Mulher escovando os dentes com cara de desconfiança e medo de dentista

Como perder o medo de dentista: seja criança ou adulto

Quando uma pessoa tem medo de dentista, é difícil esconder: fica com o corpo duro na cadeira, com os pés cruzados, as mãos suando, e começa a ficar inquieto já na sala de espera.

Você conhece uma pessoa assim? Ou será que você é uma delas? 👀

A ansiedade odontológica, ou odontofobia, é uma situação super comum entre crianças e adultos de várias partes do mundo. Pode variar desde um temor leve até um pavor completo. 

Mas a boa notícia é que dá para perder o medo! O segredo é respirar fundo, criar coragem e encarar o motorzinho de frente! 💪

Fun Yes GIF by 360°zahn

Se você ainda não criou o hábito de ir no dentista, ou está na fase de começar a levar as crianças nele, vamos ensinar como perder medo de dentista e como nem deixar ele aparecer.

Como medo de dentista é um tema bem amplo, vamos dividir a nossa explicação em:

  • Dicas gerais: ideais para adolescentes e adultos com medo.
  • Crianças com medo de dentista: técnicas específicas para os mais jovens. 

Boa leitura!

O que é ansiedade odontológica 

Também chamada de odontofobia, é o medo de tudo o que envolve dentistas, não só arrancar dente ou o barulhinho do motor.

É uma situação super normal! Inclusive, os próprios dentistas já estão preparados para lidar com pacientes ansiosos.

E tem um jeito bem fácil de identificar: se a ansiedade aparece apenas quando tem que ir ao dentista, então é odontofobia. 🤷‍♂️

Algumas pessoas desenvolvem a ansiedade quando crianças. Para outras, ela surge depois de mais velhas. E, quanto mais tempo dura esse medo, mais difícil fica superá-lo.

Às vezes, os sintomas são leves e a pessoa consegue cuidar da saúde bucal normalmente. Mas em alguns casos, os odontofóbicos só vão ao dentista quando não aguentam mais a dor.

E a pessoa acaba só piorando a própria situação, pois se ela vai ao dentista regularmente, a maioria das consultas terão apenas procedimentos simples

Se ela não vai, por medo ou qualquer outro motivo, a chance de ter cáries maiores e precisar arrancar um dente ou fazer um tratamento de canal aumentam bastante.

O segredo é entender as causas para saber como perder medo de dentista. Vamos falar sobre os mais comuns. 

Dentista com máscara e luvas plásticas segurando seus instrumentos de trabalho

Quais são os sintomas da odontofobia?

Os mais comuns são:

  • Não conseguir dormir na noite antes da consulta.
  • Ficar cada vez mais nervoso enquanto aguarda ser chamado.
  • Sentir ansiedade quando vê os instrumentos na mesa, as luvas e máscaras, ou até mesmo o jaleco.
  • Entrar em pânico ou não conseguir respirar quando o dentista começa a examinar.
  • Ficar com o corpo tenso na cadeira.
  • Vai ao dentista apenas quando é extremamente necessário e evita consultas rotineiras.

Em alguns casos mais extremos, podem acontecer até crises de choro, palpitação cardíaca, ou o paciente literalmente sair correndo do consultório.

Abaixo, vamos listar as causas mais comuns. Sua causa, ou a de alguém que você conhece, está entre elas? Essa descoberta é a chave de como perder medo de dentista.

O que causa medo de dentista?

  1. Dor: uma das principais razões é o medo de passar por um procedimento doloroso ou muito longo.
  2. Experiências negativas: quem passa por uma consulta muito ruim pode ficar com receio, pensando que todas são assim. 
  3. Imaginação: ouvir histórias de experiências ruins no dentista pode desencadear ansiedade. Isso acontece muito com as crianças, já que a imaginação delas é bem fértil. 
  4. Falta de controle: não ter sensação de controle pode causar ansiedade, segundo especialistas. É a mesma lógica de quem fica muito nervoso para andar de avião ou para entrar em um elevador. Ficar parado e esperar pode ser muito difícil para algumas pessoas.
  5. Constrangimento: muita gente fica com vergonha de ter alguém olhando para dentro da sua boca (e mais ainda mexendo nela!). 
  6. Medo de agulha: ou de ambientes hospitalares em geral, na verdade. Tem gente que não se sente à vontade nessas situações e o dentista não é exceção. 

Por que criança tem medo de dentista?

As crianças não nascem com medo do dentista, ele é adquirido em algum momento da vida. Segundo a Dra. Caroline Carlette, normalmente os pais ou amigos colocam medo e elas ficam assustadas.

What Do You Mean Dental Work GIF
Algumas crianças imaginam o dentista assim…

Para algumas crianças, os dentistas são uma espécie de vilão. 😆 Meio dramático, mas imagine que você é uma criança e ouve o seguinte:

  • “Se não escovar os dentes, vai ter que levar injeção na boca”.
  • “Se não se comportar, vou te levar no dentista”.
  • Que seu amiguinho foi no dentista e “deram uma injeção na minha gengiva e doeu”.
  • Que “ele arrancou meu dente com um alicate”.

Você também não ia gostar de conhecer esse cara, né? 

Com muitas crianças acontece isso: o assunto “saúde bucal” surge como uma espécie de castigo ou é apresentado sempre por uma ótica negativa.

A relação da criança com o dentista começa muito antes da primeira consulta.

Uma situação comum descrita pela Dra. Caroline é a dos pais que demoram para levar o filho ao dentista. Isso complica ainda mais a questão da ansiedade. 

Isso porque um problema grande, como extração de dente ou tratamento de canal, requer anestesia. Isso dói e causa desconforto, o que pode gerar trauma.

Dentist GIF

Tem quem consiga se desfazer dessa imagem negativa do dentista já na infância. Para outros, pode demorar um pouco mais. E os dois casos têm formas diferentes de lidar.

Como perder medo de dentista

Existem várias estratégias para lidar com o medo e com a ansiedade. Entre as principais destacadas por psicólogos e dentistas estão:

  1. Meditação ou exercícios de respiração: diminuem o ritmo cardíaco e relaxam o corpo.
  2. Distrações: levar uma bola antiestresse ou ouvir música durante o procedimento pode ajudar.
  3. Ir acompanhado: a presença dos pais ou de um amigo pode tornar o processo menos traumático. 
  4. Combine um sinal com o dentista: “se doer, eu vou levantar a mão”, ou similares.
  5. Conheça detalhadamente o procedimento: uma explicação do dentista pode reduzir o seu medo.
  6. Comemore as pequenas vitórias: separe uma comidinha gostosa ou o seu filme favorito para relaxar depois da consulta.
  7. Converse com o dentista: tire todas as dúvidas e comece o tratamento apenas quando se sentir seguro.

Além disso, o importante é criar uma relação de confiança com o dentista. Portanto, quem é odontofóbico precisa escolher bem a clínica. E, ao encontrar um que agrade, consultar-se com ele ou com os profissionais que ele indicar sempre que possível.

É importante explicar para o dentista que tem medo, para que ele esteja preparado para lidar com a ansiedade da melhor forma.

Um colaborador do Tomo dos Pais é odontofóbico e precisou de três consultas para extrair um dente de siso: as duas primeiras foram só para conversar e a terceira para a cirurgia. Esta é uma estratégia indicada por dentistas justamente para fortalecer a confiança e dar coragem.

Como convencer a criança a ir ao dentista

O medo do dentista é normal em crianças e deve ser superado com paciência e não com agressividade. Afinal, os conflitos só vão piorar a situação, já que a criança vai associar a discussão e o autoritarismo com o consultório.

Seus filhos confiam em você! Lutem juntos contra o medo. Essa estratégia do gif abaixo, por exemplo, nem pensar, viu? ❌

Disney Kids GIF by beinglatino

O primeiro passo é dar preferência para odontopediatras sempre que possível. Afinal, eles são especializados nas crianças e os seus consultórios têm elementos lúdicos que ajudam a distrair os ansiosos e tornar o consultório mais aconchegante.

Depois, pais e dentistas precisam trabalhar juntos para garantir que a experiência não seja traumática. Veja como fazer isso:

  1. Seja positivo sobre ir ao dentista: ao invés de falar que “se não cuidar bem dos dentes, eles vão cair”, diga que é “importante cuidar da saúde para poder ter os dentes sempre bonitos e nunca doerem”, por exemplo. 
  2. Ofereça uma recompensa: dar uma voltinha no parque depois da consulta, ou assistir a um filme juntos, para incentivar!
  3. Converse com o dentista antes: explique que a criança tem medo e veja o que pode ser feito durante as consultas.
  4. Faça a criança conversar com o dentista também: quanto mais amigos eles forem, maior fica a confiança.
  5. Explique bem os procedimentos: garanta que o seu filho entendeu o que vai ser feito antes de começarem.
  6. Seja sincero: se você sabe que o dentista vai usar anestesia, não diga que “não vai doer nada”, já que a injeção causa desconforto. O oposto também se aplica.
  7. Leve um item de conforto: dependendo da idade, um bichinho de pelúcia ou boneco para ficar segurando ajuda a acalmar.
  8. Sente na cadeira antes da criança: combine com o dentista para ele te examinar primeiro. Assim você paga de corajoso, seu filho vê que o dentista não é um monstro, e você ainda recebe uma avaliaçãozinha rápida grátis. 👀
  9. Dê o exemplo: leve os filhos para as suas consultas (menos se você for odontofóbico também!).
  10. Sem contenção: mesmo se a criança fizer birra, só restrinja os movimentos dela na cadeira por questões de segurança. Senão, o trauma pode ficar maior ainda. 

E lembre-se de que todas essas ações têm um único objetivo: criar o hábito de ir ao dentista. No começo pode ser complicado mesmo, mas é importante ter compreensão com o medo e insistir

Quanto mais a criança vai ao dentista, mais ela se acostuma com a cadeira e com os equipamentos (até com o motorzinho!) e mais tranquilas ficam as consultas.

Mas lembre-se que o ideal mesmo é a prevenção, evitar que a criança adquira esse medo.

É recomendado fazer a primeira consulta aos seis meses de idade, quando os primeiros dentes estão nascendo. E a partir daí, criar o hábito de se consultar a cada 6-12 meses pelo resto da vida. 

Para os pais mais preocupados, existe ainda a recomendação de levar os filhos ao dentista pela primeira vez aos 3 meses, apenas para aprender mais sobre como funciona a higiene da boca dos pequenos

Se você quiser ler mais sobre saúde bucal de bebês, pode ler este post sobre como escovar os dentes do bebê, com mais dicas sobre o assunto. 

Se você estimular as crianças a irem ao dentista (especialmente odontopediatra) desde cedo e com regularidade, as chances de desenvolver ansiedade odontológica caem drasticamente.

E ainda aumentam suas chances de registrar momentos únicos como este! 😂

David After Dentist Screaming GIF

Calmante antes de ir ao dentista

Até existem remédios que podem ajudar com a ansiedade, mas eles devem ser tomados apenas em casos muito específicos.

⚠️ Nunca tome medicação por conta própria! ⚠️

Nem para ansiedade odontológica, nem para qualquer outra condição. O hábito de se automedicar traz diversos riscos à saúde.

O dentista avalia cada caso e indica medicação se necessário. Para quem é muito ansioso, normalmente as opções são:

  • Calmantes, como Diazepam, que devem ser tomados cerca de 1 hora ou 30 minutos antes da consulta.
  • Sedação com “gás do riso”, em casos de procedimentos invasivos (têm custos adicionais).

Lembra do colaborador do Tomo dos Pais que arrancou o siso? Ele teve que tomar um ansiolítico antes do procedimento. Funcionou assim:

  1. Primeiro ele contou que tinha medo de dentista e perguntou o que podia ser feito a respeito.
  2. A dentista sugeriu uma medicação para acalmar, ou o uso do gás durante o procedimento. Ela explicou as duas opções em detalhes, os custos envolvidos e de que forma isso impactaria no procedimento.
  3. Eles optaram pelo remédio.
  4. Agendaram o procedimento 1h mais cedo e o remédio foi administrado pela própria equipe da clínica.
  5. Quando o calmante fez efeito, foi feita a cirurgia.
  6. Ele só foi liberado depois que o efeito do calmante passou, e acompanhado. A clínica não o liberou para voltar para casa sozinho.

Ou seja: não pode tomar remédio antes de ir ao dentista, ao menos que ele libere.

Existe toda uma conversa prévia, preparação e cuidados que devem ser seguidos à risca para não comprometer a saúde. A medicação é administrada apenas se ela for importante para o sucesso do tratamento. 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado!

Se você desenvolveu alguma técnica própria para lidar com o medo, ou de alguma forma conseguiu convencer seu filho, compartilhe conosco aqui nos comentários! Estamos ansiosos para saber (principalmente o nosso colaborador ansioso! 😝).