Garota adolescente chorando

Minha mãe me deprime. E agora? Descubra o que fazer para ser mais feliz em casa

Se a sua mãe te trata mal, você precisa de muita empatia, paciência e até uma dose de distanciamento para não enlouquecer. Infelizmente essa situação acontece mais do que imaginamos e não tem saída simples. 😪

Conflitos são normais. Algumas famílias têm mais, outras menos, mas nenhuma é perfeita. Se você já pensou coisas como “odeio minha mãe”, “minha mãe me deprime”, ou “eu estaria melhor sem ela”, não precisa sentir culpa.

As brigas não são sempre por culpa sua, elas podem ocorrer por várias razões. Neste texto, você entenderá mais sobre isso e aprenderá os melhores mecanismos de defesa. Eles vão te ajudar a aturar sua mãe e até a melhorar a relação de vocês.

Espero que este post ajude a melhorar a situação ao menos um pouquinho. 🙏

O que fazer se sua mãe te trata mal?

Existem várias técnicas. Não tem como dizer qual é a melhor ou a pior, porque muda muito de acordo com a família. Teste várias, veja o que funciona e a adapte para o seu contexto familiar.

Para facilitar, abaixo tem uma lista de ações pra fazer agora, mais pra frente, e no futuro. Você começará com o que é simples, e conforme o tempo for passando, vai avançando na resolução do problema.

A ideia é começar se afastando para pensar com calma. Depois, tentar entender em detalhes porque sua mãe te deprime, para ter uma conversa séria com ela.

Quando fizer isso, você terá duas escolhas: se afastar de vez ou tentar se reconectar. Não tem certo ou errado, é você quem escolhe e precisa pensar bastante antes de decidir.

Comece fazendo o seguinte:

  1. Desapegue: se as brigas são muito comuns mesmo, reflita: eu devo tentar agradar, ou viver a minha vida sabendo que nossa relação não será das melhores? Não tem resposta certa. Comece a pensar nisso, mas não tome nenhuma decisão de cabeça quente.
  2. Se distancie: se puder, passe mais tempo sozinho(a). Fique um pouquinho mais relaxando no banho (mas cuidado com o desperdício de água, hein 👀), feche a porta do quarto, ou saia mais com seus amigos.
  3. Seja independente: não espere sua mãe limpar o quarto ou ela mandar fazer a tarefa da escola. Isso mostra que você tem maturidade e está crescendo. Também saia com seus amigos, sem a companhia dela o tempo todo, para exercitar o distanciamento.
  4. Não culpe ninguém: sentimentos são complicados. É difícil, mas tente lembrar que sua mãe também tem seus próprios problemas e dificuldades.
  5. Pense se você quer bater de frente: quando a sua mãe te trata mal, você pode evitar o conflito ou alimentar a discussão. Reflita sobre o que é melhor na sua situação atual. Também não tem resposta certa.

Enquanto você faz isso, pense também nas ações abaixo. Elas são mais complicadas de colocar em prática, mas são essenciais. 👇

  1. Corte o cordão umbilical: aprenda a cozinhar, vá para a escola ou para os cursos de ônibus ao invés de esperar por ela. Se a relação não é boa, isso pode ajudar ambas a refletirem sobre o que querem no futuro.
  2. Procure terapia: é difícil ir atrás por conta própria sendo adolescente, mas veja se existe a possibilidade. Ajuda profissional torna tudo mais fácil.
  3. Converse com pessoas de confiança: pode ser seu pai, seus irmãos, seus melhores amigos ou professores de confiança. Peça conselhos, veja quais fazem mais sentido para você, e tente aplica-los.
  4. Descubra novos hobbies: isso te ajudará a relaxar e esquecer um pouco da pressão que é lidar com a sua mãe. Mas tente procurar hobbies saudáveis: exercícios, algo relacionado a arte, ou a natureza.
  5. Entenda os motivos: pratique sua empatia e pense no que leva sua mãe a ser difícil de lidar. Ela tem traumas? Sofreu abusos quando mais nova? Está passando por problemas como depressão ou ansiedade?

Agora vamos às partes mais difíceis. 👀 Elas são dolorosas e precisam de planejamento para fazer. Se quiser adiantar essa parte pra resolver o problema mais rápido, reflita bastante sobre a relação de vocês.

  1. Pense se você quer discutir o assunto com a sua mãe: é essencial fazer, mas nem todas as mães conseguem ter essa conversa. Ela costuma ser pesada, tensa e nem sempre dá resultados (pelo menos não imediatamente).
  2. Se discutir, pense em como fazer: pense em como vai falar e quais argumentos vai usar. E tenha paciência e empatia, porque é comum esse tipo de conversa virar discussão.
  3. Imponha limites: estufe o peito e diga que você não tolera mais certas situações. Explique os seus limites e não abaixe a cabeça quando sua mãe ultrapassá-los. Se acontecer, responda com educação ou se afaste e encerre a discussão, sem ser desaforado ou desrespeitoso.
mãe e filha discutindo na cozinha, situação típica quando minha mãe me deprime

Como lidar com uma mãe difícil?

Antes de tudo: o que é uma mãe difícil? 🤔 Segundo a psicóloga Lindsay Gibson, existem 4 tipos. Ela os descreveu em um livro sobre como lidar com pais controladores.

  1. Mães instáveis que causam medo e ansiedade.
  2. Mães que se esforçam demais para deixar tudo perfeito.
  3. Mães que fogem ou ignoram qualquer situação minimamente desconfortável.
  4. Mães que rejeitam os filhos e estão sempre afastadas deles.

Consegue identificar qual tipo tem em casa? Se sua mãe te deprime, provavelmente é um desses. 😔

👉 Uma das características das mães difíceis é não reconhecer o sucesso dos filhos. Se a sua mãe só se critica, leia o guia do Tomo dos Pais para lidar com a situação.

Para todos os tipos de mães difíceis, a solução passa por paciência, empatia, e autoconhecimento. Segundo a terapeuta familiar e escritora Karyl McBride, o melhor a fazer é:

  • Assumir que vocês talvez nunca sejam tão próximos. Tente conectar-se com ela usando as dicas que dei lá em cima, mas nunca esqueça que talvez o remédio seja a distância. Inclusive já vi a distância melhorar alguns relacionamentos com mães.
  • Tire folgas da sua mãe. Durma fora, passe mais tempo com os amigos, faça muitas atividades extracurriculares e assim por diante.

Além disso, inclua momentos de tédio na sua rotina. É um tempo pra ficar de boa, meditar, ouvir uma música bem calminha ou fazer exercícios de respiração. Isso é importante para desenvolver autoconhecimento – ou seja, descobrir quem você é, e quais são os seus desejos.

Minha mãe é tóxica?

Mãe difícil e mãe tóxica são parecidas, mas não iguais. As mães difíceis têm várias atitudes que prejudicam o desenvolvimento dos filhos.

As mães tóxicas envenenam seus filhos só por existirem. É como se elas sugassem energia sempre que estão por perto.

Alguns sentimentos que indicam a existência de uma mãe tóxica são:

  • Minha mãe me deprime.
  • Minha mãe me machuca com palavras.
  • Não consigo conviver com minha mãe.
  • Minha mãe muda o jeito que eu sou.
  • Minha mãe quer destruir minha autoestima.

Veja este vídeo para entender melhor:

Estas são algumas atitudes comuns de mães tóxicas:

  • Força você a seguir uma religião ou se vestir com um certo tipo de roupa.
  • Tenta escolher quem pode ser seu amigo.
  • Te humilha sozinha ou em público.
  • Frequentemente te chama de inútil (ou insinua isso).
  • Tenta te manipular.
  • Tenta fazer você sentir culpa quando vocês discutem.

Se sua mãe te deprime, provavelmente isso está na sua rotina, né? Nesse caso, converse com alguém de confiança e divida esse peso. É muito difícil conviver com uma mãe tóxica e isso pode te causar problemas de saúde mental no futuro.

É normal eu não gostar da minha mãe?

Muita gente se sente assim. Especialmente quando sua mãe te trata mal, briga com você ou te magoa, é normal não gostar dela.

Esses são alguns relatos que traduzi do Reddit. São pessoas anônimas reclamando ou ficando em paz com a ideia de não gostar da mãe.

São relatos pesados, então se você for sensível a esse tema, role a página rápido, ok?

Minha mãe abusou verbal, mental e emocionalmente de mim por anos. Ela me irrita e não gosto dela“.

Me senti obrigado a amá-la por muito tempo, mas agora estou pronto para deixá-la“.

Amava minha mãe quando era pequena, mas esse sentimento foi embora antes de eu terminar o ensino fundamental. É difícil amar alguém que faz você se sentir um desperdício de espaço“.

São frases fortes, mas importantes para mostrar que você não está sozinho ou sozinha. Problemas em casa são bem normais. Às vezes dá a impressão de que você não ama mais a mãe, e tudo bem se acontecer.

É importante lembrar que talvez isso mude. Pode ser difícil de acreditar agora, mas no ano que vem você e sua mãe podem ser grandes amigos, se ambos estiverem dispostos a investir nisso.

Tem muita gente que detestava a mãe durante uma fase da vida e depois fizeram as pazes. 😊

É possível uma mãe não gostar de um filho?

Amor incondicional não é regra. A gente cresce ouvindo que toda mãe ama os filhos mais do que a si própria. E tem algumas que são assim mesmo, mas nem todas. Também tem as mães que maltratam os filhos pensando que estão fazendo o melhor por eles.

Antes de assumir que a sua mãe não gosta de você, preste atenção nos gatilhos para as atitudes negativas.

filha tapando os ouvidos para lidar com pais controladores, e mãe ao fundo gritando com ela

👇 Estes são os principais motivos para uma mãe não gostar de um filho. Talvez a resposta esteja aqui.

  1. Algumas mães têm problemas de autoestima e projetam isso nos filhos sem perceber.
  2. Mães muito jovens, imaturas ou com pouca experiência de vida ficam intimidadas com a ideia de educar uma criança.
  3. Tem pessoas que acham difícil expressar carinho ou aceitar serem amadas. Nesse caso, até as expressões de amor de um bebê podem causar ansiedade ou comportamentos negativos.
  4. A mãe tem traumas não resolvidos.
  5. Ter um filho lembra os pais de que o tempo está passando e isso pode gerar ansiedade ou medo de envelhecer.
  6. Algumas mães consideram seus filhos uma “segunda parte” de si. Ou seja, elas forçam os filhos a realizar o que elas próprias não conseguiram.
  7. Algumas mães não receberam amor. Elas foram criadas em ambientes ruins e replicam os comportamentos negativos sem se dar conta de que eles causam mal aos filhos.

Note que a maioria das questões não é culpa do filho e nem da mãe. São situações de vida que aconteceram e agora estão impactando vocês dois.

Se perceber que sua mãe não é tóxica ou narcisista, tente entender a história dela. Assim, depois daquele afastamento inicial, vocês terão as ferramentas para consertar o relacionamento. 💓

Como agradar minha mãe?

Antes de mais nada, entenda que você não tem obrigação nenhuma com a sua mãe. Você não deve se podar para caber nas expectativas dela.

“Agradar minha mãe” é mais no sentido de manter uma relação neutra com ela para diminuir as brigas até vocês se acertarem.

Se a sua mãe for narcisista ou tóxica, infelizmente não será possível. Não importa o que você faça ou como se comporte, ela sempre encontrará um ângulo para te criticar, ou um novo motivo para brigar.

Mas, se sentir que sua mãe te deprime, mas não é narcisista, então tem chance de salvar a relação. Faça o seguinte:

  1. Estabeleça limites saudáveis: Mostre que você tem disposição para tentar resolver os problemas, mas que não será palhaço de ninguém.
  2. Comunique-se de forma aberta: Faça na medida do possível. Não converse com ela sobre tudo, nem conte seus problemas mais pessoais. Mas, quando estiverem conversando, mostre interesse.
  3. Foque no autocuidado: Manter uma relação harmoniosa com uma mãe que te deprime é complicado. Tire tempo para se cuidar e fazer atividades que te dão prazer. Pode ser algum hobby, atividade física, ou meditação.
  4. Escolha suas batalhas: Não responda todas as situações, nem busque confrontos em cada reclamação. Concentre-se no que é realmente mais significativo pra você. Isso ajuda a diminuir a tensão no relacionamento de vocês.
  5. Não gaste energia à toa: Se você sentir que está se esforçando para melhorar a relação, mas a sua mãe continua a mesma, pare de tentar agradar. Você só vai gastar energia e sentir frustração.

Tem um ditado bem famoso que diz: quando um não quer, dois não brigam. E para fazer as pazes, também é assim, precisa de esforço dos dois lados.

Se sentir que pode conversar com a sua mãe, ou fazer algo para ela te deixar em paz, vale a pena tentar. Se não de certo, é melhor “cortar o cordão umbilical”, seguindo as dicas do começo deste post.

Espero que essas sugestões te ajudem! 🙏

O Tomo dos Pais nasceu para ajudar pais e mães a conhecerem seus filhos melhor. Acredito que essa é a base das boas relações: conversar e trocar interesses. Se sentir liberdade para isso, sugira para a sua mãe assinar (é de graça, não precisa pagar nada). Todos os meses, ela receberá no e-mail dicas personalizadas de conteúdos, atividades de lazer, filmes, séries e mais para assistir com você. Assim vocês terão sobre o que conversar e escolher passeios ou outras atividades juntos.