menino com roupa social e chapéu de festa, com uma parede laranja e balões de festa infantil ao fundo

12 dicas para escolher um tema para festa infantil dos sonhos

Escolher o tema certo depende da personalidade e dos interesses dos seus filhos. Também tem que ver se é apropriado para a idade e se cabe no orçamento.

Complexo, né? Ainda mais ter um tema novo todo ano! E é uma escolha super importante, desde as decorações até o bolo.

Neste texto você conhecerá os passos para escolher um tema para festa infantil que tornará o aniversário dos seus filhos épico! Descubra quais são os temas da moda e veja listas com opções da moda para meninos e meninas. 🎈🎂🎈

Boa leitura! 

Como escolher o tema da festa de aniversário?

O tema ideal reflete a personalidade dos filhos. Os principais pontos para considerar na hora de escolher um tema para festa infantil:

  • As preferências das crianças.
  • O preço e a praticidade de execução.
  • A experiência que desejam criar para a festa.

As dicas abaixo te ajudarão a encontrar os temas que atendem a essas condições. No fim do post tem uma lista de temas na moda para meninos e meninas. 

Entenda os interesses dos seus filhos

Tire tempo para conversar com seus filhos para entender as paixões deles. Entenda quais temas gostam, quais são os hobbies e quais as atividades preferidas. Isso te ajudará a entender o que faz os olhos deles brilharem.

Se você sente que não tem tempo o suficiente para esses momentos, os textos abaixo te ajudarão:

Pense em vários temas

Anote várias ideias que você acha que os seus filhos podem gostar. Faça uma lista com todas as opções possíveis – não importa se elas parecem ruins de início! Depois você risca as que não gostar tanto.

Quando sobrar só os melhores temas, converse com a família para tomar a decisão final.

Envolva o aniversariante na decisão final

Deixe seu filho ou filha bater o martelo na hora de escolher um tema para festa infantil. Afinal, você está organizando, mas a festa não é sua, né? 😁

Só tem que se lembrar de não dar nenhuma opção que seja muito cara ou difícil de fazer. Antes de dar as opções, exclua todos os temas complicados.

Aí não tem aquela situação chata de empolgar com algo e você ter que negar.

Leve a idade do seu filho em conta

Decorações fofas, ou temas que mexem com a fantasia, como princesas e super-heróis, costumam combinar mais com crianças.

Adolescentes tendem a gostar de temas mais específicos ou “maduros”, como música. Inclusive, k-pop é um dos temas da moda para festas de meninas.

Festa infantil de menina decorada com balões cor de rosa e símbolos musicais e do BTS

Leve as tendências em conta

Se tiver alguma data específica que coincida com o aniversário do seu filho, vale incorporar elementos dela na festa.

Por exemplo: uma festinha de aniversário de menina no dia 23 de setembro pode ter decoração com cores vivas e muitas flores, já que é o início da primavera. 🌷

Do mesmo modo, se tiver algum tema muito em alta na época, adicione ao tema da festa. Por exemplo, alguma animação que lançou perto da data de aniversário da criança.  

Se inspire nos filmes, séries e livros e games

Se o seu filho gostar muito de alguma história ou personagem, incorpore-as na festa de aniversário. Isso aumenta a ansiedade para a festa e torna o momento mais mágico.

Sempre que puder, acompanhe o que seu filho está lendo, assistindo ou jogando. Além de te ajudar na escolha do tema da festa infantil, é uma das melhores formas de passar tempo de qualidade e criar uma conexão familiar forte!

Decoração de festa infantil masculina de Minecraft

Veja abaixo listas de assuntos que estão sempre em alta entre as crianças:

Pense na aplicação do tema

Leve em consideração a decoração, convites, bolos, enfeites de mesa, painéis e tudo o mais na hora de escolher um tema para festa infantil.

É fácil de fazer? Será que fica bonito? Tem pra comprar aí na sua cidade, ou precisa pedir pela internet? Será que chega a tempo?

Tudo isso é fundamental na hora de escolher. Não adianta o tema ser bonito se a festa não for legal!

Planeje atividades relacionadas ao tema

Sua filha gosta de passear a cavalo? Um tema country pode ser uma boa escolha.

Gosta de futebol? Uma festa do time dele vai agradar.

Essas atividades tornam a festa mais divertida e ajudam a ditar o tema.

Você também pode fazer o contrário: escolher o tema, e depois pensar nas atividades para o aniversariante e os convidados.

Escolha o local da festa

Considere se a festa vai ser em um lugar fechado, parque, ou dentro de casa mesmo. Você precisará adaptar as decorações, luzes, e até o tema de acordo.

Por exemplo: talvez não seja tão legal escolher um tema de natureza se a festa for dentro de um apartamento. E se for em um espaço aberto, vale pensar em algo que combine com atividades ao ar livre.

Selecione um tema prático

Não adianta pensar em um tema incrível, mas que é mega mirabolante e difícil de executar. Pense no tempo que você tem disponível, se é fácil encontrar as decorações e se cabe no orçamento.

Modifique e adapte as ideias até encontrar algo que cabe na sua realidade atual. 

Personalize o tema 

Depois que escolher o tema, tente deixá-lo único e especial. Procure elementos que reflitam o que o seu filho mais gosta.

Por exemplo, se o tema for “floresta”, ao invés de ter os animais genéricos, como leões e zebras, coloque os animais preferidos do seu filho.

Esse toque especial ajuda a festa a tornar única, mesmo se você fizer um tema super popular. 

Pesquise os temas da moda

Tente acompanhar o que está na moda entre jovens na faixa de idade do seu filho.

Pode ser um jogo de videogame do momento, uma série, ou até um estilo de música, no caso do kpop.

Quais temas de festa infantil estão na moda em 2024?

Existem muitas opções de temas de festa infantil em alta em 2024. Seus filhos podem explorar o espaço com temas de astronauta, fazer um gol de placa em temas de futebol, ou ajudar a salvar o dia com o super-herói preferido dele.

Suas filhas podem viver um verdadeiro dia de princesa junto com as personagens da Disney, passear no campo com um tema de natureza, ou tirar várias fotos fazendo o coraçãozinho do k-pop.

grupo de kpop posando para foto fazendo um coraçãozinho com os dedos

Uma das principais dicas é acompanhar os lançamentos para crianças e adolescentes. Entender sobre os animes da moda, os lançamentos de jogos, e os principais filmes. Dois bons exemplos de temas nesse estilo são:

🕸 Homem-Aranha, por causa dos filmes novos e por ser um herói bem tradicional.

🌺 Barbie, um dos temas clássicos que está sendo revitalizado por causa do filme que estreou em julho. 

Fora os lançamentos, tem alguns temas clássicos, que continuam sempre em alta porque gerações de crianças os amam. São os casos de temas de princesas ou esportes.

Opções de temas de festa infantil em alta para se inspirar

Milhares de pais visitam todos os meses as listas de melhores temas de festa de meninos e meninas do tomo dos pais. 

É um levantamento com diversos temas para meninos, meninas e até para irmãs que fazem aniversário juntas.

Todos os textos têm dicas valiosas, como:

  • A lista de temas.
  • Porque eles estão em alta.
  • Ideias de decoração.
  • Fotos para te inspirar.
  • Idade recomendada.
  • E muito mais!

👇 Para ver os detalhes e conhecer as listas, é só clicar nas imagens abaixo!

Qual é o melhor tema para a festa de aniversário?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Cada tema depende dos interesses, preferências e personalidades da criança ou adolescente. O que é perfeito para um, pode ser chato para outro. 

Por isso a festa precisa refletir os gostos do seu filho ou filha, e é legal o aniversariante participar da decisão final.  

Inclusive, pode ser que você não goste dos interesses dos seus filhos, ou não entenda. Não importa, viu? Você está fazendo, mas no fim do dia, a festa não é pra você.

Talvez você não saiba nada sobre o videogame preferido dele, ou ache o filme que ele mais gosta meio bobo. Ainda assim é importante apoiar e fazer a festa, se ele quiser muito e você tiver condições.

Quando tomar a decisão, não esqueça de comentar aqui embaixo qual foi o tema da festa! 🤗