mãe no sofá abraçada com o filho, simbolizando o conceito de criar o filho sozinha

Como criar um filho sozinha e ser feliz? 60 conselhos de mães solo

Criar um filho sozinha é difícil. Envolve disciplina, gestão de tempo, muita paciência, e de uma rede de apoio sólida. E, mesmo com tudo isso, estressa e desgasta muito.  

Este post tem conselhos práticos para te ajudar nessa jornada. São relatos de mães sobre várias áreas:

  • Dicas práticas de como cuidar da casa.
  • Conselhos sobre finanças.
  • Como educar a criança sozinha. 

São orientações para mães de meninos e meninas, que estão criando seus filhos sozinhas por várias razões, como fim do relacionamento, ou falecimento do parceiro(a).

🎁 No fim desse texto tem uma surpresa para tornar a sua jornada mais fácil.

Como criar um filho sozinha?

Antes de seguir, lembre-se: você é uma mãe incrível. Vai dar conta do recado. Seu filho terá muito orgulho de você!

É normal esquecer disso na hora em que a responsabilidade aperta e a gente não sabe se está fazendo a coisa certa. Mas, você está dando o seu melhor. Sua vida não é perfeita porque a de ninguém é, e não porque você não está fazendo o bastante.

Segundo vários relatos de mães que criam filhos sozinhas, os principais pontos para criar um filho sozinha são:

  • Trabalhar uma mentalidade positiva.

Os conselhos abaixo são os aprendizados de várias mães que criaram filhos sozinhas. São adaptações de comentários de fóruns como Reddit, grupos de mães no Facebook, e até reportagens de jornais.

Colocamos alguns links nas dicas abaixo, para caso queira se aprofundar nos detalhes de algum item.

  1. Entenda e aceite que a maternidade tem desafios, especialmente para mães solteiras e de primeira viagem.
  2. Aprenda sobre planejamento financeiro pessoal.
  3. Faça uma planilha de orçamentos. Tenha controle sobre quanto você gasta, quanto entra, e quanto sai. Pode ser no computador, ou em um caderno mesmo.
  4. Se puder, deixe as contas em débito automático no cartão, para poupar tempo na rotina.
  5. Descubra se você tem direito a algum benefício, como pensão, ou salário-família.
  6. Aprenda a dizer não, e a priorizar a família. É difícil negar sair com os amigos, ou comprar algo mais caro aos filhos, mas isso é importante no longo prazo.
  7. Aprenda a fortalecer a amizade com seu filho.
  8. Organize a sua rede de apoio. São as pessoas próximas, com quem você pode contar. Vizinhos de confiança, seus melhores amigos, familiares, etc.
  9. Não tenha medo de desabafar quando sentir a responsabilidade pesar.
  10. Compartilhe experiências e aprendizados com outras mães solteiras. Ajuda a se sentir menos solitária.
  11. Organize passeios com outras famílias. Reúna um grupo de amigos com filhos, e a cada semana, organizem um passeio, sob responsabilidade de um dos pais. Enquanto isso os outros descansam, e na próxima semana outro pai fica como responsável, revezando a cada semana. 🤝
  12. Monte uma rotina para você e para seu filho.
  13. Arrume tudo o que puder antes de dormir: roupas dos filhos para o dia seguinte, ingredientes para o almoço, listas de compras, etc.
  14. Use uma agenda para não se perder nos compromissos. Pode ser em papel ou digital.
  15. Inclua tempo para si mesma na rotina, sem as crianças. Se precisar, acione sua rede de apoio para conseguir esse espacinho na agenda.
  16. Participe de grupos de mães solo. Pode ser no Facebook mesmo. Tem grupos de desabafos, sobre novos relacionamentos, e outros mais gerais. Veja se tem algum da sua cidade.
  17. Ensine as crianças a ajudar em casa. Pode ser lavando a louça, arrumando a cama, guardando os brinquedos depois de brincar, etc. Adapte de acordo com a idade.
  18. Se possível, contrate alguém para te ajudar a limpar a casa, ou cuidar das crianças. Pense no seu tempo como uma mercadoria. Você não está “gastando dinheiro” com isso, está investindo no seu tempo e qualidade de vida.
  19. Aceite a frustração. Tem dias que não dá pra fazer tudo, e está tudo bem. Acontece, e isso não faz o seu filho te amar menos.
  20. Tudo bem se os dias não forem como você imaginou, sempre perfeitos. Na verdade, família nenhuma é perfeita!
  21. Também está tudo bem em se sentir triste às vezes. Não diminua seus sentimentos.
  22. Se a tristeza ou os sentimentos negativos forem frequentes, do tipo que não vão embora, busque auxílio psicológico.
  23. Exponha seu filho a bons exemplos. Professores, parentes próximos, seus amigos, etc. 
  24. Se você for mãe de menino, os vínculos com os homens da família são ainda mais importantes. Continue lendo para ver dicas específicas de como criar um filho homem sozinha.
  25. Converse com a criança sobre o pai dela, mesmo se o relacionamento de vocês não acabou muito bem, ou se a história for triste.
  26. Atente-se a sinais de traumas após a separação, se for o seu caso.
  27. Comunique-se com a escola do seu filho e explique a sua situação familiar. Não precisa dar detalhes, é só para planejar homenagens no dia dos pais.
  28. Sempre que surgir uma atividade dessas, pergunte ao seu filho se ele quer participar, e quem ele quer homenagear. Às vezes é você, às vezes é o avô, ou um tio.
  29. Procure se planejar com antecedência para apresentações da escola, jogos de futebol, ou outras atividades assim. Se não puder ir, peça para alguém da família acompanhar.
  30. Tenha sempre na sua lista de contatos o telefone dos parentes mais próximos, e dos profissionais indispensáveis, como pediatra e babá.
  31. Crie uma relação de confiança com esses profissionais, para acionar em casos de emergência.
  32. Não tenha medo de pedir e nem de aceitar ajuda. Criar um filho sozinha também é sobre cultivar uma rede de apoio.
  33. Acione sua rede de apoio com responsabilidade. Tenha bom senso, planeje com antecedência, e tome cuidado para não sobrecarregar as outras pessoas.
  34. Você também precisa estar disposta a oferecer ajuda se alguém precisar. É difícil no meio da rotina, mas mostre-se solícita.
  35. Defina as suas prioridades. Por exemplo: talvez você goste de ir para a balada todo final de semana, mas nem sempre será possível.
  36. Ao criar um filho sozinha, não dê tanta atenção para a opinião dos outros. Muita gente dará pitaco na sua vida, então aprenda a filtrar os conselhos realmente úteis.
  37. Defina metas pessoais. Não concentre toda a sua vida na criação dos filhos.
  38. Valorize os momentos fora de casa, nem que seja só caminhar um pouco na rua. Respire fundo e tente desacelerar.
  39. Pratique autocuidado. Não abandone seus hobbies, e tente tirar ao menos alguns minutos para si todos os dias. Pode ser para fazer meditação, skin care, tomar um banho mais demorado, etc.
  40. Faça as pazes com o passado. O relacionamento com o pai da criança foi um momento importante, mas não define o seu futuro.
  41. Seja flexível, e não tente controlar tudo. Criar um filho sozinha é entender que muitas coisas fogem do seu controle.  
  42. Não se compare. Isso aumenta o estresse e gera frustração. Ninguém é perfeito, por mais que pareça.
  43. Essa frase é clichê, mas: viva um dia de cada vez. Quando você estiver sobrecarregada com as suas obrigações, respire fundo e concentre-se apenas no dia de hoje.
mãe no sofá lendo com a filha, simbolizando o conceito de criar filho sozinha

Como criar filho homem sozinha?

Todas as dicas acima se aplicam para criar um filho homem sozinha (mulher também). Mas também precisa se atentar para alguns detalhes específicos sobre a educação dos meninos.

  1. Se você for separada, não prive o seu filho de ter uma relação saudável com o pai.
  2. Nunca fale mal do pai na frente dele. Além disso, evite envolver seu filho nos problemas do seu relacionamento.
  3. É normal seu filho perguntar sobre o pai. Não evite a conversa e responda com honestidade, adaptando as informações de acordo com a idade dele. 
  4. Se o pai do seu filho for uma pessoa tranquila e um bom exemplo, incentive a amizade entre os dois. 
  5. Deixe seu filho passar tempo junto com bons homens. Pode ser algum tio, irmão, ou primo seu, um professor bacana, ou alguém da igreja. Só precisa de alguém de confiança. É importante ele se conectar com alguém para aprender pelo exemplo.
  6. Não diga que o seu filho é o “homem da casa”. Muitas mães falam pra NUNCA fazer isso, porque coloca muita pressão em cima da criança ou adolescente. Você deve ensinar seu filho a ajudar em casa e a cuidar dos irmãos, mas ele não deve se sentir responsável pelo bem-estar da família.
  7. Confie em seu filho. Mantenha uma relação próxima, e dê liberdade para ele tomar decisões de acordo com sua idade. Não seja superprotetora! 
  8. Não tenha medo de expressar emoções ou se mostrar vulnerável. Isso ensina seu filho a lidar com os dias ruins, e mostra que ele não precisa ser invencível o tempo todo. Só tome cuidado para não sobrecarregá-lo.
  9. Passe o máximo de tempo junto com seu filho. Os interesses dele provavelmente são diferentes dos seus, então esta é a melhor forma de aprender sobre eles.
  10. Incentive a prática de atividade física. Além de ser saudável, ajuda a afastar o filho das telas, e também ensina sobre disciplina e alivia estresse.
  11. Se for alguma atividade em grupo, como futebol, ou arte marcial, também expõe seu filho a bons modelos de comportamento.
  12. Lembre que meninos mostram afeto e se conectam de forma diferente das meninas. Ter uma relação próxima com seu filho te ajudará a entender como funciona.
  13. Fazer atividades junto com ele é a melhor forma de criar laços. Pode ser atividade física, montar quebra-cabeças, jogar videogame, ou o que mais ele gostar.
  14. Deixe sua zona de conforto. Talvez você não goste de futebol, mas pode ser bacana aparecer na arquibancada para torcer por ele. 
  15. Ensine seus valores, mas deixe seu filho expressá-los como quiser. Respeite as diferenças dele.
  16. É importante seu filho ter seu próprio espaço. Se tiver como ele ter um quarto só dele, sem dividir com os irmãos, é melhor. 
  17. Quando chegar a hora de falar sobre sexo, ou outros assuntos delicados, se ofereça para ter a conversa, mas pergunte se ele quer falar com você, ou com outra pessoa de confiança. Alguns meninos preferem falar sobre essas coisas com homens.
mãe segurando o filho nos ombros, em uma atividade fora de casa

É difícil criar filhos sozinha?

Sim, criar filhos sozinha não é simples. Na verdade, ser mãe já é complexo. Sozinha, então, os desafios se multiplicam.

Os principais obstáculos são: 

  • Equilibrar família e trabalho.
  • Sobrecarga emocional.
  • Falta de suporte, inclusive financeiro.
  • Pressão para tomar todas as decisões.
  • Pouco tempo para cuidar da casa.
  • Estigma e julgamento.
bebê sentado no balcão, enquanto a mãe tenta trabalhar ao lado em u notebook, com uma expressão de dificuldade no rosto

Torne a vida do seu filho épica

O objetivo do Tomo dos Pais é te deixar mais tranquila, relaxada, e te ajudar a dar uma vida épica para o seu filho. Todas as semanas você recebe recomendações personalizadas direto no seu e-mail.

Poupa o seu tempo, te ajuda a educá-lo melhor, e apresenta sempre opções diferentes de atividades para fazer com ele.

Assine gratuitamente o nosso serviço!

Essa é a nossa forma de te apoiar um pouco nos desafios de criar um filho sozinha. 🤗 Tenho certeza que te ajudará a ter um tempinho livre na agenda.