Criança ajoelhada assistindo TV

Com que idade a criança pode ver TV?

As telas podem ser uma boa maneira de distrair seu filho, mas é importante estar atento aos excessos. Saber com que idade a criança pode ver TV é uma ótima maneira de garantir um desenvolvimento infantil de alta qualidade.

Além de saber com qual idade a criança ou bebê pode ver televisão, você também precisa saber por quanto tempo é seguro eles assistirem – e isso muda de acordo com a idade. 

Bebê pode assistir TV?

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), a instrução básica é: a criança pode ver TV apenas depois dos 18 meses. Além disso, até os 2 anos, os pais devem estar muito atentos à qualidade dos programas.

Ou seja, com os bebês pequenos, nada de ligar em qualquer canal e sair pra tomar banho, certo? Aliás, a recomendação é que você assista junto com o seu filho o tempo todo. 

A recomendação anterior da instituição era nunca assistir TV antes dos dois anos de idade.  

Essa regra mudou porque eles descobriram que muitos bebês usam alguma tela antes dos dois anos, então mudaram a recomendação para se adequar à nova realidade em que as telas são cada vez mais frequentes.

Mesmo com a regra nova, tente evitar. Estimulando seus filhos a se divertirem sem televisão desde pequenos, você não cria o hábito.

Criança pode ver TV antes dos dois anos, mas quanto menos, melhor.

Essa é a mesma regra para qualquer tipo de eletrônico. Por exemplo, a idade certa para ter videogame segue as mesmas indicações.

Com quanto tempo o bebê começa a prestar atenção na TV?

O desenvolvimento infantil ocorre em etapas, eles começam a entender minimamente a TV por volta de 1 a 2 anos.

Se você colocar uma tela na frente de um bebê mais novo, ele vai se distrair por causa do estímulo visual ou sonoro, mas não vai compreender o que se passa.

Nessa idade ele precisa de outros estímulos também, principalmente a interação direta com os pais, por isso a presença excessiva da tela é tão problemática.

A TV nunca substituirá esse momento tão importante da relação com os filhos.

A capacidade de cognição dos bebês funciona assim:

  • Até os 3 meses: seu bebê compreende expressões e depende de vários estímulos para se comunicar.
  • Dos 3 aos 6 meses: começa a expressar melhor as emoções e a reconhecer melhor as vozes.
  • Dos 6 meses a 1 ano: desenvolve empatia e começa a querer se comunicar.
  • De 1 a 2 anos: já tem senso de humor e começa a se concentrar. 

Para acompanhar essa evolução, além de saber com que idade a criança pode ver TV, também é necessário limitar o tempo de tela de acordo

Recomendações de tempo de TV por idade

crianca assistindo tv brinquedos chao

Segundo órgãos de pediatria, como a Academia Americana ou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

  1. Abaixo de 18 meses: não devem assistir nada.
  2. Entre 18 meses e 2 anos: ainda não é recomendado, mas se quiser começar, assista a uma programação de qualidade junto com seus filhos.
  3. Entre 2 e 5 anos: máximo de uma hora por dia. Os pais também devem assistir junto com a criança.
  4. Entre 6 e 10 anos: duas horas por dia.
  5. Entre 11 e 18 anos: até três horas. “Virar a noite” assistindo TV jamais.

Para a AAP, a partir dos seis anos o mais importante não é o tempo que a criança pode ver TV por idade, e sim cultivar hábitos saudáveis para estimular seu filho a assistir o mínimo possível.

Dicas para definir o tempo que a criança pode ver TV

Se você seguir essas recomendações, a tendência é que você não precise se preocupar com vício em TV. Dá trabalho, mas vale a pena pois os benefícios são múltiplos!

  • Incentive seu filho a brincar e realizar atividades físicas em ambientes abertos.
  • Estabeleça limites diários.
  • Evite televisão na hora do almoço ou das tarefas de casa.
  • Monitore os conteúdos que ela assiste.
  • Seja o exemplo, não fique assistindo TV por várias horas.

👇 A estratégia abaixo dá autonomia para a própria criança escolher. Vale a pena aprender para quando seu filho tiver idade para seguir!

Conheça os malefícios da TV na primeira infância

Você já sabe com qual idade a criança pode assistir TV, mas também precisa ter consciência dos problemas que podem acontecer por desrespeitar essas indicações.

Segundo um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, crianças que passam muitas horas na frente da TV são mais propensas a comportamentos antissociais e violentos.

De acordo com o Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, nos EUA, o excesso de televisão também está relacionado com maiores níveis de gordura corporal, que pode se desenvolver em obesidade.

Em especial na primeira infância, outros riscos ao desenvolvimento infantil são:

  • Apatia.
  • Irritabilidade.
  • Alterações de humor.
  • Ansiedade.
  • Transtornos de sono e alimentação. 

Além disso, existem problemas relacionados diretamente com os olhos do bebê ou da criança.

A TV faz mal para os olhos do bebê?

A resposta é: sim, faz mal, e não apenas para os bebês!

Em todas as idades, o uso de aparelhos eletrônicos pode causar olho seco, dores de cabeça, fadiga visual ou até espasmo de acomodação.

Mas, no caso dos bebês, crianças e adolescentes, os olhos ainda estão em desenvolvimento. Ou seja, é importante deixá-los longe da televisão.

E aqui não é metáfora: é assistir de longe mesmo. Principalmente os mais novos, que podem chegar perto das telas atraídos pelas cores e sons.

Além da televisão em si, existem vários problemas relacionados com certas luzes emitidas por aparelhos eletrônicos. A luz azul, por exemplo, atrapalha muito o sono.

filha e pai brincando frente tv

Por que criança não pode ver TV?

Na verdade, não é bem que não possa…

Mas em qualquer idade, quanto menos ver, melhor. Principalmente durante os primeiros anos de vida.

Se tem uma frase que as gerações mais novas não gostam muito de ouvir, é esta:

“No meu tempo, a gente saía pra brincar na rua e não ficava só aí, enfiado no computador o dia inteiro.” 

Você fala isso? 😁 Se sim, sua intenção está no lugar certo, mas existem abordagens melhores para estimular seu filho a passar menos tempo assistindo TV. 

Incentive as atividades e as brincadeiras ao ar livre! Divirta-se longe da televisão (se puder ser em algum espaço aberto, ótimo!), interaja e dê o exemplo para evitar desde cedo uma exposição que afetará seu desenvolvimento infantil.

Temos várias dicas bacanas aqui no nosso blog e um serviço totalmente dedicado a te ajudar a dar a melhor vida possível para o seu pequeno ou pequena. 😉