criança sentada em um cenário azul, brincando com rolos de papeis higiênicos azuis durante o desfralde

Método chinês para desfraldar em pouco tempo

O método chinês é uma abordagem diferente e intensa, mas que pode ajudar com o desafio de acostumar a criança com o banheiro. Ele trabalha a comunicação para ensinar a usar o banheiro, e não usa fraldas.

Segundo alguns pais que testaram o método, foi possível ensinar as crianças a fazer xixi em apenas uma semana e abandonar as fraldas de vez em questão de cinco meses. 

As principais diferenças são o uso de calças sem fundos para substituir as fraldas e um foco intenso nas necessidades do corpo do bebê. Requer muito tempo e dedicação durante múltiplos dias.

Neste texto você conhecerá a origem do método, como funciona e os passos para aplicar esse método com o seu filho. 

O que é o método chinês para desfraldar?

É uma técnica sem nome específico, mas muito usada na China nas décadas passadas.

Consiste em três passos:

  1. Identificar o comportamento dos filhos para saber quando eles querem usar o banheiro.
  2. Levá-los ao banheiro na mesma hora e segurar com as pernas dobradas em cima do vaso (assim ó).
  3. Fazer sons suaves para relaxar a musculatura dos bebês. Pode ser assovio ou algum barulho que imita o som de água corrente.

Na China, esse treinamento começa desde os primeiros meses. Mas funciona com várias faixas de idade.

Ao contrário de métodos de desfralde mais conhecidos no Ocidente, na abordagem chinesa as crianças não usam fraldas.

Parece contra intuitivo, mas antigamente quase nenhum bebê chinês usava fraldas. Ao invés disso, vestiam calças abertas chamadas kāidāngkù

O que são as calças abertas?

Muitos pais não tinham acesso a fraldas descartáveis e custava caro lavar as fraldas de pano, especialmente se a família fosse grande. 

O método chinês para desfraldar nasceu como uma resposta a essa necessidade.

As calças abertas eram usadas em casa e principalmente na rua. São roupas normais, mas com um buraco nos fundos. Assim a criança pode se abaixar e fazer as necessidades sem complicações.

criança agachada no chão usando uma calça aberta para método chinês de desfraldar

O uso da calça aberta era normal até a década de 1990. Quando a economia da China começou a mudar de rural para industrial, as fraldas descartáveis ficaram mais populares.

Quando o preço baixou, elas se tornaram as preferidas da população. Com isso, as calças abertas foram deixadas de lado. Hoje a maioria das crianças usa fraldas descartáveis.

Já aqui no Brasil é o contrário né? O preço das fraldas descartáveis só faz aumentar! 😰

Quais os prós e contras de não usar fraldas todo o tempo?

Por razões como conforto do bebê ou diminuição do impacto ambiental do uso de itens descartáveis, muitos pais investem em estratégias inspiradas no método chinês para desfraldar. Uma das mais famosas é a comunicação de eliminação.

Ela usa fraldas apenas em momentos estratégicos, como na hora de sair com os pais, ou durante a noite. 

Quem investe no método destaca algumas vantagens: 

  • Encoraja a conexão com o bebê: o método depende da confiança entre filhos e pais para dar certo.
  • É mais limpo e confortável: o bebê não se suja e tem movimentos mais livres por não estar de fralda.
  • É econômico: comprar muitas fraldas descartáveis custa caro aqui no Brasil!

Mas, como você pode imaginar, seguir por esse caminho acaba sendo bastante complexo. Por isso, antes de optar por essa estratégia, atente-se para estes pontos:

  • Requer muita observação: você precisa se manter sempre em conexão com o bebê para identificar caretas, expressões faciais ou movimentos diferentes.
  • Faz sujeira: até aprender os sinais do bebê, pode demorar para levar ao banheiro e ele fazer xixi no meio do caminho.
  • Precisa preparar os ambientes: precisa se planejar para ter um penico sempre por perto, para quando não perceber com antecedência. 

Como fazer o método chinês para desfraldar?

Estas são as dicas e “manhas” de um pai que ensinou a criança a fazer xixi no penico durante o dia, em apenas uma semana. Mas não se prenda a esse prazo, provavelmente levará um pouco mais de tempo.

Independentemente do método, o desfralde noturno costuma ser mais complexo e leva ainda mais tempo.

Observar os sinais

O primeiro passo é estar atento aos sinais que os seus filhos emitem, como expressões faciais e caretas que indicam vontade de fazer xixi ou cocô. Quando acontecer, leve ao banheiro na mesma hora.

Não desanime se errar demais. Você vai levar seu filho lá, colocá-lo na posição correta, ficar incentivando-o com o barulho, mas nada irá acontecer. Mas no começo é assim mesmo, um jogo de adivinhação.

Talvez você leve o bebê e ele não queira usar o banheiro. Ou talvez ele queira e você não tenha notado. Limpe o que for necessário e não desista! 💪

Uma excelente dica é levar a criança ao banheiro em momentos estratégicos do dia. Por exemplo, 20 minutos depois de comer ou depois da soneca. Com o tempo, ela se acostumará com os horários.

Usar as calças abertas

Com elas fica mais fácil perceber se a criança está a ponto de fazer xixi ou cocô. Por isso, usar ao menos em casa ajuda no processo de desfralde.

Não tem muito segredo: basta cortar um buraco em uma calça ou short bem confortável. 

No começo pode ser difícil se acostumar com a roupa ao ver a criança sem fraldas. Mas tem a vantagem de não precisar trocar a criança, já que é muito difícil ela se sujar usando a calça sem fundos.

Caso não se sinta confortável em vestir a criança assim, pode testar seguir o restante do método sem ela. E até colocar fraldas na criança em momentos específicos, como a hora de dormir.

Levar a criança ao banheiro

Quando perceber algum dos sinais, leve a criança ao banheiro e a segure com as pernas dobradas em cima do vaso, como se ela estivesse agachada (assim ó).

Segure-a nessa posição até ela terminar, ou por cerca de 5 minutos no caso de não sair nada. 

Essa dinâmica consome algum tempo, já que você precisa organizar o dia em torno do bebê. E precisa repetir o ritual de ir ao banheiro e segurar a criança algumas vezes durante o dia.

Se ficar com medo de não dar tempo de chegar, pode colocar alguns penicos perto de onde o bebê fica na maior parte do tempo.

Curiosidade: na China de antigamente, as crianças faziam xixi em latas de lixo, na grama ou atrás de alguma árvore quando não dava tempo de chegar no banheiro. Ainda hoje em dia é comum ver crianças fazendo suas necessidades no meio da rua.

Incentivar a criança

Isso é feito por meio de sons baixinhos, como assobios, “pss, pss, pss” ou qualquer outro som suave. A ideia é deixar a criança relaxada. 

Aos poucos, ela associa o barulho com a vontade de fazer xixi ou cocô e o processo se torna de certa forma automático.

Não é obrigatório fazer, mas pode ajudar caso a criança sinta dificuldade em se acostumar com o penico ou vaso.

Algumas pessoas que passaram pelo método quando crianças contam que associam o barulho com xixi durante toda a vida. 😅

Não chega a ser uma consequência grave, mas é um ponto de atenção. 

Pode adaptar o método

Talvez você não queira usar as calças abertas e prefira colocar fralda nos bebês durante parte do dia. E pode ser que não tenha tempo de observá-las com tanta atenção durante alguns momentos, por causa da rotina. Não tem problema!

Adapte cada um dos passos de acordo com o que funciona melhor para a sua família. 

Espero que o método te ajude a fazer o desfralde sem tanto estresse. Se você testar, me conte aqui nos comentários como foi! Estou muito curioso para saber – e muitos pais e mães leitoras do blog também estão!

Se quiser conhecer mais dicas como essa, conheça o serviço de assinatura do Tomo dos Pais! Semanalmente você recebe recomendações de conteúdos personalizados pra sua família que vão facilitar muito a sua vida de pai ou mãe. 🧙‍♂️