crianças e adolescentes em uma mesa trabalhando em um robô durante uma aula de programação em escola inovadora

Conheça as melhores escolas inovadoras do Rio de Janeiro em 2024

As escolas inovadoras oferecem espaços criativos para ensinar usando métodos diferentes do tradicional. Não tem “decoreba”, nem aquelas aulas monótonas em que o aluno quase dorme na cadeira.

São colégios que usam a tecnologia para tornar as aulas mais divertidas, e investem em projetos em grupo para trabalhar liderança, criatividade, colaboração e resolução de problemas.

Existem várias escolas assim ao redor do mundo. Neste texto, você conhecerá 4 opções incríveis no Rio de Janeiro.

São escolas públicas e particulares com bons resultados no Enem e currículos bem diversos. E uma delas já recebeu um prêmio internacional de inovação. 😯

O que são escolas inovadoras?

Nas escolas inovadoras, os estudantes são os protagonistas. Os professores não ficam na frente da turma explicando matérias. Eles coordenam projetos interativos e o aluno aprende enquanto desenvolvem as atividades com os colegas.

Esse ensino inovador tem uma série de vantagens:

  • Torna as salas de aula mais interessantes.
  • Permite contato com o método científico.
  • Desenvolve criatividade e resolução de problemas.
  • Trabalha comunicação interpessoal e liderança.
  • Estimula a autonomia.
  • Dá espaço para diferentes tipos de inteligência.

Para as crianças mais novas, estimula a aprender e participar mais das aulas. E, para os adolescentes, tira um pouco da pressão do vestibular e do Enem.

As escolas inovadoras surgem a partir da ideia que os estudantes de hoje têm outras necessidades e dificuldades.

Por exemplo: aprender a usar tecnologia e saber o que é uma fake news é muito mais importante hoje do que no tempo dos nossos pais. Hoje calculadoras, dicionários, tabela periódica estão nas palmas de nossas mãos. Sem falar na quantidade de conteúdo disponível com uma simples pesquisa no Google.

Isso não significa que o currículo tradicional é ruim, até porque ele também lida com esses problemas. Mas a visão das escolas inovadoras é que essas questões devem fazer parte do currículo de forma integral, junto com os conteúdos que caem no vestibular.

Quais são as características das escolas inovadoras?

Praticamente todas as escolas inovadoras contemplam:

  1. Protagonismo do aluno: como já mencionado, os alunos têm ferramentas para construir o conhecimento por conta própria, apoiados pelos professores.
  2. Uso de tecnologia: salas de aula multimídia, ensino de programação, uso de tablets ou smartphones, entre outros.
  3. Ensino personalizado: escolas inovadoras levam em consideração a bagagem cultural e acadêmica de cada aluno. Algumas inclusive têm projetos especiais para desenvolver as lacunas individuais de cada um.

As metodologias ativas permitem alcançar essas características na prática. Conheça algumas:

  • Aprendizagem baseada em problemas: alunos recebem um desafio e desenvolvem uma solução, sempre relacionando com as disciplinas da escola com as situações do cotidiano.
  • Aprendizado entre pares: alunos se dividem em pequenos grupos ou duplas para aprenderem uns com os outros.
  • Sala de aula invertida: uso de tecnologia e de conteúdos complementares para os alunos se prepararem antes de chegar na aula.
  • Maker: desenvolver projetos manuais relacionados com as disciplinas trabalhadas em sala.

Escolas inovadoras são boas mesmo?

As escolas inovadoras oferecem uma experiência única para cada estudante. Elas costumam ter excelente infraestrutura e projetos pedagógicos completos. O resultado é bom desempenho no Enem e em vestibulares.

Mas elas não são necessariamente melhores que as escolas tradicionais. Em termos de performance nas provas mais importantes, existem colégios tradicionais e inovadores no ranking de melhores do país.

Alguns perfis de alunos combinam muito bem com as metodologias ativas e eles se destacam muito no modelo. Outros se dão melhor com a rigidez do ensino tradicional.

👉 Clique aqui para ler guias completos das melhores escolas do Rio de Janeiro (de estilo tradicional e inovador)

Cada método de ensino tem suas vantagens e desvantagens, mas vale a pena ao menos conhecer as escolas inovadoras perto de você. 😉

4 exemplos de escolas inovadoras no Rio de Janeiro

Escola Eleva

alunas sentadas em uma escola discutindo um trabalho em grupo

As escolas Eleva do Rio de Janeiro estão entre as melhores do Brasil. Ocupam posições de destaque no Enem e têm algo índice de aprovação em vestibulares.

O projeto pedagógico é um de seus principais diferenciais. É inovador e combina as bases curriculares do Brasil e dos Estados Unidos. Também pratica metodologias ativas e desenvolve várias atividades complementares.

Alguns pontos inovadores da metodologia da Eleva são:

  • Definição de objetivos de aprendizagem para cada dia.
  • Debates e discussões em pequenos grupos e com toda a turma.
  • Momentos para sintetizar o conhecimento, liderados pelos professores.
  • Alunos comentam e corrigem as atividades dos colegas junto com o professor.
  • A turma tem um momento próprio para demonstrar que atingiu os objetivos do dia.
  • Os estudantes fazem trabalhos em grupo e resolvem problemas práticos.

O colégio oferece aulas de produção audiovisual, programação e cultura digital como parte do currículo. Elas acontecem em laboratórios especiais, os chamados espaços maker.

São laboratórios em que os alunos criam vários projetos manuais para consolidar o conteúdo que aprenderam nas aulas.

A unidade de Botafogo está na Rua General Severiano, n. 159. A unidade da Barra da Tijuca fica na Avenida José Silva de Azevedo Neto, n. 309.

Em 2019, o valor da mensalidade era de R$5.486 para todos os anos.

Para saber mais sobre a escola e ver depoimentos dos pais, veja o guia completo no blog do Tomo dos Pais clicando no link abaixo:

Ginásio Experimental Tecnológico Elza Soares (GET Elza Soares)

get elza soares

É uma escola inovadora pública criada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2022 no Rocha, Zona Norte do Rio. Ela faz parte de uma iniciativa do governo de criar escolas-modelo mais alinhadas com as novas necessidades dos estudantes.

A proposta pedagógica é usar a metodologia Steam. É uma abordagem específica que combina Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática de maneira interdisciplinar. Ou seja, os conteúdos são juntos, sem divisões específicas de horário para cada disciplina.

Segundo pesquisas das universidades de Columbia e Stanford, o Steam torna a educação mais ativa. Proporciona maior comunicação entre alunos e professores, ajuda a desenvolver pensamento crítico, criatividade, e desafia os alunos a solucionarem problemas reais.

Inicialmente, a GET Elza Soares tem capacidade para atender 200 alunos em turno único. A prefeitura quer construir mais dois ginásios até 2024.

A abertura aconteceu em maio de 2022 e teve até um robô sambista. Diferente, né? 😁

A proposta é eficaz, mas infelizmente esbarra em alguns problemas com financiamento e obras, como muitas vezes acontece em escolas públicas.

Em maio, estudantes reclamaram sobre falta de água e energia elétrica. Isso é grave em qualquer escola, mas é ainda pior quando se fala em ensino inovador, que precisa da tecnologia para funcionar completamente.

O GET Elza Soares ainda não tem site, página de Instagram ou telefone divulgado para acompanhar melhor as atividades.

Para saber como funcionam as matrículas, entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Educação: ☎ (21) 99796 – 3152

Ela fica na Rua Ana Neri, n. 1552. É acessível por BRT e tem um mural inconfundível com uma pintura da sambista que dá nome ao Ginásio. Por ser uma escola pública, não tem mensalidades.

Curiosidade: o RJ já teve outro Ginásio Experimental de Tecnologia: o GENTE, que também usava a metodologia Steam. Foi inaugurado em 2013 e funcionou até 2019 na Rocinha.

Núcleo Avançado em Educação (Nave)

fachada da escola técnica nave no rio de janeiro

O Nave é uma rede de escolas inovadoras com unidades no Rio de Janeiro e no Recife. Ela é fruto de uma parceria da Oi com as Secretarias de Educação dos Estados de RJ e Pernambuco e tem objetivo de colocar jovens em contato com inovação e tecnologia.

São escolas públicas com uma metodologia parecida com a de um Ensino Médio técnico. Além das aulas normais, os estudantes aprendem sobre indústrias digitais e criativas, como design de jogos.

O currículo concilia as disciplinas comuns com projetos que desenvolvem liderança, empreendedorismo e networking.

O Nave esteve na lista escolas mais inovadoras do mundo em 2013, feita pela Microsoft. 🏆

No Rio de Janeiro, as atividades do Nave são desenvolvidas dentro do Colégio Estadual José Leite Lopes. Fica na Rua Uruguai, n. 204, no Andaraí.

O processo de matrícula é igual para entrar em qualquer escola pública do Rio de Janeiro. Precisa fazer a solicitação pela internet e selecionar o Nave na hora de escolher a escola. Não tem tantas vagas, então precisa conferir o site com antecedência para não perder a oportunidade.

👉 Veja também nosso guia atualizado de como fazer matrícula em escola pública.

Quem quiser conhecer mais pode ler os e-books de inovação do colégio. Eles são chamados de e-Nave e detalham as ações do colégio.

É um guia com 85 ações inovadoras desenvolvidas nas escolas de Recife e Rio de Janeiro. Ele foi escrito para outros professores implantarem em seus colégios, mas ajuda pais e mães a entender como é o dia a dia de uma escola inovadora.

Escola Chinesa Internacional (ECI)

fachada da escola internacional chinesa

É a primeira escola fora da China que trabalha os métodos usados no país. É uma abordagem que combina autodisciplina com salas de aula livres, estimulantes e tecnológicas.

Os professores usam lousas digitais e todas as suas anotações são automaticamente capturadas pelos tablets dos alunos. 😯 Ou seja: eles podem prestar atenção e debater sem se preocupar em copiar matéria.

Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, teve até um robô para limpar a mão dos alunos com álcool em gel e medir a temperatura.

Outro ponto forte do colégio é o contato próximo com outras culturas. Tem alunos de vários países, principalmente Brasil e China. Também tem professores estrangeiros com experiência internacional. Todos interagem sem preconceito, segundo depoimentos dos pais.

A escola trabalha um currículo trilíngue, com ensino de Português, Inglês e Mandarim. Além dos idiomas, tem ênfase no ensino de Ciências e Matemática. Os estudantes participam ainda de projetos na área de tecnologia, como aulas de programação.

A Escola Chinesa Internacional adota o método Montessori nos anos iniciais. É um estilo de ensino livre e criativo, com foco total na liberdade dos alunos.

Outra característica que torna a ECI uma escola inovadora é a personalização do ensino. Cada estudante tem planejamento e acompanhamento individuais para trabalhar suas necessidades e interesses ao longo da vida escolar.

A escola fica na Rua São Clemente, n. 379, em Botafogo. Em 2021, a mensalidade custava entre R$ 4.000 e R$ 8.000, tornando a ECI uma das escolas mais caras do Brasil. Tem turmas dos Anos Iniciais até o 6.º ano do Ensino Fundamental.

Para fazer a matrícula, entre em contato diretamente pelo site da escola.

Como escolher a melhor escola?

O ideal é conhecer pessoalmente escolas com metodologias diferentes para decidir qual é a melhor para a sua família.

Aqui no blog do Tomo dos Pais tem vários guias dos melhores colégios do Rio de Janeiro. Se você está em dúvidas, com certeza essa leitura te ajudará a decidir. 😉

Mas, lembre-se: não é apenas a escola que faz a educação do seu filho. Isso importa, mas o sucesso depende muito mais da sua participação e apoio.

O Tomo dos Pais foi criado para te ajudar em todos os aspectos dessa missão. 🤝 Temos um serviço personalizado de dicas de conteúdo para ajudar pais a tornarem a vida de seus filhos épica. 🧙‍♂️

São dicas de passeios, atividades ao ar livre, projetos de ciência e muito mais, que ajudam na hora de montar a rotina das crianças. Ao assinar você recebe dicas semanais com base no seu perfil e no interesse dos seus filhos. Clique aqui para assinar gratuitamente!