plantar com os filhos

Passo a passo simples para plantar uma árvore com seus filhos

Eu acredito que todas as pessoas deveriam plantar ao menos uma árvore ao longo da vida. Plantar com os filhos, então, é melhor ainda! 😁

É uma maneira simples de curtir a natureza, passar um tempo de qualidade com os filhos, e deixar um legado para as próximas gerações. E ainda faz muito bem para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas!

Aprenda o passo a passo de como fazer — e veja alternativas para quem mora em apartamento ou não tem quintal em casa.  

Como plantar com os filhos?

Uma das partes mais legais dessa atividade é que não dá trabalho convencer as crianças a participar. Elas adoram brincar na terra e ficam curiosas para ver a plantinha crescendo. 😁

Outros prós: é uma atividade para crianças de todas as idades, bem tranquila de fazer com mais de um filho. É até mais legal quando tem mais gente pra ajudar!

Os passos para plantar uma árvore com os filhos são: 

  1. Escolher uma mudinha. Pesquise uma que seja boa pro clima da sua cidade. Na hora de escolher, tire as dúvidas sobre como cuidar, quantas vezes precisa regar, se atrai animais, etc.
  2. Preparar o solo. Limpe o terreno e tire ervas ou capins altos, para proteger a planta.
  3. Plantar a mudinha. Cave um buraco com o dobro do comprimento do torrão da mudinha. Depois, solte o torrão no buraco e cubra com pelo menos 3 centímetros de terra. Depois calce o solo ao redor para ficar firme.
  4. Acompanhar o crescimento. Regue a planta e veja se não tem infestações de insetos ao redor, como as formigas. Se precisar, coloque uma estaca ou protetor para acompanhar o crescimento do tronco.

Envolva a criança em todas as etapas e converse com ela sobre o processo.

Explique sobre a natureza, que faz bem para a saúde ter contato com as árvores, fale sobre esse legado para o futuro, que isso faz bem para o planeta, e por aí vai.

Quer mais dicas de atividades como esta para fazer com as crianças? Assine O Tomo dos Pais gratuitamente e receba sugestões incríveis todas as semanas. E o melhor: são ideias completamente personalizadas para a sua família, prontas para tirar seus filhos da rotina em instantes!

duas crianças plantando uma mudinha, uma delas está com a mão suja de terra, a outra passa a planta para ela.

Eu não tenho espaço para plantar uma árvore. E agora?

Se você não tem espaço em casa, converse com a prefeitura da sua cidade. Veja se tem algum canteiro, praça, ou parque onde você e seus filhos possam plantar e cuidar de uma mudinha.

Se não tiver mesmo nenhum lugar, adapte a atividade. Estas são algumas opções bacanas para quem mora em apartamento ou não tem quintal para plantar uma árvore:

  • Plantar uma árvore menor em um vaso, em casa mesmo. Pode ser uma folhagem.
  • Comprar plantas menores para o jardim. Suculentas e espada-de-São-Jorge estão entre as mais fáceis de cuidar.
  • Fazer uma hortinha em casa. Se não tiver espaço, pode ser aquelas hortas verticais de temperos. 

Todo tipo de jardinagem para crianças ensina lições valiosas. Mas, são bem menos majestosas do que ver uma árvore enorme e saber que você cuidou dela desde que era só um brotinho. Ou seja: vale a pena insistir mesmo na árvore. 🌱🌲

Quais árvores plantar com as crianças?

Depende de onde você mora. Clima, tipo de solo e espaço disponível influenciam nessa escolha. Algumas opções “clássicas” são:

  • Manacá-da-serra.
  • Ipê.
  • Pé de pitanga.
  • Pé de jabuticaba.
  • Pé de amora. 

Por que plantar uma árvore com os filhos?

Plantar árvores com os filhos é um dos jeitos mais legais de ensinar sobre o meio ambiente.

Abaixo tem uma lista de motivos, que você pode adaptar para explicar para o seu filho sobre a importância desse ato. 👇

  • Desenvolve paciência e resiliência.
  • Tira a criança do videogame, celular, computador ou televisão.
  • Educa de forma prática sobre preservação do meio-ambiente.
  • Diminui o estresse.
  • Estimula contato com a natureza.
  • Mostra o processo de crescimento das árvores.
  • Ensina sobre compromisso e responsabilidade (não basta plantar, tem que cuidar também).
  • Ensina como os animais interagem com a natureza, e apresenta diferentes espécies, como pássaros, borboletas, formigas, e abelhas. 
  • É um tempo de qualidade com a família, longe de celulares e outras distrações.
  • Apresenta diferentes cheiros, texturas, sons, e cores.
  • Trabalha coordenação motora.
  • Ensina hábitos saudáveis, como fazer atividades ao ar livre.
  • Se for uma árvore frutífera, ensina a comer frutas. 🍇
  • É uma ótima analogia para fazer seu filho beber água. A gente é igual a plantinha: precisa de água para crescer com saúde. 
  • Ajuda a natureza e as próximas gerações. 
  • É um legado que (literalmente) cria raiz e estará ali durante muitos anos.
menina plantando árvore e segurando mudinha junto com a avó

E, talvez o mais importante: gera conexão genuína entre você e as crianças. Plantar uma árvore é construir memórias que duram para sempre. 

Durante décadas você verá algo que você e o seu filho criaram juntos. E, mesmo quando a árvore se for, as lembranças ficam.

Um colaborador do Tomo dos Pais lembra até hoje do pé de jabuticaba que plantou no quintal de casa com o pai. 😉

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro

Esse é um ditado bem famoso, sobre as 3 coisas que toda pessoa precisa fazer. Plantando uma árvore com seu filho, você já riscou um item da lista dele logo cedo! 🤣

Mais importante do que a realização pessoal, é refletir junto com a criança: plantar uma árvore é criar algo para os outros. 

É um gesto que ajuda todo mundo. As árvores criam sombra, dão abrigo e alimento para os animais, refletem o calor que vem do sol, dão frutas deliciosas…

É até uma forma de dar um presente realmente seu para alguém. Algo que você cuidou desde o primeiro dia, e esperou anos para colher. Já pensou nisso?

Você e seu filho não estão salvando o mundo plantando uma árvore, mas com certeza estão melhorando a vida de todos ao redor dela. 😁 

Dependendo da idade do seu filho, ele nem entenderá a grandeza disso agora. Mas no futuro, sentirá muito orgulho! 💗

👇 Que tal compartilhar a experiência ou uma foto da sua árvore aqui nos comentários? Assim inspira outros pais a fazerem a diferença também!