personagens do filme através do aranhaverso

Os 28 melhores filmes para crianças de 10 a 12 anos

Toda criança deveria assistir esses filmes antes de fazer 13 anos! 🍿 

Esta lista dos melhores filmes para crianças de 10 a 12 anos tem opções para todos os gostos. Clássicos, novidades do cinema, educativos, comédias bobinhas, desenhos animados, vencedores do Oscar e muito mais.  

Montamos essa seleção com base em recomendações dos pais, avaliações de críticos e classificação indicativa. Demos prioridade para as que estão em streaming ou tem no YouTube, pra ficar fácil de assistir.

Agora não faltam opções para a próxima noite de filmes com a família, né? 💗 Boa leitura (e bom cineminha)!

Ah: enquanto estiver lendo, fique atento ao emoji de lâmpada.💡 Sempre que ver, terá uma recomendação bônus sobre algum filme, estúdio ou franquia.

Filmes para crianças de 10 a 12 anos na Netflix

A Netflix tem filmes legais de vários gêneros, de animação a musicais. Também tem algumas franquias clássicas e filmes novos bacanas.

Karate Kid (1984)

Assistimos muito esse na Sessão da Tarde. 😂

Um clássico que ensina lições valiosas sobre nunca desistir, respeitar os rivais e praticar atividade física. Filme de aventura bem bacana para as crianças, com personagens carismáticos e fáceis de se identificar.

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

💡 Se as crianças gostarem do primeiro, vale assistir os outros filmes da franquia. Também tem uma versão de 2010, com o Jackie Chan.

A Netflix também tem uma série que continua a história do Karate Kid original vários anos depois. Se chama Cobra Kai, é bacana para adultos (por causa da nostalgia) e para crianças na faixa dos 12 anos (pela história mesmo).

Meu primeiro amor (1991)

História super fofinha sobre o primeiro amor de dois adolescentes.

Mas o final é triste. Tipo, muito triste, mesmo. É um filme para ensinar sobre o amor e sobre perda, por isso é melhor para crianças um pouquinho mais velhas.

Na dúvida, assista antes de passar para as crianças, ou veja essa cena aqui.

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

A Família Mitchell e a revolta das máquinas (2021)

Filme de animação engraçado, emocionante e muito divertido para crianças e adultos de todas as idades. Altamente recomendado para ver com toda a família. Fala sobre uma adolescente que está indo para a faculdade, mas tem a jornada interrompida quando todos os eletrônicos do mundo enlouquecem!

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

O Castelo Animado (2004)

Animação simplesmente linda! É uma história cheia de aventura, tem ensinamentos importantes sobre crescer, e cenários e temas bem diferentes dos filmes de animação normais. Ideal para toda a família assistir junto.

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

💡 Se gostar desse filme, tem várias opções do Estúdio Ghibli para assistir. É um estúdio japonês super conhecido, famoso por abordar temas complexos de forma muito sensível, como guerra e preservação do meio-ambiente.

Alguns bem legais são:

  • O serviço de entregas da Kiki, sobre independência e confiança na adolescência.
  • A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar.
  • Meu Amigo Totoro, sobre a importância da amizade e da família.

Tem vários filmes legais para adolescentes, mas alguns dos mais famosos tem cenas violentas ou tristes, como Vidas ao Vento ou Princesa Mononoke. São opções legais, mas vale assistir sozinho antes para ter certeza que seu filho ou filha está preparado.

Clique aqui para conhecer o catálogo completo da Netflix!

👉 E se a família gosta de animes, clique aqui para ver uma lista com os melhores para assistir junto.

13: O musical (2022)

Recomendado para crianças de 10 a 12 anos porque fala sobre os altos e baixos da adolescência. Aborda temas começar essa fase da vida, os marcos dessa época, fazer novos amigos em uma cidade nova… E as músicas também são ótimas. 😉

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993)

Um dos filmes de aventura mais clássicos! Altamente recomendado porque é sobre um assunto que adolescentes normalmente amam, os dinos.

Indicado para crianças mais velhas, na faixa de 12 anos. Tem algumas cenas mais tensas e assustadoras, como algumas cenas de suspense com os dinos.

Recomendamos que você assista a cena dos velociraptors na cozinha e a cena do ataque do T-Rex para decidir se os seus filhos estão prontos para o filme.

🍿 Clique aqui para assistir na Netflix

💡 O filme tem várias continuações e novas versões. Não são tão icônicas, mas se as crianças gostarem muito do primeiro filme (ou de dinossauros em geral), vale a pena assistir também. 

Filmes para crianças de 10 a 12 anos no Amazon Prime

As opções mais legais na Amazon são os filmes clássicos, daqueles que atravessam gerações! 

Escola de Rock (2003)

Filme de comédia, desses bem pastelão. História absurda, protagonista muito engraçado, e fica ainda melhor pra quem gosta de rock! 🎸

🍿 Clique aqui para assistir no Amazon Prime

Cinderela (2021)

Musical que conta uma história clássica com uma virada interessante: a princesa não quer casar, ela quer ser reconhecida! Tem reflexões importantes sobre gênero e empoderamento feminino.

🍿 Clique aqui para assistir no Prime Video

De volta para o futuro (1985)

Um dos filmes de aventura mais famosos do mundo! Filme divertido, com cenas de aventura muito legais e um protagonista super cativante. Também fala sobre temas de física, como a viagem no tempo, de um jeito bem leve.

💡 Se a família gostar do primeiro, vale a pena assistir os outros filmes da trilogia também!

🍿 Clique aqui para assistir no Prime Video

Curtindo a vida adoidado (1986)

Outro clássico, que muita gente considera uma obra-prima. É um filme de aventura com um personagem que gosta de se divertir e não está nem aí pra nada, e outro que está sempre preocupado com o que pensam dele.

Só precisa conversar bem com as crianças, para elas não aprenderem lições erradas sobre disciplina. 👀

🍿 Clique aqui para assistir no Prime Video 

Crepúsculo (2008-2012)

Saga clássica que as meninas amam. Tem bastante romance, cenas de ação e vários obstáculos para o casal principal superar. Indicado para crianças a partir de 12 anos.

Recomendamos assistir junto com as crianças, para explicar algumas situações que aparecem na tela.

🍿 Clique aqui para assistir no Prime Video

Scooby! O filme (2020)

Versão nova da série clássica, em animação 3D. Tem cenas fofinhas, perseguições, comédia, algumas mais intensas e emocionantes. E envolve as crianças a tentar descobrir o mistério enquanto os personagens investigam, igual na série clássica.

E também tem umas partes cenas lindas do Salsicha criança e do Scooby filhote. 🤧

🍿 Clique aqui para assistir no Prime Video

Filmes para crianças de 10 a 12 anos no Disney+

O Disney+ é a casa das grandes franquias. Star Wars, as princesas clássicas, todas as animações da Pixar, heróis da Marvel, e muito mais. Ótimos filmes para crianças de 10 anos ou mais!

Star Wars (1977-2022)

A história de ficção científica mais clássica! Os filmes têm ação, romance, aventura e comédia. Ideal para a faixa etária de 10 a 12 anos e para adultos também. Ensina bastante sobre disciplina e até um pouquinho de filosofia e política.

Tem vários filmes para assistir no Disney+. Recomendamos assistir a primeira trilogia (episódios IV, V, VI) e, se gostar, seguir vendo os demais.

🍿 Clique aqui para assistir o primeiro Star Wars no Disney+

💡 Como tem muitos filmes de Star Wars, muita gente fica confusa sobre a ordem certa de assistir. Neste texto aqui tem várias opções.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2019-2023)

Saiu um filme do Aranhaverso em 2019 e a continuação em 2023. Ambas são incríveis! Elas tem vários personagens marcantes dos quadrinhos, são engraçadas, divertidas, e a arte é linda. Ótimos para a faixa de 10 a 12 anos.

🍿 Clique aqui para assistir o filme de 2018 no Disney+ 

Divertida Mente (2015)

Animação que ensina sobre saúde mental e inteligência emocional de forma muito suave e divertida. Mostra que cada sentimento é importante e tem o seu papel, mesmo os negativos, como a tristeza. Ideal para assistir em família e conversar sobre a história depois!

🍿 Clique aqui para assistir no Disney+

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Animação super diferentona da Disney! Usa um estilo bem específico, chamado stop motion, e tem um visual mais dark e parecido com filmes de terror. 

Apesar disso, é um filme bacana para crianças a partir de 12 anos. Só precisa conversar sobre os monstros e sobre personagens mais assustadores. 

É um filme do Tim Burton, que fez filmes como Beetlejuice e Edward Mãos de Tesoura. Então o estilo é “estranho” e diferente de outros filmes clássicos.

É ideal para a época de Halloween e Natal, já que a história envolve esses dois feriados. 😉

🍿 Clique aqui para assistir no Disney+

Toy Story (1995-2019)

Toy Story é uma franquia que funciona para todas as idades:

  • Para as crianças, é um filme incrível sobre brinquedos que ganham vida.
  • Para os adolescentes, é para refletir sobre crescimento e a passagem do tempo.
  • Para os adultos, é sobre nostalgia e reviver a criança interior. Ótimo para toda a família!

🍿 Clique aqui para assistir ao primeiro filme no Disney+

O Rei Leão (1994)

Talvez o maior clássico dos desenhos da Disney. História emocionante e cheia de momentos marcantes.

Só precisa prestar atenção em algumas cenas e personagens. Especialmente o Scar, as hienas e a aquela cena famosa do pai do Simba.

Assista junto com a criança. Se precisar, pause o filme e explique porque as coisas aconteceram, lembre que é só um filme, e por aí vai. Ou fale sobre isso no final.

🍿 Clique aqui para assistir no Disney+

💡 Se as crianças gostarem do Rei Leão, aproveite o embalo e mostre os desenhos Disney das décadas de 1990 e 2000. São clássicos e seguem uma fórmula parecida. Recomendamos especialmente:

  • Alice no País das Maravilhas.
  • Hércules.
  • A Bela e a Fera.
  • A Pequena Sereia.
  • Aladdin.
  • Pocahontas.
  • Mulan.
  • Tarzan.
  • Lilo & Stitch.

Filmes para crianças de 10 a 12 anos no HBO Max

O HBO Max tem alguns filmes muito famosos no catálogo. O principal são os do bruxinho mais famoso do mundo. ⚡👓

Harry Potter (2001-2011)

A série de filmes preferida de várias gerações de adolescentes! É um mundo mágico bem diferente, com muitas surpresas e cenas fantásticas. Os primeiros filmes são mais simples e infantis, mas conforme a história avança, ficam mais sombrios. 

Ideal para ver com a família toda, mas talvez precise falar sobre cenas mais pesadas e sérias, especialmente do quarto filme em diante.

🍿 Clique aqui para assistir aos filmes no HBO Max

Os Goonies (1985)

Um grupo de amigos descobre um mapa do tesouro e começam a seguir as pistas. Quer enredo mais interessante para uma criança ou adolescente? 😁

Filme de aventura e comédia, com alguns personagens mais sombrios ou estranhos. Indicado para a faixa etária de 12 anos, mas também diverte muito os adultos (além de ter o fator nostalgia).

🍿 Clique aqui para assistir no HBO Max

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Mais um filme do Homem-Aranha, esse com atores de carne e osso mesmo. Um dos filmes de herói com melhores avaliações da crítica, com muita ação e aventura para os fãs do aracnídeo. 

🍿 Clique aqui para assistir no HBO Max

💡 Se as crianças gostarem desse, vale a pena procurar outros filmes de heróis Marvel também, já que eles seguem uma fórmula parecida. Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Vingadores, e por aí vai.

Uma aventura Lego (2014-2017)

São personagens de Lego vivem aventuras fantásticas no mundo de blocos! É uma série de filmes de animação bem simples e diretos para crianças mais novas, na faixa de 10 anos ou um pouco menos. Quem gosta de brincar com os bloquinhos costuma adorar!

Tem 4 filmes até agora. Recomendamos ver o primeiro e procurar os outros se a galerinha em casa curtir.

🍿 Clique aqui para assistir o primeiro filme no HBO Max

O Rapaz e o Monstro (2015)

Tem importantes lições sobre aceitar as diferenças, laços familiares, sobre como evoluir em conjunto e se proteger dos sentimentos negativos. É um anime muito bonito, bem colorido e com várias cenas engraçadas. 

Mas o final fica mais macabro e triste, então é indicado para crianças na faixa dos 12 anos ou um pouquinho mais velhas. Assista junto e conversem sobre os aprendizados e sobre as cenas mais pesadas.

Aqui tem um exemplo de cena intensa do filme. Assista e veja se acha bacana passar para as crianças.

🍿 Clique aqui para assistir no HBO Max

Space Jam: o novo legado (2021)

Filme para fãs de esporte. É um remake do clássico que passava direto no SBT, com o Pernalonga e o Michael Jordan.

Dessa vez é com o LeBron James e os personagens da Warner. Filme bacana sobre trabalho em equipe, que dá até uma vontade de praticar atividade física. ⛹️‍♀️⛹️‍♂️

💡 Clique aqui para assistir no HBO Max

Filmes para crianças de 10 a 12 anos que não estão em serviços de streaming

Os filmes abaixo são tão bons que vale a pena comprar em blu-ray ou alugar em algum serviço como YouTube ou iTunes. Em alguns casos, tem pra ver tudo sem baixar mesmo, no YouTube.

Tempos modernos (1936)

Um dos filmes mais clássicos da história do cinema – e está completo no YouTube pra ver de graça. 😁

É um filme mudo sobre a Revolução Industrial. É uma experiência bem diferente para as crianças, já que é preto e branco, quase não tem diálogos, e o humor é muito físico e direto.

Nem todas vão gostar ou entender o contexto do filme, mas é legal apresentar e conversar sobre.

🍿 Clique aqui para assistir completo e grátis no YouTube

Napoleon Dynamite (2004)

Esse filme é um caso engraçado: ele virou sucesso “cult” entre os adultos, mas pouca gente lembra que é um filme 100% indicado para adolescentes também!

Não tem cenas sugestivas, palavrões, humor de duplo sentido, nem nada do tipo. E dá bastante ênfase em se apoiar nos amigos para superar os obstáculos da vida.

ParaNorman (2012)

É um filme que ensina muito sobre bullying e mostra que cada pessoa tem o seu valor, não importa o quanto ela é diferente de você. O estilo de animação e a atmosfera do filme são bem diferentes de outros do gênero.

É um pouco mais sombrio e tem elementos de terror, então é mais indicado para crianças com 12 anos ou um pouquinho mais.

💡 Além desse, recomendamos assistir todos os filmes do estúdio Laika. Eles produziram poucos, mas todos são muito legais e diferentões!

Os outros filmes deles são:

  • Coraline e o Mundo Secreto (2009), sobre a imaginação e independência das crianças.
  • Boxtrolls (2014), sobre não julgar os outros pela aparência.
  • Kubo e as cordas mágicas (2016), sobre coragem e a importância da família.
  • Link Perdido (2019), sobre a imaginação infantil, com muito humor.

O Link Perdido é o único que é mais colorido e se parece com animações tradicionais. 

Todos os filmes são indicados para a faixa etária de 12 anos. É legal conversar com as crianças sobre o conteúdo dos filmes durante e depois de assistir com eles. Se preferir, veja algumas cenas antes de passar para as crianças.

Em busca do vale encantado (1988-2023)

Esse aqui passou bastante na TV aberta, mas tem um detalhe importante: É MUITO TRISTE. No final dá tudo certo, mas tem umas partes no começo que são bem pesadas.

Sério, duvido você assistir essa cena sem chorar

Antigamente passava de manhã na TV e ninguém avisou que tinha essas partes, então acho importante contar pra você, antes de passar o filme aí na sua casa. 😂

Apesar disso, é um filme com várias lições legais. Fala sobre superar os desafios, seguir com determinação em busca de um objetivo, aprender com as diferenças, e sempre apoiar os seus amigos.

💡 O filme virou uma série de desenho animado e tem como ver de graça no YouTube. Ao contrário do filme clássico, esses vídeos são bem alto astral e coloridos.

Espero que tenha gostado dessas indicações de filmes para crianças de 10 a 12 anos!

Comente aqui embaixo qual é o seu preferido para assistir com as crianças. 😉 E deixe esse post salvo nos favoritos, pois será atualizado com os melhores lançamentos!

🍿 Se você tem crianças mais novas em casa, veja também nossa lista de filmes para crianças de 3 a 4 anos!

E, se quiser mais recomendações assim, mas totalmente personalizadas para a sua família, assine gratuitamente o Tomo dos Pais! É um serviço de assinatura que vai lhe ajudar a dar uma vida épica para os seus filhos. A cada semana, você recebe recomendações únicas de filmes, séries, peças de teatro e muito mais para curtir com a família! 🧙‍♀️