Pai, mãe e dois filhos sorrindo enquanto brincam com jogo de tabuleiro na mesa da sala

14 formas de dar atenção aos filhos mesmo durante a correria

Dar atenção aos filhos é fundamental para eles crescerem com saúde mental. Mas se você não tem conseguido fazer isso, não se desespere: muitos pais passam por essa situação.

Neste texto, você descobrirá as melhores dicas de como dar atenção aos filhos. Em resumo, são duas estratégias que você pode fazer diariamente:

  • Aprender a passar tempo de qualidade com seus filhos.
  • Dar a chamada “atenção positiva”, que significa motivar seus filhos por meio do afeto.

Por que tem pais que não dão atenção aos filhos?

Os principais motivos são a dificuldade em equilibrar família e trabalho. É uma situação comum principalmente em casos de pais ou mães solos. Nesta situação, foque na qualidade do tempo e não na quantidade de horas.

Um dos efeitos da rotina muito intensa é não conseguir acompanhar os filhos de perto. Segundo uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, metade dos pais de crianças de 3 e 4 anos não se envolve no aprendizado. 

Também existem os pais que até passam tempo com os filhos, mas sem realmente dar atenção. Por exemplo, quando sempre usam o celular quando estão a sós com as crianças.

Será que você faz parte destas estatísticas? Repense sua rotina, a falta de atenção aos filhos pode ter consequências sérias.

Estes artigos do nosso blog podem te ajudar a dar o primeiro passo:

O que acontece quando os pais não dão atenção aos filhos?

  • Falta de autoconfiança e problemas de autoestima. 
  • Dificuldades em enfrentar os problemas e desafios.
  • Se abala facilmente com críticas e com os insucessos.
  • Replica o comportamento distante em relacionamentos futuros.
  • Tem dificuldade para se relacionar com outras pessoas.
  • Sente dificuldade em sair da zona de conforto. 

Dar atenção aos filhos é o primeiro passo para ensiná-los mais sobre si mesmos e sobre os outros. Quando as crianças têm boas relações com os pais, elas entendem desde cedo que são seres humanos capazes e amados, com o poder de mudar o mundo. 💪

Quando os pais não sabem dar atenção aos filhos, eles enfrentam problemas de autoimagem. Se sentem infelizes e insuficientes. Essa insegurança cresce com o passar do tempo e pode ter consequências graves, como depressão.

Dicas práticas de atenção dos pais aos filhos

Na lista abaixo tem dicas para bebês, crianças e adolescentes. Algumas são bem práticas, outras precisam de um pouco de planejamento:

Use linguagem não-verbal

O jeito mais simples de dar atenção aos filhos é sorrindo e fazendo contato visual com eles. Desde quando eles são recém-nascidos, até o resto da sua vida. 😁

Isso mostra que você está totalmente concentrado neles quando estão juntos.

Demonstre afeto fisicamente

Beije, abrace, faça carinho, e pegue seus filhos no colo. Essa é a demonstração mais pura de que eles realmente são amados.

Se for bebê ou criança, faça várias vezes ao dia. Se for adolescente, vá medindo conforme o seu filho ou filha gosta de contato físico. Às vezes, nessa fase os adolescentes não gostam tanto ou ficam com vergonha. Na dúvida, pergunte!

Se você ainda não tem o hábito, comece aos poucos. Pode fazer na hora de levar à escola, ou antes de dormir, por exemplo.

filha sorrindo no colo do pai em um espaço aberto

Incentive com palavras e ações

Torne estas expressões parte do seu vocabulário diário sempre que seu filho fizer algo bom:

  • Você é um filho incrível.
  • Adorei o que você fez. 
  • Você manda muito bem na escola (ou em qualquer outra coisa).
  • Me orgulho de você.
  • Te amo muito.
  • Você me faz feliz.

Mesmo quando tiver críticas, reforce o lado positivo. Por exemplo: as crianças não fazem os melhores desenhos (tecnicamente falando), mas se esforçam muito. 

Elogie o empenho e diga para continuar praticando para criar obras ainda melhores. Depois cole o desenho na geladeira para todo mundo ver. 

Elimine as distrações

Quando estiver com eles, abandone todas as distrações: celular, televisão, trabalho, estudos e por aí vai. Tudo mais deve ficar em segundo plano. 

Dar atenção aos filhos não é apenas estar de corpo presente, é se envolver completamente no mundo deles.

Incentive a imaginação

Teste este exercício para transformar momentos do cotidiano em aventuras com crianças pequenas. Quando seu filho perguntar porque o céu é azul ou quão profundo é o mar, devolva a pergunta.

“Por que você acha que o céu tem essa cor? Será que o mar é muito fundo? Como será que dá pra contar as estrelas do céu?”

As respostas podem dar origem a conversas interessantes, histórias, desenhos e muito mais. 

Mostre interesse

Quando ver seus filhos fazendo uma atividade, separe alguns minutos para observar e interagir. Pergunte o que estão fazendo, como funciona. E, se tiver mais tempo livre, pergunte se pode participar. 

Se você perceber que seus filhos estão encantados, incentive a atividade, seja qual for.

Se for desenho, compre lápis novos, desenhe com ele. Se for música, compre ingresso para um show, e assim por diante. 

Crie rituais em família

Rituais são momentos especiais que se repetem sempre, de forma previsível, e podem ser compartilhados por todos. Alguns exemplos são:

  • Noite de cinema, pizza, ou jogos de tabuleiro
  • Ir ao mercado comprar ingredientes e cozinhar um prato especial.
  • Sair para jogar bola todo final de semana.
  • Fazer um passeio diferente todos os sábados.

Repita sempre que possível. Se possível, façam toda semana. Assim pais e filhos já reservam esse espaço na agenda para ter atenção total durante o evento.

Aproveite os pequenos momentos

Ir ao mercado ou ao banco, lavar a louça e fazer faxina também são chances de dar atenção aos filhos. Peça ajuda e aproveite o tempo para conversar sobre o dia dos seus filhos e descobrir mais sobre os seus gostos.

Para as crianças menores, siga o exemplo abaixo para saber como fazer. É uma lista de “missões” inspiradas em jogos de RPG para fazer as tarefas domésticas. 

O primeiro item da lista fala que diabinhos invadiram o quarto e agora ele precisa de uma limpeza. O segundo fala para preparar a mesa para um banquete, depois para vencer o monstro do aquário.

Jeito bem criativo de transformar tarefas domésticas em aventuras! 😉 No caso da imagem, foi para o marido 😂 mas você pode adaptar para seus filhos menores.

lista com tarefas de casa transformadas em aventuras

Ajude com a escola

Dentro do possível, pare o que estiver fazendo quando seus filhos quiserem contar algo da escola. Nessa fase da vida, eles fazem amigos e passam a maior parte do dia lá. 

Dê dicas e conselhos sobre como lidar com os colegas e ajude a fazer as lições.

Caso seus filhos não tomem a iniciativa de falar sobre a escola, puxe o assunto. Pergunte como foi o dia, o que estão aprendendo e se está gostando.

Converse com seus filhos sempre que puder

Peça para te contarem uma coisa boa que aconteceu no dia. Olhe nos olhos enquanto eles falarem. Depois, faça perguntas sobre o assunto para manter a conversa fluindo. 

Tente não falar muito de si nesse momento, só se eles perguntarem. 

Quando seus filhos estiverem fazendo algo, faça perguntas inteligentes. Se for videogame, pergunte se estão ganhando, qual jogo é, ou se é difícil. 

Nessas horas não se estenda muito para não ficar forçado ou atrapalhar. A ideia é mostrar que você está disponível sempre que quiserem conversar. 

Mesmo que vocês não tenham o hábito de trocar ideia, se repetir isso por algumas vezes eles tomarão mais iniciativa de te contar o que está acontecendo. 

Foque no que seu filho faz bem

Elogie seu filho sempre que ele se esforça para fazer algo. Foque sua energia nisso, não em tentar corrigir o que ele faz de errado. 

Oriente e discipline, mas não aponte as falhas todo o tempo. Assim seu filho se sentirá sempre inspirado a seguir em frente e melhorando.

Quando tiver alguma crítica, fale de forma educada. Mostre que seu objetivo é melhorar, não apontar culpados por algum problema. 

Não faça comparações

Não compare seu filho com os irmãos, com crianças que você viu em redes sociais, ou filhos de amigos. Nem para dizer que ele é melhor, nem para dizer que é pior.

Você pode incentivar competitividade desnecessária ou ferir a autoestima, mesmo que não seja a intenção. 

Encontre interesses em comum

Fica mais fácil dar atenção aos filhos quando a atividade é prazerosa para todos. Sugira várias atividades e veja o que combina com você e seus filhos. Deixe seu filho fazer o mesmo.

Tente deixar um tempo da semana reservado para esses momentos. Com o tempo vocês descobrirão que têm mais em comum do que imaginam! 

pai segurando bebê no colo e beijando no rosto

Converse e brinque com seu bebê

Estas são dicas específicas de como dar atenção para seu bebê, mesmo quando ele ainda não entende o que você fala. Esta é a primeira forma dele descobrir o mundo! 

  1. Toque os pés do seu bebê com delicadeza.
  2. Conforte quando ele chorar.
  3. Sorria quando ele sorrir pra você.
  4. Explique o que estão fazendo para o bebê ouvir a sua voz.
  5. Quando o bebê fizer algum som, responda de volta.
  6. Tente entender o que interessa o seu bebê e o encoraje a explorar.
  7. Faça várias brincadeiras diferentes com ele.

Assine o Tomo dos Pais

É um serviço que oferece dicas semanais de como dar atenção aos filhos direto no seu e-mail. São dicas e sugestões de atividades personalizadas para sua família, desde passeios, até shows e novas brincadeiras.

O objetivo principal é tornar a vida dos seus filhos épica e facilitar a sua vida na hora de planejar o lazer dos pequenos e pequenas! 🧙‍♀️🧙‍♂️ Clique aqui e conheça mais.