda e depois tirá-la, pode causar confusão na criança sobre o que se espera dela.

Com crianças com deficiência motora, o ajuste dos equipamentos devem ser estudados com cuidado para atender a cada necessidade específica. Adaptações são sempre bem vindas.

Os pais podem procurar o apoio de um Terapeuta Ocupacional para que o desfralde se adeque às necessidades da criança.

Para crianças cegas ou com pouca capacidade de enxergar, procure permitir que elas explorem o banheiro e se sintam seguras. Mostre-as o passo a passo sobre como se higienizar, como jogar o papel fora e apertar a descarga.

Procure sempre deixar os móveis do banheiro e o penico que a criança utiliza no mesmo lugar. Após adaptada, leve a criança para conhecer outros tipos de lavabo, assim os pais podem exercitar a independência e o senso de adaptação dos pequenos.

Em crianças surdas ou com pouca audição o processo de desfralde precisa ser simples e sistemático. A criança precisará de muitos estímulos visuais, portanto, compre livros infantis sobre o processo de desfralde e a faça se envolver com o processo.

Um outro bom recurso é o processo de imitação, mostre a seu filho como você usa o banheiro e certamente ele tentará reproduzir. 

Assim como toda criança, a criança com deficiência conta com o carinho e a dedicação dos pais nos momentos de desafio, por isso, elogie e enalteça cada pequena conquista durante o desfralde

Crianças com sindrome de down brincando

Um método alternativo mais barato e mais rápido, porém muito mais intenso

Na China tem um método de desfralde usado há muito tempo que sequer usa fraldas. Alguns pais e mães afirmam que conseguiram fazer o desfralde diurno em apenas 1 semana graças a esse método!

Nele o bebê usará calças sem fundos, para substituir as fraldas, e você precisará prestar muita atenção nas necessidades do corpo do bebê. Requer muito tempo e dedicação durante múltiplos dias.

Mas se você acha que pode ser uma boa opção, escrevemos um guia sobre esse método chinês de desfralde.

Considerações finais

Como desfraldar com paciência e calma, sem traumas, se não tenho tempo pra nada? Isso é um motivo de preocupação recorrente entre as famílias.

Hoje, com as responsabilidades do dia-a-dia, os pais se sentem pressionados e muitas vezes incapazes de oferecer o melhor apoio aos seus filhos durante o abandono da fralda. (e é para ajudar vocês que o serviço do Tomo dos Pais existe 😉)

No entanto, a qualidade do tempo é mais importante do que a quantidade oferecida. O respeito e a paciência durante esse momento é imprescindível para que o desfralde do seu filho seja um sucesso.

Comemore quando a criança conseguir fazer xixi e cocô no banheiro mas não brigue quando houver escapadas – até porque elas certamente acontecerão em grande número.

Um desfralde feito sem cuidado pode refletir na saúde emocional e intestinal da criança, por isso, sempre prefira um desfralde gentil.

Algumas escolas optam por um “desfralde coletivo”, o que pode ser prejudicial para as crianças, já que cada uma delas tem seu próprio ritmo. Não tem como querer que uma turma com crianças de físicos e emocionais diferentes tenham um processo de desfralde igual.

O processo de desfraldar é único para cada criança, envolve controle físico e capacidade de comunicação. Em crianças menores (1 e 2 anos), essas são características que devem ser ensinadas com muita paciência e afeto.

Perguntas frequentes sobre desfralde

Agora que você já domina o passo a passo para o desfralde, veja as respostas para dúvidas comuns de pais e mães.

É normal uma criança de 3 anos usar fralda?

Sim, é normal. Algumas crianças demoram mais do que outras para aprender a usar o vaso sanitário. 

O que é desfralde precoce?

É quando o desfralde começa antes dos 18 meses de idade. Não é indicado porque nem sempre a criança está pronta. Forçá-la a deixar as fraldas causa uma série de problemas.

Quando o desfralde é tardio?

É quando a criança ainda não começou o treinamento até os 4 anos de idade. Também causa uma série de problemas, já que o desfralde é importante para desenvolver autonomia sobre o próprio corpo. 

Quanto tempo em média demora o desfralde?

É difícil prever. Costuma levar pelo menos 6 meses, mas varia de acordo com cada criança. 

Como ensinar a criança a pedir para ir ao banheiro?

Ensine a criança a identificar os sinais de que está com vontade. Pode ser ficar inquieta ou agitada, ou apertando as pernas ou abdômen. Combine com ela que se ela se sentir assim, pode falar “xixi!” ou “cocô!” e você estará lá para ajudar. Tenha paciência, cada criança tem o seu próprio tempo.

👉 A base do método chinês de desfralde é ensinar a criança a pedir para usar o banheiro. Leia o nosso guia sobre o método para ver mais dicas sobre essa etapa. 

Por que o desfralde do cocô é mais difícil?

Essa parte é mais difícil porque o cocô é mais difícil de controlar do que o xixi. Além disso, o cocô é frequentemente associado a sentimentos negativos, como vergonha ou constrangimento. Também tem a questão do cheiro, que deixa algumas crianças desconfortáveis. 

Qual a melhor forma de fazer o desfralde? E qual é a mais fácil?

O ideal é desfraldar seu filho de forma gentil, gradual, e respeitando o ritmo da criança. Precisa de paciência e alguns meses de treino, mas vale a pena. 😉

Uma alternativa mais rápida e intensa (mas não necessariamente melhor) é o método chinês de desfralde

Desfraldar seu filho é um desafio, tanto para você quanto para ele. E, como toda conquista, deve ser valorizada e exaltada.

Dedicar-se ao seu filho durante esse processo é a certeza de que ele se tornará uma criança feliz, segura e consciente do próprio corpo. Com paciência, disciplina e alguma sorte, em pouco tempo seu filho estará livre das fraldas e pronto para mais desafios. 💪

E se quiser recomendações mais personalizadas e ajuda com os maiores desafios da criação de uma criança, dê uma olhada no nosso serviço de assinatura. 🧙‍♂️