Pais e duas crianças pequenas sentados no chão e lendo juntos

Como fazer seu filho gostar de ler, seja criança ou adolescente

Ajudar seu filho a gostar de ler é uma das coisas que vai dar o maior e melhor retorno possível na vida dele!

Desde a escola, onde uma criança que gosta de ler, tem maior facilidade para aprender as matérias e não sofre tanto para estudar lendo os livros.

E quando chega a hora do vestibular, um adolescente que tem esse hábito também terá maiores chances de tirar uma nota boa, pois não cometerá erros de interpretação, o que é muito comum, e também terá maior facilidade na prova de redação.

O mais importante é na vida adulta, quando seu filho terá facilidade de conseguir empregos e ser promovido, pois está constantemente adquirindo conhecimento através dos livros. Digo isso por experiência própria!

A boa notícia é que mesmo quem não tem o hábito desde criancinha consegue “aprender” a gostar de ler, desde que tenha os estímulos certos! 🧙‍♂️

Inclusive, é possível conciliar estratégias para incentivar a leitura com a correria do dia a dia, dá pra dar um jeitinho.

Neste texto, vamos explicar porque algumas pessoas sentem mais prazer com a leitura do que outras e vamos dar dicas práticas de como começar.

Qual a importância da leitura na formação dos jovens?

Ler tem vários benefícios comprovados. Por isso, quanto antes começar, melhor! 

  • Aumenta o foco e a concentração.
  • Fortalece o pensamento crítico.
  • Melhora a comunicação.
  • Exercita o cérebro.
  • Estimula a criatividade.
  • Aprimora a escrita.

E o melhor: tudo isso sendo uma atividade extremamente prazerosa. Quem tem o hábito de ler desde cedo, não considera uma obrigação ou um castigo. 

Isso traz vantagens para toda a vida, como facilidade em estudar para o vestibular, para fazer trabalhos na faculdade, e de adquirir novos conhecimentos profissionais. Além disso, uma das melhores formas de viajar é com um bom livro nas mãos! 😁

Read Book Club GIF

Por que meu filho não gosta de ler?

Às vezes é questão de gosto pessoal. Às vezes, os livros foram apresentados de forma pouco atrativa quando pequenos, e essa impressão de que os livros são chatos ou algo ruim ficou.

Ou então a criança ou adolescente não conhece muitos tipos diferentes de livros, de repente vale a pena tentar outros formatos, como quadrinhos ou mangás.

Não dá para ter certeza sobre os motivos, mas se a criança ou adolescente não gosta de ler, pode ser por uma dessas causas abaixo.

Gosto pessoal

Você com certeza já assistiu Os Simpsons, né?

Bom, tem a Lisa, que tem 8 anos, é super intelectual e lê todo tipo de livro desde criança.

Season 3 Homer GIF

Seu irmão, o Bart, tem 10 anos e acha um porre ler qualquer livro, seja de ficção ou didático. Ele prefere fazer outras coisas, como andar de skate.

Talking Season 20 GIF by The Simpsons

O caso na sua casa pode ser similar. Tem gente que gosta mais de jogar futebol na educação física e quem prefere ficar parado jogando xadrez. 

E está tudo bem com ambas escolhas!

O importante é que essas pessoas que não gostam muito de ler, pelo menos leiam de vez em quando. 

Como os livros foram apresentados

Ainda falando dos Simpsons: lembra daquela cena da abertura em que o Bart está de castigo escrevendo no quadro e quando dá o sinal ele sai literalmente voando de dentro da escola com o skate? 

Quem não gosta de ler sente-se assim quando é obrigado a fazer isso.

bart simpson GIF

Um dos grandes motivos para não gostar de ler é ser obrigado, castigado, ou qualquer coisa similar.

Muitas vezes os livros são apresentados dentro de um contexto negativo para as crianças, tanto em casa quanto nas escolas. 

Outra situação bem comum são os tipos de livros que são lidos.

Provavelmente a criança ou adolescente não gostará de ler grandes clássicos da literatura brasileira e prefira ler livros mais curtos, de fantasia, ou mais engraçados, por exemplo.

Inclusive, há algum tempo esse debate foi bem intenso nas redes sociais, vale a pena ler os argumentos levantados nesse debate. Pessoalmente, concordo muito com o Felipe Neto. 👏

Hábitos de leitura em casa 

Antes mesmo de começar a ir pra escola, em casa já se deve iniciar o contato com os livros. Quanto mais cedo começar, mais fácil fica.

Ler ajuda a formar repertório. Isto é, dá muitas referências para as crianças e adolescentes.

Por isso é importante ler todo tipo de coisa – inclusive livros “chatos”, como essas obras clássicas e antigas brasileiras.

Uma criança que tenha pais que incentivam a leitura desde muito cedo, tem mais chances de gostar de ler no futuro. 

Pai com filho bebê sentado no colo lendo um livro infantil

E o contato com o livro não ocorre apenas quando a criança está lendo. Ter livros em casa desde bebê, ouvir os pais contando histórias, ver as figuras dos livros… Tudo isso faz com que o livro seja um objeto que gera curiosidade e não uma coisa chata.

Então quer dizer que se os pais não leem muito, as crianças vão crescer sem gostar de ler? 🤔

É claro que não! Muita gente se interessa por coisas que não veem em casa e buscam esse hobby fora de casa ou na internet, por exemplo. 

Mas ter o apoio da família faz uma grande diferença para seu filho aprender a gostar de ler.

Escolher o livro errado

Essa situação é mais comum do que parece!

Talvez seu filho goste de ler, mas não os livros que tem em casa. 👀

Em alguns casos, pais escolhem livros aleatoriamente para presentear os filhos. Em algumas situações, isso acontece até na escola. 

Não é necessariamente ruim, já que expor a criança a coisas que ela não conhece é ótimo. Mas no caso de alguém que não gosta de ler, pode ser um entrave.

Quem sabe ela devoraria um livro sobre algum assunto que goste muito.

Pode ser que não goste de ler livros de literatura, mas se interesse pela biografia de um ídolo.

Pode ser que não goste de livros, mas adore ler quadrinhos.

Muitas vezes nem a própria criança sabe que gosto é esse!

O importante é os pais não desistirem, irem mostrando pra criança que tudo bem não gostar de certos livros, que em breve ela irá encontrar aquilo que fará seus olhinhos brilharem. 🤩

Como fazer o jovem se interessar pela leitura?

Se os seus filhos ainda não têm o hábito de ler, tudo bem! Nunca é tarde demais para começar.

Além disso, como já vimos, é normal existir pessoas que gostam mais e outras que gostam menos de ler. Então não force a barra. Mostre que ler é interessante, mas não obrigue ninguém a ficar na frente do livro aberto. 

Afinal de contas, a ideia principal é mostrar que ler é divertido.

Bored Magic GIF by League of Legends

E esse interesse deve começar pelos pais! Aquela frase de que os pais são o exemplo é clichê, mas bem verdadeira para ajudar a criança ou adolescente a gostar de ler. 

Sabemos que a rotina é puxada e que às vezes não sobra muito tempo… 😫

Mas se você conseguir, mesmo que seja durante alguns minutos por dia, ler alguma história com seus filhos, ou demonstrar interesse por um livro que ele está lendo, vai fazer toda a diferença! 🏅

Se não for possível todos os dias, tente reservar alguns minutos no final de semana para fazerem uma leitura juntos. 

Pegue um livro ou quadrinho que você gosta e leve para a fila do banco, ou para a sala de espera de um consultório médico, quando estiver com as crianças, por exemplo.

Enfim, mantenha a leitura presente em suas vidas e com certeza colherá bons resultados. 

Vamos dar também algumas dicas específicas para ajudar crianças e adolescentes a ler mais!

Como despertar o gosto pela leitura em adolescentes?

Ler séries ou best-sellers. Muitos livros viram notícia pelos sucessos de vendas ou por falarem de algum tema que está em alta. Se o adolescente demonstrar interesse (pelo assunto, não pelo livro em si), compre. 

Normalmente, esse tipo de livro tem uma linguagem acessível e histórias divertidas – e até por isso vende tanto. Podem ser um bom ponto de partida para um adolescente que não lê muito.

Um outro ponto positivo dessa estratégia é que, possivelmente, algum de seus amigos também leu ou está lendo esse livro, ele terá alguém pra conversar sobre, ou simplesmente não se sentirá um “nerd”.

Outra opção é ler livros que viraram filmes ou séries. O exemplo mais clássico aqui é Harry Potter. Gostar dos filmes é um grande incentivo para ler os livros.

Livro, varinha, acessórios e doce de Harry Potter

O mesmo para jogos de videogame. Se o adolescente gosta muito de um jogo, talvez se interesse em ler um livro que conta a história em mais detalhes. 

Como falamos anteriormente, encontrar o tipo de livro certo pode ajudar muito a ler. Muitas vezes o “tipo” de livro não tem a ver com o estilo de escrita, ou o formato, mas sim com o gênero do livro.

Tem quem prefira suspense, romance, histórias de detetive, comédias… Ofereça várias opções até encontrar a certa e invista nela. 

Depois que acertar, vá expandindo aos poucos os gêneros que você oferece.

Separe um momento para ler

Gostar de ler vem com o hábito de ler. Por isso a leitura deve ser exercitada com frequência. 

Incentive que ele estabeleça a meta de ler pelo menos um capítulo por dia, ou uma quantidade X de páginas. 

Se possível, esteja lendo junto com ele nesse momento, para incentivar.

Use a tecnologia a seu favor

Os influenciadores de livros estão mais populares do que nunca. Por exemplo, a #booktok tem mais de 12 bilhões de views no TikTok! 🤯 Existem vários influenciadores fazendo recomendações e memes com livros.

Talvez tendo contato com alguma dessas tendências, o adolescente fique curioso e queira conhecer melhor algum livro, autor ou gênero específico. 

Além disso, se o adolescente gosta de estar na Internet, ele tem que ler para navegar, né? 😜 Tente utilizar esse momento para mostrar textos legais para ele. Não é o mesmo que ler um livro, mas já é um bom começo!

Não force a barra pra terminar todo livro

Lembra que lá no início falamos que ler não deveria ser obrigação? Pois é.

Mas também não significa que é pra desistir cedo do livro, tente incentivar a ler pelo menos mais um capítulo para ver como a história acaba… Mas se não estiver funcionando, deixe pra lá.

Passe o livro adiante, venda ou troque num sebo, tem muitas possibilidades para esse livro. 😉

Como fazer uma criança gostar de ler?

Temos 6 dicas bem específicas para ajudar uma criança a gostar de leitura:

  1. Crie um “momento da leitura”. Separar um momento especial para ler durante o dia é muito útil para desenvolver o hábito. Especialmente se você puder montar um cantinho da leitura em casa: um espaço com alguns livros para ela escolher, uma mesinha, decoração à caráter, e o que mais sua imaginação permitir.
  2. Mantenha a criança longe das telas. As telas distraem demais, dar uma espiadinha no YouTube, ou em algum desenho na televisão vai ser muito mais atrativo do que ler, que requer algum esforço, diferente do consumo passivo de assistir desenho.
  3. Escolha livros com belas ilustrações. Já ouviu aquela expressão “ler só as figuras”? Começar por aí pode ser um excelente caminho. Por isso, livros com muitas ilustrações, ou com desenhos bem atrativos, com certeza vão ajudar a prender a atenção da criança e a deixá-la imersa na história.
  4. Comece com livros pequenos. A criança pode comparar um livro grande com os outros livros grandes que conhece e são chatíssimos (os livros do colégio) e ficar desanimada de ler. Por isso, comece com livros mais curtos e diretos, aos poucos apresente as leituras mais complexas. 
  5. Apresente diversos tipos de livros. Livros de piadas, histórias em quadrinhos, mangá, livros de curiosidades, comédia, mistério, fantasia… Todos devem ter um espaço nas suas prateleiras! Observe quais temas e gêneros atraem mais a atenção e invista mais neles. 
  6. Associe a leitura com outros passatempos. Filmes e animes são frequentemente baseados em livros ou mangás, por exemplo. Assistir a eles pode ser uma boa forma de despertar o interesse de ler o material base. Do mesmo modo, existem programas de TV, por exemplo, que viram livros depois e até mesmo livros infantis criados por Youtubers.
Gastão não gosta de ler
Gastão não gosta de ler

Qual o melhor livro para quem não gosta de ler?

A resposta para essa pergunta é muito individual. 

Afinal, o segredo para aprender a gostar de ler é justamente encontrar um assunto que seja interessante o suficiente para superar a falta de hábito.

E isso varia de pessoa para pessoa.

Por isso, não vamos fazer indicações de livros específicos, mas dar dicas gerais na hora de escolher um livro para quem não gosta de ler.

  1. Compre livros pequenos ou com bastante ilustração, ou com um projeto gráfico interessante, ou com um formato diferenciado. 
  2. Escolha livros sobre temas que a pessoa goste – esporte, artes, aventura, ação, fantasia… 
  3. Teste diferentes formatos, como mangás, histórias em quadrinhos, poesia…
  4. Escolha livros que são inspirados ou inspiraram alguma obra como game ou filme.

Leve essas dicas em consideração na hora da escolha mas, no final das contas, será na base da tentativa e erro. 😅

Presenteie e depois de um tempo pergunte se a criança/adolescente já leu e o que achou do livro. 

Se gostou, procure na Internet por outros parecidos. Se não gostou, tente outro tipo. Cedo ou tarde você vai acertar! 💪

Se não sabe por onde começar a procurar, esta lista é um bom caminho. São bons livros para crianças e adolescentes.

Todos os livros são ilustrados (ou têm versões com figuras) e, em geral, são fáceis de ler. Mas, para crianças menores, é interessante ler junto para facilitar a compreensão.

  • A parte que falta: tem pouco texto, ilustrações chamativas e uma mensagem poderosa.
  • As aventuras do Capitão Cueca: mostra às crianças que livros têm histórias muito divertidas.
  • Diário de um banana: história fluida e que gera identificação, já que o protagonista é adolescente.
  • Somos todos extraordinários: livro ilustrado para crianças, mas com uma lição de moral poderosa para adolescentes e adultos também.
  • Perigoso!: Livro curto e ilustrado, ideal para crianças. Também tem uma moral importante ao final.
  • O Pequeno Príncipe: clássico com ensinamentos sobre a vida para crianças, adolescentes e até adultos.
  • Harry Potter: série responsável por apresentar o mundo da leitura à crianças e adolescentes há gerações.

Quais os melhores livros para quem quer começar a ler?

Também é complexo indicar livros para leitores de primeira viagem, porque existem milhares de opções disponíveis! 

Por isso, vamos falar de alguns formatos que são interessantes para quem não tem o hábito. 

Crônicas e contos

São textos curtos sobre temas cotidianos ou sobre universos fantásticos. Dá para escolher a ordem que deseja ler, e é fácil estipular uma meta de “ler uma crônica por dia”, por exemplo.

Veja algumas sugestões:

Histórias em quadrinhos

Gênero que têm menos textos, geralmente só as falas dos personagens e alguma rápida descrição de cena.

Existem vários tipos disponíveis, desde as histórias mais longas e graphic novels, até as mais curtas, no formato de tirinhas de jornal.

Uma boa dica é aproveitar o hype dos super heróis para comprar as HQs. 😉 Mas, antes de comprar, veja qual herói seu filho gosta. E pesquise a sinopse para ver os temas das histórias – algumas são pesadas e recomendadas apenas para adultos.

  • Turma da Mônica: clássico absoluto, com inúmeras edições para escolher.
  • O Menino Maluquinho: histórias curtas e divertidas de um dos personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros.
  • Ravena: quadrinho premiado que apresenta a personagem dos Jovens Titãs como adolescente comum.

Cultura pop

Se a criança ou adolescente gosta de k-pop, compre um livro sobre o BTS. Se gosta de Naruto, compre os mangás. Se gosta muito de um filme, um livro sobre ele, e assim por diante. Por exemplo:

Se o seu filho não gostar desses assuntos, pesquise os temas preferidos dele em lojas como a Amazon, faça um filtro por livros e leia as recomendações para saber quais são realmente bons.

Além destas dicas, temos uma lista com os melhores livros para crianças de 10 anos aqui no blog. Então se as crianças estiverem nessa faixa de idade, vale a pena conferir!

Esperamos que as dicas possam ajudar seus filhos a terem uma relação melhor com os livros! Sabemos que o desafio é árduo, mas vale muito a pena. 💪

Se você quiser receber excelentes recomendações, como essa, só que personalizadas pra você e seu filho(a), te convidamos a conhecer o serviço de assinatura do Tomo dos Pais.

Todas as semanas, você receberá dicas de como tornar a vida dos seus filhos ainda mais especial e divertida, mesmo em meio à correria da rotina. 🧙‍♂️🚀