Bebê sentado no chão com diversos brinquedos espalhados ao redor

Brincadeiras para berçário: 30 opções e como fazer

As brincadeiras para berçário são um dos momentos preferidos do seu bebê! Afinal, é um tempo que ele passa com os pais, descobrindo o mundo, conhecendo novos sons, imagens e texturas. Por isso, brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, desde os primeiros anos.

Mas é normal não saber o que fazer na hora de entreter os filhos, ou então precisar de um empurrãozinho para desenvolver novas atividades.

Se esse é o seu caso, nossa seleção de brincadeiras para berçário vai fazer seus olhos brilharem 🤩

O que são brincadeiras para berçário?

Você certamente já ouviu em alguma propaganda as frases “aprender brincando” e “brincar faz bem”, não é mesmo?

Pois saiba que por trás do jargão está uma grande verdade.

Brincadeiras para berçário são importantes para a saúde, elas ajudam na coordenação motora, comunicação, empatia e outras áreas. 

Inclusive, diversos estudos internacionais apontam melhorias na saúde física relacionadas aos momentos lúdicos, em todas as faixas etárias.

Como os bebês veem o mundo?

Falando em termos literais, eles nascem com a visão embaçada. Mas, sendo mais abrangente na definição, brincadeiras para bebê são uma outra forma que eles tem de “enxergar” o mundo.

Alguns afirmam que a brincadeira é a linguagem da infância

Antes mesmo de aprender a se movimentar ou a falar, os bebês já se expressam por meio da diversão. São as primeiras formas de explorar, antes mesmo de engatinhar.

bebe brincando com irmao mais velho

Para escrever esse texto, conversamos com Rafael Ito, pai de dois meninos, um de 2 e outro de 5 anos, para entender melhor o que os momentos de brincadeira representam.

Brincar foi seu modo de participar da construção do mundo deles. Veja seu depoimento:

Eu sempre trabalhei e fiquei fora o dia inteiro. Quando voltava, já tinha acontecido 90% das coisas em casa… Brincando você se sente parte, você está dedicando um tempo só para os filhos. Brincar é também uma construção de si mesmo.

Rafael Ito, pai.

Em resumo, podemos dizer que as brincadeiras para bebês:

  • Guiam os bebês pela descoberta dos sentidos.
  • Ajudam a entender o mundo à sua volta.
  • São um modo de se conectar com os interesses e personalidades deles.
  • São uma maneira de estar presente, apesar da rotina exaustiva de trabalho. 

10 benefícios das brincadeiras para berçário

De modo geral, brincadeiras para bebê promovem o desenvolvimento físico, social, cognitivo e emocional. Contudo, depende das atividades realizadas e de que maneira os pais se envolvem.

Entre alguns dos benefícios cientificamente comprovados, podemos citar:

  1. Fortalece o sistema imunológico: lembra daqueles comerciais falando que “se sujar faz bem”? O fundamento para eles é o contato com microorganismos, para criação de anticorpos.
  2. Afasta o sedentarismo: criar o hábito de se movimentar desde cedo estimula a inteligência corporal.
  3. Aprimora a percepção: a atenção também precisa, e pode, ser treinada por meio dessas brincadeiras para bebês.
  4. Favorece a criatividade: se você é mãe de primeira viagem, ainda vai se surpreender muito com a forma como os seus filhos enxergam o mundo! Brincando, ele imagina e cria mundos fantásticos.
  5. Desenvolve o corpo: especialmente antes do primeiro ano, brincar é um bom modo de estimular as primeiras noções de coordenação e força corporal.
  6. Trabalha a comunicação: como já falamos, brincar é uma linguagem, e um dos primeiros modos como eles se comunicam com as pessoas.
  7. Promove a empatia: brincar com os pais, irmãos ou amiguinhos é um dos modos de introduzir o conceito de “outro”.
  8. Autoconhecimento: sobretudo nos primeiros anos, o bebê não conhece a si mesmo e nem o próprio corpo; aos poucos ele vai explorando estes conhecimentos.
  9. Fonte de Vitamina D: esta é para os casos em que já é possível levar o bebê para parquinhos ou para brincar no sol!
  10. Acaba com o tédio e com a tristeza: e os bebês adoram brincar!
Criança pequena passando os dedos por cima de um livro colorido na sala de estar.

Quando os bebês começam a se desenvolver?

Frequentemente ouvimos que “as crianças só aprendem a partir dos seis anos” ou outras idades escolhidas arbitrariamente. Mas, a verdade é que eles aprendem desde o útero!

Hoje sabemos que, durante os seis meses de gestação, seu filho ou filha aprende diversas ações, como os primeiros movimentos respiratórios. Ele até sorri e faz caretas, segundo uma pesquisa das Universidades de Durham e Lancaster, no Reino Unido.

E, claro, chutam muito a barriga da mãe! 😝

Portanto, mesmo se for recém nascido, já pode (e deve) receber estímulos para começar a entender aquilo que o rodeia. E as brincadeiras para bebês são um dos melhores modos!

As brincadeiras para bebês são muito importantes para o desenvolvimento. Não apenas por estes motivos, cientificamente documentados e encorajados por especialistas, mas também por toda uma dimensão simbólica e afetiva.

Aqui n’O Tomo dos Pais, acreditamos que a família é uma das estruturas mais fortes e fundamentais na vida de uma pessoa e na sociedade. Brincar não é só um jeito de se divertir, mas também de fortalecer esse laço tão importante! 

E agora que você já entende o conceito e a importância das brincadeiras para bebês, e seus benefícios para o corpo e mente, chegou a hora das dicas!

As melhores brincadeiras para berçário

“Como entreter meu bebê recém-nascido?”

“Como entreter meu filho de 1 ano?”

Muitos pais têm essas dúvidas. No entanto, com o tempo você vai ver como fica mais fácil conforme você for conhecendo mais os gostos e interesses dos seus filhos.

É importante destacar que existem brincadeiras mais adequadas para cada faixa de idade do bebê. Isto porque elas lidam com competências diferentes.

Por isso, nossa lista é dividida da seguinte maneira:

  • Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses
  • Brincadeiras para bebês de 6 meses a 1 ano
  • Brincadeiras para bebês de 1 a 2 anos

Se quiser ver listas como essa para outras idades, escreva aqui nos comentários! E não se esqueça de salvar esse texto nos seus favoritos para consultar sempre que precisar. 

Agora, vamos aprender como fazer!

Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses

É importante estimular mesmo os recém-nascidos, assim que a casa estiver pronta para recebê-los.  Nesta faixa de idade, eles já agitam as mãos e pernas, reconhecem se algo é familiar, imitam ações, sorriem e já dão os primeiros risos!

  1. Converse e leia livros para ele: nesta idade, eles já conseguem reagir aos sons. No caso dos livros, a dica aqui é escolher ilustrações com bastante contraste, para estimular a visão. 
  2. Faça caretas e agite suavemente as mãos: ele vai adorar e até tentar imitar as suas expressões!
  3. Brinque com espelhos: coloque seu bebê na frente de um espelho e observe como ele fica curioso com o próprio reflexo. 
  4. Estimule a ficar de bruços: assim, ele poderá ver o mundo de uma nova perspectiva, além de fortalecer músculos do pescoço e costas, ideais para adquirir a posição de sentado.
  5. Sorria!: uma brincadeira super simples, mas que vai arrancar boas risadas.
  6. Toques suaves: você pode estimular o tato encostando suavemente nas mãozinhas e pezinhos do bebê, ou então dobrando delicadamente os seus braços e pernas quando ele estiver deitado de barriga para cima na cama.
  7. Pegar em diferentes texturas: deixar o bebê manusear objetos seguros de várias texturas é ótimo. Chocalhos, brinquedos macios, ou esponjas, na hora do banho.
  8. Brinque com chocalhos: você pode usar garrafas plásticas e grãos para fazer um chocalho, ou comprar um de brinquedo.
  9. Pendure brinquedos no berço: o berço é um dos locais onde o bebê passa mais tempo. Para aproveitar o espaço, você pode usar móbiles para pendurar brinquedos macios, por exemplo.
  10. Explore objetos: dê diferentes objetos (que julgue seguros) para ele explorar todas as possibilidades de toques.

Brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses

Agora, o bebê já pode engatinhar e andar com ajuda! Ele já reconhece rostos de pessoas, sorri, entende dentro e fora e consegue acenar. Aqui as brincadeiras ficam ligeiramente mais complexas.

  1. Surpresa!: As brincadeiras de “cadê? achou!” são uma boa pedida. Você também pode deixar um objeto parcialmente coberto e o induza a descobrir o que há debaixo dos panos!
  2. Balanço: a sensação de se balançar suavemente no colo da mãe ou no berço os entretém e estimula seu senso de equilíbrio.
  3. Música: continue explorando os sons, com instrumentos caseiros ou colocando música para tocar.
  4. Dança: se já está rolando um som, por que não convidar a casa inteira para dançar? Ótima atividade para gastar energia e começar a desenvolver as habilidades sociais.
  5. Ensine a alcançar objetos: seja engatinhando de um ponto a outro, seja esticando os bracinhos para alcançar um brinquedo que está um pouco mais alto.
  6. Obstáculos: faça um percurso com obstáculos pela sala.
  7. Encaixar objetos: brinquedos de encaixar são uma ótima alternativa para treinar a cognição. Faça uma vez e deixe ele te imitar.
  8. Quebra-cabeças: quando ele já estiver perto de fazer um aninho, você pode começar a brincar com quebra-cabeças simples, para treinar a coordenação motora fina.
  9. Construir e destruir: se ele estiver perto de 1 ano, empilhar (e depois derrubar!) objetos como copos, para trabalhar coordenação motora fina.
  10. Teatro de dedoches: que tal despertar a curiosidade por cores, sons e movimentos? Um excelente jeito de fazer isso é com fantoches (ou dedoches, se você preferir). Aqui tem um tutorial bem legal de como fazer em casa.

Brincadeiras para bebês de 1 a 2 anos

A partir daqui, o mundo fica pequeno para tanta energia e curiosidade! É agora que eles aprendem a caminhar com confiança, explorar com propósito, e a se expressarem de novas formas.

  1. Observar a natureza: várias cores, formas e movimentos para já começar a acostumar seu nenê com o mundão fora de casa!
  2. Brincar na areia: lembra lá no início do texto, quando falamos que se sujar faz bem? Essa é a hora!
  3. Resolver problemas: encaixar, desencaixar, tirar de dentro da caixa, colocar dentro de volta, são formas de estimular a cognição.
  4. Instrumentos musicais caseiros: já sugerimos essa para os anos anteriores, mas agora seu bebê tem um senso mais apurado de propósito. Valem potes, tampas, panelas, chocalhos, e o que mais estiver disponível!
  5. Pintura com tinta: nessa idade eles ficam encantados com as cores, texturas, misturas, e formas. Vale até pintar o papai e a mamãe! 
  6. Bolhas de sabão: excelente para dentro e fora de casa, e para crianças que ainda não aprenderam a andar, ou que estão dando os primeiros passinhos. 
  7. Andar com a criança: colocar seu filho em cima dos seus pés, segurar as mãozinhas e andar com ele pela casa. Um clássico!
  8. Imitando animais: que tal incluir seu filho nas histórias que lê para ele, pedindo para que ele imite os sons dos animais?
  9. Brincar com papel: eles gostam muito de rasgar papéis e isso por si só já é uma brincadeira que o vai entreter. Mas, você pode ensiná-lo a fazer bolinhas de papel e a jogar com elas.
  10. Estimular os passos: quando ela já conseguir andar com segurança, é hora de explorar ainda mais: caminhar por lugares de pouca altura, como calçadas; brincar de pega-pega, subir e descer degraus com apoio, jogar bola…
Mãe segurando bebê no colo fora de casa e apontando para bolhas de sabão no ar

Dicas adicionais

Agora que você já sabe quais são os benefícios das brincadeiras para berçário e tem algumas inspirações de como entreter seu bebê, temos algumas dicas adicionais:

  • O local de brincar: é interessante ter um espaço dedicado para você e seu filho ou filha se divertirem, mas é igualmente importante mostrar lugares diferentes a eles. Vale a brinquedoteca do prédio, parques, espaços abertos, jardins, e afins! 
  • Brincar sozinho: por volta dos dois anos de idade, você já pode estimula-lo a brincar sozinho. A socialização é importante, mas o tempo para imaginar e criar por conta própria também.
  • Escolhendo os brinquedos: se você está em dúvida sobre quais brinquedos comprar para cada fase do desenvolvimento, a Fisher Price tem uma coleção excelente, separada por idade e por categorias. Mesmo que você não compre com eles, pode usar estes brinquedos como guia para escolher os seus 😉.

E, claro, se quiser receber sempre as melhores indicações de conteúdos para você e seus filhos, assine O Tomo dos Pais! Nossas recomendações são personalizadas para atender às suas necessidades. Assine o plano gratuito e use por quanto tempo quiser.