Criança assistindo filme no tablet

Os 13 melhores filmes para crianças de 3 e 4 anos

Um filminho é uma ótima maneira de passar o tempo em família, não é? 🍿 Nossa lista com os melhores filmes para crianças de 3 e 4 anos é uma boa forma de encontrar os melhores entre uma infinidade de filmes disponíveis.

Separamos as melhores opções para assistir com a família toda, ou pra deixar as crianças assistindo sozinhas.

Esta lista foi criada com base em recomendações de pais, classificação indicativa recomendada para crianças de 3 ou 4 anos, avaliações de público, e crítica dos filmes.

Nesta lista, demos preferência para títulos disponíveis na Netflix e Disney+, os maiores serviços de streaming com conteúdo infantil.

Priorizamos desenhos para a criança assistir, filmes educativos, ou com alguma mensagem importante para ajudar a moldar os valores do seu filho ou filha.

Como escolher filmes para crianças de 3 e 4 anos

Existem vários critérios na hora de dar um play em filme para crianças de 3 e 4 anos. Um dos mais importantes são os temas e cenas de determinadas obras. Mas, além disso:

  • Mensagem: é importante que a criança entenda os temas dos filmes, tanto as mensagens explícitas, quanto a lição moral que o filme busca passar, se for o caso.
  • Linguagem: vamos dar preferência para filmes que tenham versões dubladas de qualidade. 
  • Tamanho do filme: é indicado que sejam filmes mais curtos, já que o tempo de tela recomendado para crianças nesta idade não é muito alto
  • Gênero do filme: nesta idade, a maioria das indicações são desenhos. Dentro deste gênero, existem diversos estilos diferentes de animações para crianças entre 3 e 4 anos. 
  • Filmes educativos: como a criança ainda está se desenvolvendo, é interessante escolher filmes e desenhos que passam uma mensagem bacana e positiva.
ellen degeneres disney GIF

Dentro destas listas, vamos tentar ser bem abrangentes na nossa indicação de desenhos para criança assistir. Vão ter filmes de princesas, heróis, animais falantes, e vários outros.

Vamos mencionar ainda se o filme também entretém crianças mais velhas, adolescentes e adultos e vamos indicar as opções seguras para deixar a criança assistir sozinha.

Agora sim, vamos às listas!

Melhores filmes para crianças de 3 e 4 anos na Netflix

Uma dica para os papais e mamães que usam a Netflix para assistir filmes é criar um perfil para a criança

Assim é possível acessar a Netflix infantil, 100% livre de conteúdos impróprios para as crianças. 😉

Ainda assim, é importante ter em mente que não existe divisão por idade, então ainda é necessário certo cuidado para escolher os filmes para crianças de 3 e 4 anos.

Trolls: vamos festejar

Trolls: Vamos Festejar de Various Artists : Vivo Música by Napster

Alto astral e muita música neste filme para crianças de 3 e 4 anos!

Poppy, a Rainha dos Trolls, descobre que os monstrinhos Bergen não têm nenhum feriado para comemorar. Ela e seus amigos resolvem encarar uma jornada para lhes dar alguns motivos para comemorar! 

Ele é indicado apenas para as criancinhas menores, já que os temas e narrativa foram pensados para elas.

A boa notícia é que se as crianças gostarem, têm várias opções para assistir na própria Netflix.

Inclusive, o novo filme da franquia é Trolls: World Tour, de 2020. Nele, os personagens descobrem que existem várias tribos de trolls espalhadas pelo mundo e cada uma tem seu estilo de música próprio.

Mas, infelizmente, esse ainda não chegou na Netflix brasileira. 😥

Curious George 3 – Back to the Jungle 

George, O Curioso 3 - 2015 | Filmow

Neste filme das aventuras do macaquinho George, a sua nave cai no meio da selva, onde ele encontra vários amigos diferentes enquanto explora a selva, junto com seu amigo, o Homem do Chapéu Amarelo.

Também existem vários filmes na série, mas apenas o terceiro está na Netflix. O bom é que não é necessário assistir aos primeiros para entender a história.

Caso eles gostem, você tem uma excelente oportunidade de treinar o inglês das crianças no futuro, já que eles são em inglês. Além dos filmes, também existem livros infantis com o personagem mas a maioria também não foi traduzida para português.

Ponyo – uma amizade que veio do mar

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar - Filme 2008 - AdoroCinema

Ponyo é uma animação japonesa do consagrado Estúdio Ghibli, responsável por outros lindos filmes, como “A Viagem de Chihiro”.

O filme conta a história de Sousuke, um menino que encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa. O peixe revela ser uma deusa do mar, que usa magia para se transformar em humana. No entanto, o plano de sair do mar para morar em terra firme acaba causando alguns problemas…

Devido à história, narrativa, visual e sensibilidade do filme, ele é indicado para todas as idades.

Entre os pais que indicam este filme para crianças de 3 e 4 anos, existe o consenso de que o pai de Ponyo é um pouco assustador. Por isso, cabe assistir junto com as crianças, ou dar uma olhadinha antes para garantir. 

Meu Amigo Totoro

meuamigot_f01cor_2015111321 - Silva Lopes Advogados - Startups - Tecnologia  - Inovação

Por falar em Estúdio Ghibli, temos mais uma recomendação deles! Meu Amigo Totoro é um dos clássicos da década de 1990 do estúdio, mas entrou no catálogo da Netflix recentemente.

A animação conta a história de duas crianças que conhecem os Totoros, criaturas mágicas que só podem ser vistas pelas crianças.

É um filme que recomendamos para crianças de 3 a 10 anos, mas tem potencial para encantar também jovens e adultos.

Alguns diriam que é um filme que todo nerd ou geek deve assistir, afinal, vemos referências a esse filme pela internet inteira!

No entanto, é um filme triste – a mãe das protagonistas está doente no hospital –, então é bom ter isso em mente antes de assistir junto com as crianças. 

O pequeno Stuart Little

DVD O Pequeno Stuart Little - No Magalu - Magazine Luiza

Esse é um clássico da Sessão da Tarde! 😂 Lembra dele?

O filme conta as aventuras de Stuart Little, um pequeno rato que vivia abandonado, mas é adotado por uma família de humanos. Ele se comunica e se comporta como um ser humano e vive aventuras ao lado do irmão George, enquanto tenta escapar do gato da família, Snowball.

Indicado para a faixa dos 4 anos, mas também pode entreter as crianças um pouquinho mais velhas do que isso.

Kung Fu Panda

Kung Fu Panda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Po é o nome de um urso panda preguiçoso que precisa encontrar coragem e motivação para se tornar um herói do kung fu para salvar seu vilarejo!

Essa animação fez tanto sucesso que teve várias sequências e séries animadas; várias delas estão disponíveis na Netflix. Então se as crianças gostarem do primeiro, vale a pena assistir aos demais.

É indicado para crianças de 3 e 4 anos, mas recomendamos que os pais monitorem enquanto elas assistem, especialmente por causa dos momentos de luta e de tensão durante o filme.

O que não será um grande esforço pois é um filme divertido para todas as idades e com belíssimas lições de vida. 😉

Peixonauta, o filme

Peixonauta – O Filme' não decepciona fãs do desenho - Revista Crescer |  Filmes e TV

Como o nome indica, o Peixonauta é um peixe e astronauta (que também é super-herói!).

Ele e seus amigos, Zico e Marina, vão até a cidade, mas não encontram ninguém. Cabe aos três resolver o mistério e descobrir o que aconteceu.

Filme indicado para 3 anos ou mais, mas deve prender a atenção principalmente das criancinhas menores.

É possível deixá-las assistindo sozinhas – existem alguns momentos ligeiramente tensos, mas em geral o filme apresenta modelos de comportamento positivos e é bem alto astral.

Melhores filmes para crianças de 3 e 4 anos no Disney+

É importante notar que embora a Disney tenha muitas animações famosas, a maior parte não são filmes para criancinhas de 3 e 4 anos, segundo classificações indicativas.

E a opinião dos pais é mista: alguns não encontraram problemas ao assistir os filmes com seus filhos, já outros não recomendam a experiência.

Vamos falar recomendar aqui apenas os filmes da Disney e/ou da Pixar que são tranquilos de assistir com as crianças de 3 e 4 anos.

Toy Story

Toy Story – Wikipédia, a enciclopédia livre

A franquia Toy Story é uma boa pedida para crianças de todas as idades, além de entreter também aos adultos. A narrativa conta a história dos brinquedos de Andy, que ganham vida própria quando ele não está por perto.

Embora sejam filmes liberados para todas as idades, é interessante assistir junto com as crianças para explicar cenas de ação, possíveis momentos dramáticos, e garantir que está tudo bem.

Além de ser uma ótima oportunidade para os pais reviverem a infância e a nostalgia de brincar com os bonequinhos!

Wall-E

Wall-E - Filme 2008 - AdoroCinema

O filme conta a história de Wall-E, o último robô deixado pelos seres humanos para limpar o planeta depois que a Terra se tornou inabitável por causa de tanto lixo. Até que um dia ele descobre que existe outro robô e se apaixona por ela.

O filme tem poucas cenas mais intensas, a animação é bonita e a história comovente. Por isso, pode interessar crianças de todas as idades e adultos também. Mais um filme ideal para assistir junto com a família.

Tinker Bell – O segredo das fadas

Secret of the Wings – Wikipédia, a enciclopédia livre

Acompanha a história de Tinker Bell, a Sininho, e de outras fadas para desvendar o mistério de suas asas. Nessa jornada, acabam entrando no Bosque do Inverno, onde fazem incríveis descobertas!

Alguns pais alertam para uma ou outra cena mais intensa, por isso sugerem ficar de olho nas crianças enquanto elas assistem. Mas em geral, é um filme bem leve e tranquilo para criancinhas de 3 ou 4 anos.

Procurando Nemo

Procurando Nemo Dvd | Amazon.com.br

O filme conta a história de Nemo, um peixinho que é capturado por um mergulhador. Ele tenta bolar um plano para escapar do aquário enquanto seu pai cruza o oceano atrás dele.

Esse aqui é um caso delicado de filme para crianças de 3 e 4 anos… Na maioria do tempo, o filme é tranquilo para as crianças menores, mas tem algumas cenas que podem ser assustadoras para crianças pequenas. Especialmente a cena de abertura, que é muito trágica.

Recomendamos a você assistir e decidir se vale a pena pular esses momentos, deixando a criança ver o restante, ou se é melhor esperar até ela ter 5 ou 6 anos de idade. 

A indicação é a mesma para “Procurando Dory”, sequência lançada em 2016. Assista antes de colocar para as criancinhas verem.

Puff, o ursinho guloso

As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh - Filme 1977 - AdoroCinema

O filme é uma compilação de histórias do Ursinho Puff (também conhecido como Ursinho Pooh). Na primeira, o Ursinho tenta roubar o mel de uma árvore; na segunda ele fica entalado na porta depois de tanto comer, e na terceira Abel se perde na na floresta. 

O filme é ideal para deixar a criança assistindo, já que são personagens criados justamente para a faixa dos 3-4 anos de idade.

É interessante conversar com ela depois de assistir, já que os personagens têm personalidades diferentes. Rende um bom diálogo com os pequenos e pequenas!

Tigrão, o filme

Como assistir Tigrão – O Filme (2000) em streaming online – The Streamable

Por falar em Ursinho Puff, ele rendeu alguns spinoffs, como o filme do Tigrão. Nele, o saltador tenta encontrar sua família na floresta e acaba envolvendo todos os seus amigos na busca. 

O filme passa uma lição valiosa de que a família não são só os parentes, mas também os amigos que sempre nos acompanham em nossas aventuras. 

Outro filme que a criança pode assistir por conta própria. Depois, também vale a pena conversar com seus filhos sobre a mensagem do filme.

As melhores indicações para crianças

Esperamos que tenham gostado da nossa lista de filmes para crianças para 3 e 4 anos! 😁

Foi um trabalho complexo montar essa seleção de desenhos infantis para as crianças, já que as avaliações dos pais são bastante variadas e muitos clássicos são indicados para crianças um pouquinho mais velhas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Shrek, ou Carros.

Além disso, priorizamos os desenhos infantis e filmes que estão nos catálogos de serviços de streaming, para facilitar a vida dos pais e mães. Mas, além deles, existem outras opções, como a compra de blu-rays ou o aluguel em serviços como o YouTube.

Se você quiser sempre as melhores recomendações de atividades para fazer com seus filhos, sugerimos que conheça o serviço de assinatura do Tomo dos Pais. 🧙‍♂️

Toda semana, fazemos indicações de filmes, brincadeiras, atividades e muito mais, especificamente para a sua família, tornando a vida dos seus filhos ainda mais épica e divertida! (e a sua vida bem mais fácil 😉)