aluno sentado em uma mesa montando carro de controle remoto, em aula de robótica, que representa os métodos das escolas inovadoras

Conheça 4 incríveis escolas inovadoras em São Paulo

Escolas inovadoras oferecem espaços criativos e ensinam de forma bem diferente. Sem decoreba, e sem professor passando matéria chata na frente da turma, e sem aluno pensando na vida lá fora.

Escolas inovadoras usam tecnologia para tornar as aulas divertidas e métodos diferenciados para ensinar liderança, criatividade, colaboração e resolução de problemas.

E tudo isso com altos índices de aprovação no Enem e em vestibulares concorridos!

Neste texto você conhecerá 4 escolas inovadoras em São Paulo e entenderá como elas funcionam, porque são tão diferentes, e se vale a pena mesmo estudar lá.

O que são escolas inovadoras?

As escolas inovadoras transformam o método tradicional de ensino. Elas ensinam os conteúdos que caem no vestibular de forma mais interativa, e vão além dessas matérias.

Ao invés das aulas expositivas, com professor explicando matéria na frente da turma, tem vários projetos e formas mais ativas de aprender. Podem ser projetos com a turma toda, trabalhar para resolver um problema prático e específico, ou até realizar trabalhos manuais.

Esse conceito surge a partir da ideia que os estudantes de hoje têm outras necessidades e dificuldades. 

Por exemplo, aprender a usar a tecnologia e saber como pesquisar na internet sem cair em fake news é muito importante. Na minha época, não fazia parte do ensino. Muito menos na geração dos meus pais!

pesquisa e informacao

A escola inovadora trata essas questões como parte do currículo, junto com os temas do vestibular. O ensino tradicional também lida com esses problemas, mas sem tanta ênfase. 

Essa abordagem das escolas inovadoras traz várias vantagens para os alunos:

  • A aula fica mais interessante.
  • Ensina o método científico.
  • Desenvolve criatividade, resolução de problemas, liderança, e várias outras habilidades.
  • Ensina autonomia.
  • Dá espaço para diferentes tipos de inteligência.

Se a criança é exposta a esses métodos desde pequena, fica mais fácil criar gosto por estudar, já que até as aulas mais chatas têm algo que chama a atenção.

Quais são as características das escolas inovadoras?

Praticamente todas as escolas inovadoras têm alguns elementos em comum:

  1. Autonomia: os alunos constroem o conhecimento com apoio dos professores. O conteúdo não é “passado” diretamente a eles.
  2. Uso de tecnologia: a tecnologia amplia as experiências de aprendizado. Envolvem plataformas online, salas de aula multimídia, ensino de programação, entre outros.
  3. Ensino personalizado: os professores levam a bagagem cultural e acadêmica dos alunos em consideração na hora de ensinar. Algumas escolas têm projetos de ensino individuais. 
  4. Experiências: os alunos aprendem de forma prática, com experiências, projetos ou atividades em grupo.
  5. Desenvolvimento socioemocional: habilidades como inteligência emocional, empatia, comunicação e trabalho em equipe são integradas ao currículo regular.
  6. Foco em problemas: as aulas têm conexão com o mundo real e com as experiências dos alunos fora da sala de aula. Isso os prepara para lidar com esses problemas quando eles saem da escola.
  7. Inovação: a inovação e a criatividade fazem parte do processo de ensinar. As escolas inovadoras incentivam projetos artísticos, científicos, tecnológicos ou de empreendedorismo. 

As escolas colocam esses atributos em prática a partir de metodologias ativas de ensino. Existem várias, mas as mais comuns são: 

  • Aprendizagem baseada em problemas: os alunos relacionam os conteúdos das disciplinas com situações do cotidiano e tentam resolver algum problema real.
  • Aprendizado em pares: divisão e troca de ideia entre os colegas, para aprender com os demais. 
  • Sala de aula invertida: é quando a escola oferece material e conteúdo complementar para os alunos assistirem antes da aula, e chegarem em sala preparados para discutir os temas.
  • Projeto maker: projetos manuais multidisciplinares e relacionados com as disciplinas.
quatro alunos durante a aula de maker do colégio ph

4 exemplos de escolas inovadoras em São Paulo

Escola Lumiar

fachada da escola luminar no morumbi

A Lumiar é uma rede de escolas particulares que desenvolve aprendizagem baseada em projetos. Ao invés de ter aulas como Português, Geografia, Matemática, etc, a carga horária se divide em “projeto” ou “oficina”.

A Lumiar também tem um “currículo em mosaico”, com uma trajetória pedagógica personalizada para cada aluno.

O mosaico é uma plataforma digital em que professores, alunos e família acompanham o desempenho do aluno. Ali, identificam as habilidades e dificuldades de cada um.

Outros detalhes da metodologia da Lumiar são:

  • Aprendizagem ativa, com rotina dinâmica e flexível. Inclui saídas de campo, atividades multidisciplinares e projetos manuais, com base nos interesses de cada turma.
  • Sistema de tutor e mestre, que substituem os “professores” comuns. Eles trabalham em conjunto na gestão de projetos com as turmas. 
  • Avaliação integrada, com mapeamento de todos os desafios e conquistas dos estudantes. As avaliações acontecem durante as próprias rotinas das aulas, sem aquela clássica e temida “semana de provas”. 🥶
  • Gestão participativa, que chama estudantes, professores e família para discutir os rumos da escola.

A Lumiar foi considerada uma das escolas mais inovadoras do mundo em 2007, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e em 2018 pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Em São Paulo, as escolas ficam em Pinheiros, Vila Olímpia e Morumbi. Também tem em Campinas, Santos, Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e Poços de Caldas (MG) e Wiltshire (Inglaterra).

👉 Clique aqui para acessar o site da escola.

Camino School

A Camino School é uma escola particular trilíngue, que alfabetiza em português, inglês e espanhol simultaneamente. 

A escola nasceu em 2020 com a ideia de preparar alunos para os desafios do mundo real. Faz isso por meio de aprendizagem ativa e desenvolvimento socioemocional dos estudantes. 

Os pilares desse projeto educacional são:

  • Aprendizagem ativa e autonomia do aluno, com o professor sendo um facilitador.
  • Uso de tecnologia como ferramenta para ensinar.
  • Projeto trilíngue, mesmo se o aluno não souber outros idiomas antes de entrar na escola.
  • Avaliações contínuas e variadas, durante a própria rotina dos alunos.
  • Currículo próprio montado a partir de referências internacionais em educação.
  • Atividades complementares após o horário das aulas regulares.
  • Centro de referência em aprendizagem ativa para formação dos professores.

Outro diferencial é um programa de Bolsas de Estudo para alunos de baixa renda. É um programa em que uma família “adota” outro estudante e paga parte da mensalidade. A proposta é bem bacana, de ensinar diversidade na prática. 😁

Essa proposta inovadora fez a Camino School ser finalista de um prêmio internacional de melhor escola do mundo em 2023.

👉 A escola fica em Pompeia. Clique aqui para acessar o site da escola.

Colégio Equipe

fachada do colégio equipe em são paulo

O Colégio Equipe é uma escola particular fundada em 1968, com projeto de ensino focado em pensamento crítico e educação participativa, desde aquela época. 

A proposta pedagógica é chamada de Metodologia Problematizadora de Ensino. Nela, os próprios alunos participam das escolhas curriculares, e desenvolvem habilidades de leitura de mundo e resolução de problemas durante as aulas.

O senso de participação é tão forte que os alunos participam até da organização do recreio, e de um grêmio estudantil com participação de todos. Esse processo trabalha empatia, liderança, criatividade e trabalho em equipe.

Um detalhe interessante é que a escola não abriu mão desse posicionamento mesmo durante a ditadura militar. A direção se orgulha do colégio ser um “espaço de resistência democrática” durante um período tão opressor.

Naquela época a escola foi palco de shows de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé e Paulinho da Viola. As apresentações foram organizadas pelo então aluno Serginho Groisman. 👀

👉 O Colégio Equipe fica em Higienópolis. Clique aqui para acessar o site da escola.

Escola Viva

fachada da escola viva em sp

A Escola Viva é um colégio particular fundado na década de 1970, com projeto pedagógico focado em formação cultural e em sustentabilidade. Ela foi recentemente adquirida por um grupo de ensino com participação em vários colégios particulares.

Os pilares da escola estão relacionados com questões modernas, que vão além do conteúdo de sala de aula:

  • Diversidade, que inclui a criação de um Comitê Antirracista.
  • Sustentabilidade, tanto em instalações como em práticas pedagógicas.
  • Excelência, principalmente acadêmica.
  • Experimentação e liberdade para os alunos.
  • Ousadia, para sugerir pautas e solucionar problemas.

Cada série trabalha com questões-problema que os alunos investigam. A partir desse processo, desenvolvem projetos e estudam o conteúdo das matérias para os vestibulares.

Os professores avaliam as turmas durante todo o processo, para entender quais habilidades eles já desenvolveram, e no que precisam melhorar.

No Ensino Médio também existem os chamados momentos de protagonismo, em que os próprios alunos montam oficinas ou clubes, com base nos interesses de cada turma.

👉 A Escola Viva fica na Vila Olímpia. Clique aqui para acessar o site da escola.

Vale a pena estudar em uma escola inovadora? 

As escolas inovadoras oferecem ensino completo, de alta qualidade, e costumam ter excelente infraestrutura. Em termos de performance acadêmica, elas não são necessariamente melhores que as tradicionais. 

Vale a pena matricular seus filhos se eles tiverem perfil mais livre e autônomo, ou se você deseja encorajar valores diferentes dos das escolas tradicionais.

Alguns tipos de pessoa amam essa abordagem, mas funcionam melhor com um ensino mais rígido e fechado mesmo.

Depende muito do aluno e dos seus objetivos acadêmicos ou profissionais. Independente do caso, vale pelo menos conhecer as escolas perto de você!

Como escolher a melhor escola?

Independente se a escola for tradicional ou inovadora, vá conhecer pessoalmente as instalações e a proposta pedagógica. 

Faça uma lista das que mais gostar, visite as unidades, faça perguntas sobre os métodos, e envolva seus filhos na decisão final.

Se estiver em dúvidas, ou ainda na fase de pesquisa, leia os guias de melhores escolas de São Paulo do blog do Tomo dos Pais. São posts completos sobre como a escola funciona, incluindo avaliações de quem já estuda lá.

Depois de escolher, participe ativamente da educação do seu filho. Uma boa escola ajuda, mas o sucesso só chega mesmo se você participar, apoiar e celebrar junto com ele.

O Tomo dos Pais foi criado para te ajudar em todos os aspectos dessa missão. 🤝 Temos um serviço personalizado de dicas de conteúdo para ajudar pais a tornarem a vida de seus filhos épica. 🧙‍♂️

São dicas de passeios, atividades ao ar livre, projetos de ciência e muito mais, que ajudam na hora de montar a rotina das crianças. Ao assinar você recebe dicas semanais com base no seu perfil e no interesse dos seus filhos. Clique aqui para conhecer!