Bebê chorando sentado na cadeirinha, sujo de comida

Como fazer meu filho parar de cuspir a comida?

Tem algumas fases da infância que transformam a cozinha, ou a sala, em uma verdadeira bagunça! 🤦 Os bebês cospem a comida quando estão aprendendo a mastigar e é preciso muita paciência para superar esse momento.

Além disso, também pode ser uma forma do bebê se comunicar, mas às vezes pode ser só birra mesmo 😂. De todo modo, todos passam por essa fase, então isso é perfeitamente normal.

Vamos explicar em detalhes porque isso acontece e quais são as melhores formas de ensinar seu filho a parar de cuspir a comida.

Se os seus filhos estão nesta fase e você não sabe mais o que fazer, temos aqui a solução para os seus problemas! 🧙‍♂️

Por que o seu filho cospe a comida?

Talvez você tenha aberto esse texto para saber como acabar com esse hábito. Mas para fazer isso, precisa saber a causa.

Existem quatro motivos principais para isso:

  • O bebê ainda está aprendendo a mastigar. 
  • Está brincando e aprendendo algo novo.
  • Está tentando comunicar algo, como não estar gostando da comida, ou estar cheio.
  • Está fazendo birra, ou tentando entender o que acontece se empurrar o pratinho no chão (tipo os gatos 😼).

As quatro situações são normais e acontecem com todos os bebês porque fazem parte do desenvolvimento deles. Também é comum eles começarem a fazer bagunça na hora da refeição de repente e, aparentemente, sem motivo. 

Vamos ver em detalhes cada uma das causas, para te ajudar a identificar o que está acontecendo aí na sua casa.

Bebê cuspindo a comida

Aprendendo a mastigar

Os dentes do bebê nascem no período entre 6 meses e 2 anos. Enquanto isso não acontece, eles usam as gengivas para “mastigar” alguns alimentos. Nesse processo, o bebê cospe a comida.

Se ele estiver ganhando peso normalmente, não precisa se estressar ou tentar forçá-lo a comer mais. Aos poucos, ele vai aprendendo a comer direitinho, conforme for aprendendo os movimentos de comer.

É sempre importante lembrar que mesmo as atividades mais simples, como mastigar, precisam ser aprendidas pelo bebê. Afinal, durante os seis primeiros meses, ele se alimentou apenas de leite. 

Quando aparece um alimento novo na frente, ele precisa aprender a lidar com ele e isso pode demorar um pouco. 

Além disso, os bebês pequenos precisam lidar com algo chamado protrusão da língua. O nome é complicado, mas o conceito nem tanto: é um reflexo natural de deixar a língua pra fora da boca.

Nessa idade ele ainda não tem controle total da boca, então o bebê cospe a comida sem querer por causa dessa característica da língua.

Nos meses seguintes, o bebê cospe a comida para aprender a controlar a língua. Essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento, porque ele aprende a devolver alimentos que não gosta ou que não consegue mastigar.

Mas no começo, ele vai cuspir tudo para aperfeiçoar essa habilidade. Se for o caso, não brigue com ele, ok? Com o tempo ele vai parar por conta própria.

Brincando com a comida

Por volta dos 9 a 14 meses, você vai notar que os bebês querem jogar as coisas no chão. Eles nem sempre fazem isso por birra, as vezes querem apenas ver o que acontece.

Parece bobinho para nós, mas é super importante para o desenvolvimento deles entender como o mundo à sua volta interage. Inclusive, muitos brinquedos para esta faixa de idade são feitos para jogar no chão.

Ou seja, você pode vê-los pegar a comida na boca e cuspir. Ou então eles podem jogar o copinho no chão, o pratinho, a colher… Pode incomodar, especialmente se fazem isso depois de um dia cheio para os pais, mas lidar com isso faz parte da jornada de ser pai ou mãe. 🤷‍♀️

Se essa situação acontece com muita frequência na sua casa, continue lendo – vamos dar algumas dicas de como fazer o filho parar de fazer essa brincadeira na hora da refeição.

Afinal, existem momentos de brincar e a hora da comida não é um deles.

Se comunicando

Não engolir ou rejeitar a comida também é uma forma de comunicação, apesar de nem sempre os pais entenderem na hora. Por isso, quando ver o seu filho cuspindo a comida, esteja atento para estas situações:

Falta de fome

Se estiver no período de introdução alimentar, pode demorar um pouco para que seu filho se acostume com a rotina de mamar e comer outras coisas. 

Se estiver perto dos 6 meses, talvez ele queira tomar leite e brincar com a comida. Ainda assim, é importante dar outros alimentos entre as refeições. Com o tempo, ele acostuma.

Não gostou da comida

O paladar dos bebês ainda está se formando, mas já existem alimentos que eles recusam por causa do sabor, tempero ou textura. Por isso, é possível que ele coloque a comida na boca e cuspa logo depois. 

Disgusted Design GIF

Nestas horas, é mais fácil se render aos alimentos “mais gostosos”, como os doces, para ter menos bagunça na hora da alimentação, mas é importante oferecer apenas alimentos saudáveis, especialmente antes dos 2 anos.

Ou seja, mesmo que o bebê cuspa de primeira, insista nos alimentos saudáveis, na medida do possível.

Se você não sabe como fazer isso ou está tendo dificuldades, temos dois textos aqui no blog que podem te ajudar:

Uma outra boa dica para tentar é mudar a forma de preparo da próxima refeição. 😉

Não consegue engolir

Se você der um alimento muito duro ou difícil de mastigar, o bebê vai cuspir porque tem dificuldade em coordenar a mandíbula para mastigar

Talvez até já tenha acontecido com você: mastiga, mastiga, mastiga e não consegue engolir aquele pedaço de carne borrachuda, fica de saco cheio e com vontade de cuspir pra se livrar logo daquilo. 😝

A tendência é que com o passar dos anos, a criança desenvolva as habilidades motoras necessárias para mastigar e engolir esses alimentos. 

Já está satisfeito 

Rejeitar ou não engolir a comida também pode ser um sinal de que a criança já comeu o suficiente. É bem comum nas idades em que o bebê ainda precisa ser alimentado e não aprendeu o que significa “sim” e “não”.

Fazendo birra

Como falamos, cuspir a comida é normal e faz parte do desenvolvimento. Isso é verdade, mas isso não pode ocorrer sempre.

Afinal de contas, se a criança fizer todas as vezes que for comer, fica cansativo para todo mundo: para o bebê, que pode acabar criando uma relação ruim com a comida e para os pais, que tem que ficar limpando a bagunça.

The Loud House Animation GIF by Nickelodeon

Mas por que isso acontece? Basicamente, o bebê acha divertido jogar as coisas no chão. Ver a comida espalhando no piso da cozinha ou ouvir o barulho que faz é mais atrativo para eles do que parece para nós.

É importante ensinar que tem momentos específicos para isso e não é a hora das refeições. Isso pode ser feito simplesmente ignorando esse pedido de atenção ou repreendendo. 

Infelizmente, às vezes não é tão simples… mas é possível e necessário! 💪

Como fazer o bebê parar de cuspir a comida

Conseguiu identificar qual é a situação com o seu filho? É importante lembrar que muitas vezes ele cospe a comida por um conjunto de circunstâncias. 

Talvez ele esteja aprendendo a mastigar e fazendo birra ao mesmo tempo! Ou qualquer outra combinação das causas acima.

De todo modo, saber a causa é o primeiro passo para corrigir o problema. Exige paciência e dedicação, mas a tendência é que em poucos meses a harmonia volte a reinar na hora de fazer as refeições.

Como já mencionamos, cuspir a comida é fase. Gera preocupações em alguns pais, mas é completamente normal e tende a se resolver por conta própria em alguns meses.

Ainda assim, vamos listar algumas dicas do que fazer, com base em cada uma das causas. Essas recomendações foram levantadas com base nas opiniões e experiências de mães e de especialistas em alimentação infantil. 

Recomendamos que leia todas, independente do que está causando o problema na sua casa. Assim, caso aconteça alguma situação nova, você já sabe como reagir. 😉

Dicas gerais

Estas são boas recomendações para tornar a hora das refeições mais agradáveis, independente do motivo pelo qual o seu filho cospe a comida.

  1. Torne as refeições agradáveis e sociáveis. Tenha horários definidos e sem distrações para as refeições, já que as crianças se distraem com facilidade.
  2. Coma junto com seus filhos, assim eles aprendem alguns hábitos com você.
  3. Não tenha pressa. Algumas crianças demoram um pouco mais para comer. No entanto, a refeição não pode demorar demais. Não existe uma regra exata para isso, conforme você for a alimentando, vai perceber por conta própria qual é o ritmo adequado para ela. 
Cartoon Network Fruit GIF

Se estiver aprendendo a mastigar

  1. Mude a textura. Às vezes, o mesmo alimento pode ser mais fácil ou mais difícil de mastigar dependendo da forma de preparo. 
  2. Coloque a colher de lado na boca. Isso ajuda com a questão do reflexo de colocar a língua pra fora na hora de comer e facilita que ele faça o movimento correto de engolir a comida.
  3. Dê menos comida de cada vez. Como ele ainda não domina os movimentos corretos, se você colocar menos comida na boquinha dele fica mais fácil. Além de que, se ele cuspir, não vai fazer tanta sujeira quanto se estivesse de boca cheia. 
  4. Tenha paciência! Afinal de contas, seu bebê não está fazendo isso para te desafiar. Respire fundo e mantenha a calma.

Se estiver brincando ou fazendo birra

  1. Deixe comer com a mão. Segundo relatos de algumas mães, às vezes eles querem brincar com a colher (ou com o prato, o copinho…) e não se concentram na comida. Tente tirar, se for o caso. 
  2. Ignore o pedido por atenção, caso ache que ele está te desafiando. Talvez ele fique olhando fixamente enquanto faz isso, e faça o movimento de cuspir ou jogar a comida no chão repetidas vezes… Se for o caso, não lhe dê atenção e mostre que isso não te atinge.
  3. Repreenda, mesmo que ele ainda não consiga entender exatamente as suas palavras de reprovação, você precisa mostrar que a hora da comida não é hora de brincar. 

Se estiver se comunicando

  1. Modificar a textura dos alimentos é uma boa nesse caso também, já que isso pode tornar a mastigação mais simples, especialmente se estiver entre 6 meses e 2 anos. E se ele não gostou do alimento, preparar de outro modo pode fazê-lo mudar de ideia. 
  2. Defina uma rotina para dar comida ao bebê, com intervalos de 2 a 3 horas, especialmente após o primeiro ano de vida. Assim, você consegue conciliar a alimentação com os momentos em que seu filho está com fome. Um motivo a menos para cuspir a comida!
  3. Dê um potinho e ensine a criança a colocar os pedaços que não quer comer ali. Quando o bebê aprender, não jogará mais no chão. Mas mantenha-se atento para que ele não fique colocando muitos pedaços. 
  4. Esteja atento ao desenvolvimento da mastigação para saber quando é a hora certa de oferecer alimentos mais consistentes. Enquanto isso não acontecer, teste diferentes texturas para ver qual fica mais fácil para cada momento.
  5. Não tenha pressa. Lembre-se de que cada bebê se desenvolve em um ritmo! Mas se estiver mesmo muito preocupada, pode conversar sobre essa dificuldade em mastigar com um pediatra. Ele saberá indicar com mais clareza até que ponto é normal. 
  6. Ensine a criança a se expressar quando estiver satisfeita. Especialmente útil para quando ela tiver um pouquinho mais de idade e já aprender os gestos de sim e não. Assim, você também diminui as ocorrências de comida fora do prato ou da boca. 
the loud house animation GIF by Nickelodeon

Como você percebeu, paciência é a chave para lidar com a fase de cuspir a comida. Por mais estressante que seja, tenha em mente que é passageiro. 

Infelizmente, não dá para dizer até quanto tempo, porque cada caso é um caso. Mas em geral, é quando o bebê tem entre 6 meses a 2 anos. Esse é o período em que ele aprende a se alimentar direito.

Se você estiver com problemas para manter a calma diante destas e de outras situações da infância, recomendamos que leia este texto com dicas de como ser uma boa mãe. Incluímos nesse post uma lista de práticas para desenvolver a paciência.

Esperamos que tenha gostado das dicas!

Se essas informações te ajudaram a fazer seu filho parar de cuspir comida, comente aqui embaixo! A equipe do Tomo dos Pais ficará muito feliz em saber que te ajudou a contornar uma situação complexa como esta. ❤️